segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Três cidades baianas criam 23 mil empregos

Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista estão entre os municípios baianos que mais
 
Localizadas em regiões distintas da Bahia, as cidades de Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista têm em comum o crescimento econômico acima da média nacional. Esses municípios estão entre os  48 apontados pelo Ibope Inteligência como aqueles que, de 2004 a 2010, cresceram 153%, enquanto o PIB nacional aumentou 94%. Nos últimos cinco anos,  geraram cerca de 43,8 mil empregos, com aumento de 70% de novos postos de trabalho. E a expectativa é  continuar crescendo. Para 2014, a previsão é que, juntas, elas gerem mais 23 mil novas oportunidades.    
Entre os motivos para o crescimento destacam-se a elevação do poder aquisitivo da população e a localização estratégica desses municípios. Feira, por exemplo, é entrecortada por três importantes rodovias - BRs 324, 116 e 101- e tem em seu entorno mais de 20 cidades-satélite que utilizam seus serviços. Lauro de Freitas também ocupa  local de destaque, entre Salvador e o litoral norte. E Conquista está situada em um entroncamento que liga o norte ao  sul da Bahia, por meio da BR-116.
Nesse esteio de desenvolvimento, a bola da vez  é o setor de serviços, responsável por 54% do PIB de Feira de Santana, 85% do de Conquista e 66% do Lauro de Freitas. As áreas de educação e saúde estão entre os principais  destaques, com a criação e ampliação de unidades  médicas mais avançadas, o que evita o deslocamento da população para a capital, em busca de atendimento especializado, e universidades públicas e faculdades particulares, como o Instituto Federal de Tecnologia, a Ufba e a  Unime, dentre outras.        

Saiba mais

O estudo do Ibope identificou ainda que as 27 capitais brasileiras, apesar de representarem 32,7% do potencial de consumo, estão perdendo força ao longo do tempo. Em contrapartida, as cidades do interior apresentam maiores oportunidades de crescimento, sobretudo do Nordeste, segundo Fabiana Furquim, diretora de contas do Instituto Nielsen. 
Novos investimentos
Atualmente, 64% do poder de consumo no Brasil concentra-se nas cidades médias. Por isso, não só pequenos empreendedores como grandes marcas têm apostado na interiorização. Em Feira, o grupo Pão de Açúcar inaugurou em outubro o Assaí Atacadista, que gerou 250 empregos diretos e 250 indiretos. Um dos moradores que aproveitaram a chance para mudar de trabalho e aumentar em 40% o salário foi Noel Bacelar, que ocupa a função de chefe de depósito. "Queria uma  nova oportunidade", conta. 
E os investimentos não param aí. Enquanto em Lauro de Freitas serão construídos dois  mercados, um call center e um centro odonto-médico, Feira realizou chamada pública para estudos de implantação de centros de logística,  de abastecimento e  administrativo, além da ampliação do aeroporto.  Já Conquista tem em seus projetos a criação de novo aeroporto, um shopping,  centro logístico, duas adutoras e  uma barragem.

Confira onde deixar seu currículo

Feira de Santana - Interessados podem ir ao SineBahia, no SAC, ou à Casa do Trabalhador – rua Castro Alves, 894, Centro;  
Lauro de Freitas  - Currículos no  SineBahia, no SAC, ou na Casa do Trabalhador – rua Euvaldo Santos Leite, s/n; 
Vitória da conquista - Currículos no SineBahia, no SAC, ou no  Portal do Trabalhador – www.pmvc.ba.gov.br;

Fonte: http://atarde.uol.com.br/empregos/materias/1550733-tres-cidades-baianas-criam-23-mil-empregos

Seleção brasileira apresenta uniforme para Copa de 2014

Principal mudança no manto canarinho é na gola, que deixa de ser no estilo polo
O novo uniforme da seleção brasileira, que vai ser utilizado na disputa da Copa do Mundo de 2014, foi apresentado oficialmente neste domingo, em evento realizado pela fabricante Nike no Rio. Como os astros Neymar, Thiago Silva e Oscar estão defendendo seus clubes na Europa, coube ao volante Luiz Gustavo, um dos coadjuvantes do time do técnico Luiz Felipe Scolari, servir de modelo para mostrar a camisa com a qual o Brasil jogará.
A nova camisa não tem muitas mudanças em relação à anterior. As principais novidades são na gola, que deixa ser no estilo polo, e no detalhe nas mangas, agora bem mais fino - ambos são na cor verde, contrastando com o predominante e tradicional amarelo. No restante, foram alterados apenas pequenos detalhes no uniforme da seleção.
Também presente no evento deste domingo, Felipão disse ter aprovado o novo uniforme, mas revelou que sentia falta de uma sexta estrela no escudo, que ele espera conquistar com o título mundial no ano que vem. Já o ex-atacante Ronaldo, outro que prestigiou o lançamento no Rio, brincou que a camisa era muito justa e não cabia nele.
A Nike apresentou somente o uniforme principal da seleção neste domingo - o número 2, predominantemente azul, ainda não tem data para ser lançado. E a estreia da nova camisa amarelinha já está marcada: será no amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março, em Johannesburgo, quando o time de Felipão volta a jogar.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/esportes/materias/1550794-selecao-brasileira-apresenta-uniforme-para-copa-de-2014