domingo, 29 de novembro de 2020

Conquista: Herzem Gusmão se aproxima da reeleição com 78,57% das urnas apuradas


 O atual prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), se aproxima da reeleição, após 78,57% das urnas apuradas no município. O emedebista tem 56,62% dos votos válidos até o momento, contra 43,38% do deputado estadual Zé Raimundo (PT).

 

A grande vantagem de Herzem sobre o adversário surpreende, após o petista ter tido uma pequena vantagem no primeiro turno: 47,63% a 45,89%. As eleições em Conquista tiveram grande participação do governador Rui Costa (PT), apoiando Zé Raimundo, e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), apoiando o emedebista.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/23605-conquista-herzem-gusmao-se-aproxima-da-reeleicao-com-7857-das-urnas-apuradas.html

Filho de Eduardo Campos, João Campos vence disputa com prima Marilia Arraes no Recife

O deputado federal João Campos (PSB) venceu a disputa com a prima Marilia Arraes (PT), também deputada federal, e foi eleito prefeito de Recife (PE). As pesquisas prévias apontavam uma disputa acirrada entre os parentes, no entanto, as urnas mostraram que o filho do ex-candidato a presidente Eduardo Campos abriu uma vantagem maior sobre Marília, com cerca de 100 mil votos de diferença.

 

João Campos é o prefeito mais jovem entre os gestores das capitais em 2020. Ele completou 27 anos no último dia 26. Com a eleição do parlamentar, o PSB mantém o comando na capital pernambucana.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/254781-filho-de-eduardo-campos-joao-campos-vence-disputa-com-prima-marilia-arraes-no-recife.html 

Eduardo Paes desbanca Crivella e retorna à prefeitura do Rio de Janeiro


 Eduardo Paes (DEM) está matematicamente eleito prefeito do Rio de Janeiro para os próximos quatro anos. Com 87,96,% das urnas apuradas, o candidato teve 64,41% dos votos e desbancou o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), que obteve 35,59% da preferência popular. 

 

Com a vitória, Paes retorna à prefeitura da cidade, governada por ele durante oito anos (2009 a 2016). 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/254780-eduardo-paes-desbanca-crivella-e-retorna-a-prefeitura-do-rio-de-janeiro.html

Com 54,17%, Colbert Martins vence 2º turno e é reeleito prefeito de Feira de Santana

Colbert Martins Filho (MDB) venceu o segundo turno das eleições neste domingo (29) e foi reeleito para o cargo de prefeito de Feira de Santana por mais quatro anos. Com 54,17% dos votos e 94,78% das urnas apuradas, o gestor obteve uma vitória significativa sobre o seu oponente, o deputado federal Zé Neto (PT), que recebeu 45,83% dos votos.

 

Martins é médico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), exerceu o mandato de deputado estadual entre 1991 e 1995, e foi deputado federal em três legislaturas: 1997-1999, 2003-2007, 2007-2011.

 

Eleito pela primeira vez encabeçando uma chapa para a prefeitura, concorreu ao cargo nas eleições de 1996, 2000, 2004, 2008. Em 2016 ele esteve ao lado de José Ronaldo (DEM), de quem foi oposição nos pleitos anteriores, como candidato a vice-prefeito. Herdou o posto de alcaide em 2018, quando o ex-prefeito entregou o cargo para disputar o governo do estado nas eleições daquele ano.

 

Filho do ex-prefeito Colbert Martins, "Colberzinho", como é conhecido o prefeito eleito na cidade, elegeu-se tendo Ronaldo como padrinho político. Sua eleição dá continuidade ao "ronaldismo" no Paço Municipal Maria Quitéria, que nos últimos vinte anos logrou 4 vitórias nas urnas feirenses e conseguiu, com a vitória do emedebista, colocar dois sucessores no Executivo de Feira de Santana (Tarcízio Pimenta, em 2008, foi o candidato apoiado por Ronaldo). 

 

Dentre as propostas prometidas na campanha de Colbert estão a criação de um hospital municipal no prédio da antiga maternidade MaterDei, a construção de uma central atacadista para os comerciantes de hortifrutigranjeiros, a implantação de uma rede de ciclovias e ciclofaixas, a criação de prefeituras distritais e a edificação de uma nova rodoviária. A consolidação de projetos e a finalização obras já iniciadas como o sistema de BRT, a requalificação do Centro da cidade e o shopping popular também estão no raio de atuação do novo gestor.

