sábado, 10 de maio de 2025

Em jogo apático, Bahia perde para o Flamengo e segue fora do G-4 do Brasileirão

Flamengo e Bahia se enfrentaram pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (10). No Maracanã, o Rubro-Negro Carioca venceu o Tricolor por 1 a 0, com gol de Giorgian de Arrascaeta, que balançou as redes aos sete minutos da primeira etapa.

 

Depois do apito final, foi confirmada a continuidade dos tabus no confronto entre Bahia e Flamengo. O Tricolor de Aço segue sem saber o que é triunfar há 14 anos no Rio de Janeiro, além do técnico Rogério Ceni nunca ter vencido os cariocas no comando do time baiano. 

 

Agora o Esquadrão muda a página e volta suas atenções para a Copa Libertadores, onde vai enfrentar o Atlético Nacional, pela quinta rodada do Grupo F, na próxima quarta-feira (14), às 19h, no estádio Atanasio Girardot, em Medellin, na Colômbia. Pela competição continetal, o Bahia está na ponta da tabela e precisa vencer para ficar mais próximo da classificação.

 

 

O JOGO

Aos três minutos, Michael roubou a bola na ponta esquerda e logo acionou Arrascaeta na grande área, o uruguaio finalizou duas vezes, mas o goleiro Marcos Felipe evitou o gol em ambas oportunidades.

Na trave!

Um minuto depois, o Flamengo cobrou escanteio e a defesa do Bahia afastou, a bola voltou para a área e Léo Pereira cabeceou no travessão.

 

Gol do Flamengo

Com uma troca de passes envolvente, o Flamengo chegou ao ataque, Michael cruzou pelo alto na área e Arrascaeta subiu mais do que todo mundo. O camisa 10 do Mengão cabeceou e balançou a rede defendida por Marcos Felipe.


 

Jogou bonito!

Dentro da área, Kayky recebeu bom passe de Luciano Juba e deu um corte para tirar o lateral Alex Sandro da jogada. Em seguida, o atacante do Bahia finalizou, obrigando o goleiro Rossi a fazer boa defesa aos 25’.

 

 

SEGUNDO TEMPO

Na ponta, Michael fez um cruzamento com a perna esquerda direto para a área, a bola encontrou Bruno Henrique, que subiu mais alto e cabeceou, mas Marcos Felipe ficou com a posse tranquila aos quatro minutos.

 

Lance feio!

Aos 42 minutos, o meio-campista Gerson pisou no tornozelo do atacante Erick Pulga. A princípio, Anderson Daronco deu amarelo para o jogador do Flamengo, mas depois do auxílio do VAR, o árbitro trocou a cor do cartão e aplicou uma advertência com o vermelho para o camisa 8 do Rubro-Negro Carioca.

 

Carimbou a trave

Luiz Araújo recebeu a bola com liberdade pela esquerda e avançou até a grande área, o atacante finalizou cruzado e acertou a trave. A pelota sobrou, e depois de um bate e rebate, Wallace Yan chutou para fora, aos 43'.

 

FICHA TÉCNICA
Flamengo 1x0 Bahia
Campeonato Brasileiro, 8ª rodada
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro;
Data: 10/05/2025;
Horário: 21h;
Árbitro: Anderson Daronco (RS);
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS);
VAR: Rafael Traci (PR);
Transmissão: Premiere (pay-per-view), SporTV (Canal fechado).
Gols: G. de Arrascaeta aos 7’,
Cartões amarelo: Ramos Mingo (Bahia)
Cartões vermelho: Gerson (Flamengo) 


Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Evertton), Allan (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Wallace Yan); Gerson, Michael (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique (Pedro). Técnico: Filipe Luís.

