sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Situação do Rio Inhambupe

Recôncavo Norte e Inhambupe

Na Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe, a qualidade das águas, com base na análise dos resultados dos parâmetros do IQA e do IET, foi classificada como “boa” em todos os pontos avaliados nos Rios Imbassaí, Inhambupe, Jacuípe, Sauípe, Subaúma, e em cinco dos 14 pontos dos do Joanes e Ipitanga - responsáveis por 40% do abastecimento de Salvador e Região Metropolitana).

Em dois dos três pontos da Bacia do Rio Pojuca e em sete dos nove pontos da Bacia do Subaé, as águas também foram classificadas como “boas”.


Comparando os resultados das duas campanhas, os valores de IQA apontaram qualidade “boa” em um maior número de pontos da segunda coleta em relação à primeira. A maioria dos pontos com IQA de qualidade regular e ruim ocorreu na Bacia dos Rios Joanes e Ipitanga, onde foi detectado um ponto de qualidade “péssima”.

Na mesma bacia, a qualidade da água também foi comprometida nos afluentes, principalmente em relação aos resultados dos parâmetros biológicos e de nutrientes. Foram encontradas concentrações elevadas de substâncias orgânicas (clorofórmio e bromofórmio) e de alguns metais pesados.

Em Salvador, o Programa Monitora analisou três pontos: Lagoa do Abaeté, Rio Ipitanga, após a barragem Ipitanga, que abastece a capital, e rio Jaguaribe. Isto porque, segundo o Ingá, a responsabilidade de analisar a qualidade das águas dos pequenos rios é do município. Para isso, foi firmado um convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado, através da Embasa, Secretaria do Meio Ambiente e Ingá, o município e a Ufba. Os dados serão integrados ao programa quando estiverem concluídos.


Notícias tirado do site do jornal A Tarde clique no link e veja a notícias completa http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=997930


Imagens do Limoeiro

Fernanda Virgínia Santos Nascimento, mãe da criança.
Dentro da casa
a casa pegando fogo
cobertura da imprensa
Joseane do Espírito Santo Nascimento
Joseane do Espírito Santo Nascimento a dona do sítio onde foi encontrada a criança


A casa destruída pertence a Joseane do Espírito Santo Nascimento, conhecida como Aninha, onde o corpo do garoto foi encontrado. Ela também é madrasta de um dos acusados do crime. "O enteado dela confessou que participou do crime e ela também sabia de tudo, pois não deixou a gente entrar para procurar o menino", acusou Fernanda Virgínia Santos Nascimento, mãe da criança.

Jornal A Tarde



Delegado vai indiciar agitadores de Limoeiro

Jornal A TARDE

O delegado Augusto Saldanha, titular da delegacia do município de Inhambupe (a 153 km de Salvador), não digeriu ainda a manifestação iniciada na segunda-feira passada e finalizada no fim da tarde de terça-feira, que resultou na destruição de uma viatura da Polícia Civil e de uma residência. O protesto foi realizado por pessoas revoltadas com a morte do garoto Tiago Nascimento da Silva, 8 anos, morto com mais de 40 facadas, além de ter sido violentado após falecer. "Aceito a manifestação, mas a destruição de patrimônios não. O que aconteceu foi uma baderna e os culpados serão responsabilizados".
O delegado comentou que várias diligências estão sendo feitas. Uma delas pode levar ao local onde o garoto pode ter sido morto. "Um dos acusados indicou um lugar onde o crime supostamente ocorreu. Temos a informação de que existe sangue. Iremos lá colher o material e descobrir se é realmente do garoto". Ele salientou que tem 10 dias para concluir o inquérito, mas já obteve algumas informações que podem levar ao breve esclarecimento do caso. Ele não descarta a possibilidade do envolvimento de outras pessoas no crime, mas prefere manter tudo em sigilo para não atrapalhar as investigações.