quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Filas no Banco do Brasil de Inhambupe


E vocês sabem por que as filas nos bancos só fazem aumentar? O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) matou (em parte) a charada. Segundo levantamento divulgado hoje pelo órgão, nada menos que 1.688 agências bancárias foram fechadas no país, nos últimos 17 anos. Para quem acha que isso é uma tendência mundial, registre-se que, neste mesmo período, o número de agências nos Estados Unidos subiu 55,1%.
Em Inhambupe na Bahia, por exemplo, existe apenas uma agência bancária.
A concentração da atividade bancária é surpreendente. Tudo fruto das fusões, junções e incorporações no setor bancário – iniciadas do Governo Collor e acentuadas nos governos FHC e Lula. Só em 10 anos (1996 a 2006) os 20 maiores bancos pularam de 72% do total de ativos para 86%. Quer mais? Em 2007, o Brasil tinha apenas 156 instituições bancárias, contra 2.130 na Alemanha e 7.282 nos EUA.
O resultado dessa concentração só poderia ser mesmo filas absurdas e tarifas abusivas…
Ontem passei cerca de uma hora e meia no banco do Brasil de Inhambupe.
Enquanto isso, muitos município limita em 20 minutos o tempo de atendimento nos bancos e que não sai do papel, os clientes continuam sofrendo com a demora.
Mande o seu comentário sobre o Banco do Brasil de Inhambupe e outros bancos de sua cidade, em qualquer parte do país ou do mundo.

Por que as baleias encalham na praia?

De acordo com Gabriel Maciel de Souza Vianna, do Projeto Baleia Jubarte, na Bahia, as baleias que encalham em geral já estão mortas ou bastante debilitadas. O motivo costuma ser a presença de parasitas nos ouvidos. Eles geram distúrbios no sistema labirinto dos animais e, assim, prejudicam sua capacidade de orientação espacial, levando-os muitas vezes a águas rasas. É comum o animal voltar a encalhar, mesmo depois de liberado. Segundo Vianna, com menor freqüência, algumas espécies de baleias – como orca, cachalote e baleias brancas – podem encalhar por conta de variações no campo magnético terrestre. “Estas espécies têm um sistema de orientação que as posiciona de acordo com o campo magnético da Terra, o que possibilita, por exemplo, a ocorrência das migrações”, explica ele. “Mas quando há variações neste campo magnético os animais se desorientam e podem encalhar em massa”, conclui Vianna.

Fonte: Guia de curiosos da internet