segunda-feira, 6 de maio de 2013

O passado de Inhambupe




Um fato relevante da breve história de Inhambupe data de 1624, quando os holandeses invadiram Salvador e aprisionaram o governador Diogo de Mendonça Furtado. Conta- se que naquela época um Marechal da Casa da Torre, Guilherme Garcia D’Ávila, - fugitivo por se negar a combater os holandeses -, indo em direção às suas terras, encontrou o povoado dos Gouveia do outro lado da ilha formada pelo rio Inhambupe.
Em seguida, sob o pretexto de ter descoberto minas de “Salitre”, reivindicou ao Governador Geral, Diogo de Mendonça Furtado, a posse de uma sesmaria de seis léguas de terra, situada entre os rios Inhambupe e Subaúna. Concedida a posse da sesmaria, iniciou-se ali um povoamento.
As minas de Salitre poderiam ser um possível motivo para a ocupação do território recém-encontrado. Porém, há de se considerar que, naquela época, inexistia tecnologia para a extração desse tipo de matéria-prima, inviabilizando, por isso, a sua exploração para qualquer fim.
Construiu-se depois uma igreja sob a invocação do Divino Espírito Santo, subordinada à Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga. Em torno da igreja casas foram construídas, formando assim o núcleo original da cidade.
Os jesuítas de Água Fria obtiveram com o Arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, um Alvará Régio, de 11 de abril em 1718, autorizando a transferência da igreja do Divino Espírito Santo da Freguesia de Santo Amaro do Ipatinga para a Freguesia de Água Fria, desagradando, com isso, os mandatários da Casa da Torre de Garcia D’Ávila.
Cem anos depois, por um Alvará Régio de 07 de novembro de 1818, foi criada a Freguesia de Inhambupe. Com isso, a igreja de Nossa Senhora da Conceição – situada na atual Praça da Matriz - foi transferida da Freguesia de Água Fria para a freguesia recém-criada.
Alguns anos depois, por uma Resolução Régia de 28 de abril de 1727, criou-se o município de Inhambupe, cujo território foi desmembrado de São João Batista da Água Fria ( atual Água Fria).
Também em 1727, Vasco Fernandes Cezar de Menezes, por uma resolução de 24 de abril, elevou a povoação de Inhambupe à categoria de vila, mantendo-a, porém, até 1728, subordinada a Água Fria, uma vila criada em 1710, conhecida pelo colégio de jesuítas que ali existia. Os moradores enviaram protestos a “El Rei” que, em 26 de junho de 1801, por Provisão Régia, mandou instalar e inaugurar a Vila de Inhambupe de Cima, o que foi feito solenemente pelo Ouvidor Geral da Comarca, Manoel Vieira de Melo, dia 13 de março de 1802.

Fonte: Plano Diretor de Inhambupe 2006

Aleluia diz que candidatura de Otto facilitaria alianças


Secretário municipal de Transporte, o democrata José Carlos Aleluia afirmou, em entrevista ao jornal A Tarde, que uma possível candidatura do vice-governador Otto Alencar à sucessão de Jaques Wagner, em 2014, facilitaria o entendimento entre o PT e os partidos de oposição. Atualmente, tanto o governador quanto o prefeito ACM Neto (DEM) têm defendido publicamente uma relação de parceria e as forças políticas tradicionalmente opostas têm demonstrado uma convivência pacífica. “Tenho carinho em relação ao vice-governador. Fomos aliados, ele tem muitas qualidades. Evidentemente é um candidato que poderia até facilitar algumas alianças”, avaliou Aleluia. O ex-presidente do Democratas baiano ainda opinou que a candidatura de Otto, ex-carlista, “criaria um fato novo na política baiana”. “Ele conversa muito comigo e muito com os nossos aliados no interior. Gosto muito dele”, acrescentou.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/135994-aleluia-diz-que-candidatura-de-otto-facilitaria-aliancas.html

Júri do caso PC Farias começa nesta segunda

Com duração prevista de cinco dias, o júri popular do caso PC Farias será iniciado nesta segunda-feira (6) em Maceió, no Tribunal do Júri do Fórum da capital alagoana, presidido pelo juiz Maurício Breda. Quatro policiais são apontados como coautores do assassinato do empresário Paulo César Farias, o PC Farias, e sua namorada, Suzana Marcolino. Enfrentam o banco dos réus Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva. O crime aconteceu em 23 de junho de 1996, em uma casa de praia em Guaxuma, Alagoas. PC Farias foi tesoureiro de campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1989 e, na época de sua morte, respondia em liberdade condicional a diversos processos, entre eles sonegação fiscal, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito.    

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/135996-juri-do-caso-pc-farias-comeca-nesta-segunda.html

Rebeldes sírios teriam utilizado armas químicas em conflito contra tropas de Assad

A comissão especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para investigar violações de direitos humanos cometidas na Síria informou nesta segunda-feira (6) que foram utilizadas armas químicas durante o conflito de rebeldes contra as tropas do diteador Bashar Al Assad. Segundo a magistrada suíça Carla del Ponte, membro do grupo, ainda será esclarecido se o regime também utilizou material do gênero. "Dispomos de testemunhos sobre a utilização de armas químicas, em particular do gás sarin por parte dos opositores. As investigações ainda estão longe de serem concluídas", declarou. O sarin é um potente gás neurotóxico, considerado arma de destruição em massa desde 1991 pela ONU. Absorvido pela respiração ou em contato com pele e mucosas, ele entra na corrente sanguínea e causa desmaios, convulsões e o bloqueio da transmissão de impulsos nervosos, o que pode gerar morte por parada cardiorrespiratória. Segundo o embaixador da Síria na ONU, Bashar Jaafari, o regime de Assad é vítima de uma "estratégia internacional coordenada" para acusar o país de usar armas químicas para reprimir os rebeldes. Informações da Folha.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/135998-rebeldes-sirios-teriam-utilizado-armas-quimicas-em-conflito-contra-tropas-de-assad.html