segunda-feira, 1 de junho de 2020

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países



A pandemia de coronavírus interrompeu parcial ou totalmente o tratamento de doenças não transmissíveis que agravam os problemas da Covid-19. Em mais da metade dos países (53%) o tratamento de hipertensão foi afetado, mostra pesquisa feita em maio e divulgada nesta segunda (1º) pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em 49%, houve prejuízo ao tratamento de diabetes e complicações relacionadas à doença; 42% o tratamento de câncer foi afetado e emergências cardiovasculares ficaram sem atendimento em 31% dos 155 países que passaram informações à OMS.

O problema afeta também o Brasil. Reportagem da Folha mostrou que em São Paulo, hospitais registraram queda de até 70% em atendimentos cardiológicos desde o início da pandemia.

"Não apenas as pessoas com essas doenças são mais vulneráveis a ficar gravemente doentes com o vírus, mas muitas estão incapazes de acessar o tratamento necessário", disse Bente Mikkelsen, diretor do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS.

As doenças não transmissíveis matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo. Do total, 15 milhões dos mortos têm de 30 a 69 anos.

Até a manhã desta segunda, mais de 6 milhões de pessoas haviam morrido por causa do coronavírus no mundo, e o agravamento de casos por causa das doenças pré-existentes foi verificado em vários países.

Na Itália, por exemplo, 67% dos mortos tinham hipertensão e 31% tinham diabetes tipo 2, segundo a OMS.

Na Espanha, entre os pacientes com doença grave de COVID-19, 43% tinham doenças cardiovasculares existentes.

Além de tratamentos, os serviços de reabilitação foram interrompidos em quase dois terços (63%) dos países, o que a organização considera sério, porque reabilitação é chave para uma recuperação saudável de casos graves da Covid-19.

A pandemia afetou também a prevenção: programas públicos de triagem (por exemplo, para câncer de mama e colo do útero) foram reduzidos em mais de 50% dos países.

Na maioria (94%) dos países que responderam, funcionários da saúde pública que antes atendiam aos casos de doenças não transmissíveis foram transferidos para combater a pandemia de coronavírus.

Diminuição no transporte público disponível, escassez de medicamentos, equipamentos e capacidade de diagnóstico também foram causas citadas.

Segundo Mikkelsen, "ainda levará algum tempo até que possamos conhecer toda a extensão do impacto das interrupções nos cuidados de saúde durante o Covid-19 em pessoas com doenças não transmissíveis".


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/81071-pandemia-afeta-tratamento-de-hipertensao-em-mais-de-metade-dos-paises.html

Rússia autoriza uso de novo remédio contra o coronavírus a partir do dia 11



A Rússia autorizou o uso de um novo remédio para pacientes de Covid-19 a partir da próxima semana. O remédio antiviral foi registrado com o nome de Avifavir e, segundo as autoridades locais, teve um bom desempenho em alguns testes pequenos de eficiência contra Covid-19.

O Avifavir, conhecido genericamente como favipiravir, foi desenvolvido inicialmente nos anos 1990, mas o chefe da RDIF (Fundo de Investimento Direto da Rússia), Kirill Dmitriev, afirmou que a Rússia modificou o medicamento para otimizá-lo.

Os detalhes das modificações devem ser liberados em duas semanas. Ainda de acordo com Dmitriev, o remédio foi testado em 330 pessoas com coronavírus e se mostrou efetivo na maioria dos casos, em quatro dias.

O Japão também tem testado o mesmo medicamento, conhecido lá como Avigan. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, o elogiou e lhe concedeu o equivalente a 128 milhões de dólares de financiamento estatal.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249234-russia-autoriza-uso-de-novo-remedio-contra-o-coronavirus-a-partir-do-dia-11.html

Ministério da Saúde do Congo declara nova epidemia de ebola; quatro pessoas já morreram



A República Democrática do Congo declarou uma  nova epidemia da febre hemorrágica ebola na região noroeste do país. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Eteni Longondo, nesta segunda-feira (1º). 

De acordo com Longondo durante entrevista coletiva, a doença já fez quatro vítimas no país.

