terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Bahia foi estado com mais veículos financiados no Nordeste em 2015

A Bahia registrou 224.616 financiamentos de veículos novos e usados em 2015. Mesmo com queda de 17,7% em relação ao ano anterior, o estado atingiu o maior número de financiamentos na região Nordeste, à frente de Ceará e Pernambuco, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os dados são de um levantamento realizado pela Unidade de Financiamentos da Cetip e englobam autos leves, pesados e motos. Em dezembro de 2015, a Bahia atingiu 19.658 veículos vendidos a crédito, o que representa queda de 26,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Autos leves foram responsáveis por 14.618 unidades financiadas e motos somaram 4.002 financiamentos no mês. O Brasil encerrou 2015 com um volume total de 5.311.872 financiamentos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/184459-bahia-foi-estado-com-mais-veiculos-financiados-no-nordeste-em-2015.html

Mais de 38,6 milhões de estudantes foram matriculados na rede pública de ensino

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (18) os resultados do censo escolar de 2015, que detalham o número de matrículas da educação básica das redes públicas municipal e estadual de ensino. Em todo o país foram realizadas 38.682.720 matrículas. Os números colhidos referem-se às áreas urbanas e rurais, nos níveis de creche (1.925.644 crianças matriculadas), pré-escola (3.651.786), ensino fundamental (22.756.164), ensino médio (6.811.005), educação presencial de jovens e adultos (2.792.758) e educação especial (745.363). A coleta dos dados é fundamental para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a execução de programas na área da educação. O Censo Escolar é realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São coletados dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/184465-mais-de-386-milhoes-de-estudantes-foram-matriculados-na-rede-publica-de-ensino.html

Datena anuncia desistência de candidatura à prefeitura de São Paulo

José Luiz Datena não vai mais desistir da televisão para ingressar na política. Durante seu programa de rádio, o "Nossa Área", nesta segunda-feira (18), o apresentor afirmou que não sairá mais candidato à prefeitura de São Paulo. Ele culpou a denúncia de corrupção contra o partido que estava afiliado, o PP, como motivo da desistência. “Não posso permanecer em um partido que tomou mais de R$ 300 milhões da Petrobras", disse. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o esquema de corrupção sustentado pelo PP na Petrobras (Leia Aqui), que tinha como principais operadores o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, desviou R$ 357,9 milhões dos cofres da estatal, entre 2006 e 2014.Datena era pré-candidato pelo PP e poderia disputar as eleições com o colega de TV João Dória Jr, do PSDB, e com Celsso Russomanno, que deverá sair candidato pelo PRB.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/42610-datena-anuncia-desistencia-de-candidatura-a-prefeitura-de-sao-paulo.html

MEC libera consulta a bolsas do ProUni

Os estudantes já podem consultar na internet as bolsas de estudos disponíveis para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferece bolsas em cursos de instituições privadas de ensino superior. A consulta foi liberada nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Educação. As inscrições para o ProUni começam nesta terça (19) e seguem até as 23h59 do dia 22. 

De acordo com a Agência Brasil, para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas. O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar também pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão. 

As bolsas integrais são para candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo mensal. As bolsas parciais são destinadas a participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimo mensais. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. O resultado da primeira chamada do ProUni será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/184474-mec-libera-consulta-a-bolsas-do-prouni.html