Com uma marcação mais avançada, a Itália conseguiu chegar rápido a meta inglesa, mas foram os britânicos que deram mais trabalho ao goleiro Sirigu. Aos 5 minutos, Sterling chutou forte e a bola bateu na rede pelo lado de fora. Momentos depois foi Henderson que deu trabalho para bela defesa do italiano. Entretanto, mesmo com a marcação e os rápidos contra-ataques dos adversários, os azzurri seguiam compactos e levavam perigo pelas laterais, parando somente nas mãos de Hart.
Quase como uma partida de xadrez, as duas equipes passaram a tocar a bola e estudar ao rival, esperando um erro para conseguir abrir o marcador. Sem abertura na defesa inglesa, os comandados passaram a arriscar chutes de fora da área. Primeiro com Candreva, aos 18, chutando para defesa de Hart, que deixou a bola sobrando para rebote inglês. Depois, aos 22, Balotelli tentou e fez a pelota passar rente a trave. Sem ficar atrás, o English Team fez rápido contragolpe logo aos 23, com Welbeck entrando pela lateral e cruzando rasteiro para interceptação de Barzagli.
Aos poucos, o jogo foi diminuindo seu ritmo e ficando mais técnico. Tocando a bola, os italianos se aproximavam mais e mais do gol inglês e dessa maneira conseguiram abrir o marcador. Aos 35, em jogada de escanteio seguida com grande valorização de passes, Marchisio se aproveitou de um “passe fantasma” de Andrea Pirlo para chutar rasteiro de fora da área e vencer o goleiro John Hart. Entretanto, os ingleses não se deram por vencidos e logo um minuto depois, em lance rápido protagonizado por Wayne Rooney, a bola foi cruzada para Sturridge, que apenas chutou de primeira, no fundo das redes da equipe italiana.
Com o empate novamente no marcador, as duas seleções tentaram de qualquer forma sair com a vantagem antes do intervalo. Mesmo assim, era nítido o cansaço sentido pelas duas equipes, que mesmo sendo ofensivos não conseguiam produzir lances de efeito na partida. Nos acréscimos da primeira etapa, a Itália arriscou mais e quase fez o segundo gol em duas chances. Na primeira, Pirlo fez belo lance com Balotelli, que tirou Hart da Jogada e tocou por cobertura, mas Jagielka cabeceou a bola por cima da linha. Logo em seguida, foi Candreva que recebeu livre pelo setor esquerdo da pequena área e acertou a trave inglesa.
Na segunda etapa, os ingleses saíram mais para o jogo e criaram os primeiros lances de perigo da tempo complementar. Entretanto, a Itália também seguiu de forma ofensiva e depois de belo lance protagonizado sobre Baines, aos 4 minutos, Candreva cruzou para bela cabeçada de Balotelli, que deixou mais uma vez a Itália a frente do placar.
Mais uma vez atrás do marcador, a Inglaterra continuou avançado em campo e quase chegou ao empate um minuto após o gol do adversário, quando Welbeck entrou na pequena área e perdeu a bola para Chiellini. Logo depois, aos 8, Rooney partiu pela intermediária e chutou cruzado para fora.
Com mais presença de jogo que os azzurri, a Inglaterra seguia insistindo em lances de velocidade enquanto os comandados de Prandelli administravam a posse de bola e tentavam ampliar em lances de cruzamento. Aos 19, Barkley teve uma grande chance de empatar, puxando a bola e chutando com muita força para difícil defesa de Sirigu.
Administrando o resultado, a Itália passou a tocar mais a bola para acalmar o jogo dos ingleses, que quando roubavam a bola conseguiam levar perigo a meta azul e quase chegaram ao empate em falta batida por Barkley, que parou em outra bela atuação do arquero italiano.
Com o passar da segunda etapa e a entrada de Immobile e Parolo para puxar os contra-ataques, a Itália recuou sua equipe e administrava o resultado na Arena Amazônia. Nos acréscimos, aos 48, Pirlo quase ampliou a vantagem em cobrança de falta, acertando o travessão da meta inglesa e encerrando a partida com um importante gol de vantagem sobre o English Team.
Com 3 pontos e saldo de um gol, a Itália chega a segunda colocação da chave, perdendo apenas para a Costa Rica no quesito de desempate. Situação parecida com os ingleses, que estão na terceira posição por terem menos gols sofridos que a seleção uruguaia.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA X ITÁLIA Local: Arena Amazônia, em Manaus (AM) Data: 14 de junho de 2014, sábado Horário: 19 horas (de Brasília) Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda) Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda) Cartões amarelo:
Gols: Marchisio, Sturridge, Balotelli Cartão vermelho:
INGLATERRA: Hart, Baines, Jagielka, Cahill e Johnson; Henderson (Wilshere), Gerrard, Welbeck (Barkley), Rooney e Sterling; Sturridge. Técnico: Roy Hodgson
ITÁLIA: Sirigu, Chiellini, Barzagli, Paletta e Darmian; Verratti (Thiago Motta), Pirlo e De Rossi; Marchisio, Balotelli (Immobile) e Candreva (Parolo). Técnico: Cesare Prandelli
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/