sexta-feira, 4 de abril de 2014

Entrevista com Jhunner Luz um dos organizadores do Grupo EXD de Inhambupe

Quando surgiu o EXD Jhunner Luz?
No dia 15 de julho de 2012

Qual o objetivo do Grupo?
Fazer movimento na dança, em 2012, começamos com estilo de rua, onde contava as histórias de raps e se baseava na nossa cidade, ou seja, tudo que era realidade com a pobreza e a politica, a gente traduzia em rap, ou quando via alguma coisa e ficava revoltado e que não estava certo no governo, a gente levava para praça e contava a história, já em 2013 a história era “Nós na rua” como tema, foi uma coisa mais baiana, a gente foi para o pagode, entraram novos componentes, em 2012 era vinte, já em 2013 já tinha quarenta, o grupo cresceu mais ainda,  já em 2014 pegamos adolescentes de comunidades para começar tudo de novo.

Como foi à primeira seleção para o Grupo EXD?
Em 2012 fiz uma seleção aqui em casa, muitas pessoas apareceram, pois era uma novidade na cidade que não existia um grupo de dança, começamos com 5 pessoas, no dia seguinte apareceram muitas jovens, e depois de formado o Grupo fizemos muitas apresentações em várias cidades e comunidades da zona rural, e nosso grupo não tem apoio da Prefeitura de Inhambupe, que preferem apoiar os grupos de fora, tem que começar apoiar os grupos do município, nosso grupo tem pessoas que se esforçam para fazer sempre o melhor.

Como o Grupo EXD se chamava no início?
No início se chamava de Explosion Dance e logo após colocamos o “E” e ficou EXD.

Como surgiu o Jhunner Luz?
Era Juninho de oliveira, depois eu disse assim, Deus me livre esse nome horrível, eu tenho 22 anos e venho desde o tempo do “Carcará” com Rafael, aí terminou o grupo e eu só queria fazer eventos em escolas, queria está na dança, teatro e na música, e depois terminou o momento das escolas, eu me tornei vazio, e a gente fundou a equipe “Por do Sol” e fazia quadrilha junina e casamento matuto, a gente mesmo pintava as camisas, e terminou o “Por do Sol” no ano seguinte.

A juventude de Inhambupe como é?
A juventude de Inhambupe é perdida em sua maioria, como são chamados de vagabundos, o meu lema aqui é cantar para pobre, a juventude de Inhambupe está perdendo a sua essência,  com esse negocio de rixa, um ter rixa com outro, que são pessoas das comunidades, o movimento da droga está bem espalhado no município, teve uma vez que chegou um rapaz e perguntou se eu era usuário, e peguei e disse a ele, “que eu respeito você, mas não me traga, não me mostre, eu respeito, já que você fez a sua escolha, eu não tenho o porquê empatar o que você quer para o seu destino”, o meu destino é tentar entrar em uma faculdade, viver da cultura é o meu destino que é esse, e amo muito, produzo boate, por que eu gosto, a gente espera um público que tenha mais cabeça e que valorize, é um público que precisamos ter muito cuidado, que a gente chegue com calma e os nossos vereadores enxergam muito bem o grupo de dança, pois a maioria deles tem rede social.

O que a EXD quer hoje?
O EXD é apartidário, não é um grupo de dança que realmente que tem que apoiar o prefeito, o nosso grupo de dança trabalha com coisas comunitárias, através de um rap a gente conta uma história, um fato, que acontece em Inhambupe ou no Brasil, o que Inhambupe precisa? O que a gente vê no cotidiano da juventude? Da cidade? Para o governo queremos um apoio, e tendo o apoio teremos uma história para contar, e trabalhar em cima dessa história para mudar, então o grupo de dança não é contra, nem a favor do governo, ele anda no meio, teve um rapaz em são Paulo que disse que era muito corajoso,” você é um tipo de pessoa que não se alinha a você não procura pegar no pé de tal pessoa, e colocar a pessoa no céu, não, você procura está no meio e tudo que você vê na cidade e solta no grupo de dança”, muitas pessoas pediram para eu parar de fazer isso, como as apresentações nas praças, como eram letras e músicas que realmente tocava na realidade deles, e algumas pessoas se incomodavam.