 

Como vice-prefeito foi eleito o empresário e ex-deputado federal Fernando de Fabinho (DEM). O político já exerceu o posto de ex-prefeito de Santa Bárbara e o de parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

A coligação "Trabalho Constante", de Colbert, foi composta por PSD, DEM, PV, PROS, PSC, MDB, PATRIOTA, PSDB, PL e REDE.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/23549-com-5417-colbert-martins-vence-2-turno-e-e-reeleito-prefeito-de-feira-de-santana.html 

Bruno Covas vence disputa contra Guilherme Boulos e é reeleito prefeito de São Paulo

O candidato Bruno Covas (PSDB) foi reeleito neste domingo (29) prefeito de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Com 93,68% das urnas apuradas, o candidato teve 59,45% dos votos contra 40,55% de Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno. Neste momento da apuração, não há mais chance de virada para o socialista. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/254782-bruno-covas-vence-disputa-contra-guilherme-boulos-e-e-reeleito-prefeito-de-sao-paulo.html 

Colégio Simone Neri pede retirada de árvores plantadas em calçada e irrita moradores em Inhambupe Bahia


Na última sexta-feira(27) representantes da direção do Colégio Estadual Simone Neri estiveram na rua Rosa Maria da Silva  e conversaram com os moradores onde falaram que as árvores  que foram plantadas em sua calçada  serão removidas,  os moradores se revoltaram e alguns até se exaltaram  alegando que:

A calçada foi feita pela prefeitura, e que a mesma  deixou os espaços reservados para a plantação de árvores. 

Segundo a legislação ambiental, uma árvore só deve ser removida quando a mesma estiver com sua estrutura comprometida ou oferecer perigo a fiação elétrica, o que não é o caso. 

As árvores plantadas são ipês amarelo e paus brasil,  árvores nativas da região e que por terem raízes profundas não  danificam as calçadas.

Não existe nenhum laudo que comprove o risco das referidas árvores. 

Nos deixa perplexo que uma instituição escolar, que deveria instruir as pessoas e incentivar à  plantar arvores,  uma vez que as as árvores melhoram a qualidade do ar e diminuem em pelo menos 3% a temperatura ambiente, venha fazer o contrário exigindo a retirada de arvores que não oferecem nenhum risco.

A remoção destas árvores abalará a relação escola x comunidade,  lembrando que a escola deve se aproximar da comunidade e não se afastar dela.

O Colégio ao invés de estar preocupado com árvores deveria se preocupar com um buraco que foi feito no muro no mês de Março para a perfuração de um poço artesiano e o mesmo até o momento não foi fechado podendo o mesmo se tornar esconderijo de usuários de dogas e de ladrões. 

Na frente do Colégio e dentro de suas dependências foram plantadas arvores de neen que além de serem exóticas ( não são brasileiras) , existem vários estudos que comprovam os danos ao ecossistema, deixando  uma pergunta no ar: Remove espécies nativas da região e matem espécies estrangeiras e que comprovadamente prejudicam o meio ambiente?

Os moradores estão organizando um abaixo assinado que deverá ser entregue à diretoria do colégio nos próximos dias.


Abaixo temos mais fotos do lado do Colégio Simone Neri com as árvores que serão removidas






As 57 cidades e os números do segundo turno das eleições 2020

Mulheres são maioria para votar no segundo turno, mas só 20 são candidatas, de um total de 114. Apenas 20 são negros. PT é o que está na disputa em mais cidades (15)



 São Paulo – O segundo turno das eleições 2020 definirá neste domingo (29) prefeitos e prefeitas de 57 municípios de 22 estados das cinco regiões do país. Em 15 de novembro, 38 das 95 cidades com mais de 200 mil eleitores acabaram definindo a sucessão municipal em primeiro turno – candidatos que alcançaram mais de 50% dos votos válidos. São Paulo é o estado com mais cidades que têm segundo turno, 16. Em seguida vêm Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (cinco cada um), Minas Gerais e Espírito Santo (quatro), Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco e Santa Catarina (dois).

Nos demais estados (AC, AM, AL, MA, MT, PA, PB, PI, RO, RR, SE), o desfecho das eleições 2020 foi para segundo turno em apenas um município, todos em capitais, à exceção do Paraná. A eleição foi toda resolvida no primeiro turno em Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Rio Grande do Norte. No Distrito Federal não há eleição municipal. E no Amapá, em razão do apagão que afetou o estado por mais de três semanas, o primeiro turno será realizado no próximo domingo, 6 de dezembro. O segundo, se necessário, será no dia 20.

Mais mulheres e negros

O PT é o partido com mais candidatos no segundo turno (15), seguido por PSDB (14) e MDB (12). Porém, dos 114 candidatos nas 57 cidades que irão às urnas neste domingo, a direita está em 83 disputas. Esse número considera tanto a direita assumida quanto a disfarçada de “centrão” – já que a mistura de conservadorismo e neoliberalismo praticamente eliminou o centro do espectro político nos últimos 10 anos. Do chamado campo progressista, da centro-esquerda à esquerda,PT, PSB (8 cidades), PDT (4), Psol (2), PCdoB (1) e Rede (1) estão em 31 disputas de segundo turno.

As mulheres são maioria entre os mais de 38 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições: quase 54% desses eleitores. Porém, apenas 20 candidatas estão no segundo turno, que tem 90 homens na disputa. Apesar de estar longe de representar o perfil do eleitorado, houve um avanço em relação a 2016, que tinha seis mulheres e 108 homens no segundo turno.

