segunda-feira, 16 de maio de 2022

Reino Unido registra mais dois casos de infecção rara de varíola

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), registrou, neste sábado (14), dois casos de uma infecção rara, conhecida como Monkeypox, a varíola do macaco, no Reino Unido. A doença havia sido erradicada em 1980.  

 

As autoridades de saúde afirmam que o risco de transmissão para a população em geral é baixo, uma vez que a infecção requer contato próximo com uma pessoa que esteja apresentando os sintomas da doença, que costumam começar com quadro semelhante ao da gripe e inchaço dos gânglios linfáticos, evoluindo para feridas no rosto e no corpo.

 

O órgão também informou que os infectados são residentes da mesma casa. Um deles está realizando tratamento em uma unidade do Hospital St Mary, em Londres, especializada em doenças infecciosas. O outro paciente permanece isolado em casa.

 

“Embora as investigações continuem em andamento para determinar a fonte da infecção, é importante enfatizar que ela não se espalha facilmente entre as pessoas e requer contato pessoal próximo com uma pessoa sintomática infectada”, disse o diretor de infecções clínicas e emergentes da UKHSA, Colin Brown.

 

No último sábado (7), a agência havia informado que uma pessoa que retornou recentemente da Nigéria havia sido diagnosticada com a infecção. Os dois novos casos não teriam relação com este.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/29106-reino-unido-registra-mais-dois-casos-de-infeccao-rara-de-variola.html

Receita Federal alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda

Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.

 

Segundo a Agência Brasil, o órgão reforça que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

 

Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado. A Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.

 

"Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br", afirmou o órgão.

 

O prazo para enviar a declaração do IR 2022 termina no 31 de maio. Pelo calendário de restituição, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31. Quem não declarar o imposto até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

 

Até a última quinta-feira, a Receita Federal informou que já foram entregues 20.889.198 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/268643-receita-federal-alerta-para-golpe-na-restituicao-do-imposto-de-renda.html