sábado, 6 de julho de 2013

FERROVIA SALVADOR - RECIFE PASSARÁ PELO MUNICÍPIO DE INHAMBUPE-BA

O Município de Inhambupe será beneficiado com Projeto da Ferrovia Salvador-Recife. Pois a cidade está incluída entre os municípios Baianos pela a Ferrovia passará. Além de Inhambupe outras cidades da região estão na lista como: Aramari, Crisópolis, Olindina, Itapicuru etc.  
 A ferrovia terá 893 km de extensão, cortando 37 municípios nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

 Fonte: http://seliganainformao.blogspot.com.br/2013/07/ferrovia-salvador-recife-passara-pelo.html

Avião sofre acidente no aeroporto de San Francisco, nos EUA

Um avião do tipo Boeing 777 sofreu um acidente enquanto pousava no Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos, neste sábado (6).
A aeronave era operada pela empresa Asiana Airlines e vinha da Coreia do Sul, de acordo com a rede de TV americana "CNN".
Um vídeo publicado no YouTube mostra a fumaça causada pelo incêndio no avião (veja aqui). Imagens exibidas pela "CNN" mostram que a aeronave perdeu um pedaço da cauda e partes da fuselagem superior estão incendiadas e destruídas.
O Corpo de Bombeiros de San Francisco informou às emissoras "KCBS" (emissora local da "CBS") e à "KTVU" que pelo menos duas pessoas morreram e 61 ficaram feridas. As operações de resgate continuam, disseram os bombeiros às emissoras.
Mapa (Foto: Arte/G1)
No Hospital Geral de San Francisco, porta-vozes disseram que oito adultos e duas crianças tiveram ferimentos graves.
O aeroporto foi fechado depois do acidente e todos os voos deste sábado foram cancelados, afirmou a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
As causas do acidente ainda não estão claras. O aeroporto está a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco. Aviões que deveriam aterrisar no local estão sendo desviados para o Aeroporto Internacional de Oakland, informou a "KTVU".
O voo que sofreu o acidente, de número 214, vinha de Seul e era uma viagem direta, ainda de acordo com emissora. O pouso deveria ocorrer às 11h30 (15h30, no horário de Brasília), mas enquanto a aeronave estava para tocar o solo aconteceu o problema.
O avião levava 291 passageiros, informou o jornal americano "San Francisco Chronicle". Uma porta-voz do Hospital Geral de San Francisco disse ao jornal que vários feridos foram levados para a instituição.
A Asiana Airlines é uma das duas maiores de aviação da Coreia do Sul junto com a Korean Air, ressalta a "CNN".
O americano de ascendência coreana David Eun, que diz ser um dos passageiros do voo, afirmou em mensagens no Twitter que a maioria das pessoas parece ter sido retirada da aeronave sem problemas. Há feridos entre eles, mas não há dados sobre a gravidade dos ferimentos nem de quantos seriam, ainda de acordo com o passageiro.
"Bombeiros e agentes trabalhando no resgate por todos os lados. Eles estão retirando os feridos. (...) Tentando ajudar as pessoas a permanecer calmas", disse Eun, em seu Twitter.
O avião que caiu em San Francisco é o segundo Boeing 777 a sofrer um acidente grave em cinco anos, afirma o jornal "New York Times". Em janeiro de 2008, uma aeronave do mesmo tipo operada pela empresa British Airways teve um acidente no Aeroporto de Heathrow, em Londres, após um voo vindo de Pequim, na China.
No acidente ocorrido na Grã-Bretanha, só uma pessoa ficou seriamente ferida entre os 152 passageiros e a tripulação do avião, disse o "New York Times". uma investigação sobre as causas do acidente, na época, indicou que gelo acumulado nos tubos de combustível pode ter contribuído para a queda do avião, ainda de acordo com o jornal.
Imagem publicada no Twitter de David Eun, que afirma ser um dos passageiros do voo, mostra pessoas saindo do Boeing 777 após acidente no Aeroporto de San Francisco (Foto: Reprodução/Twitter/Eunner) 
Imagem publicada no Twitter de David Eun, que afirma ser um dos passageiros do voo, mostra pessoas saindo do Boeing 777 após acidente no Aeroporto de San Francisco (Foto: Reprodução/Twitter/Eunner)
Bombeiros atuam para conter danos causados por acidente de avião em San Francisco (Foto: Reprodução/KTVU/CNN) 
Bombeiros atuam em avião que sofreu acidente em San Francisco (Foto: Reprodução/KTVU/CNN)
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O avião perdeu parte da cauda e sofreu grandes danos, segundo a 'CNN' (Foto: Reprodução/KTVU/CNN) 
Imagens apontam que o avião perdeu parte da cauda e pegou fogo (Foto: Reprodução/KTVU/CNN)
Imagem mostra acidente com avião ocorrido em Aeroporto de San Francisco (Foto: Reprodução/KTVU/CNN) 
Imagem mostra acidente com avião ocorrido em Aeroporto de San Francisco (Foto: Reprodução/KTVU/CNN)
 
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/aviao-sofre-acidente-no-aeroporto-de-sao-francisco-nos-eua.html

Pacotes de tarifas dos bancos podem render até R$ 30 de bônus no celular





Clientes podem contratar cestas de serviços especiais. Proteste recomenda atenção

O preço pago por saques, depósitos, transferências e outras operações bancárias pode ser revertido em até R$ 30 de bônus para o celular, de acordo com levantamento realizado pelo R7 com os principais bancos varejistas do País.

