domingo, 13 de abril de 2014

'Lepo, Lepo': Bahia empata e conquista o 45º título Baiano

Era necessário o empate ou uma derrota por um gol de diferença, e o Bahia soube aproveitar o regulamento muito bem. O tricolor, como visitante, não se intimidou. Saiu na frente, abriu 2 a 0, mas não segurou o resultado. Conteve o ímpeto rubro-negro, arrancou o empate em 2 a 2 e conquistou o 45º título do Campeonato Baiano da sua história. Os gols do esquadrão foram marcados pelo volante Fahel e o experiente meia Lincoln, enquanto Juan e Ayrton marcaram pelo leão.
 
Agora está tudo igual na história. Com o troféu, na história dos estaduais, o Bahia igualou o confronto e agora são 18 conquistas para cada lado. Quer mais? É mais uma partida sem perder para o Vitória, aumentando assim a invencibilidade para sete partidas consecutivas.
 
Fora de campo, o presidente Fernando Schmidt é tetracampeão. Eleito no ano passado, após intervenção judicial, o mandatário tricolor volta a comemorar um baianão além do tri consecutivo entre 1972 e 1974.
 
Jogo
Antes da bola rolar surpresa apenas pelo lado rubro-negro. Ney Franco colocou em campo os dois centroavantes Souza e Dinei, recuperado de lesão, além da escalação do volante Neto Coruja. Do outro lado, tratados como dúvidas durante toda semana, o atacante Rhayner e Anderson Talisca foram liberados. Passaram no teste e iniciaram o clássico no Estádio de Pituaçu.

Começou o clássico
Um jogo muito equilibrado nos primeiros dez minutos. O Bahia, com menos de cinco minutos, levou perigo ao gol de Wilson em cobrança de falta feita por Lincoln, mas ninguém desviou até chegar nas mãos do goleiro rubro-negro. Aos 9, de fora da área, Marquinhos arriscou e obrigou defesa de Marcelo Lomba em dois tempos. Tecnicamente o início do clássico não era empolgante, mas o clima era nervoso, um cartão para cada lado, e muitas faltas.
 
Aos 15 minutos, depois do chutão, Diego Macedo cortou errado. Juan tentou a jogada individual, mas o chute saiu sem direção. Quem também não teve noção de espaço foi o zagueiro Luiz Gustavo. Aos 20 minutos, ao tentar o passe ao lado da área, errou. Lincoln dominou, driblou e levou falta.
Gol do Bahia
Na cobrança, como no primeiro clássico, Talisca jogou na área e, de cabeça, Fahel abriu  o placar. Neste o Vitória, após levar o gol, necessitaria de mais três gols para conquistar o título.  O Bahia teve uma chance para ampliar o marcador. Aos 24, após falta de Salustiano em Maxi, Lincoln cobrou falta na barreira e no rebote finalizou para fora.
Mesmo com três atacantes, o que teoricamente deixaria o Vitória ofensivo, os comandados de Ney Franco não conseguiu encaixar os passes. Bom para o Bahia que era exigido apenas em lances de bola parada como aconteceu aos 31 minutos. José Wellison tentou o cruzamento, ninguém desviou, e Marcelo Lomba segurou.

Aos 40 minutos o atacante Rhayner quase marcou o segundo tricolor. Demerson recuperou a bola na defesa e fez um lindo lançamento para Rhayner. Ele disparou, passou por Ayrton e entrou na área. Mas, na hora do chute, pegou errado de perna esquerda e mandou para linha de fundo.

Segundo do tricolor
O Bahia ampliou a vantagem. Aos 42, a defesa do Vitória errou no posicionamento e após o lançamento deixou Lincoln livre, dentro da grande área. O experiente meia dominou, pensou e tocou na saída de Wilson. Bahia cada vez mais perto do troféu de campeão baiano. Foi o último lance importante da etapa inicial.

Torcida do Bahia era só festa nas arquibancadas de Pituaçu, enquanto os rubro-negros protestavam contra ruim atuação do time.

Segundo tempo  e gol do Vitória
O Vitória voltou diferente para etapa final. Ney Franco substituiu Souza por William Henrique por dois motivos: primeiro deles dar mais velocidade ao time e consequentemente modificar o posicionamento de Dinei, o deixando mais centralizado e próximo à grande área. E o leão, aos 5 minutos, quase diminui o placar. José Wellison, como homem surpresa, apareceu na grande, girou e finalizou nas mãos de Marcelo Lomba.
Aos 10 minutos, após escanteio, o árbitro Péricles Bassols viu pênalti ao perceber um toque de mão do lateral Diego Macedo. Na cobrança, com muita tranquilidade, o lateral-esquerdo Juan descolocou Marcelo Lomba e marcou o primeiro gol do Vitória na partida.

Vitória empata com 10 em campo 
Aos 17 minutos, o atacante Rhayner disparou pelo lado esquerdo e, apesar da adiantar a bola demais, sofreu falta do zagueiro Mateus Salustiano. Um lance infantil. O jovem defensor, que já tinha cartão amarelo, foi advertido mais uma vez e deixou o rubro-negro com dez homens em campo. Na cobrança de Lincoln, o meia Anderson Talisca cabeceou e levou perigo à meta de Wilson.

Com um jogador a menos o rubro-negro foi perigoso aos 20. Mansur cruzou rasteiro e William pegou muito bem na bola, de primeira, mas a finalização antes de chegar na meta pegou em Dinei. O desvio foi fundametal para que o Vitória não chegasse ao segundo gol. A partida ficou lá e cá. No minuto seguinte, Pittoni deu lindo passe e deixou Talisca de frente para Wilson. O camisa 9 tricolor bateu fraco e o camisa 1 encaixou.

