domingo, 8 de março de 2015

Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História

O Dia Internacional das Mulheres tem várias versões para o seu surgimento em todo o mundo, mas o importante é lembrar a importância e força do sexo feminino no mundo.
Descubra tudo sobre Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História. Todos os anos, no dia 8 de março, o mundo reflete sobre as conquistas femininas ao longo dos séculos. As mulheres estão superando o preconceito e o machismo que existem na sociedade, além do que conseguem provar a cada dia que não representam o “sexo frágil”.
Após superar muitas décadas de submissão ao homem, a mulher tem desempenhado vários papéis no contexto social. Ela é mãe, esposa, trabalhadora e dona  de casa. Tem muitas responsabilidades e em alguns casos é provedora de uma família. No Dia Internacional da Mulher vale a pena relembrar as lutas feministas para conquistar igualdades de direitos.
A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

16362 Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História 22 Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher   HistóriaOperárias da fábrica Triangle Shirtwaist. (Foto: Divulgação)
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Foram registradas 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle é, até hoje, o pior da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
16362 Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História 24 Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher   HistóriaMulheres lutando pelos seus direitos. (Foto: Divulgação)

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.
Fonte: http://www.mundodastribos.com/como-surgiu-o-dia-internacional-da-mulher-historia.html

Brasil é o 3º com menos mulheres em cargos de liderança, diz pesquisa

Mais da metade das empresas no Brasil não possuem mulheres em cargos de liderança, colocando o país na 3º posição entre os que menos promovem funcionárias para posições mais altas. Os dados são da pesquisa “Women in Business 2015”, da Grant Thornton.

De acordo com o estudo, 57% das companhias brasileiras não têm mulheres em cargos de liderança. O país fica atrás apenas do Japão, com 66%, e da Alemanha, com 59%. A média mundial é de 32%. 

O país com mais mulheres em posição de líderes entre os pesquisados é a Rússia. Apenas 11% das empresas no país não têm nenhuma mulher em cargo alto.

No Brasil, a presença de mulheres em cargos de liderança vem caindo ao longo dos anos. Em 2012, 26% das empresas não tinham funcionárias em funções de comando. Em 2013, a proporção aumentou para 33% e em 2014, para 47%. Entre as 150 companhias brasileiras que participaram da pesquisa, nenhuma possui mulheres na presidência ou vice-presidência. Os conselhos de administração têm em média cinco integrantes, sendo que uma vaga é ocupada pelo sexo feminino, na maioria dos casos.

O crescimento da fatia de empresas que não contratam mulheres como líderes acompanha a tendência na América Latina, segundo o estudo. A região registra queda na porcentagem de mulheres líderes, de 28% em 2009 para 18% hoje. Na contramão, o volume de empresas sem nenhuma mulher em cargos estratégicos cresce: de 34% para 53%, no mesmo período.

Cotas para mulheres e motivos de dificuldade A pesquisa mostra que 61% das empresas brasileiras apoiariam cotas para aumentar o número de mulheres em companhias de capital aberto. Esta iniciativa é comum em alguns países europeus, como Noruega, Espanha e Alemanha.

Para Madeleine Blankenstein, sócia da Grant Thornton Brasil, um dos principais problemas para as mulheres no país é a falta de fatores possibilitem equilibrar vida familiar e carreira. “Poucas empresas têm creches, oferecem a oportunidade de trabalho flexível e outros benefícios que permitiriam que a mulher não precisasse sempre escolher entre a família e o trabalho. Além disso, os grandes centros urbanos dificultam a mobilidade e a possibilidade de flexibilidade para as mulheres que buscam este equilíbrio."

Das executivas entrevistadas, 28%, em todos os países, afirmam que o cuidado com a educação dos filhos é a principal razão pela qual as mulheres têm mais dificuldades para crescer profissionalmente, quando comparadas aos homens. 

A questão do preconceito contra a mulher foi apontada com mais frequência entre entrevistadas da África. Na região, 40% das participantes disseram que o simples fato de ser mulher já é um entrave. Já na América Latina, a questão de gênero é o maior problema para 19% das executivas. 

