domingo, 22 de junho de 2008

Luiz Gonzaga


Luiz Gonzaga do Nascimento[1] (Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião".

Nasceu em uma fazenda chamada Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, no sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-la. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

Aos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Em Juiz de Fora-MG, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como sanfoneiro. Dele, recebeu importantes lições musicais.

Em 1939, deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar na zona do meretrício. No início da carreira, apenas solava acordeão (instrumentista), tendo choros, sambas, fox e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Até que, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe (A primeira música que gravou em 78 rpm; disco de 78 rotações por minuto), um tema de sabor regional, de sua autoria. Veio daí a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional.

Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia Guedes deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga tinha um caso com a moça - iniciado provavelmente quando ela já estava grávida - e assumiu a paternidade do rebento, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha foi criado pelos seus padrinhos, com a assistência financeira do artista.

Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua". Não teve filhos, já que ele era estéril.

Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca.

Não podia passar os festejos juninos sem ter nada sobre o rei do baião, tirei do site da wikipedia, e no proximo domingo Inhambupe vai ter a presença de Dominguinho que é praticando um grande seguidor dos ensinamentos de Luiz Gonzaga, já falei dele em artigos anteriores.

Luana e Soraia prontas para a eleição




Na manhã desse domingo o grupo liderado por Soraia e Luana, deram o ponta pé inicial para eleições de 2008, fazendo a convenção do grupo da falecida Simone, com o tema "Coligação unidos para reconstruir" com os partidos PR, PTC, PV, PHS, PSL e PSDB, com o lema de Trabalho de Desenvolvimento social, respeito e democracia.

O grupo mostrou a todos os presentes que Soraia será a candidata a prefeita, Soraia é a irmã de Simone que terá a sobrinha Luana como vice que na oportunidade Luana lembrou da mãe e como você ver na foto junto com o irmão Vinicius os dois se emocionaram bastantes.
Estiveram presentes na convenção o prefeito de Feira José Ronaldo, os deputados Luiz Augusto e Fábio Souto, representante do senador Cesar Borges, assim como os presidentes dos partidos da coligação e candidatos a vereadores.
Pelo que todos perceberam não farei desse blog campanha política para ninguém quero informar aos meus visitantes o que acontece em Inhambupe, vou tentar fazer um jornalismo neutro em que todos tenha a oportunidade e durante a campanha quero informar a todos que os grupos politicos fazem, eu quero fazer um jornalismo de credibilidade não irei fazer nenhuma politicagem seja pra quem for.
Na proxima semana iremos ter mais três convenções que são Ademar Simões do PMDB, Euberto Luíz do PP, do atual prefeito Benony Leys do PT, espero de quem ganhe as eleições trabalhe para o crescimento do nosso município.

O blog

O meu blog é recente e já vem fazendo sucesso com os artigos sempre atualizado para que todos possam se informar e aprender os meus comentários, sempre vou colocar notícias de Inhambupe e região não deixando de comentar fatos históricos e jornalistico, como você já percebeu que aqui vem falando muito do são João de Inhambupe, pois é a festa que estou a todo o momento e as pessoas precisa saber das informações. Está chegando aí as convenções politicas e vou tentar fazer um jornalismo neutro e que possa falar de todos os candidatos a prefeitura de Inhambupe sem levantar a bandeira de ninguém, a todos os politicos do Brasil e do mundo também, eu só quero que trabalhe os nossos politicos trabalhe com seriedade e faça politica sem agredir ninguém.

Forró de Inhambupe

Logo quando todos entram na Praça de Eventos a primeira novidade é encontrar um pequeno coreto nos festejos juninos de Inhambupe, que na noite de sábado começou no palco principal com a banda Contents, teve o O Arreio de Ouro a praça já estava lotada, Cuscus com Leite entre outras bandas logo após. A foto que você ver é da entrada da festa com os forrozeiros da região.