Era um lance tranquilo. Aos 28 minutos, na tentativa de cortar o lance, o lateral Pará errou feio e entregou nos pés de Ayrton. O camisa 2 bateu rasteiro e deixou tudo igual em Pituaçu. Para o Vitória, após empatar, era necessário mais dois gols. E a partir do segundo gol foi pura pressão rubro-negra. Aos 40, Rafael Miranda não cortou o cruzamento. Juan pegou de primeira e Lomba encaixou.

No fim, o Bahia criou duas excelentes oportunidades para sacramentar o título. Talisca em jogada individual e depois Rafinha pararam no goleiro Wilson. Era chance atrás de chance. Aos 46, Talisca deixou Diego Macedo em boas condições que bateu cruzado, colocando o arqueiro rival para trabalhar.
 
FICHA TÉCNICA:
Campeonato Baiano – Final
Vitória x Bahia
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 13/04/2014
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira (RJ) e Kleber Lúcio (SC)
Gols: Juan e Ayrton (Vitória) / Fahel e Lincoln (Bahia)  Cartões amarelos: Ayrton, Souza, Cáceres Salustiano (Vitória) / Rhayner, Marcelo Lomba, Lincoln (Bahia)  Público total: 24.020 
 
Vitória: Wilson; Ayrton, Matheus Salustiano, Luiz Gustavo e Juan; Neto Coruja, José Wellison (Mansur) e Cáceres (Dão); Marquinhos, Souza (William Henrique) e Dinei. Técnico: Ney Franco.
 
Bahia: Marcelo Lomba; Diego Macedo, Demerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda, Lincoln (Pittoni), Rhayner (Rafinha) e Maxi Biancucchi (Anderson Conceição; Talisca. Técnico: Marquinhos Santos.

 Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/10100-039-lepo-lepo-039-bahia-empata-e-conquista-o-45-titulo-baiano.html

Confira 7 dicas simples para ter uma vida mais saudável


Dia Mundial da Saúde: Confira 7 dicas simples para ter uma vida mais saudávelA saúde é um dos bens mais preciosos que possuímos, pois nos dá a disposição necessária para enfrentarmos os obstáculos diários e usufruirmos de nossas conquistas. Mas com a correria do dia a dia, ela acaba não recebendo a atenção merecida. O Dia Mundial da Saúde (07/04), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, serve de alerta para a importância de hábitos mais saudáveis. Ao contrário do que muitos pensam, conquistar uma rotina saudável não requer esforços absurdos. Com um mínimo de dedicação e disciplina, é possível garantir doses diárias de energia e resistência.


Confira 7 dicas simples que irão ajudá-lo a ter uma vida mais saudável:


Boa alimentação
Para garantir um dia a dia cheio de disposição e energia, o primeiro passo é se alimentar de forma saudável. Para isso, não é preciso se privar das delícias da boa mesa. A palavra-chave é moderação! No entanto, é preciso, sempre que possível, evitar alimentos com alto teor de sódio, processados e gordurosos, que são grandes vilões do coração. Incluir, mesmo aos poucos, frutas, verduras e hortaliças no cardápio também fará uma grande diferença.


Mais água
O corpo humano é formado por cerca de 70% a 75% de água. Além de ser responsável pelo transporte de diversos nutrientes em nosso organismo, este líquido mantém o bom funcionamento dos rins, que filtra toxinas e minerais. Uma hidratação deficiente pode causar diversos problemas, entre eles cálculos renais. O recomendado, por especialistas, é que uma pessoa adulta beba de1,5 a2 litros por dia.


Atividades físicas
Antes de dizer que não tem tempo para se matricular em uma academia ou praticar esportes, observe as oportunidades para se exercitar no seu dia a dia. Em casa ou no trabalho, use a escada ao invés do elevador. E se tiver um pouco mais de disposição, que tal ir pedalando à padaria? Estas são apenas algumas sugestões. Se você olhar ao seu redor, certamente encontrará muitas alternativas.

Olhos saudáveis
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 285 milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência visual. Desse total, 39 milhões são cegas. A oftalmologista Kátia Mello, do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, lembra que visitas periódicas ao oftalmologista e cuidados diários com a visão podem fazer a diferença. “O diagnóstico precoce e o tratamento contínuo são as melhores formas de controle de doenças como o glaucoma, por exemplo, que pode causar perdas visuais irreversíveis”, alerta Kátia. Não utilizar colírios sem prescrição médica e usar óculos escuros de qualidade, com proteção contra raios ultravioletas (UV) A e B, também são dicas imprescindíveis.
Pele protegida
Evite expor-se ao sol entre as 10h e as 16h, sem proteção solar. Isso é válido não apenas para os momentos de lazer, na praia e piscina, mas também para o seu dia a dia, seja a caminho de casa ou do trabalho.


Dormir bem
Mesmo que a tentação de ficar até tarde no computador seja grande, pense que uma boa noite de sono o ajudará a encarar o dia com mais disposição e alegria. Quando dormimos mal, a memória falha, sentimos cansaço, dor de cabeça e irritação.
Especialistas recomendam oito horas diárias de sono.

Higiene, tratamento dos vícios e sexo seguro
Estas três dicas em uma completam a nossa lista e falam por si só! É fundamental manter uma boa higiene, lavando sempre as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro, além de tomar banhos regulares e não esquecer da higiene bucal.  Caso tenha algum vício, procure um tratamento o mais breve possível. E sexo, com camisinha sempre!                                  

Fonte: http://www.baixadafacil.com.br/saude/dia-mundial-da-saude-confira-7-dicas-simples-para-ter-uma-vida-mais-saudavel-2855.html