As cestas de serviços que permitem essa bonificação variam de R$ 15 a R$ 28 e são oferecidas aos clientes com conta-corrente do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Porém, a adesão à promoção e o cliente deve solicitá-la em seu banco.

As operações inclusas nos pacotes também variam: um deles permite seis saques por mês, enquanto outro permite sacar 14 vezes mensalmente. A tabela abaixo compara os serviços disponíveis e os bônus concedidos.

Os bônus valem apenas para clientes das operadoras Claro, Oi e Vivo, tanto dos planos pré quanto dos pós-pagos. A TIM, que atualmente não participa desse programa de recompensas, afirma, por meio de nota, que está negociando ofertas com os bancos e as parcerias serão anunciadas “no seu devido tempo”.

A bonificação, no entanto, tem restrições quanto ao tipo de plano, a ligações de destino e a promoções já cadastradas pelo usuário.

Com isso, o usuário deve ficar atento às condições dos bônus e à validade dos créditos, recomenda a supervisora institucional da Proteste Sonia Amaro.

— O consumidor deve observar a duração da promoção e a quantidade de serviços utilizados no mês para não contratar um pacote que não será útil depois.

Com raras exceções, as ligações com o bônus são restritas aos números da mesma operadora. Em alguns casos, é possível mandar mensagens de texto para operadoras diferentes daquela utilizada pelo consumidor.

Os clientes do Itaú e da operadora Oi não têm acesso aos bônus caso também utilizem as promoções “Pula Pula” e “Bumerangue".

Para evitar surpresas, o correntista deve ler atentamente o regulamento da promoção e consultar as regras específicas da operadora utilizada.

O engenheiro ambiental Túlio Vinícius, 24 anos, é cliente do Itaú e recebe R$ 22, por mês, de bônus, desde janeiro deste ano. Ele gostaria de utilizar os créditos no celular da TIM, mas como a operadora não participa da promoção, adotou a recarga no número da Claro.

Além de fazer ligações, Túlio usa os bônus para acessar a internet que, segundo ele, “não é uma internet excelente, mas ajuda”.

— Só acho que nós, os clientes, deveríamos ter mais regalias, como ligar para outras operadoras com a promoção. O consumidor vai sempre buscar o mais barato, rápido e prático. 

Pacote gratuito

É possível ter uma conta no banco e não pagar por nenhum pacote. Por meio dos serviços essenciais gratuitos, garantidos pelo Banco Central, correntistas têm direito, todo mês, a um cartão de débito; quatro saques por mês; duas transferências de dinheiro entre contas no próprio banco; dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias; consultas pela internet e dez folhas de cheque.

A lista detalhada de serviços está disponível no site da Febraban e a gratuidade é estendida também a quem usa poupança.

Tarifas menores

Desde o dia 1º de julho, os bancos devem oferecer três novos pacotes padronizados além do existente, de acordo com a resolução 4.196, do Banco Central. O objetivo é trazer transparência na contratação dos serviços e ampliar a comparação entre os bancos. 

As instituições financeiras deverão esclarecer ao cliente qual pacote está sendo contratado e mostrar as demais opções oferecidas pelo banco.

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/pacotes-de-tarifas-dos-bancos-podem-render-ate-r-30-de-bonus-no-celular-20130706.html

Rio subterrâneo descoberto na Amazônia


Pesquisadores do Observatório Nacional (ON)encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d’água têm o mesmo sentido de fluxo – de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente. A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A estatal procurava petróleo.

Fluidos que se movimentam por meios porosos – como a água que corre por dentro dos sedimentos sob a Bacia Amazônica – costumam produzir sutis variações de temperatura. Com a informação térmica fornecida pela Petrobras, os cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, identificaram a movimentação de águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros.
O dados do doutorado de Elizabeth, sob orientação de Hamza, foram apresentados na semana passada no 12.º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio. Em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

Características
A vazão média do Rio Amazonas é estimada em 133 mil metros cúbicos de água por segundo (m3/s). O fluxo subterrâneo contém apenas 2% desse volume com uma vazão de 3 mil m3/s – maior que a do Rio São Francisco, que corta Minas e o Nordeste e beneficia 13 milhões de pessoas, de 2,7 mil m3/s. Para se ter uma ideia da força do Hamza, quando a calha do Rio Tietê, em São Paulo, está cheia, a vazão alcança pouco mais de 1 mil m3/s.
As diferenças entre o Amazonas e o Hamza também são significativas quando se compara a largura e a velocidade do curso d’água dos dois rios. Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.
Há uma explicação simples para a lentidão subterrânea. Na superfície, a água movimenta-se sobre a calha do rio, como um líquido que escorre sobre a superfície. Nas profundezas, não há um túnel por onde a água possa correr. Ela vence pouco a pouco a resistência de sedimentos que atuam como uma gigantesca esponja: o líquido caminha pelos poros da rocha rumo ao mar.