terça-feira, 8 de setembro de 2020

Inhambupe Bahia já tem 291 casos confirmados, 49 ativos, 11 óbitos e 231 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 291º caso, nessa terça-feira, dia 08 de setembro de 2020, sendo que 49 ativos, 231 recuperados, 11 óbitos, 61 monitoramentos ativos, 1.213 monitoramentos concluídos, 131 casos descartados e não tem nenhum caso suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 172 casos e mais 119 na Zona Rural; sendo que 05 na Cardosa, 03 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 07 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 03 em Volta de Cima, 03 Colônia (Roberto Santos), 02 Km 29, 11 na Lagoa, 05 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 03 em Baixa da Areia, 03 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 10 no Saquinho, 01 em Boa Vista, 05 no Mandacaru, 08 na Lagoa Branca, 02 no Beré, 02 no Tanquinho, 01 no Camamu, 03 na Lagoa Seca, 01 Km 08, 01 Rocinha, 03 Ladeiro do Tabuleiro, 02 no Formoso, 02 Tapera, 01 em Ponta do Mato, 02 na Matinha, 02 no Limoeiro, 01 no Entrocamento de Sátiro Dias, 02 no Saguim, 01 na Gameleira, 01 em Flechas e 01 em Juazeiro.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta terça-feira (08) totaliza 291 casos confirmados, sendo 49 ativos, 231 recuperados e 11 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara.

NOTA:

Infelizmente, o município registrou nesta terça mais 01 óbito em decorrência da Covid-19. Trata-se de uma paciente de 93 anos, que era residente do Centro, e que faleceu no último domingo, dia 06/09. Entretanto, a confirmação da causa do óbito foi enviada hoje para a Secretaria de Saúde.

Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade para os entes queridos. Que Deus conforte o coração de todos".

Fonte: http://www.inhambupe.ba.gov.br/boletim-covid-19-08-09-2020/

'Em janeiro, a gente vai começar a vacinar todo mundo', diz Eduardo Pazuello

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, indicou nesta terça-feira (8) que a vacinação contra o coronavírus para toda a população do Brasil terá início no mês de janeiro do próximo ano.

 

De acordo com a Folha de S. Paulo, em reunião ministerial, Pazuello afirmou que as primeiras doses devem chegar ao país no início de 2021, e que o plano é já imunizar “todo mundo”.

 

"A gente está fazendo os contratos com quem fabrica a vacina e a previsão é de que essa vacina chegue para nós a partir de janeiro. Em janeiro do ano que vem, a gente começar a vacinar todo mundo", disse o ministro.

 

Inicialmente, o MS estipula que devem chagar ao Brasil 100,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, produzida em parceria com a Fiocruz. A estimativa é que a segunda dose seja distribuída no segundo semestre do próximo ano.

 

Na semana passada, contudo, o secretário-executivo do da pasta, Elcio Franco, disse que o imunizante não deve ser para toda a população. "Dentro dos dados da epidemiologia, não há previsão de população. Isso não é o normal, mas sim os grupos de risco", disse.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/252441-em-janeiro-a-gente-vai-comecar-a-vacinar-todo-mundo-diz-eduardo-pazuello.html 

Covid-19: UFRJ desenvolve teste sorológico 20 vezes mais barato


 Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um teste sorológico para covid-19 que custa cerca de 20 vezes menos que os testes rápidos disponíveis em farmácias do Brasil. A metodologia, chamada de S-UFRJ, é resultado de uma parceria entre o Instituto de Biofísica e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). As informações são da Agência Brasil.

O teste sorológico da UFRJ consegue captar anticorpos IgG (de longa duração) produzidos pelo corpo humano com precisão que chega a 100% após 20 dias do início dos sintomas. De acordo com os resultados, o método também é capaz de identificar anticorpos dez dias após os sintomas terem começado, mas a precisão cai para 90%.

A redução de custos se deve principalmente ao fato de que, apesar de ser do tipo Elisa (ensaio de imunoabsorção enzimática), o teste pode ser realizado com uma gota de sangue retirada da ponta do dedo. Uma das coordenadoras da pesquisa, a professora da Coppe Leda Castilho explica que esse modelo de coleta de amostras custa bem menos que extrair o sangue de uma veia do braço com uma seringa.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/96958,covid-19-ufrj-desenvolve-teste-sorologico-20-vezes-mais-barato

Vacina chinesa que está em teste no Butantan é segura para idosos, diz empresa


 A empresa chinesa Sinovac Biotech informou hoje (7) que a vacina que desenvolve contra a Covid-19, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, se mostrou segura para pessoas mais velhas. 

Contudo, as respostas imunológicas desencadeadas pela vacina foram ligeiramente mais fracas nesse grupo do que em adultos mais jovens.

