segunda-feira, 18 de março de 2013

Atenção Professores de Inhambupe-BA -Preparem-se para a 2ª Etapa do Pró-Letramento

 A PRIMEIRA ETAPA DESSE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DEU INÍCIO NO ANO PASSADO COM AS ORIENTADORAS DE ESTUDOS DAS
ÁREAS DE LINGUAGEM E MATEMÁTICA
A SEGUNDA ETAPA DEVERA COMEÇAR ESSE ANO (2013) A CAPACITAÇÃO DE NOSSOS PROFESSORES É MUITO IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. CONFIAMOS NA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E SUA EQUIPE E ACREDITAMOS NA SUA SERIEDADE EDUCACIONAL. O BLOG SE LIGA NA INFORMAÇÃO ESTÁ DE OLHOS ABERTOS.

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO , O PRÓ-LETRAMENTO EM LINGUAGENS E MATEMÁTICA PARA PROFESSORES QUE LECIONAM NO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I , E TODOS OS PROFESSORES QUE CONCLUÍRAM A 1ª ETAPA EM 2012 , PODEM FAZER O CURSO .
PROCUREM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA NO PROGRAMA. EDUCAÇÃO UM DIREITO DE TODOS.
Fonte: http://seliganainformao.blogspot.com.br/2013/03/atencao-professores-de-inhambupe-ba-se.html

O blog agora tem novo endereço

Um espaço diferente e inovador, e apartir de hoje nossa página tem um novo endereço para facilitar o acesso, então copie e por favor repasse para o maior número de pessoas.
O antigo endereço do blog irá funcionar normalmente e será redirecionado para o novo domínio, vamos divulgar o nosso município.
Um blog rico em informações de Inhambupe, pois cresce a cada dia que passa, eu agradeço a todos vocês internautas.
http://www.educastro.net.br/

Chuva em Inhambupe


'Temos poucas informações sobre Vatileaks', diz cardeal

  Cardeal Cipriani afirmou que o Vaticano recebeu poucas informações sobre caso

Cidade do Vaticano - Os cardeais receberam "poucas" informações sobre o chamado Vatileaks, o escândalo em torno dos supostos casos de corrupção no Vaticano, durante as congregações preparatórias do conclave, afirmou neste domingo, 17, o cardeal de Lima, Juan Luis Cipriani. Em entrevista, Cipriani Thorne também ressaltou que o papa Francisco, o argentino Jorge Bergoglio, terá que impulsionar a reforma da cúria romana para torná-la "mais transparente, singela" e para que a mesma não sofra com a falta de êxito.
Perguntado se o Vatileaks poderia ter influenciado na escolha de um papa de fora da Europa, ou pelo menos da Itália, o cardeal de Lima assegurou que sim. "Eu acho que sim. Não sabemos muita coisa sobre o tema, mas a verdade é esta. Havia um clima de que essa situação não poderia ser repetida e, por isso, os que estavam mais próximos de uma maneira geral foram deixados de lado, mas sem nenhum tipo de acordo", afirmou Cipriani.
O cardeal peruano manifestou que durante essas reuniões prévias ao conclave os purpurados receberam "muito pouca" informação sobre o Vatileaks e, segundo ele, "porque pediram". "Sim, pedimos", acrescentou o cardeal ao afirmar que, ao renunciar a seu pontificado, Bento XVI reservou toda a informação sobre o caso ao novo papa - "que já recebeu", declarou.
Bento XVI criou uma comissão formada por três cardeais - o espanhol Julián Herranz, ex-presidente do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos; o eslovaco Jozef Tomko, governador emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e o italiano Salvatore De Giorgi, ex-arcebispo de Palermo -, para averiguar o vazamento e a publicação de documentos reservados do papa e do Vaticano.
Dentro do proposto, a comissão de cardeais interrogou cerca de 30 pessoas e toda a documentação acabou sendo entregue no último mês de dezembro a Bento XVI, que decidiu que a documentação passasse a seu sucessor.
Dessa maneira, segundo fontes vaticanas, a documentação não ficou arquivada, como costuma ocorrer em caso de morte ou renúncia de um papa, quando todo o material do pontificado fica arquivado para seu estudo e só acaba sendo publicado depois de anos.
O porta-voz vaticano, Federico Lombardi, não descartou que durante as congregações os três cardeais que realizaram o relatório pudessem informar sobre seu conteúdo aos demais, mas ressaltou: "Eles sabem em que medida poderão e deverão dar informações". Neste aspecto, Cipriani reconheceu que sabe "um pouquinho mais" sobre o Vatileaks do que aquilo que foi publicado na imprensa, "mas não o suficiente".
Em relação ao se papa Francisco deve realizar a reforma da cúria romana, no olho do furacão após a divulgação do Vatileaks, Cipriani afirmou que acredita que sim, "mas não com essa dimensão dramática que às vezes é relatada no jornal". "Francisco nos dará um sinal quando começar a escolher sua gente, seus colaboradores. Eu acho que é um clamor dos cardeais a necessidade de simplificar muitas coisas na cúria, seguindo rumo à transparência e aos fiéis", manifestou o Cipriani, que acrescentou que a luta é contra o "carreirismo".
Segundo o cardeal peruano, o tema do "carreirismo" foi muito analisado durante essas reuniões prévias ao conclave. Cipriani também garantiu que Francisco quer dar um impulso de entusiasmo na Igreja para acabar com o "pessimismo" que está instalado, sobretudo na Igreja da Europa.
Embora Francisco tenha 76 anos, Cipriani assegurou que o novo papa tem uma grande energia espiritual, uma potência interior muito forte para dirigir a Barca de Pedro. "Ele nos dará muitas surpresas agradáveis", finalizou o cardeal de Lima.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/mundo/materias/1491133