Outra região da República Democrática do Congo, o leste, já registra epidemia da doença. Os registros indicam que 2.280 pessoas morreram por causa da ebola desde agosto de 2018. Reportagem do portal Uol destaca que a epidemia deveria ser declarada como oficialmente controlada e 25 de junho. 

Em relação às quatro mortes anunciadas nesta segunda, a reportagem traz que aconteceram em um bairro de Mbandaka, principal cidade da província de Equador, localizada a 600 km ao norte da capital Kinshasa. Ainda conforme a matéria, as duas cidade são ligadas pelo rio Congo. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24256-ministerio-da-saude-do-congo-declara-nova-epidemia-de-ebola-quatro-pessoas-ja-morreram.html

Com 1.898 casos confirmados, Bahia ultrapassa 700 mortes pelo coronavírus



A Bahia registrou mais 506 casos do novo coronavírus e, no número acumulado, já constatou 1.898 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Ainda de acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgado nesta segunda-feira (1º) o estado tem 701 óbitos registrados em decorrência do vírus.

Em relação ao boletim divulgado no último domingo, são 32 mortes a mais. No entanto, de acordo com a pasta, estes se referem a um período de 28 dias. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

Os óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Simões Filho (1), Pau Brasil (1), São José da Vitória (1), Itabuna (1), Santa Cruz da Vitória (1), Valença (1), Aporá (1), Cairu (1) e Salvador (24). 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24257-com-1898-casos-confirmados-bahia-ultrapassa-700-mortes-pelo-coronavirus.html

RESULTADO NEGATIVO PARA PACIENTE CLASSIFICADO ANTERIOMENTE COMO SUSPEITO PARA COVID-19 EM INHAMBUPE BAHIA

O que é coronavírus: veja sintomas, riscos e tratamento da covid-19
A semana começou muito bem. Na manhã desta segunda-feira, 1° de junho, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) disponibilizou para a Secretaria Municipal de Saúde de Inhambupe Bahia o resultado do paciente registrado como suspeito no dia 28/05/2020, no Hospital Municipal Antônio Carlos Magalhães, e que infelizmente evoluiu a óbito no mesmo dia. O resultado deu NEGATIVO. 

A Secretaria de Saúde continua monitorando as pessoas que chegam de cidades ou estados com casos confirmados ou suspeitos, e recomenda que a população siga as determinações das autoridades em saúde pública do município, assim como as orientações da Organização Mundial da Saúde em relação ao isolamento social e ao uso obrigatório de máscaras.

Fonte: ASCOM/Inhambupe

Polícia Federal apreende de 1,4 tonelada de drogas no país em maio

A Polícia Federal (PF) apreendeu em operações, somente no mês de maio, 1.315 quilos (kg) de cocaína, 93 toneladas de maconha e 400 comprimidos de ecstasy. 
Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (1), nas operações, que alcançaram sete estados - AM, CE, MS, MG, PR, RN e SE - também foram apreendidos de organizações criminosas três aeronaves, dois caminhões e um veículo de luxo.
Ainda em maio foram realizadas oito operações. O estado do Mato Grosso do Sul (MS) registrou um recorde com a apreensão de 28 toneladas de maconha. Outro destaque foi a erradicação de roças de maconha, na Região Nordeste, com a destruição de mais de 128 mil pés de maconha.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/policia-federal-apreende-de-14-tonelada-de-drogas-no-pais-em-maio