Bahia: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Rezende, Ramos Mingo e Iago Borduchi; Acevedo, Rodrigo Nestor (Tiago), Jean Lucas (Everton Ribeiro) e Luciano Juba (Erick Pulga); Kayky (Cauly) e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/32127-em-jogo-apatico-bahia-perde-para-o-flamengo-e-segue-fora-do-g-4-do-brasileirao

Renato Kayzer tem noite de gala na estreia e comanda virada heróica do Vitória sobre o Vasco

Vitória e Vasco da Gama mediram forças na noite deste sábado (10), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. No placar de 2 a 1, Renato Kayzer comandou a virada do Leão no Barradão com dois gols após Vegetti marcar o primeiro. 

 

Com o resultado, o Rubro-Negro Baiano sai da zona de rebaixamento e vai de seis para nove pontos na tabela, pulando momentâneamente para a 13ª colocação na tabela do Brasileiro.  O Cruzmaltino, por sua vez, foi para 17ª e entrou na zona de rebaixamento.


Agora, o time comandado por Thiago Carpini viaja para o Uruguai, onde vai encarar o Cerro Largo pela 5ª rodada da fase de grupos na Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira (14), no Centenário. Na sequência tem Ba-Vi, o Leão volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, desta vez contra o arquirrival Bahia, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. A bola vai rolar no próximo domingo (18), às 16h. 


O JOGO
O duelo começou muito físico e com muitos erros de passes protagonizados entre as duas equipes. O primeiro lance de perigo saiu com uma falta em cima de Coutinho aos oito minutos. Na cobrança, Vegetti subiu mais que a defesa e cabeceou com perigo aos nove.

 

Vitória chega com perigo 
Aos 14 minutos, foi a vez do Vitória responde. Ronald tabelou com Jamerson pela esquerda e devolveu para o lateral dentro da área, que rolou rasteiro para Wellington Rato chutar em cima da defesa alvinegra.


UM BALAÇO DE JAMERSON!!!!
O Vitória passou a dominar completamente a partida! Em jogada individual, Jamerson arrancou, passou por todo mundo e chutou de fora da área para o gol do Vasco. A bola desviou, mas Leo Jardim salvou aos 23 minutos.


Vasco devolve na mesma moeda
Coutinho passou pelo meio e achou Rayan livre na entrada da área. O camisa 77 girou e chutou forte de fora da área para Lucas Arcanjo espalmar e fazer uma defesaça no minuto 26.


Matheuzinho expulso!
No momento em que o Vasco passou a crescer, o Vitória viu a situação se agravar ainda mais. Aos 32 minutos, Matheuzinho acertou o cotovelo na cabeça do volante Paulinho. Wilton Pereira Sampaio deu amarelo, mas o VAR foi chamado. Na sequência, o amarelo foi anulado e o camisa 30 rubro-negro foi expulso da partida.

 

Janderson quase chega lá
Aos 37 minutos, Osvaldo passou pela ponta esquerda do ataque do Vitória e cruzou forte na área com muito efeito. A bola passou por todo mundo e Janderson quase chegou para guardar o primeiro da partida, mas Leo Jardim ficou com a bola. 


Gol do Vasco
O gol estava maduro! Nuno Moreira achou belo passe entre a defesa do Vitória para Lucas Piton dentro da área pela esquerda. O lateral cruzou para Vegetti, que subiu sozinho e marcou o gol cruzmaltino de cabeça aos 41 minutos. 

 

O Vitória começou bem contra o Vasco, mas a expulsão de Matheuzinho mudou completamente o cenário da partida | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

 

SEGUNDO TEMPO
Assim como na primeira etapa, foi o Vasco da Gama quem chegou com perigo pela primeira vez. Aos três minutos, o português Nuno Moreira passou pela esquerda e arriscou um chute de fora da área com muito efeito, mas Arcanjo encaixou a bola. 

 

Coutinho bate bem e Lucas Arcanjo defende mais uma!
Aos nove minutos, Philippe Coutinho recebeu passe no meio de campo, disparou para até a meia lua e chutou chapado no canto esquerdo do gol do Vitória, mas Lucas Arcanjo mais uma vez apareceu para defender. 

 

É GOL DO ESTREANTE!!!!!!!
Ele demorou, mas em pouco tempo mostrou para o que veio! Aos 14 minutos, Jamerson cobrou falta pela direita, Fabri cabeceou, Leo Jardim espalmou e Renato Kayzer apareceu no oportunismo para guardar a bola no fundo da rede Alvinegra. 

