terça-feira, 26 de março de 2013

Galdino fala na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Inhambupe

A tribuna livre da Câmara de Vereadores de Inhambupe foi usada por Galdino Araújo dos Santos, ele postou a sua fala no Facebook e veja na íntegra aqui no blog:

"Fui na Câmara hoje e falei isso aqui:
Essa é a oitava sessão do ano, e aqui já se falou sobre tudo: dos cavalos que pastam na praça da matriz, passando pelos bois que cruzam os caminhos das rodovias, até os temas relevantes como a poluição do nosso rio, bem como a depredação das escolas, a insegurança pública e sobre péssimo a tendimento hospitalar, em claro desrespeito à ética médica. Esqueceu-se, porém, do mais importante tema a ser enfrentado por uma democracia em mundo globalizado como o nosso, e que está diretamente relacionada com os problemas anteriormente citados, que é a educação.
Creio que vossas excelências não o esqueceram de propósito, acidentalmente o deixaram de lado neste momento devido às grandes dificuldades em dar nova organização administrativa ao município. Apesar disso, nenhuma solução resolverá os problemas que foram discutidos sem incluir a educação no meio, pois jamais que em um lugar onde as pessoas tivessem um nível melhor de educação deixariam seus animais soltos, pastando em lugares públicos, causando constrangimento e perigo para aqueles que trafegam dentro da cidade ou que viajam por alguma rodovia. Nunca que em um lugar onde as pessoas são educadas, funcionários de hospitais negariam socorro e estimulariam a politicagem de achar que os problemas de saúde se resolvem procurando vereadores para prestar favores. Nunca que em um lugar onde as pessoas tem educação jogariam lixo e deixariam seu rio poluído, já que não é o próprio rio quem se suja, são as pessoas que fazem isso, e muitos menos em um lugar onde a educação é tida como prioridade as pessoas depredariam escolas. Não defendo esse vandalismo, mas não posso negar que este é um dos reflexos do valor e da importância que a educação tem na nossa cidade. Poucos acham que estudar vale a pena.
Foi por isso Nobres Vereadores que pedi para falar de educação, que não é um tema deslocado dos debates travados aqui nesta casa, ao contrário tem tudo a ver e sempre terá tudo a ver com o que aqui for discutido.
Além desses problemas, não poderemos pensar o desenvolvimento deste município enquanto não for solucionado o problema de que 25,6% da população economicamente ativa, ou seja, com 15 anos ou mais, e, portanto, com idade para trabalhar seja analfabeta. Esses são dados do IBGE. Onde essas pessoas vão arrumar empregos? Muito provavelmente irão encontrar empregos de baixíssima remuneração, dependendo de programas do Governo para sobreviver e terão uma baixa qualidade de vida, pois já é do conhecimento de todos que a miséria, a pobreza e a violência estão associadas à baixa escolaridade.
Associar a educação com a situação economica é importante, visto que nossa cidade depende muito da agricultura, apesar disso enganasse quem pensa que a agricultura de hoje se faz como a de antigamente em que se jogava a semente na terra, regava a planta e esperava crescer. Hoje em dia a produção agrícola é vinculada à ciência e tecnologia, que desenvolve as melhores técnicas de plantio e colheita, e portanto só teremos uma agricultura forte, se tivermos ciência e tecnologia, às quais derivam da educação.
Bom, apresentada a relevância que a educação tem no desenvolvimento da sociedade, não poderia vim aqui fazer a crítica e ir embora, quero apresentar possíveis soluções.
Como a educação é um serviço público, mas não pode ser um serviço prestado de qualquer forma, ele tem que ser planejado, é para isso que serve a política, o problema é que ninguém sabe qual é o planejamento da educação nessa cidade, já que a secretaria responsável ainda não disse quais são nossas metas e métodos para alcançar os objetivos. Esse planejamento poderia ser apresentado e discutido aqui nessa casa, na comissão responsável por isso, o problema é que as comissões não funcionam de forma aberta ao público como na Câmara dos Deputados, não realizam audiências públicas para convocar a população para o debate, e nem convidam a secretária para apresentar seu planejamento.
Penso que nesse planejamento temos que sanar uma deficiência que é a falta de leitura, que não sairá caro, pois a cidade dispõe para o espanto dos que desconhecem de uma biblioteca com bons livros, talvez sejam necessário outros, mas já dispomos de um equipamento fundamental para melhorar a educação do município. Outra ideia poderia ser a criação do dia municipal da leitura, onde livros seriam distribuídos gratuitamente, com eventos culturais ligados à leitura e quem sabe até concursos de resenha de livros, pagando-se premiações aos estudantes que se destacassem.
A leitura tem que invadir as salas de aula também, devendo ser obrigatória a adoção por parte do município de livros adequados à faixa etária dos estudantes, que teriam fácil acesso a esses bens culturais. Uma outra proposta seriam os clubes de leitura, onde livros seriam lidos e debatidos pela população em geral.
As escolas também tem um papel fundamental nesse processo, é o maior absurdo do mundo que as escolas fiquem fechadas nos finais de semana, as escolas deveriam ter funcionamento regular nesses dias, para servirem de espaço de produção de cultura, conhecimento e prática de esportes, as escolas tem que ter uma prestação de serviços à comunidade dando-lhes espaços para o lazer, os quais são tão escassos nesta cidade, e parte da marginalização juvenil decorre dessa falta do que fazer, desse ócio intelectual, cultural e esportivo nessa cidade. Obrigado."