Vacinação é prorrogada para público de todas as fases da campanha

Diante de um baixo índice de vacinação de grupos prioritários, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve seu prazo ampliado e agora vai até o dia 30 deste mês. Segundo o Ministério da Saúde, dos 77,7 milhões de pessoas consideradas público prioritário, 63,53% receberam a vacina. Com a prorrogação, a expectativa é vacinar mais 28,3 milhões de pessoas.
A campanha teve três fases. Dividida em duas etapas, a terceira e última fase, iniciada em 11 de maio, tinha previsão de vacinar 90% do grupo considerado prioritário até o dia 5 de junho. Como o resultado ainda está aquém do esperado, o governo adotou a estratégia de prorrogar a data final para o dia 30.
Segundo o Ministério da Saúde, até o último fim de semana 25,7% de 36,1 milhões de pessoas estimadas nesta terceira fase foram vacinadas. “Desde o início da ação nacional, em 23 de março, 50 milhões de pessoas foram vacinadas, faltando ainda 28,3 milhões que ainda não receberam a vacina”, informou a pasta.
Nesta segunda etapa, a campanha tem como foco principal os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos. Já a primeira etapa (da terceira fase da campanha) teve como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.
Em nota, o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, disse que, além de ser importante para reduzir complicações e óbitos em decorrência da gripe influenza, a prorrogação da campanha é “mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se vacinaram, possam procurar de forma organizada as unidades de saúde”.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/vacinacao-e-prorrogada-para-publico-de-todas-fases-da-campanha

Novo diretor da Justiça Federal na Bahia será empossado nessa segunda-feira

O novo diretor da Justiça Federal na Bahia, juiz Fabio Moreira Ramiro, será empossado nessa segunda-feira (1º), às 17h, através de videoconferência. O magistrado sucederá a gestão do juiz federal Dirley da Cunha Júnior. O juiz Durval Carneiro Neto assumirá o posto de vice-diretor da Justiça Federal baiana. A cerimônia de posse será conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Ítalo Mendes. O mandato dos empossados será para o biênio 2020 a 2022. 

O acesso poderá ser feito pelo banner da posse, disponível no portal do Tribunal, ou por um dos links descritos no e-mail enviado a todo o corpo funcional com o convite para a solenidade virtual. Os links estarão ativos somente na segunda-feira, a partir das16h55. No dia 21 de maio, o Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), por unanimidade, em sessão realizada presencialmente com suporte de vídeo, homologou as indicações feitas pelo presidente Italo Mendes para a direção das Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/62652-novo-diretor-da-justica-federal-na-bahia-sera-empossado-nessa-segunda-feira.html

ACB apresenta proposta para retorno de atividades econômicas na Bahia



A Associação Comercial da Bahia (ACB) divulgou uma proposta para retorno das atividades econômicas no estado diante da perspectiva de reativação da economia na Bahia neste mês de junho.

Segundo a proposta da ACB, as regiões baianas devem ser classificadas em três: as com média de novos casos por dia menor ou igual a 5,36% da população infectada ativa e uma ocupação do sistema de saúde menor ou igual a 50%: esses municípios seriam classificados na área verde; as regiões amarelas seriam aqueles municípios em que a média de novos casos por dia é de 5,36% a 7,14% da população infectada; e quando os índices forem maiores que esses, os municípios entram, pela proposta, em lockdown.

Nas áreas verdes, seria permitido o funcionamento de diversos setores, como casamentos (com número limitado de pessoas), praias e parques (sem aglomerações), escolas, faculdades, salões de beleza (com agendamento prévio), restaurantes, shoppings, pequenos comércios, academias, sempre com protocolo de funcionamento específico.

Nos municípios classificados como grau de atenção amarelo, escolas e faculdades não seriam autorizados a funcionar, assim como academias e cultos religiosos. Já em lockdown, apenas serviços como SAC, transporte público e supermercados poderiam abril.

A ACB também sugere na proposta a educação da população sobre as formas de contágio, teste em pessoas com os primeiros sintomas da Covid-19 e rastreamento de pessoas que tiveram contato com suspeitos de contágio.

"Estudamos, em profundidade os planos de retomada de outras localidades e buscamos inspiração em diversos países, com especial atenção na Alemanha e Itália. Precisamos de um planejamento para retomada das atividades econômicas que tenha como premissa básica não permitir que brasileiros morram sem assistência hospitalar", diz a ACB no projeto.

Clique aqui e veja a proposta.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249219-acb-apresenta-proposta-para-retorno-de-atividades-economicas-na-bahia.html

São Paulo inicia transição para reabertura econômica nesta segunda



O processo de transição para a reabertura econômica em São Paulo começa nesta segunda-feira (1º). Nesta primeira etapa, o governador João Doria (PSDB) autorizou prefeituras de partes do interior e da capital a darem início às ações de retorno das atividades no comércio, shoppings e serviços, mas ainda não há estabelecimentos abertos.

Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) definiu que cada setor econômico precisará aprovar protocolos antes de reabrir e decidiu prorrogar a quarentena até o próximo dia 15.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o processo é complexo e inclui apresentação de protocolos de distanciamento, higiene, testagem de colaboradores, horários alternativos, agendamento para atendimento, fiscalização e apoio para os funcionários. A capacidade dos estabelecimentos também deverá ser limitada a 20% e por quatro horas seguidas.

Como o setor comercial quer reabrir antes do dia dos namorados, em 12 de junho, a expectativa é que a propostas cheguem à prefeitura ainda nesta semana.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249213-sao-paulo-inicia-transicao-para-reabertura-economica-nesta-segunda.html

TRE-BA promove reunião com juízes para debater eleições municipais durante pandemia



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reunirá nesta terça-feira (2), juízes das zonas eleitorais para debater a realização do pleito municipal no contexto da pandemia de coronavírus. O encontro, marcado para 10h, ocorrerá de forma virtual e será conduzido pelo presidente do Órgão, desembargador Jatahy Júnior. O vice-presidente e corregedor do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Frank, também participará.  

O objetivo da reunião é buscar o diálogo quanto ao andamento do processo eleitoral nos juízos zonais, considerando a realidade pandêmica provocada pela Covid-19. A ocasião será uma oportunidade de reafirmar as medidas que o Tribunal já vem adotando para contornar a crise e também ouvir as diferentes dificuldades enfrentadas pelos juízes de modo a buscar pela melhor forma de superá-las. As informações obtidas na reunião serão repassadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/62657-tre-ba-promove-reuniao-com-juizes-para-debater-eleicoes-municipais-durante-pandemia.html

Governo de Inhambupe prorroga medidas de isolamento social até o dia 14 de junho

Foram prorrogadas as medidas de isolamento social no município de Inhambupe por prevenção ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A determinação foi disponibilizada no final da tarde desta sexta-feira (29) no Diário Oficial do Município (DOM)  pelo Decreto nº 106/2020.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito municipal, as medidas de isolamento social no Decreto nº 77/2020, 78/2020 e 83/2020 e 100/2020  serão estendidas inicialmente até o dia 14 de junho.

Bares, templos religiosos, salões de beleza e academias se matem fechados.  Demais estabelecimentos se matem em funcionamento.

Pelo decreto, o comércio em Inhambupe continua funcionando das 8 às 14h. Ainda de acordo com a administração municipal, os estabelecimentos só abrirão neste horário de segunda a sábado.

Mais informações, acessem o Decreto na página 57

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/06/governo-de-inhambupe-prorroga-medidas.html

Papa diz que pessoas são mais importantes do que a economia

O papa Francisco afirmou que pessoas são mais importantes do que a economia. A afirmação foi feita no momento em que alguns países decidem com que rapidez vão reabrir suas economias após as restrições causadas pelo novo coronavírus.
O papa fez os comentários neste domingo (31), no Vaticano, a partir de texto preparado, no primeiro discurso do meio-dia de sua janela sobre a Praça de São Pedro em três meses, conforme o isolamento da Itália chega ao fim.
"Curar as pessoas, não poupar (dinheiro) para ajudar a economia, (é importante) curar as pessoas, que são mais importantes do que a economia", disse. Nós, pessoas, somos templos do espírito santo, a economia não", completou.
O papa Francisco não mencionou nenhum país. Muitos governos estão decidindo se reabrem suas economias para salvar empresas e padrões de vida, ou se mantêm o lockdown até que tenham certeza que o vírus está sob controle.
As palavras do papa foram recebidos com aplausos de centenas de pessoas na praça, muitas usando máscaras e mantendo vários metros de distância umas das outras.
A praça foi reaberta ao público no domingo passado (24). Normalmente dezenas de milhares de pessoas comparecem ao local aos domingos.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-05/papa-diz-que-pessoas-sao-mais-importantes-do-que-economia

