quarta-feira, 19 de julho de 2023

Governo decreta ponto facultativo em jogos da Seleção na Copa do Mundo Feminina

Documento dita que expediente terá início em até duas horas após o fim das partidas. Orientações valem para administração direta, autarquias e fundações, na primeira fase da competição

A portaria que estabelece orientações relativas ao expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023 foi publicada nesta segunda-feira (18.07). A norma, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, oficializa a adoção do ponto facultativo a servidores federais quando houver partidas. A competição terá sede na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

O documento estabelece orientações a órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional relativas ao expediente em dias de jogos da Seleção, como servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

A norma permite que os funcionários se ausentem e cheguem ao trabalho em até duas horas depois do fim dos jogos. Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente se iniciará às 11h, horário de Brasília. Nos dias em que os jogos forem às 8h, o a jornada começará às 12h.

A compensação das horas não trabalhadas será no período de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2023. É a primeira vez que será implementado o ponto facultativo durante o campeonato feminino. Essa prática normalmente é adotada em dias de jogos da Seleção Masculina.

“Estamos focados em dar visibilidade ao futebol feminino. O ponto facultativo é sobre dar a mesma importância para a seleção feminina que tem a seleção masculina. É um novo tempo que o governo do presidente Lula traz, em um momento que o Brasil precisava”, declarou a ministra do Esporte, Ana Moser.

A estreia do Brasil na 9° edição da Copa do Mundo Feminina da Fifa será dia 24 de julho, às 8h, horário de Brasília, contra o Panamá. A Seleção está no grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.

Atual e tetracampeã, a seleção dos Estados Unidos está no grupo E, com Vietnã, Holanda e Portugal. O Mundial tem partidas em nove cidades da Nova Zelândia e da Austrália. É é a primeira vez que o evento será realizado no Hemisfério Sul.

Essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, porque será a primeira edição com 32 países participantes. Antes eram 24 seleções. O formato será igual ao do torneio masculino: oito grupos de quatro países, em que os dois primeiros se classificam para as próximas fases, de mata-mata.

Assessoria de comunicação – MEsp

Fonte: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/governo-decreta-ponto-facultativo-em-jogos-da-selecao-na-copa-do-mundo-feminina