Como será o EXD em 2014?
Estamos lutando para fazer o nosso figurino, estamos juntando de real em real, se eu trabalhasse, esse grupo inteiro já estava todo com os figurinos, realmente estamos juntando um dinheirinho para fazer uma farda nova, e a gente quer realizar, e quem quiser apoiar entre em contato no meu facebook, ou colocar uma mensagem na própria pagina, e os administradores irão vê, que são dois, a gente pede apoio não só de políticos, mas de empresas da cidade, pois tem tanta festa que são patrocinadas em valores grande e por que não ter um apoio cultural ao grupo de dança da cidade? Espero que  todos reconheçam e queiram participar também, eu não quero é terminar o grupo.

O que você está pensando hoje para a zona Rural?

A zona rural tem jovens de muito talento, tem 3 meninas da Lagoa, Colônia e do Saquinho, uma delas perguntou como pode criar um grupo de dança, ela queria uma ajuda, mas a distancia não tem como ajudar essas pessoas, e ela criou um grupo de dança, mas ter um grupo de dança é ter pique, eu acho que zona rural tem que ter cultura, se tivesse uma casa da cultura? Ou algum lugar para entrar e assistir um cinema, não é um cinema de estrutura, se Inhambupe é parado e na zona rural é pior e tem talento nesses lugares, é necessário que se invista.

Inhambupe sedia encontro nacional de capoeira, entrevistamos André Papel um dos organizadores














Conversei hoje com André Papel um dos organizadores do Encontro Nacional de Capoeira Campo de Mandinga, que acontece todos os anos em Inhambupe.

Qual o objetivo desse encontro?
É um encontro nacional, que é uma troca de informações, onde tem a Bahia e mais 5 estados brasileiros, a gente realiza esse evento anualmente com a intenção de passar ensinamentos de capoeira, trocar ideias e informações, levar a arte da capoeira no município de Inhambupe.

Quais as cidades que estão presentes nesse encontro?
 Várias cidades da Bahia, como Itabuna, Ilhéus, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Cachoeira, Santo Amaro, gente de Pernambuco, de Recife, Petrolina, o pessoal de Alagoas estão chegando, de Maceió mesmo, de Sergipe como Boquim, Laranjeiras, Tobias Barreto, São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Ceará.

Qual o estilo de capoeira que você fazem?
A gente faz uma linhagem com a capoeira regional, mas comtemplamos a capoeira Angola, inclusive teremos oficinas de capoeira Angola, capoeira regional, maculele, samba de roda, dança afro, puxada de rede.

Qual é a iniciativa?
A iniciativa foi do Campo de Mandinga, que tem o mestre Caipora, na organização do Evento Eu (André Papel) e o professor David e Índio também, a supervisão é do mestre Ministro e temos o apoio da Prefeitura Municipal de Inhambupe na pessoal de Pedro Silva que é Secretário de Esporte e Turismo, do Coordenador José Paim e do Comércio local, Centro Comunitário os Padre Elzo e Heleno, na verdade um evento nessa magnitude não tem como realizar sem esses apoios, nesse evento terá m ais de 200 grupos de capoeira convidados do Brasil inteiro, no nosso Encontro Nacional de Capoeira Campo de Mandinga, que acontece todos os anos em Inhambupe, desde o ano de 2000, onde os alunos trocam de graduações e outros batizam e pegam o cordão pela a primeira vez, outros que tem cordão passa para o nível maior.

Como vai ser esse ano?

Esse ano será um ano especial, onde o mestre Caipora será agraciado pelo o cordão branco, que é a graduação máxima da capoeira, onde começa com o verde e são 11 cordões no nosso grupo, que difere de grupo pra grupo.

