A ORIGEM DA DATA
No dia 7 de maio é comemorado o dia do OFTALMOLOGISTA. A origem da data vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 1930.
Em 1968, a data foi oficializada no Estado de São Paulo através de uma lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati. Em 1986, o então Ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, através da portaria nº 398, instituiu a data em caráter nacional.
Na data lembramos a importância de consultar-se com um oftalmologista ao menos uma vez ao ano para fazer um check-up em nesses órgãos tão importantes para o nosso cotidiano: os olhos.
(Imagem: maissauderevista.com.br)
A OFTALMOLOGIA:
RÁPIDOS E GRANDES AVANÇOS
A Oftalmologia foi um dos primeiros ramos médicos a ser uma especialidade independente. As primeiras descrições anatômicas do olho originaram-se na antiga Grécia, quando Hipócrates e seus discípulos estudaram minuciosamente as doenças oculares e também as primeiras descrições da anatomia do olho.
O olho foi estudado na Alexandria e na Arábia, "Os Dez Tratados sobre o Olho", de Hunayn ibn Ishaq foi uma obra revolucionária.
A partir do século XVII foi descoberta a refração ocular, a acomodação e a inversão da imagem retiniana foram descobertas por Kepler, Descartes e Christoph Scheiner.
No século XVIII descobriu-se que a catarata ocorre no cristalino e, no mesmo século, foi feita a primeira intervenção cirúrgica para a correção do estrabismo.
As descobertas na área avançaram rapidamente com a descoberta de doenças e a invenção do oftalmoscópio, em 1851. Córnea, íris e outros componentes foram estudados. Os avanços se deram principalmente no campo da prevenção de doenças oculares por meio da realização de exames realizados com regularidade, o tratamento precoce de deficiências visuais congênitas. Criaram-se também os bancos de olhos, que facilitaram a obtenção de córneas para transplantes.
Atualmente as técnicas microcirúrgicas são utilizadas em intervenções que eram complexas: queratoplastia (cirurgia plástica da córnea), goniotomia (operação que possibilita a correção do glaucoma), os métodos de colocação de lentes acrílicas na córnea, cirurgias corretivas que utilizam ecografia e raios laser.
O oftalmologista é o médico que estuda, diagnostica e trata doenças do sistema visual. É capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares.
O OFTALMOLOGISTA, além da faculdade de medicina e da especialização deve ter características como o gosto pelas ciências biológicas, capacidade de observação e organização, facilidade para lidar com pessoas, dinamismo, paciência, sensibilidade e autocontrole. Este é o médico que cuida de um dos 5 sentidos capazes de receber as informações do mundo que nos cerca: A VISÃO.
Este profissional pode realizar desde o teste de acuidade visual (é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos) até cirurgias mais complexas.
As doenças dos olhos normalmente surgem na infância, entre os jovens, após os 40 anos, nos idosos, hipertensos e diabéticos. As principais são:
- doenças orbitárias (que podem causar deterioração da visão);
- doenças das vias lacrimais;
- estrabismo;
- miopia (o míope não consegue ver o que está longe. A alteração ocorre porque, neste caso, a imagem não é formada sobre a retina, mas sim, na frente dela);
- astigmatismo (na maioria dos casos, sofre com a dificuldade para enxergar de perto e também de longe);
- hipermetropia (a imagem se forma atrás da retina e a pessoa tem dificuldade para ver de perto ou sente cansaço ocular ao realizar atividades nas quais precise enxergar algo que está muito próximo);
- presbiopia (conhecida como "vista cansada", afeta pessoas a partir dos 40 anos. "Acontece quando o cristalino perde a elasticidade");
- ambliopia (Trata-se de uma deficiência que aparece enquanto a criança está formando a capacidade visual, entre 6 e 8 anos. Atrapalha a criação das imagens pelo cérebro e, se não for tratada no começo, fica para sempre);
- glaucoma (segundo a Associação Brasileira de Oftalmologia existem mais de 900 mil casos de glaucoma no Brasil. A verificação de glaucoma deve incluir medida da pressão intraocular, além do exame do nervo óptico em busca de lesões);
- catarata (uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão); e
- retinopatias (A retina é a membrana sensível à luz, localizada na superfície interna da parte posterior do olho).
ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
(Imagem: Unimed)
Uma criança que apresenta problemas de aprendizagem pode ter algum problema na visão. Os pais e professores devem ficar atentos aos sintomas: a criança se aproxima muito do livro ou desenho, diz palavras em voz alta, vê duplicado, pula ou lê a mesma linha, pestaneja em excesso, apresenta estrabismo ao ler.
A oftalmo-pediatria é uma das sub-especialidades da oftalmologia que assiste às crianças com problemas de visão.
VEJA BEM, se você é uma PESSOA DE VISÃO, cuide bem da saúde dos seus olhos e procure anualmente o OFTALMOLOGISTA. Como disse Leonardo da Vinci:“Os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo.” Olhe por essa janela e veja as cores, o mundo que te cerca e aproveite esse sentido em todo seu potencial.
|
Help Saúde é a mais completa ferramenta de busca de médicos, dentistas, hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil.
Não importa qual plano de saúde, especialidade, estado, cidade ou bairro, aqui você encontra o médico, dentista hospital ou clínica que está procurando.
Experimente, é rápido e 100% de graça! Mais de um milhão de prestadores de saúde cadastrados.
|