 

Baralhas quase faz o da virada
O Vitória cobrou escanteio aos 27 minutos e após bate e rebate, a bola sobrou no pé de Baralhas. O camisa 44 dominou e experimentou um chute forte com a bola no ar, mas a bola passou no canto direito de Léo Jardim.

 

Vasco volta a causar perigo
Suportando a pressão rubro-negra, o Vasco voltou a causar um lance de perigo. Aos 41 minutos, Lucas Piton disparou pela esquerda e cruzou para Hugo Moura cabecear, mas Arcanjo novamente salvou o Leão.

 

VIRADA SENSACIONAL DO VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!
O Vitória havia perdido um lance inacreditável com Gustavo Mosquito na trave, após falha de Léo Jardim, mas prontamente curou a dor de cabeça do torcedor. Aos 43 minutos, Ronald cobrou escanteio ensaiado com Baralhas, que cruzou na área para Mosquito escorar e Kayzer novamente fazer o da virada.

 

FICHA TÉCNICA 

Vitória 2 x 1 Vasco
Campeonato Brasileiro - 8ª rodada
Local: Barradão
Data: 10/5/2025
Horário: 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Premiere
Gols: Renato Kayzer, duas vezes (Vitória) / Pablo Vegetti (Vasco)
Cartões amarelos: Janderson (Vitória) / Paulinho e Loide Augusto (Vasco)
Cartão vermelho: Matheuzinho (Vitória)

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Lucas Halter e Jamerson; Ricardo Ryller (Baralhas), Ronald, Wellington Rato (Fabri) e Matheuzinho; Osvaldo (Renato Kayzer) e Janderson (Gustavo Silva). Técnico: Thiago Carpini. 

 

Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, João Victor, Luis Gustavo e Piton; Paulinho (Hugo Moura), Sforza (Tchê Tchê) e Coutinho (Loide Augusto); Rayan (Adson), Nuno Moreira (Lucas Zuccarello) e Vegetti. Técnico: Felipe Loureiro.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/29458-renato-kayzer-tem-noite-de-gala-na-estreia-e-comanda-virada-heroica-do-vitoria-sobre-o-vasco

IBGE lança mapa-múndi invertido, com América do Sul topo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta semana o mapa-múndi oficial, de forma invertida: agora o Sul aparece no topo da imagem. Com o Brasil no centro da imagem, o mapa é lançado no ano em que o país preside o Brics, ganhando ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial. 

 

O novo mapa também traz destacados os países que compõe o Mercosul, os países de língua portuguesa e do bioma amazônico, a cidade do Rio de Janeiro, como capital do Brics, a cidade de Belém, como capital da COP30, e o Ceará como sede do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global - Novos Indicadores e Temas Estratégicos para o Desenvolvimento e a Sustentabilidade na Era Digital, em junho, em Fortaleza.

 

Em vídeo publicado no site do IBGE, a diretora de Geociências do instituto, Maria do Carmo Dias Bueno, afirmou que o Sul apontado para cima e o Norte apontado para baixo do mapa não constituem erro ou engano. As informações são da Agência Brasil. 

 

“Foi proposital. Afinal de contas, o apontamento dos pontos cardeais é uma convenção cartográfica e não se constitui em um erro técnico. Aliás, alguns estudiosos apontam essa questão da convenção norte-sul com tendo alguns vieses. Por exemplo, temos um viés sutil em que algumas pessoas, ao verem um mapa, com o Norte apontado para cima, atribuem questões boas e valores mais ricos a coisas que estão localizadas na parte superior do mapa. E, ao mesmo tempo atribuem coisas ruins, valores mais baixos de imóveis, e pobreza, a coisas relacionadas no mapa na porção inferior, ou seja, na porção sul do mapa”, afirmou Maria.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/304568-ibge-lanca-mapa-mundi-invertido-com-america-do-sul-topo