sábado, 10 de dezembro de 2011

Cruz da JMJ chega à Bahia


A Arquidiocese de Salvador já está se preparando para a chegada da cruz e do ícone da imagem de Nossa Senhora enviados pelo Papa Bento XVI como símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Brasil em 2013. A cruz e o ícone ficarão na capital baiana entre os dias 17 e 19 de dezembro e depois seguirão para Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Amargosa, Ruy Barbosa, Serrinha, Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso e Estância.

Confira a programação do itinerário no Regional Nordeste 3 A peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Ícone de Nossa Senhora começou em São Paulo e neste mês acontece em Minas Gerais. Em dezembro, começa o trajeto na região Nordeste. Até 10 de janeiro de 2012, os dois símbolos máximos da JMJ passarão por todas as dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB, que engloba os estados da Bahia e de Sergipe, e depois seguirão para Alagoas.

No dia 18 de dezembro acontece a maior festa: o Bote Fé Salvador, naquela que é a sé primacial do Brasil (a diocese mais antiga do país, criada em 1551). Todas as outras dioceses e arquidioceses també estão preparando grandes eventos para receber os Símbolos. A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes.

Passarão por todos os estados brasileiros até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Veja, a seguir, o roteiro completo no Regional Nordeste 3, por dioceses.

2011 - Bahia

1º/12 – Diocese de Caetité

03/12 – Diocese de Bom Jesus da Lapa

05/12 – Diocese de Barreiras

06/12 – Diocese de Barra

07/12 – Diocese de Irecê

08/12 – Diocese de Livramento

09/12 – Diocese de Jequié

10/12 – Arquidiocese de Vitória da Conquista

13/12 – Diocese de Teixeira de Freitas

14/12 – Diocese de Eunápolis

15/12 – Diocese de Itabuna

16/12 – Diocese de Ilhéus

17/12 – Arquidiocese de Salvador

20/12 – Diocese de Camaçari

21/12 – Diocese de Alagoinhas

22/12 – Arquidiocese de Feira de Santana

25/12 – Diocese de Amargosa

26/12 – Diocese de Rui Barbosa

28/12 – Diocese de Serrinha

30/12 – Diocese de Bonfim

31/12 – Diocese de Juazeiro

2012

1º/01 – Diocese de Paulo Afonso

Sergipe

03/01 – Diocese de Estância

05/01 – Arquidiocese de Aracaju

08/01 – Diocese de Propriá

Divisão do Pará será votada neste domingo


A população do Pará vai às urnas neste domingo decidir se o estado será divido em três - Tapajós, Carajás e Pará - ou se permanece como está.

O estado possui 5 milhões de eleitores aptos a votar. Todos terão que responder a duas perguntas "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?".

O número 77 corresponde à resposta "sim" para qualquer uma das perguntas. E o número 55 será usado para o "não".


Frentes de campanha

Para a divulgação do plebiscito e com o objetivo de controlar as verbas usadas na campanha, a Justiça Eleitoral do Pará obrigou que fossem criadas quatro frentes, capitaneadas por deputados federais, contra e a favor a criação de Tapajós e Carajás. As frentes pelo "sim" se uniram e passaram a trabalhar juntas. O mesmo ocorreu com as do "não". Mas a contabilidade é feita de forma separada.


“Cada frente tem um número de CNPJ e em todas as notas fiscais de produtos ou serviços e doações devem constar este número. Tudo o que foi arrecadado e gasto deve constar na prestação de contas”, afirma Vespasiano Loubin, da assessoria jurídica da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.


Conforme o procurador regional eleitoral do Pará, Daniel Cesar Azeredo Avelino, os promotores e juízes eleitorais terão, como nas eleições de 2010, poder de polícia, buscando reprimir qualquer prática ou indício de propaganda ilegal.


Caso a maioria dos eleitores sejam a favor da divisão, o Congresso terá que discutir e aprovar uma lei, que pode ser sancionada ou vetada pela presidente Dilma Rousseff. Caso a maioria seja contra, tudo permanece da maneira como está.
Para agilizar a contagem dos votos, foram distrubuidos 280 pontos de transmissão por todo o estado. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará é de o resultado ser divulgado na noite de domingo.


Fonte: A Tribuna

Fonte: Saudade FM

Graham Bell



Graham Bell atendia o telefone dizendo "Ahoy"

Fonte: Curiosidades da internet

De Pelé a Dilma, todos fichados

Lote documental descoberto nos arquivos do Dops de Santos revela personalidades que foram perseguidas pelo órgão do governo militar
Equipe trabalha no tratamento e higienização dos documentos

por Graziella Beting

O que Dilma Rousseff, Pelé, Frei Betto, Mário Covas, o bispo diocesano de Santos e Che Guevara têm em comum? Todos foram fichados pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de Santos durante a ditadura. Essas informações fazem parte de um lote de documentos pertencentes ao órgão, descobertos no ano passado na cidade do litoral paulista e agora abertos à consulta pública.

No início de 2010, 45 mil fichas e 11.666 prontuários do Dops foram encontrados por acaso em um prédio da polícia de Santos. O material, provavelmente esquecido por mais de 25 anos, foi entregue ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, que desde 1994 tem a custódia dos fundos do Dops/Deops. Os documentos, inéditos, foram higienizados e catalogados e agora estão disponíveis para pesquisa.

Além de abrir essa parte do acervo encontrada em Santos, o Arquivo do Estado também anunciou que vai digitalizar 7 mil prontuários e 170 mil fichas remissivas de seu fundo Deops. Os originais serão conservados, e seu conteúdo será oferecido, pela primeira vez, na internet.

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/dops_santos_pele_dilma_rouseff_mario_covas_frei_betto_ditadura_militar.html