sábado, 29 de janeiro de 2011

Prédio em construção desaba em Belém e deixa cerca de 20 pessoas soterradas

Um prédio em construção com cerca de 20 andares desabou no início da tarde deste sábado em Belém (PA), na travessa Três de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e José Malcherno, no bairro Nazaré. De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a Polícia Militar local afirma que cerca de 15 operários e outras cinco pessoas ficaram debaixo dos escombros.

As informações sobre as vítimas, no entanto, ainda são desencontradas. Segundo o site G1, a Defesa Civil do Pará afirma que pelo menos cinco pessoas estariam nos escombros.

Duas casas vizinhas foram atingidas e duas pessoas saíram feridas. Um edifício ao lado, de 16 andares, também teria sido afetado e corre risco de desabamento.
O Corpo de Bombeiros busca sobreviventes. Cerca de 50 policiais participam da operação, para isolar a área e conter os familiares e moradores que tentam se aproximar.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADO

Levantamento mostra que 59,4% dos paulistanos estão acima do peso


Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia mostra que 59,4% dos paulistanos estão acima do peso. O estudo ainda indica que 39,7% dos entrevistados se mantêm na faixa de peso considerada saudável, mas grande parcela destes encontra-se na área limítrofe da referência considerada saudável. A pesquisa foi feita com amostragem de 250 pessoas no final de 2010.

O estudo destaca que, entre aqueles que já procuraram auxílio médico, 18% disseram ter sido classificados como obesos, destes, 60,8% são homens e 39,2% são mulheres.

A situação na cidade São Paulo se repete no Brasil. De acordo com Pesquisa do Orçamento Familiar, divulgada no final de 2010, o sobrepeso atinge hoje 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Além disso, 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos também sofrem com o problemas de peso.

Segundo a nutricionista Carolina Godoy, as causas que levam mais da metade da população a estar acima do peso estão vinculadas ao estilo de vida. “As causas estão ligadas ao alto consumo energético. Excesso de gorduras saturadas e trans, muito sal e tudo isso aliado a pouca atividade física”.

De acordo com a sociedade de endocrinilogia, a obesidade é o maior problema de saúde pública da atualidade. Desde 1980, o número de obesos dobrou e atualmente já são 300 milhões no planeta. Segundo a entidade, o excesso de gordura no corpo desencadeia e piora uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e aumento do triglicérides e colesterol. A perda de peso, na maioria dos casos, leva à cura ou ao controle dessas doenças, com a diminuição do colesterol e redução da glicose no sangue.

Fonte: UOL

Praça José Maia

De onde vem o caviar?


O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam ser retiradas do peixe ainda vivo num prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.

Fonte: Guia de curiosos da internet