sábado, 2 de novembro de 2013

Eclipse solar poderá ser visto em Inhambupe

Neste domingo (3) ocorrerá o último eclipse de 2013. Será um eclipse solar híbrido, fenômeno raro que tem diferentes “formas”, dependendo do ponto de observação na Terra. No Norte e Nordeste do Brasil, será possível ver um eclipse parcial.
 Em outros pontos desta região e da região Nordeste será de 20% ou de 10%. 
Em Inhambupe poderá ser visto por volta de 8:50 da manhã.
Quem puder aproveitar, não deixe fazê-lo, pois outra oportunidade (também parcial) só em 26 de fevereiro de 2017.
Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, “com eclipse ou sem eclipse, nunca se deve olhar diretamente para o Sol, mesmo com radiografias ou vidros enfumaçados. Pode-se usar vidros de soldador, ou uma técnica bacana usando uma fresta de luz. Faça um furinho em uma folha de papel e você poderá ver a imagem do Sol eclipsado projetada no chão”.
 O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON e com informações do G1.

A cada dia, 20 mil jovens com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento

Todos os dias 20 mil adolescentes com menos de 18 anos dão à luz em países em desenvolvimento. Isso representa 7,3 milhões de novas mães por ano nesses países. O número é mais do que dez vezes a quantidade de partos de adolescentes nos países desenvolvidos, 680 mil. Os dados foram divulgados esta semana no relatório anual Situação da População Mundial 2013 do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).  Neste ano, o tema é Maternidade Precoce: Enfrentando o Desafio da Gravidez na Adolescência. O estudo mostra que a maior parte dos adolescentes (88%) do mundo está em países em desenvolvimento e que aproximadamente 19% das jovens engravidam antes dos 18 anos. Muitas delas, dois milhões, engravidam antes mesmo dos 15 anos. Segundo a Agência Brasil, o documento aponta que se persistirem as tendências atuais, o número de novas mães antes dos 15 anos pode chegar a três milhões em 2030. O relatório apresenta os desafios da gravidez precoce em termos de educação, de saúde e de oportunidades de emprego e faz recomendações aos países. O levantamento mostra que as gestações, principalmente entre adolescentes com menos de 15 anos, não são resultado de uma escolha deliberada, mas sim da ausência de escolhas e de circunstâncias além do controle das jovens. "A gravidez precoce reflete a falta de poder, a pobreza e as pressões por parte dos parceiros, dos colegas, das famílias e das comunidades. E, em muitos casos, é resultado de violência ou coação sexual", diz o texto.

  Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145955-a-cada-dia-20-mil-jovens-com-menos-de-18-anos-dao-a-luz-em-paises-em-desenvolvimento.html

Mensalão pode ter primeiras prisões no dia 13

O Supremo Tribunal Federal deve encerrar em duas sessões, nos dias 13 e 14 deste mês, a análise de parte dos recursos apresentados pelos réus do mensalão e expedir os primeiros mandados de prisão contra condenados. Caso rejeite os recursos, conhecidos como embargos declaratórios, 13 réus, entre eles o delator do esquema, Roberto Jefferson (PTB-RJ), e os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), começarão a cumprir suas penas, os três em regime semiaberto. De acordo com ministros do STF ouvidos pela Folha, o julgamento do segundo lote de recursos não deve se alongar, pois grande parte do material repete argumentos já rejeitados na análise do primeiro lote. Apesar do julgamento dos recursos nos dias 13 e 14, o processo continuará para 12 réus, entre eles o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o operador do esquema, Marcos Valério. Eles têm direito a outro tipo de recurso, conhecido como embargo infringente, que poderá resultar na reversão da condenação em parte dos crimes. O julgamento deste tipo de recurso, no entanto, só será realizado no ano que vem.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145957-mensalao-pode-ter-primeiras-prisoes-no-dia-13.html

Prefeito de Inhambupe exonera mais de 90 servidores

 A Prefeitura de Inhambupe não tem mais para onde recorrer . O Executivo estudou todas as medidas e não achou saída, teve que exonerar  mais de 90 servidores Municipais para poder honrar débitos com salários atrasados.  

Fonte: http://davidgouveiablogshow.blogspot.com.br/2013/10/prefeito-de-inhambupe-exonera-mais-de.html