quinta-feira, 10 de julho de 2014

Divulgação resultados Eleições 2014: cadastramento das empresas vai até 6 de agosto

tre-ac 2014 banner eleicoes 2014
Está aberto o prazo – de 7 de julho a 6 de agosto – para o cadastramento dos interessados em firmar parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para fornecer, durante a totalização dos resultados das eleições, dados da apuração dos votos, além do suporte necessário ao tratamento dessas informações. Para se cadastrar como parceiro, a entidade deverá acessar o portal do TSE e preencher formulário disponível no site.
O prazo para o cadastramento é improrrogável e após o término desse período de inscrições, o TSE convocará, até 21 de agosto, reunião para tratar de assuntos de caráter técnico, visando esclarecer os parceiros sobre os procedimentos e recursos tecnológicos utilizados na divulgação dos resultados das Eleições 2014. Todas as informações relativas a essa parceria estarão disponibilizadas no portal do TSE.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Seis candidatos solicitaram registros para concorrer ao Governo da Bahia

Já estão disponíveis no DivulgaCand2014, o sistema online de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os nomes dos seis candidatos que pretendem concorrer ao cargo de Governador da Bahia nas eleições 2014 e as suas respectivas previsões de gastos de campanha. O sistema pode ser acessado a partir da homepage do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no campo “Destaques”, ou diretamente no site do TSE.
Ao todo, seis políticos solicitaram, até o último sábado (5/7), registro de candidaturas no TRE-BA: Lidice da Mata e Souza, que almeja concorrer pela coligação “Um Novo Caminho para a Bahia”; Marcos Antonio Guimarães Mendes, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Paulo Ganem Souto (coligação “Unidos pela Bahia”); Renata Mallet Guena, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU); Rogério Tadeu da Luz (coligação “Por uma Bahia Livre e Justa”); e Rui Costa dos Santos, pela coligação “Pra Bahia Mudar Mais”.
No sistema podem ser consultados também os dados de todos que fizeram requerimento de registro de candidaturas para os cargos de Vice-governador, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e os seus respectivos suplentes. Além das informações por unidade da federação, no DivulgaCand constam os onze que pretendem concorrer à Presidência da República.
Próximas etapas
Passado 5 de julho, prazo estipulado para a solicitação dos registros de candidaturas, a Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do TRE-BA, unidade incumbida de receber os requerimentos, deverá publicar, até 10 de julho, a lista/edital dos pedidos de registros feitos. A contar desta data, o Ministério Público Eleitoral, candidatos, partidos e coligações terão um prazo de cinco dias para impugnar os requerimentos. Paralelamente a esta fase, a SERPAC faz a conferência da documentação enviada pelos candidatos, gerando as informações para os processos.
Após a etapa das impugnações, vêm as diligências, antecedida da publicação do edital para tal procedimento, seguida de nova conferência dos documentos apresentados. Decorrida a juntada de documentos que ficaram em falta no requerimento inicial, além da atualização no sistema de registro de candidaturas, os processos são conclusos para os juízes relatores sorteados levarem a julgamento na Corte. De acordo o disposto na Resolução 23.405/2014, do TSE, todos os pedidos de candidatura devem estar julgados e as respectivas decisões publicadas até 5 de agosto de 2014. Já o prazo no TSE é 21 de agosto.


Fonte: http://www.tre-ba.jus.br/noticias-tre-ba/2014/Julho/seis-pre-candidatos-solicitaram-registros-para-concorrer-ao-governo-da-bahia

Imprensa internacional repercute vitória da Argentina nos pênaltis


O jogo difícil, que só foi resolvido nos pênaltis e levou a Argentina à final da Copa do Mundo, ganhou destaque na imprensa internacional. A capa do site do jornal argentino Clarín traz várias reportagens sobre a vitória da seleção. Com o título Romero foi o herói nos pênaltis: Argentina na final, o diário destaca a atuação do goleiro Romero, que defendeu duas cobranças e tirou a Holanda da final contra a Alemanha no Maracanã, no domingo (13).
 
Torcedores argentinos comemoram classificação para final da Copa do Mundo na Fifa Fan Fest (Valter Campanato/Agência Brasil)
Torcedores argentinos comemoram classificação para final da Copa do Mundo Valter Campanato/Agência Brasil
O jornal também mostrou a festa azul e branca em várias cidades argentinas e no monumento do Obelisco, no centro da capital Buenos Aires. Com o título Um 9 de julho inesquecível: com a ida para a final explodiu a festa, a publicação mostrou que a comemoração dos hermanosdurou a noite inteira e entrou pela madrugada.

A capa do também argentino La Nación exaltou o goleiro Romero e lembrou que os argentinos chegam à final do Mundial depois de 24 anos, e o adversário será o mesmo, a Alemanha, que venceu a Copa de 1990 por 1 a 0. “Dramático. Sofrido. Emocionante. Comovedor. A seleção argentina avança no Mundial do Brasil com todos esses atributos como marca registrada”, diz a reportagem. O diário ainda ressaltou que os brasileiros agora estão torcendo pela Alemanha na final.

O jornal The New York Times destacou que depois de longos e sofridos 120 minutos de partida e de prorrogação, a Argentina conseguiu derrotar a Holanda por 4 a 2. A reportagem traz fotos da alegria de Romero e de Messi e a desolação do goleiro Jasper Cillessen. A publicação também comentou a rixa entre os torcedores brasileiros e argentinos e a música que faz comparações entre os seus maiores ídolos, Maradona e Pelé.

Com o título O pesadelo continua, a Argentina vai para a final, o jornal francês Le Monde faz referência ao pesadelo dos brasileiros de ter a Argentina na final e o medo de que seja campeã no Maracanã. “A Albiceleste reencontra o topo do Mundial após a final na Itália em 1990, perdida contra...a Mannschaft [apelido da seleção alemã]”, escreve o diário.

A agência alemã de notícias Deutsche Welle classificou o jogo de fraco. “Com poucas chances de gol, Holanda e Argentina precisaram ir à disputa por pênaltis nesta quarta-feira, em São Paulo, para definir o adversário da Alemanha na grande final da Copa do Mundo de 2014. Argentina e Alemanha fazem agora a reedição da final da Copa de 1990, justamente a última vez em que os alemães levantaram a taça e a última vez que os argentinos estiveram na final”, diz a reportagem.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-07/imprensa-internacional-repercute-vitoria-nos-penaltis-da-argentina