Caixa credita auxílio emergencial em contas dos beneficiários

A segunda parcela do auxílio emergencial começou a ser creditada pela Caixa nas contas indicadas pelos beneficiários. Os recursos, que haviam sido antecipados para uso digital pelo aplicativo Caixa Tem, estão sendo transferidos automaticamente para as contas informadas pelos beneficiários, de acordo com o calendário de saque em espécie.
No último sábado (30), foi liberado o saque e a transferência para os beneficiários nascidos em janeiro. Hoje é a vez dos nascidos em fevereiro. Amanhã, será para os nascidos em março e assim por diante até o sábado dia 13 de junho, para os nascidos em dezembro, com exceção do domingo (7).
A transferência dos valores será feita para quem indicou contas para recebimento em outros bancos ou poupança existente na Caixa. Com isso, esses beneficiários poderão procurar as instituições financeiras com quem têm relacionamento, caso queiram sacar.
Segundo a Caixa, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial.
Todos os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio emergencial já receberam o crédito da segunda parcela.
A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 14h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 14h, o atendimento continua até o último cliente, informou o banco.
O banco lembra ainda que fechou parceria com cerca de 1.200 prefeituras para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-06/caixa-credita-auxilio-emergencial-em-contas-dos-beneficiarios

Cidades com menos de 15 mil habitantes devem usar pregão eletrônico

Os municípios com menos de 15 mil habitantes terão de utilizar o pregão eletrônico em todas as aquisições de bens e serviços comuns, realizadas com recursos decorrentes de Transferências Voluntárias da União, a partir de hoje (1º). Estão nesta situação 3.165 cidades, espalhadas por todas as regiões do Brasil. Segundo levantamento do Ministério da Economia, os convênios com esses municípios movimentaram mais de R$ 2,2 bilhões em 2019.
“Este é um movimento para tornar as contratações públicas mais eficientes, aumentando a concorrência nas licitações e gerando economia para o município. É também uma forma de ampliar a transparência sobre a utilização dos recursos das transferências voluntárias, pois o andamento de um pregão eletrônico pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado no controle social”, explica o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, em nota.
De acordo com a secretaria, o Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet) está disponível de forma gratuita para todos os municípios. Para usar o sistema, é necessário celebrar um acordo com o Ministério da Economia. Até o momento, 1.808 cidades utilizam a ferramenta.
O uso obrigatório do pregão eletrônico nessas contratações foi estabelecido pelo Decreto nº 10.024/19 e também pela Instrução Normativa nº 206/2019.
As cidades com menos de 15 mil habitantes são o último grupo a ter de utilizar essa modalidade em suas aquisições de bens e serviços realizadas com recursos de transferências voluntárias. Com isso, a medida passa a valer para todos os estados e municípios.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-06/cidades-com-menos-de-15-mil-habitantes-devem-usar-pregao-eletronico

Empresa que não entregou respiradores é alvo de operação da Polícia Civil da Bahia



Uma operação foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na manhã desta segunda-feira (1º) contra a empresa que vendeu e não entregou respiradores ao Consórcio Nordeste.

A empresa recebeu R$ 48 milhões por um lote de respiradores. Os equipamentos não foram entregues e a devolução da cifra não aconteceu.

De acordo com a TV Bahia, mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Informações preliminares dão conta que a empresa que vendeu os respiradores para o Consórcio Nordeste é suspeita de estelionato. 

Em Salvador, a operação é realizada no Jardim Apipema, em um apartamento de um dos sócios da empresa, e em outro prédio comercial na Magalhães Neto. 

O mandado de prisão é contra três pessoas. A fundadora da empresa, o sócio e um dono de outra companhia. 

Fonte:https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249206-empresa-que-nao-entregou-respiradores-e-alvo-de-operacao-da-policia-civil-da-bahia.html

Aos 91 anos, morre o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto



O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto morreu no último domingo (31) aos 91 anos. Ele estava internado em um hospital de São Paulo (SP) com pneumonia e sintomas da Covid-19.