MAIS CULTURA NAS ESCOLAS DE INHAMBUPE


A Secretária de Educação professora Iranildes Figueiredo “Branca”  e o Diretor  de Cultura José Cosme “Cosminho”, se reuniram na manhã de quinta-feira 27/3/14, com Diretores e Diretoras das escolas que foram contempladas no Programa Mais Cultural Nas Escolas. Na oportunidade a secretária Branca e o diretor Cosminho, parabenizaram os gestores das escolas e desejou sucesso na execução dos projetos. Ao todo foram seis escolas contempladas, que estarão recebendo recursos financeiros de 20mil a R$ 22mil do FNDE/PDDE, para desenvolver projetos de atividades culturais. Vale ressaltar que dentre as seis as escolas contempladas, quatro são de comunidade da zona rural e duas da zona urbana. As escolas contempladas são:  Esc. Mun. Josafá  Alves dos Santos “SAQUINHO”; Esc. Mun. de Lagoa “LAGOA”; Centro Educacional de Baixa Grande “BAIXA GRANDE”; Esc. Muni. Cristina Ramos “FORMOSO”; Esc. Mun. Luis Eduardo Magalhães “NOVO INHAMBUPE”; Esc. de 1º Grau Profª Amália Magalhães “CENTRO”. As atividades a serem aplicadas são de Capoeira, Literatura de Cordel, Artesanato, Muay Thai, etc., sendo que cada escola desenvolverá apenas uma atividade. Além do benefício sócio cultural, os projetos também trarão benefícios econômicos por poder contratar os artistas da cidade e fazer aquisição de materiais no comércio local. O período de duração de cada projeto é de 6 a 10 meses. A disponibilização dos recursos estão previstos para chegarem nas escolas a partir do mês de abril/2014, segundo informa os Ministérios da Cultura e da Educação. Alguns destaques importantes é que foram mais de 26mil projetos inscritos em todo o Brasil, para selecionar 5mil, e dentre esses estão os de Inhambupe, que no geral apresentou 17 projetos. Nesta disputa o município de Inhambupe ficou a frente de grandes cidades como: Camaçarí, Feira de Santana, Porto Seguro, Serrinha, São Francisco do Conde; Salvador teve apenas 7 projetos aprovados, enquanto Inhambupe obteve seis. Essa vitória é resultado de um trabalho conjunto da SEDUC-Departamento de Cultural e os Gestores das Escolas. Saiba mais sobre o Programa Mais Cultural Nas Escolas, acessando os sites do Ministério da Cultura e da Educação.

Redação: Lindivaldo Campos – Departamento de Cultura

Diretor de Cultura José Cosme “Cosminho” se reuniu com membros da Diretoria da Associação dos Agentes de Saúde de Inhambupe


O Diretor de Cultura José Cosme “Cosminho” se reuniu na manhã de quinta-feira 27/3/14, com membros da Diretoria da Associação dos Agentes de Saúde de Inhambupe. A reunião aconteceu no Departamento de Cultura, no Centro de Convenções e Cultura. Na pauta que foi discutida dentre os diversos assuntos de interesse da classe, vale destacar a apresentação da solicitação do apoio para a Cavalgada dos Agentes de Sáude de Inhambupe, prevista para acontecer no mês de maio de 2014. Inicialmente o Diretor de Cultura Cosminho, deixou claro aos presentes, que irá fazer todos os esforços possíveis para que o projeto tivesse o apoio necessário. Na oportunidade o Diretor Cosminho, disse ainda que os Agentes de Saúde, tem tido um importante papel na sociedade Inhambupe, e parabenizou a todos o que fazem parte dessa equipe, pelo compromisso que cada um tem, no cumprimento do seu papel nas comunidades.

Redação: Lindivaldo Campos – Departamento de Cultura

.

Falta vergonha na cara dos nossos políticos, diz Anderson Silva

O lutador de MMA Anderson Silva concedeu entrevista exclusiva ao UFC para falar da sua recuperação (Anderson quebrou os dois ossos da perna esquerda em uma luta no final do ano passado) e fez duros comentários sobre o atual cenário político brasileiro.

Segundo o lutador, os políticos deveriam dar condições para que os eleitores pudessem estudar e questioná-los. “Falta um pouco de vergonha na cara dos nossos políticos. E de patriotismo”, disse o lutador.

 

Só com uma população bem instruída, de acordo com Anderson, a classe política entenderia o quanto as pessoas sabem sobre o que está acontecendo no país e o quão interessadas elas estão. ”Essa é a minha visão do país que eu protejo e defendo com unhas e dentes em todos os lugares”, finalizou Anderson Silva.

Com informações do Diário do Poder. 


