quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Marina tem queda e empata tecnicamente com Dilma no 2º turno, diz Datafolha

Uma nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (10), mostra queda da candidata do PSB, Marina Silva, agora com 33% - enquanto que a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 36%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 15%. Na simulação de segundo turno, o Datafolha aponta empate técnico entre Marina e Dilma, com a socialista tendo 47% das intenções de voto, enquanto a petista ficaria com 43%. A pesquisa simulou um embate entre Marina e Aécio, no cenário de segundo turno. Nesse caso a vitória seria de Marina, por 54% a 30%. O instituto fez ainda uma simulação entre Dilma e Aécio, quando a petista venceria por 49% a 38%. As 10.568 entrevistas da pesquisa foram feitas na terça (9) e nesta quarta (10). O levantamento foi realizado por encomenda da Folha de S. Paulo em parceria com a Globo Comunicações. O registro no (TSE) Tribunal Superior Eleitoral é BR-00584/2014.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160144-marina-tem-queda-e-empata-tecnicamente-com-dilma-no-2-turno-diz-datafolha.html

Com apenas um voto, vereadora assume mandato no Rio Grande do Sul

Com apenas seu próprio voto, a vereadora Veridiana Bassoto Pasini (PTB), de Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul, que tem 1,7 mil habitantes, assumiu o cargo na última semana. Segundo informções do Blog do Josias, Veridiana, que é mulher do presidente do PTB no município, Luiz Carlos Pasini, não fez campanha e recebeu apenas o voto que deu a si mesma – nem seu marido votou nela. Ela assumiu como sétima suplente da coligação PTB-PP-PMDB, após o titular da vaga, Luciano Contini (PMDB), pedir licença médica por 60 dias. A suplente Iraci Moresco Zanatta assumiu por apenas 30 dias e os outros suplentes, por variados motivos, renunciaram a exercer a função. A tarefa coube então a Veridiana. Se Contini retornar à cadeira, ela deve ficar no posto até o início de outubro. “Eu não esperava. Mesmo sem querer acabei entrando. Concorri para preencher a cota de mulheres candidatas na coligação. E optei por não fazer campanha”, disse a petebista, que até então atuava como secretária de um consultório odontológico. Com informações do portal UOL.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160138-com-apenas-um-voto-vereadora-assume-mandato-no-rio-grande-do-sul.html

Vídeos da Sessão da Câmara de Vereadores de Inhambupe em 09-09-2014



Agenda: Entrevistas e debate marcam programação desta quarta

Entrevistas e debates são alguns dos compromissos dos candidatos ao governo do estado nesta quarta-feira (9). Lídice da Mata (PSB) está entre os postulantes que participam pela manhã, às 9h30, no encontro promovido pela Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (AMPEB). Às 16h30, concede entrevista ao programa Brasil Urgente, na TV Band. 
Marcos Mendes (Psol) também participa do debate na AMPEB, às 10h30, após entrevistas na Record Bahia, às 7h e na rádio Sociedade da Bahia, às 8h. À tarde, o psolista se reúne com a equipe de campanha e entre as 19h e as 21h, apresenta suas propostas na área da saúde em evento organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. 
Paulo Souto (DEM) começa o dia às 7h, com entrevista à rádio do interior. Às 9h, participa de carreata e caminhada na Liberdade. No início da tarde, o democrata se encontra com representantes do MP-BA e, depois, com procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A partir das 18h30, se reúne com lideranças da região metropolitana de Salvador. 
Renata Mallet (PSTU) faz panfletagem no campus de São Lázaro da Ufba. À tarde, concede entrevista para uma rádio. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) usará a manhã, a tarde e a noite para gravação de programa eleitoral. 
Rui Costa (PT) passará o turno matutino em entrevistas: às 8h à rádio Metrópole; às 9h30, entrevista ao site de notícias G1 Bahia e às 11h20, a uma rádio do município de Santa Luz. A partir das 15h, participa de caminhada da Praça do Campo Grande ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho. À noite, faz comício em Candeias, na região metropolitana de Salvador, às 20h.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160092-agenda-entrevistas-e-debate-marcam-programacao-desta-quarta.html

Com expectativas distintas, São Francisco e Bahia estreiam no Brasileirão Feminino 2014


Com expectativas distintas, São Francisco e Bahia estreiam no Brasileirão Feminino 2014
Campeã baiana, São Francisco quer surpreender no nacional. Foto: Divulgação/FBF
 
Em seu segundo ano de criação, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino reúne os grandes clubes do país em busca do título máximo do esporte no país. E dentre as 20 equipes participantes do torneio, o futebol baiano será representado pelas equipes de São Francisco do Conde e Bahia, que apresentam propostas diferentes na atual edição do certame nacional.