Nicolau ficou conhecido nacionalmente como “Lalau” por conta do caso do superfaturamento na construção da sede do Fórum Trabalhista de São Paulo em 1998.

Em 2006, o ex-juiz foi condenado a 26 anos de prisão por corrupção, estelionato e desvio de verbas. Ele era presidente do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) e foi acusado de desviar quase R$ 170 milhões.

Nicolau cumpriu parte da sua pena em casa. Porém, em 2013, ele foi transferido para Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo. Em 2019, ele deixou o presídio depois de receber indulto para presos com mais de 60 anos e problemas de saúde. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249205-aos-91-anos-morre-o-ex-juiz-nicolau-dos-santos-neto.html

BN/ Paraná Pesquisas: Administração de Rui é bem avaliada por 84,4% dos baianos



O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias, pesquisou não apenas a atuação do governador Rui Costa na crise do novo coronavírus, mas também a percepção dos baianos sobre o governo dele. Para 84,4% dos entrevistados, a administração do petista é bem avaliada. O percentual equivale a soma das avaliações ótima (25,1%), boa (30,8%) e regular (28,5%). Já ruim e péssimo somados equivalem a 13,2% dos pesquisados. Apenas 2,4% não souberam ou não opinaram.
A pesquisa questionou ainda se os baianos aprovam ou não a gestão de Rui à frente do Palácio de Ondina. São 74,2% aprovando, enquanto que 20,4% desaprovam a administração do governador. O número de não souberam ou não opinaram é ligeiramente maior: 5,4%.

O levantamento ouviu, por telefone, 2.016 habitantes em 184 municípios entre os dias 25 e 28 de maio. Com intervalo de confiança de 95%, a pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249204-bn-parana-pesquisas-administracao-de-rui-e-bem-avaliada-por-844-dos-baianos.html

Coronavírus perde força na Bahia e em mais três estados, mostra estudo



Um levantamento feito pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres apontou que em quatro estados brasileiros há sinais de que o contágio por coronavírus está em desaceleração.

São a Bahia, o Ceará, Sergipe e Pernambuco. Desses quatro, o Ceará é o estado em que o vírus está diminuindo mais claramente, seguido de Sergipe e Pernambuco.

Já a Bahia aparece como "incerto", quando o índice de contágio fica entre a queda e o aumento. As informações são do jornal Estado de S.Paulo. 

Na semana passada, o governador Rui Costa havia dito que sinais mostravam que o coronavírus havia atingido o seu platô de contaminação, isto é, em um nível estável que normalmente precede a queda.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249211-coronavirus-perde-forca-na-bahia-e-em-mais-tres-estados-mostra-estudo.html

Após manifestações, Wagner volta a falar que não vê possibilidade de golpe no Brasil



O senador pela Bahia Jaques Wagner (PT) analisou as manifestações antidemocráticas e pró-democracia deste fim de semana como movimentos motivados pelo governo federal. 

“Não tem jeito, não adianta consertar. O presidente só tem a nos oferecer uma briga a cada semana e a cada esquina. Jair Bolsonaro não enxerga um milímetro para o Brasil além da eleição presidencial de 2022”, disse Wagner sobre os movimentos, que contaram com o presidente da República em agrupamentos que pediram intervenção militar e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar das manifestações, o senador reafirmou que não enxerga a possibilidade de um golpe militar no Brasil. Para Wagner, o Exército não estaria disposto a “entrar em uma aventura conduzida por um mau soldado que é o presidente da República” e respeita o resultado das urnas como “guardiões da Constituição”.

“As pessoas estão perplexas com o Brasil com a maluquice que está acontecendo no país. Hoje o Brasil é capa de revista de piada e de esculhambação. O presidente é errático e vive disso. Não tem projeto e não tem condição de debater qualquer tema com mais profundidade. É uma tristeza isso, mas foi ele quem ganhou a eleição de 2018”, completou o senador em entrevista ao Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias, desta segunda-feira (1°).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249218-apos-manifestacoes-wagner-volta-a-falar-que-nao-ve-possibilidade-de-golpe-no-brasil.html