terça-feira, 24 de setembro de 2013

Serpro estima que e-mail seguro e gratuito do governo deve estar pronto até o fim do ano

Brasília – Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, defende que o sistema do Serpro é mais seguro por usar infraestrutura própria e software livre, além de ser um e-mail criptografado. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, disse Mazoni, que esteve na manhã de hoje (24) conversando com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o assunto.
Segundo ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.
O e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou Mazoni. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail Expresso Livre que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos.
Edição: Nádia Franco

Fonte:  http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-24/serpro-estima-que-e-mail-seguro-e-gratuito-do-governo-deve-estar-pronto-ate-fim-do-ano

Santa Catarina tem 22 mil atingidos pelas chuvas e 50 municípios em situação de emergência

Brasília – A Defesa Civil informou hoje (24) que subiu para 22 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina. Em todo o estado, 6 mil residências foram atingidas, os desabrigados somam 14.300 e os desalojados são 3.400. Há 72 municípios atingidos por enchentes. Na tarde de ontem (23), o governador Raimundo Colombo decretou situação de emergência em 50 municípios. Com o decreto, as prefeituras e a Defesa Civil conseguem mais agilidade no atendimento emergencial às vítimas da chuva e na recuperação dos prejuízos.
Nesta terça-feira, 54 escolas permanecem fechadas e cerca de 36,6 mil alunos estão sem aulas. Ontem, as aulas tinham sido canceladas em 52 cidades, mas hoje, em 42 delas, o funcionamento das escolas voltou ao normal. As aulas permanecem suspensas em  Blumenau (foto), Ilhota, Leoberto Leal, Taió, Presidente Getúlio, Vitor Meirelles, Presidente Nereu, Lontras, Rio do Sul e Rio do Oeste.
Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), o tempo deve continuar instável, com abertura de sol em algumas partes do estado, mas uma massa de ar frio de origem polar deixa a temperatura mais baixa. “Na Serra Catarinense, o frio, aliado à umidade alta no estado, favorece a condição de neve entre a tarde e noite desta terça e madrugada e manhã de quarta-feira”, informou a meteorologista.
De acordo com o Ciram, considerando os níveis atuais dos rios, há risco de inundação nos municípios de Rio do Sul e Taió. No entanto, o nível dos rios na região do Vale do Itajaí está baixando, dependendo da região, a uma taxa de 1 a 8 cm/h na última hora monitorada. Na região do Alto Vale do Itajaí, os níveis estão caindo lentamente, devido ao controle na operação da barragem em Taió.
Edição: Nádia Franco

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-24/santa-catarina-tem-22-mil-atingidos-pelas-chuvas-e-50-municipios-em-situacao-de-emergencia

Tecnologias de informação não podem ser campo de batalha entre países

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff propôs hoje, ao abrir a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet na proteção de dados. Segundo ela, a espionagem dos Estados Unidos – a cidadãos, ao governo e a empresas brasileiras – transcende o relacionamento entre os países, afeta a comunidade internacional e exige uma resposta.
“As tecnologias de telecomunicação e informação não podem ser um novo campo de batalha entre os Estados. Este é o momento de criarmos as condições para evitar que o espaço cibernético seja instrumentalizado como arma de guerra por meio da espionagem, da sabotagem, dos ataques contra o sistema e infraestrutura de outros países”, disse Dilma. “A ONU deve desempenhar um papel de liderança no esforço de regular o comportamento dos Estados ante essas tecnologias e a importância da internet para a construção da democracia no mundo.”
Dilma disse que a revelações das atividades de espionagem provocaram indignação e repúdio na opinião pública mundial, com destaque para o Brasil, que foi alvo, incluindo informações empresariais de alto valor econômico estratégico. Dilma ressaltou que uma soberania não se pode firmar em detrimento de outra. “Jamais pode o direito à segurança dos cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos e fundamentais dos cidadãos de outro país. Pior ainda quando empresas privadas estão sustentando essa espionagem”, disse. Segundo ela, os argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados destinam-se a proteger as nações contra o terrorismo não se sustentam.
Antes do início da sessão, Dilma se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele e John Ashe, presidente desta sessão da Assembleia Geral da ONU, abriram o evento antes do discurso de Dilma. A tradição de o primeiro orador na Assembleia Geral da ONU ser um brasileiro surgiu a partir de Oswaldo Aranha, então chefe da delegação do Brasil, que abriu a primeira sessão especial em 1947.
Dilma chegou ontem às 6h55 a Nova York. À noite, ela teve duas reuniões no hotel onde está hospedada. Uma com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e outra com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.
Dilma ainda participa da primeira reunião do Fórum de Alto Nível de Desenvolvimento Sustentável, que reunirá, a partir desta sessão, ministros de Meio Ambiente anualmente e chefes de Estado a cada quadriênio. A meta é implementar as metas estabelecidas no documento final da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, intitulado O Futuro Que Queremos. Os países se comprometeram, durante a conferência do Rio de janeiro, em 2012, a definir objetivos concretos e mensuráveis para a eliminação da pobreza e da fome no mundo com desenvolvimento sustentável.
Edição: Talita Cavalcante

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-24/tecnologias-de-informacao-nao-podem-ser-campo-de-batalha-entre-paises

Veja como foi o final da Sessão da Câmara na última terça(17) em Inhambupe

Créditos das imagens: Zé Carlos fotógrafo

Assista os vídeos da Reunião do Prefeito com os motoristas do Transpote escolar de Inhambupe



A Reunião dos motoristas aconteceu ontem(23)  para falar sobre o atraso do pagamentos para a categoria, estiveram presentes o Prefeito de Inhambupe Benoni, a Secretária de Administração Márcia Bastos, o Chefe de gabinete João, os representantes da empresa Royal, Leandro e Leônidas.
Assista os vídeos e confira.

PREFEITO REÚNE A EMPRESA ROYAL TRANSPORTES E OS MOTORISTAS





NA DE SEGUNDA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO, O PREFEITO BENONI SE REUNIU COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO IRANILDA FIGUEIREDO, O CHEFE DE GABINETE JOÃO FERREIRA, A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E FINANÇAS MÁRCIA BASTOS, O DIRETOR ADMINISTRATIVO DA EMPRESA ROYAL TRANSPORTES LEANDRO SIMÕES E OS MOTORISTAS DOS TRANSPORTES ESCOLARES. FOI ACERTADO QUE QUALQUER PROBLEMA DOS MOTORISTAS ELES RESOLVERÃO JUNTO À EMPRESA A QUAL ELES SÃO CONTRATADOS. FOI DISCUTIDO O CONTRATO FEITO ENTRE EMPRESA E MOTORISTAS, COLOCADO A SITUAÇÃO DA PREFEITURA E O PAGAMENTO DOS MESMOS.
TODOS PUDERAM FALAR E DE FORMA DEMOCRÁTICA FORAM DISCUTIDOS E RESOLVIDOS OS IMPASSES ENTRE AS PARTES.

É A PREFEITURA MUNICIPAL DE INHAMBUPE, JUNTO COM A POPULAÇÃO DISCUTINDO E RESOLVENDO OS PROBLEMAS DO MUNICÍPIO, JUNTO COM O POVO.

Fonte: ASCOM de Inhambupe