domingo, 22 de abril de 2012

Bahia e Vitória perdem seus confrontos na semifinal do Baiano

Gazeta
As duas equipes perderam por um a zero e agora precisam vencer os jogos de volta, no próximo domingo, para se classificar
O Vitória da Conquista conseguiu segurar o time com melhor aproveitamento ofensivo do Brasil, o Bahia, neste domingo e saiu na frente no jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano. Jogando em casa, a equipe conquistou uma vitória por 1 a 0 com gol de Carlinhos. O Feirense também conseguiu vencer o Vitória, em casa, pelo mesmo placar, com gol de Cleiton.
Após um primeiro tempo sem gols, o começo do segundo tempo não foi bom para o Tricolor de Aço. Aos oito minutos, os mandantes abriram o placar com Carlinhos, que aproveitou sobra de bola na área para balançar as redes. O Bahia avançou para tentar empatar o jogo, mas esbarrava na marcação do time da casa.
Confira a classificação e tabela do Campeonato Baiano
Aos 27 minutos, a equipe conseguiu criar uma boa chance em busca do empate e uma cabeçada de Rafael Donato atingiu a trave. O zagueiro ainda voltou a chegar perto de igualar o jogo para o Bahia aos 45 minutos após cobrança de escanteio, mas sua cabeçada acabou atingindo a zaga adversária.
Assim, o Bahia precisa vencer por qualquer resultado em casa para garantir uma vaga na final do Campeonato Baiano. O jogo de volta será no dia 29 de abril, domingo, às 16 horas (de Brasília).
Em jogo morno, Vitória perde do Feirense - O Vitória visitou o Feirense pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano e o que se viu foi uma partida com muitos poucos lances de perigo. O jogo parecia destinado ao 0 a 0, mas um reserva fez a diferença: Cleiton entrou criando boas chances e marcando o gol de vitória do Feirense, fechando o placar em 1 a 0.
Cleiton saiu do banco do Feirense no segundo tempo e, apenas cinco minutos após entrar, trocou passes com Jaiminho e ficou em boa posição, mas não o chute não saiu bom e o meia perdeu uma grande chance. Um minuto depois, Cleiton voltou a levar perigo em chute de fora da área, bem defendido.
O meio-campista, porém, estava decidido a mudar um jogo que tinha todo o aspecto de empate sem gols. Aos 42 minutos, ele recebeu na área e bateu forte, superando Renan e garantindo a vitória do Feirense na partida.
O gol no final da partida facilita o objetivo do time de Feira de Santana para o jogo de volta. Afinal, o Vitória precisa vencer em casa no sábado, às 16 horas (de Brasília) para se classificar à final.

Fonte:http://www.crystaltube.com/bahia-e-vitoria-perdem-seus-confrontos-na-semifinal-do-baiano

businessfut.blogspot.com

Brasileiros satisfeitos com Dilma, mas querem Lula em 2014

A avaliação pessoal da presidente, de 64 anos, chegou a 68%

Cerca de 57% dos brasileiros considera que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve concorrer às próximas eleições presidenciais de 2014, apesar da boa gestão de sua herdeira política e atual presidente, Dilma Rousseff, revelou uma pesquisa da Folha divulgada neste domingo (22).
A sondagem, feita pelo Datafolha, revelou que o atual governo possui uma aprovação de 64%, contra 59% em janeiro. Já 29% das pessoas o qualificam como regular e 5% como ruim. A avaliação pessoal da presidente, de 64 anos, chegou a 68%.
Outra sondagem da empresa privada Ibope lhe conferiu uma aprovação de 77% em março. Apesar do bom índice de aprovação, a pesquisa divulgada neste domingo pela Folha mostra que 57% dos entrevistados querem que Lula seja o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) nas próximas eleições de 2014, contra 32% que preferem Dilma como candidata. Outros 6% disseram que nenhum dos dois deveria ser candidato.
"A presidente Dilma apresenta uma curva crescente de popularidade e pode reduzir esta desvantagem com relação a Lula, caso essa trajetória seja mantida", disse Mauro Paulinho, diretor da Datafolha.
Rousseff substituiu a Lula, seu padrinho político, que deixou o poder (exercido entre 2003 e 2010) com uma popularidade de 80%.
O estudo foi realizado com 2.588 pessoas em todos os estados do país entre 18 e 19 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/politica/noticia.jsf?id=5830707&t=Brasileiros+satisfeitos+com+Dilma+mas+querem+Lula+em+2014

PRF apreende cerca de 90 kg de maconha em ônibus interestadual em Conquista que seria levada para Inhambupe

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 87 Kg de maconha dentro de um ônibus interestadual em Vitória da Conquista, neste domingo (15). A droga trazida de São Paulo seria comercializada em Salvador e outra parte levada para o município baiano de Inhambupe.

As drogas estavam em poder de três passageiros. Com aulo César Silva Lameu, 25 anos, natural de Osasco (SP), foi encontrada 44 kd de maconha prensada. O rapaz confessou ser dono da droga e que levaria o produto para ser comercializada em Salvador.

No mesmo ônibus, foram localizados 22kg de maconha prensada com Luana Venâncio das Mercês, 25 anos, natural de São Paulo (SP), e 21kg com a paulista Melina de Oliveira, 20 anos. A droga transportada pelas duas jovens para Inhanbupe. Segundo Melina, ela receberia R$ 500 pela droga.

Todas as pessoas detidas foram presas em flagrante e encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciárias.

Fontes: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=112118
http://www.blogdomarcelo.com.br/v2/2012/04/16/

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

História do Brasil Colônia, a história do descobrimento do Brasil, os primeiros contatos
 entre portugueses e índios, o escambo, a exploração do pau-brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

Fonte: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/