Primeira Audiência Pública do atual governo municipal
































A Primeira Audiência Pública do atual governo  foi realizada hoje dia 26 de março de 2013, às 16:30, no auditório da Câmara Municipal,  a prestação de contas referente ao último quadrimestre do exercício de 2012.
Esta Audiência Pública  foi promovida pela Câmara Municipal e contou com a presença mais de 40 pessoas, dentre elas, munícipes, servidores, vereadores.
O palestra ficou por conta de Guilherme da empresa AFINCO - CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA.
Nas imagens todos irão perceber alguns slides da apresentação. Abaixo o vídeo do Prefeito de Inhambupe Benoni na Audiência pública.

Convite da CDL de Inhambupe

 

População lamenta morte de Heloína

 Heloína na missa da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Morreu na noite dessa terça-feira(26) a professora Heloina Gouveia, segundo informações de pessoas próxima a ela, a morte aconteceu quando chegou na sua casa depois da missa, ela teve um AVC foi levada para o Hospital mas não resistiu.
Muitos amigos e famiiares comentaram no facebook.
Veja o depoimentos de Josimar Ramos "Tia Helóina (Silas Gouveia, Lázaro Gouveia): Neste momento tento refletir se isso for possível, e vejo que buscamos tanto... onde a simples presença outra vez da pessoa que amamos seria o suficiente para pagar todo o nosso esforço! Será que o amor transcende a busca pelo demais? não sei... mas nesse momento penso que a ver com vida mais uma vez confortaria meu pesar por não está perto o suficiente pra dizer até logo ao seu físico. Pude me despedir, porém não sabia que o reencontro pudesse demorar (até quando, só o senhor da vida e da morte sabe) Silas: momento de reflexão parceiro, a última lembrança forte que tenho de sua mãe é no altar da igreja e fazendo leitura. Certamente lá vc irá encontrar a lembrança com o conforto adequado junto com seu irmão e seu PaiPaiPai.... E finalizo senhores dizendo: - aproveitem a presença, por mais que ela em alguns momento não seja fácil. Antes difícil do ausência!. Certamente um golpe muito duro em mais uma noite insone que gostaria de passar junto a vcs e nossa família (David Índio Angola; André Phorte Supl Inhambupe; Silmario Santos;Marcelo Donato Cavalão...etc) Esteja com Deus Helóina! emanando força e bons desejos para sua família (onde me incluo), pq nós que ainda estamos nesse mundo tão injusto precisamos de FORÇA!FORÇA!FORÇA!"