sábado, 8 de janeiro de 2022

Bombeiros confirmam seis mortes em deslizamento de rocha em MG


O corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, na tarde deste sábado, 8, seis óbitos em um deslizamento de rochas no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte. Os sedimentos caíram sobre lanchas repletas de turistas.  Nenhum corpo foi identificado até agora.

Segundo a corporação, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 23 foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.

Três feridos estão sendo tratados na Santa Casa da cidade de Passos, mas não há informações do estado de saúde delas. Por fim, quatro vítimas estão sendo tratadas na Santa Casa de São João da Barra, com ferimentos leves.

A região de Capitólio e outras cidades banhadas pelo Lago de Furnas, no Centro-Oeste de Minas, é bastante procurada por turistas por sua beleza natural.

Fonte: https://atarde.com.br/brasil/bombeiros-confirmam-seis-mortes-em-deslizamento-de-rocha-em-mg-1183947

VÍDEO: Rocha desliza e atinge embarcações em Minas Gerais

Uma rocha deslizou e atingiu três lanchas com turistas no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, neste sábado (8). Para o G1, o Corpo de Bombeiros de Piumhi informou que há de 10 a 20 vítimas. Não há informações sobre óbitos.

 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente. O local, que é um conhecido ponto turístico de Minas, é bastante visitado por causa dos canions.  

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a princípio, uma "tromba d'água” junto a pedras fez com que elas caíssem de uma altura de mais de 5 metros, atingindo as embarcações.

 


 

EUA anunciam ajuda de R$ 750 mil para cidades atingidas por enchentes na BA

O governo dos EUA, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou a doação de R$ 750 mil em assistência imediata para ajudar famílias atingidas pelas enchentes no estado da Bahia, que já impactaram mais de 800 mil pessoas. 

 

O encarregado de Negócios Douglas Koneff destacou que "as equipes da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil ficaram comovidas com a situação crítica enfrentada por tantas famílias na Bahia. Os EUA se sentem comprometidos e honrados em poder ajudar com algumas das necessidades imediatas destas famílias."

 

De acordo com a USAID, os recursos doados serão administrados pelos parceiros locais: Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e Cáritas Brasileira. A ADRA irá distribuir itens de assistência, incluindo kits de limpeza e higiene, como vassouras, baldes, panos de limpeza, água sanitária, esfregões e detergente para mais de 800 famílias em Itambé, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Itapetinga e outras municipalidades. A Cáritas Brasileira irá entregar às famílias desabrigadas itens como, roupa de cama, utensílios de cozinha e kits de higiene. 


“A situação na Bahia é preocupante, e a USAID está contente em poder ajudar estas famílias a superar este momento crítico e reconstruir suas vidas”, disse o diretor da USAID no Brasil, Ted Gehr. 

 

Especialistas em desastres da região da Bahia e de Washington, D.C. estão monitorando a situação em coordenação com a Embaixada dos EUA para determinar outras formas de assistência. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/265150-eua-anunciam-ajuda-de-r-750-mil-para-cidades-atingidas-por-enchentes-na-ba.html