O número de candidatos que se declaram pretos e pardos também não está à altura desse contingente da população (56%). Estão no segundo turno das eleições 32 negros, ante 92 brancos. Mas também houve um pequeno progresso nesse segmento: eram 22 negros em 2016.

Dia de votar

Para o dia do segundo turno das eleições 2020, as orientações da Justiça Eleitoral se repetem:

  • Confira local de votação no site do TSE: www.tse.jus.br. Sabendo o local de sua seção, é possível votar portando apenas o documento com foto (RG ou CNH).
  • Memorize o número do seu candidato.
  • Saia de casa com máscara e use-a durante todo o trajeto de ida e volta para casa e na zona eleitoral.
  • Se possível, leve sua própria caneta.
  • Mantenha distância mínima de 1 metro das outras pessoas no local de votação e no trajeto até lá.
  • Evite ir votar com crianças ou outros acompanhantes.
  • Horário preferencial das 7h às 10h para quem tem mais de 60 anos.
  • Limpe as mãos com álcool gel antes e depois de votar.
  • Permaneça no local de votação apenas o tempo necessário.

Confira onde tem segundo turno e quem disputa

Sudeste 

São Paulo
Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL)

Bauru (SP)
Suéllen Rosim (Patriota) e Dr Raul (DEM)

Campinas (SP)
Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL)

Diadema (SP)
Filippi (PT) e Taka Yamauchi (PSD)

Franca (SP)
Flávia Lancha (PSD) e Alexandre Ferreira (MDB)

Guarulhos (SP)
Guti (PSD) e Elói Pietá (PT)

Limeira (SP)
Mario Botion (PSD) e Murilo Félix (Podemos) 

Mauá (SP)
Átila Jacomussi (PSB) e Marcelo Oliveira (PT)

Mogi das Cruzes (SP)
Marcus Melo (PSDB) e Caio Cunha (Podemos)

Piracicaba (SP)
Barjas Negri (PSDB) e Luciano Almeida (DEM)

Praia Grande (SP)
Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL)

Ribeirão Preto (SP)
Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB)

São Vicente (SP)
Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Podemos)

Sorocaba (SP)
Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL)

Taboão da Serra (SP)
Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprigio (Podemos)

Taubaté (SP)
Saud (MDB) e Loreny (Cidadania)


Rio de Janeiro
Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos)

Campos dos Goytacazes (RJ)
Wladimir Garotinho (PSD) – sub judice – e Caio Vianna (PDT)

Petrópolis (RJ)
Rubens Bomtempo (PSB) e Bernardo Rossi (PL)

São Gonçalo (RJ)
Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (Avante)

São João de Meriti (RJ)
Dr. João (DEM) e Leo Vieira (PSC)


Vitória
Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT)

Cariacica (ES)
Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT)

Serra (ES)
Sergio Vidigal (PDT) e Fabio Duarte (Rede) 

Vila Velha (ES)
Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB) 


Contagem (MG)
Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM) 

Governador Valadares (MG)
André Merlo (PSDB) e Dr. Luciano (PSC)

Juiz de Fora (MG)
Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB)

Uberaba (MG)
Elisa Araújo (Solidariedade) e Tony Carlos (PTB)


Região Nordeste

Maceió (AL)
Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB)

Feira de Santana (BA)
Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB)

Vitória da Conquista (BA)
Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB)

Fortaleza (CE)
Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros)

Caucaia (CE)
Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (Pros)

São Luís (MA)
Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos)

Teresina (PI)
Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB)

Recife (PE)
João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT)

Paulista (PE)
Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB)

João Pessoa (PB)
Cícero Lucena (PP) e Nilvan Ferreira (MDB)

Aracaju (SE)
Edvaldo (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania)


Região Sul 

Porto Alegre (RS)
Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PC do B)

Canoas (RS)
Jairo Jorge (PSD) E Luiz Carlos Busato (PTB)

Caxias do Sul (RS)
Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB)

Pelotas (RS)
Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT)

Santa Maria (RS)
Sergio Cecchim (PP) e Pozzobom (PSDB)


Ponta Grossa (PR)
Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD)


Blumenau (SC)
Mário Hildebrandt (Podemos) e João Paulo Kleinübing (DEM)

Joinville (SC)
Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (Novo)


Região Centro-Oeste

Goiânia (GO)
Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD)

Anápolis (GO)
Roberto Naves (PP) e Antonio Gomide (PT)

Cuiabá (MT)
Abílio (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB)


Região Norte

Rio Branco (AC)
Tião Bocalon (PP) e Socorro Neri (PSB)

Manaus (AM)
Amazonino Mendes (Pode) e David Almeida (Avante) 

Belém (PA)
Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Federal Eguchi (Patriota)

Santarém (PA)
O atual prefeito Nélio Aguiar (DEM) e a ex-prefeita Maria do Carmo (PT)

Porto Velho (RO)
Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP)

Boa Vista (RR)
Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (PSB)

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2020/11/57-cidades-segundo-turno-eleicoes-2020/