Segundo Liu Peicheng, representante da empresa, afirmou à agência Reuters, a vacina CoronaVac não causou efeitos colaterais graves em testes clínicos combinados de Fase 1 e Fase 2 iniciados em maio com 421 participantes com 60 anos ou mais.

"Dos três grupos de participantes que tomaram respectivamente duas injeções de baixa, média e alta dose de CoronaVac, mais de 90% tiveram uma alta significativa nos níveis de anticorpos, mas os níveis foram ligeiramente mais baixos do que os observados em indivíduos mais jovens, ainda que em linha com as expectativas", disse Lu.

Os resultados são preliminares e foram obtidos após testes de nível inicial a intermediário. Os resultados completos não foram publicados e não foram apresentados à Reuters, de acordo com a agência.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/96998,vacina-chinesa-que-esta-em-teste-no-butantan-e-segura-para-idosos-diz-empresa

IBGE: SUS é única opção para quase 90% dos moradores do Norte e Nordeste

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (4) uma pesquisa na qual aponta que sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente do sistema público de saúde para tratamento. Os dados são de 2019 e não incluem eventuais efeitos da crise econômica gerada pela pandemia.

O estudo ainda salienta as grandes desigualdades no acesso a planos privados, que são mais comuns no Sul e no Sudeste e entre pessoas brancas e com maior renda, e no uso da rede pública, mais concentrado na população de baixa renda.

No Norte e Nordeste, a proporção de pessoas sem planos de saúde médico chega perto de 90%,  quase nove entre dez pessoas dependem do SUS quando estão doentes.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/96906,ibge-sus-e-unica-opcao-para-quase-90-dos-moradores-do-norte-e-nordeste

Primeiro lote da vacina russa é lançado para uso da população

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou hoje (7) o lançamento do primeiro lote de uso civil da vacina russa contra a COVID-19, a Sputnik V, de acordo com o site Sputnik Brasil.

Na sexta-feira (4), os resultados dos testes clínicos de fase um e dois da Sputnik V foram publicados em uma das principais revistas científicas do mundo, a The Lancet, apontando a segurança da vacina. No mesmo dia, representantes do Instituto Gamaleya e do RDIF afirmaram durante coletiva que os primeiros resultados da terceira fase de testes, com 40 mil voluntários, serão publicados entre outubro e novembro.

No dia 11 de agosto, a vacina Sputnik V recebeu a Certidão de Registro no Ministério da Saúde da Rússia, tornado-se assim a primeira vacina contra o novo coronavírus a ser registrada no mundo.

O governo da Bahia continua fazendo negociações com a Rússia em relação a vacina que o país produz. No mês passado, o governador Rui Costa já tinha falado sobre a vacina e da importância de estar em diálogo com os diversos fabricantes do produto.

Por causa do interesse, o governo assinou, na semana passada, um memorando de entendimento, para que os testes da fase três da vacina sejam feitos em 500 pessoas na Bahia. A previsão é que os voluntários comecem a receber as doses em outubro deste ano. Duzentas e cinquenta pessoas receberão a vacina e as outras 250 o placebo.


Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/96999,primeiro-lote-da-vacina-russa-e-lancado-para-uso-da-populacao


 

Você pode bater papo no WhatsApp sem Internet em uma nova atualização

Você pode bater papo no WhatsApp sem Internet em uma nova atualização

Se você é daqueles que baixam tanto o celular de usar o WhatsApp ou ficou com uma conversa no meio da estrada porque ficou sem dados, sem wi-fi ou sem merda. Esses problemas serão deixados para trás quando você puder usar o aplicativo de mensagens sem Internet.

O anúncio foi feito por WABetaInfo, um portal especializado em notícias, atualizações e desenvolvimento deste aplicativo, e desta forma confirmou os rumores que vieram de 2019.

WhatsAppp Ligado ao Windows

O messenger mais utilizado no mundo será utilizado offline em computadores Windows, pois seria feito com o aplicativo UWP do WhatsApp Desktop, que será incorporado ao sistema Windows.

Desta forma, será possível utilizar o messenger no computador caso o celular não possua dados móveis ou conexão com a internet, e as mensagens serão sincronizadas no computador e no seu dispositivo móvel.

Não se fala em data para que este novo recurso entre em vigor, apenas que utilizaria um sistema semelhante ao utilizado pelas mensagens de texto normais.

Esta atualização será possível em computadores com sistema operacional Windows, até agora não foi dito se também pode ser usado no Mac OS, portanto, a versão web continuará sendo a única opção para usar o messenger no PC por enquanto.

Até agora, usar o WhatsApp Web continua sendo uma vantagem para quem baixa os arquivos que lhe são enviados por este aplicativo, pois são menos compactados e o conteúdo pode ser anexado com mais facilidade.

Fonte: https://www.informebrasil.com.br/voce-pode-bater-papo-whatsapp-sem-internet-uma-nova-atualizacao/