Centro Olímpico, campeão de 2013
Foto: Divulgação
Criado em 2013, o Campeonato Brasileiro foi criado com a proposta de profissionalizar cada vez mais a categoria no país, reunindo as equipes melhor ranqueadas em um torneio com maior duração no calendário nacional. Diferente da Copa do Brasil, que engloba os campeões estaduais em um torneio em formato eliminatório, o Brasileirão divide os 20 participantes em 4 chaves com 5 equipes cada, que se enfrentam em turno único e tem os dois melhores classificados para a próxima fase. Na segunda etapa, os 8 clubes são reunidos em 2 grupos de 4 times, jogando em turno e retuno, apontando as quatro equipes que disputam as semifinais e a grande decisão.

São Francisco, 5º lugar em 2013, em jogo contra o Botafogo-PB
Foto: Botafogo-PB/Divulgação
Atual dodecacampeão baiano e segundo melhor do ranking nacional, o São Francisco do Conde quer manter a boa atuação em nivel nacional e aposta na manutenção de sua base para conseguir o inédito título nacional. “Ano passado ficamos em quinto lugar, e estamos com a mesma equipe que joga junto há quase seis anos” afirmou Mário Augusto, coordenador e técnico do clube. Entretanto, mesmo com atletas de destaque como a atacante Duda, jogadora da seleção brasileira sub-20, o dirigente da equipe confessa que o atual formato do campeonato dificulta as equipes amadoras de competirem de igual para igual com clubes com melhor nível financeiro. “Hoje, uma das coisas que atrapalha é o regulamento.  As equipes paulistas sempre chegam as vésperas da competição e contratam jogadoras brasileiras que atuam fora, atletas de seleção, para disputar o campeonato. Eles pagam valores muito altos, e com isso não temos condições de bancar um atleta de mesmo nível e sempre caímos contra os times do estado. Mas temos um grupo unido, e sempre chegamos entre os melhores. Esse pode ser o nosso ano” reiterou.

Estreante, equipe feminina do Bahia tem como meta passar da 1ª fase
Foto: Divulgação

Diferente da experiência apresentada na equipe do recôncavo, o Bahia figura entre os estreantes do torneio e espera conseguir mais experiência em competições nacionais. Atual vice-campeã estadual, o tricolor teve uma breve participação em torneios nacionais ao participar da Copa do Brasil deste ano e ser eliminada pelo Sport Recife logo na primeira fase. “A nossa meta inicial é conseguir a classificação da primeira fase e depois, quem sabe, lutar pelo título. Estamos nos preparando desde Abril e iremos utilizar a mesma equipe que disputou a Copa do Brasil e o Baiano” disse Diego Tavares, coordenador técnico da equipe. Assim como o São Francisco, o Bahia integra o Grupo 3 do torneio, ao lado das pernambucanas do Sport Recife e Vitória, além das cariocas do Duque de Caxias. As duas equipes estreiam nesta quarta-feira (10), às 15:30. Enquanto o Bahia vai até o Estádio Romário Faria enfrentar o Duque, o São Francisco viaja até a cidade de Santo Antão onde encara o Vitória.   

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/33673-com-expectativas-distintas-sao-francisco-e-bahia-estreiam-no-brasileirao-feminino-2014.html

Primeiro centro LGBT da Bahia é inaugurado em Salvador

Com o objetivo de prestar serviços à comunidade gay, será inaugurado nesta sexta-feira (12) o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, considerado o primeiro voltado para o público na Bahia. A abertura será às 13h na sede do centro, localizado na Rua Almirante Barroso 8ª, Rio Vermelho. O combate à violência homofóbica e as integrações social e profissional da comunidade gay serão cernes do centro. “As secretarias públicas são nossas parceiras e farão o trabalho de direcionamento. Não vamos pegar as pessoas quem precisam de emprego e jogar no mercado de trabalho. Vamos encaminhá-las para uma secretaria de nossa rede que tenha projeto voltado para o perfil de cada uma delas”, disse ao jornal A Tarde, a coordenadora Keila Simpson, que idealiza o local como um espaço multicultural e que desperte o interesse de todas as pessoas que desejam orientação e estejam abertas ao diálogo.  

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/noticia/160095-primeiro-centro-lgbt-da-bahia-e-inaugurado-em-salvador.html