Fonte: http://bocaonews.com.br/noticias/esporte/politica/83921,falta-vergonha-na-cara-dos-nossos-politicos-diz-anderson-silva.html

Em alta, Bell atrai multidão e confirma show em Feira



Como era de se esperar, a carrerira de Bell Marques decolou de vez e a disputa por ingresso para o show do artista é cada vez maior. Famoso por arrastar verdadeiras multidões, a voz que embala sucessos do Carnaval como 'Foi por este amor' e o hit 'Nicolau' - que já está na boca do folião, faz com que os 'Bellzeiros' estejam em todo lugar. No último dia 21, quase 12 mil pessoas lotaram a estreia do cantor em Aracaju e, na semana passada, o artista - em festa programada para 15 mil pessoas - surpreendeu com a venda de 29 mil ingressos no aniversário do Bloco Siriguela, em Fortaleza.
 
A boa notícia agora é para os carnavalescos de Feira de Santana. O show marcado para este próximo domingo, dia 6, foi apenas adiado e será remarcado. De acordo com o produtor executivo de Bell, Ricardo Portela, que conversou com a reportagem do Bocão News, o show foi adiado por conta da previsão de fortes chuvas de sexta a domingo. "O espaço do show é 100 % descoberto, achamos mais prudente remarcar o evento. Tão logo teremos a nova data.", afirmou. 
 
 
Por isso, o fãs podem respirar aliviados e ter a certeza que irão curtir o artista que marcou o Carnaval deste ano. Fechando a folia momesca com chave de ouro, Bell, visivelmente emocionado, apresentou sua nova fase e, pelo visto, está dando conta do recado. Vestido de branco, assim como todos os seus músicos, Bell iniciou a sua apresentação cantando uma das músicas clássicas mais executadas no mundo, a Ave Maria. Pedindo bênçãos para este novo tempo.
 
 
Falando em clássicos musicais, as primeiras canções de Bell no trio foram “Amar você” e “Vem”, levando a todos os “bellzeiros”, novo título aos fãs do músico, a um sentimento de emoção jamais visto na saída de um bloco durante a festa de momo em Salvador. Alguns fãs declaram que, a partir de hoje, seguiram Bell Marques pois perceberam a nova estrutura apresentada pelo artista. "É algo único", declara um dos fãs.
 
 
E assim, firmando sua trajetória em carreira solo, o cantor segue rodeado de uma multidão que se emociona e vai junto ao ver o Rei do Axé passar. 
 
Fonte: http://bocaonews.com.br/noticias/principal/personalidade/83906,em-alta-bell-atrai-multidao-e-confirma-show-em-feira.html

Eduardo Campos renuncia ao governo e agora foca na eleição


Eduardo Campos, pré-candidato à presidência da República, assinou nesta quinta-feira (3) a carta de renúncia ao governo de Pernambuco. Nesta sexta-feira (4), João Lyra Neto (PSB), deixa o cargo de vice para assumir o comando do Poder Executivo pernambucano.

A Folha de São Paulo noticiou que a carta do agora ex-governador foi levada à Assembleia Legislativa do estado pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Aguiar.

A transmissão de cargo será realizada às 17h no Palácio Campo das Princesas, sede do governo pernambucano. De manhã, Campos assistirá a uma missa acompanhado por aliados em uma igreja próxima a sua casa.

O presidenciável deve passar os próximos dias com a família, sem atividades públicas. No dia 14, participará de ato político em Brasília para anunciar a ex-senadora Marina Silva como candidata a vice em sua chapa.

Confira a nota oficial da secretaria de comunicação do estado de Pernambuco

O governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (03/04), carta de renúncia aos meses finais de seu mandato como chefe do Executivo estadual. Na ocasião, Eduardo também formalizou as exonerações, a pedido, de todos os secretários estaduais. Os atos serão publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (04/04), data limite estabelecida pela Lei Eleitoral para que aqueles que se candidatarão a mandato eletivo se desincompatibilizem de suas funções administrativas.

As exonerações foram pactuadas com o vice-governador João Lyra Neto, que assumirá o Executivo estadual a partir desta sexta-feira e nomeará o novo secretariado em seguida.

O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, foi o portador da carta encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa de Pernambuco, renunciando aos meses finais do mandato de governador do Estado, para o qual foi reeleito no pleito de 3 de outubro de 2010. A Casa Legislativa se reunirá extraordinariamente para empossar João Lyra Neto como novo governador do Estado. A transmissão do cargo ocorrerá às 17h desta sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas.

Fonte: http://bocaonews.com.br/noticias/politica/politica/83931,eduardo-campos-renuncia-ao-governo-e-agora-foca-na-eleicao.html