A pesquisa mostra também que as mulheres, uma vez líderes, costumam se concentrar em posições de suporte ao negócio. A maioria das executivas seniores entrevistadas (27%) está no RH, enquanto que apenas 9% são de fato CEOs. “As empresas precisam se reinventar e incentivar a cultura da diversidade, pois assim, os homens líderes também se conscientizarão da necessidade de mudança”, explica Madeleine. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=288346

Ford vai produzir carro elétrico que roda até 320 km

Imagem: www.agenciaitalia.com.br

A Ford irá produzir um carro elétrico com capacidade para rodar mais de 320 km entre as recargas, segundo informações da revista especializada Automobile Magazine. A marca já tem um modelo, o Focus Eletric, mas o automóvel só consegue percorrer 120 km sem precisar ser recarregado.

O novo Ford irá rivalizar com outros modelos elétricos populares, como o Bolt, da Chevrolet, e o Model 3, da Tesla. Estes dois irão chegar ao mercado norte-americano abaixo dos US$ 40.000,00 (em torno de R$ 116.00,00), faixa que o Focus deve seguir.

Ainda não há previsão nem para o anúncio da novidade nem para a chegada do novo modelo, mas algumas especulações apontam o Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece entre os dias 20 e 29 de novembro deste ano, como a possível data. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=288344

Inédito no país, teste rápido detecta chikungunya e dengue em 20 minutos

Com algumas gotas de sangue será possível fazer uma rápida detecção dos vírus chikungunya e dengue nas unidades de saúde pública da Bahia. Isso porque será implementado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a partir de quinta-feira (12), em Salvador, um teste rápido para descoberta dessas doenças, através de um sistema de leitura acoplado a um smart reader, espécie de smartphone específico para a função.

De acordo com Marco Collovati, médico italiano e presidente da empresa carioca idealizadora do exame, a Bahia é o primeiro estado a receber o teste de rápida detecção de chikungunya e dengue. O resultado é dado em 20 minutos.

"Coloca umas gotas de sangue em um recipiente semelhante a um sabonete de plástico. Dentro dele tem uma fita especial que passa por vários tratamentos químicos e tem uma "janelinha". O teste é considerado positivo se aparecer duas linhas nessa "janelinha", conta Collovati. "Depois é que esse recipiente é a coplado ao smart reader. Nas primeiras 24 horas da dengue, por exemplo, que é quando o paciente apresenta muita febre, podemos descobrir se ele está com a doença, porque esse teste identifica uma proteína no sangue que indica se a pessoa está com dengue", acrescenta o médico.

Tanto o exame quanto o aparelho não serão vendidos ou disponibilizados diretamente para o público. Eles vão ser utilizados somente nas unidades da rede pública, como forma de acelerar o diagnóstico das doenças e agir rapidamente sobre elas.

O médico explica que, além de detectar as doenças, o smart reader permite incrementar a leitura do teste, listando os principais sintomas e transmitindo essas informações em tempo real para a central de dados da Bahia. "Estas informações vão ajudar a identificar onde a epidemia está começando, para fazer ações direcionadas aos lugares certos", explica Collovati.

Ainda segundo o médico, inicialmente estarão disponíveis na rede pública até 100 aparelhos, mas não há detalhes se todos serão implantados imediatamente ou gradativamente.

A Sesab ainda não tem detalhes de quando o teste estará efetivamente funcionando no interior do estado. 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=288369


WhatsApp começa a liberar chamadas de voz por internet no Brasil

O WhatsApp começou a liberar o recurso que permite realizar chamadas de voz por internet no Brasil.

A novidade foi prometida pelo CEO Jan Koum em 2014, pouco tempo depois da empresa ser vendida para o Facebook.

Em testes realizados por INFO, foi possível habilitar o recurso por meio de convites. Quem tem o recurso liga para quem ainda não o possui e a pessoa passa a contar com a possibilidade de realizar ligações via web.

Foi possível utilizar o recurso somente em smartphones com sistema Android que estavam com a versão mais recente do aplicativo oferecido no site oficial do WhatsApp. Não foi possível ligar para contatos que possuem iPhones. Os testes foram realizados sem chips de operadoras nos aparelhos.

A principal diferença no visual do aplicativo é que agora a interface de tem três abas: ligações, conversas e contatos. O WhatsApp não se pronunciou sobre o assunto em suas redes sociais. Não há data exata para o recurso de ligações via internet ser oferecido a todos os 700 milhões de usuários ativos mensalmente no app. 

fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=288358