1,5 milhão de pessoas no Brasil pode ter energia elétrica gerada a partir dos lixões

Os aterros sanitários brasileiros têm capacidade para gerar 280 megawatts de energia
 
Um grande potencial energético pode ser encontrado no lixo. Somente os aterros sanitários brasileiros têm capacidade para gerar 280 megawatts de energia limpa a partir do aproveitamento do metano, gás expelido durante o processo de decomposição do lixo.
Conforme informações divulgadas no “Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Destinação de Resíduos Sólidos”, lançado na última quinta-feira (28) pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a eletricidade proveniente dos aterros brasileiros seria capaz de fornecer energia para 1,5 milhão de pessoas.
O sistema de aproveitamento do biogás para fins energéticos já é aplicado no Brasil, mas o processo abrange uma quantidade ainda muito pequena dos aterros que estão espalhados pelo país. Para que este potencial seja realmente aproveitado é preciso contar com investimento médio de R$ 1 bilhão, conforme informado por Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe.
O documento produzido pela organização em parceria com instituições internacionais tem como intuito direcionar o Brasil para novos ramos de investimentos em energia renovável. O diretor ainda explicou que a proposta é estimular a produção de energia através do biogás da mesma forma que acontece com os incentivos à energia eólica, por exemplo.
A prova de que o Brasil é um país com grande potencial neste segmento é quantidade de lixo gerada anualmente. Em 2011, a Abrelpe identificou uma produção diária de 198 mil toneladas de resíduos descartados. No entanto, 11% desta produção não foram ao menos coletadas e outros 41% tiveram destinação inadequada.
Um questionamento comum quando se fala em produção energética a partir do lixo é se ela é conflitante com a reciclagem. Esse não é um problema que deve impedir os investimentos em biogás, pois a eficiência da produção e da decomposição aumenta conforme aumenta-se também a quantidade de resíduos orgânicos. Desta forma, o ideal para manter uma produção em alto nível é que os materiais recicláveis sejam previamente separados e destinados à reciclagem antes de irem para os lixões ou aterros sanitários.  
 
Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2013/03/17/1-5-milhao-de-pessoas-no-brasil-pode-ter-energia-eletrica-gerada-partir-dos-lixoe
 

Vinda do papa Francisco eleva previsão de público da Jornada Mundial da Juventude

O efeito da escolha de um papa latino-americano elevou a previsão de público para a Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões de peregrinos, meio milhão a mais de fiéis do que estava sendo estimado pelos organizadores. A avaliação foi feita na última sexta-feira (15), pelo diretor de Preparação Pastoral da jornada, padre Arnaldo Rodrigues.

O encontro ocorrerá no Rio, de 23 a 28 de julho, e se for confirmada a expectativa, será o segundo maior na história, superado apenas pela edição de 1995, em Manila, nas Filipinas, com 4 milhões de participantes. A vinda ao Brasil será a primeira viagem apostólica do papa Francisco.

“Nós estamos nos empenhando ainda mais, com esta grande novidade que a Igreja traz, que é o papa Francisco, o primeiro papa latino-americano. Haverá um aumento no número de peregrinos, para conhecer pessoalmente o novo papa, nesta que será a primeira viagem apostólica. Alguns falam que ele é quase um brasileiro, de tão próximo de nós que está. Os jovens vão se empenhar ainda mais para vir à Jornada Mundial da Juventude, o que nos faz trabalhar mais, para deixar bem preparada a jornada para este aumento de peregrinos”, disse padre Arnaldo.

O padre destacou que a logística de recepção do público está bem encaminhada, incluindo a grande área verde em Guaratiba, na zona oeste da cidade, onde ficarão acampados os jovens que assistirão à missa campal do papa Francisco, no domingo, 28 de julho, quando será anunciado o próximo país a receber o evento.

“Nós trabalhávamos com a expectativa de público entre 1,5 milhão e 2 milhões. Agora estamos trabalhando com a meta de 2 milhões a 2,5 milhões de peregrinos. Graças a Deus, temos um apoio muito grande dos três níveis de governo e de entidades particulares para atendermos a essa demanda de hospedagem, mas estamos contando muito com a ajuda das famílias para acolhermos esses peregrinos.”

Segundo padre Arnaldo, estão cadastradas 300 mil residências, mas o número necessário poderá oscilar entre 500 mil e 750 mil lares. Um bom número de fiéis deverá ficar instalado em colégios públicos, pois a jornada ocorrerá durante as férias de inverno. Como legado, ele disse que as escolas receberão melhorias, como nova pintura e reforma nas instalações.

A segurança do evento será feita pelos três níveis de governo, envolvendo forças federais, estaduais e do município, dentro do conceito de cidade segura. A previsão é que 60% dos participantes sejam da América do Sul. “Creio que agora teremos uma presença bem significativa de peregrinos da Argentina: no ranking de inscrições, eles estão em primeiro lugar, tanto como peregrinos quanto como voluntários.”

O calendário de eventos da jornada começa no dia 23 de julho, quando o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrará uma missa acolhendo os peregrinos no palco que será montado em Copacabana, próximo ao Leme. No dia 24 haverá atividades espalhadas pela cidade. No dia 25, também em Copacabana, os jovens acolherão o papa, no palco montado na praia.

No dia 26 haverá uma Via Sacra, em Copacabana, com a presença do papa, acompanhando e rezando com os jovens. No dia 27 ocorrerá uma vigília em Guaratiba, com a presença do papa. No dia 28 de julho, o papa Francisco rezará a missa campal pela manhã e após retornará ao Vaticano. O papa ficará hospedado na casa do arcebispo, no alto do Sumaré, mesmo local onde ficou João Paulo II, quando visitou a cidade.

Fonte: http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=205650