sábado, 13 de julho de 2013

Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Inhambupe possui uma Ouvidoria para receber reclamações e sugestões tudo para melhorar a saúde do município.  Tendo como responsável pelo órgão  Joelice Cruz para maiores informações podem ligar para o telefone da Secretária de Saúde  (75) 3431- 2470 RAMAL: 120


O que é ouvidoria?

Entendo que ouvidoria é um setor (departamento) de uma empresa/organização que existe para receber uma demanda de informações (reclamações, sugestões...), seja ela qual for, que o atendimento "normal" falhou e não conseguiu absorver.
Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/internacional/58634/instagram+desmente+jornalista+do+nyt+sobre+recurso+que+evita+plagio+de+fotos
Site da imagem


Pesquisa Séculus/Bahia Notícias: 35% aprovam Dilma; Wagner é regular para 34%


De acordo com a pesquisa Séculus/Bahia Notícias, o governo da presidente Dilma Rousseff é aprovado por 35% dos entrevistados, enquanto 33,58% reprovam a gestão do governador Jaques Wagner. Conforme os números, a administração da mandatária nacional foi avaliada como ótima por 14,29% dos consultados; boa para 20,71%; regular para 29,29%; ruim para 19,29%; péssima para 8,57%, enquanto 7,86% não opinaram.


Já o chefe do Executivo baiano foi considerado ótimo por 6,43% dos eleitores; bom por 13,57%; regular por 33,57%; ruim para 14,29% e péssimo para 19,29%. Na consulta, 12,86% não emitiram opinião. O levantamento foi realizado em 68 cidades baianas, de 26 territórios de identidades, entre 8 e 10 de julho, com eleitores acima de 16 anos. Ao todo, foram aplicados 1.450 questionários. Do público entrevistado, 48,57% são homens e 51,43% mulheres, com grau de escolaridade e faixas de renda diversos. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima de 4,4 pontos porcentuais para mais ou para menos. Clique aqui e confira a pesquisa completa.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/140500-pesquisa-seculus-bahia-noticias-35-aprovam-dilma-wagner-e-regular-para-34.html

PF conclui que boato sobre o fim do Bolsa Família foi espontâneo

Milhares de beneficiários correram às agências da Caixa e lotéricas em maio


BRASÍLIA - Relatório da Polícia Federal concluiu que o boato sobre saques do programa Bolsa Família - que levou de milhares de beneficiários às agências da Caixa e lotéricas em maio - foi “espontâneo”, não havendo como afirmar que apenas uma pessoa ou grupo sejam responsáveis. Em nota, a PF informou que não existem ocorrências que possam configurar crime ou contravenção penal. (Leia a nota da PF sobre a investigação) O relatório final foi encaminhado nesta sexta-feira ao Juizado Especial Criminal do Distrito Federal. Segundo a PF, foram entrevistados 180 beneficiários dos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro. A PF informou que foi analisada a possível utilização de redes sociais para propagação dos boatos. “Foi identificada uma postagem em uma rede social feita pela filha de uma beneficiária da cidade de Cajazeiras informando sobre o saque antecipado de sua mãe. Essa foi a primeira menção na internet a respeito do assunto. No entanto, a postagem desta informação não foi a origem dos boatos. Assim sendo, a internet e as redes sociais apenas reproduziram notícias veiculadas pela imprensa sobre os tumultos em agências bancárias”, diz a nota.
Fonte:http://oglobo.globo.com/pais/pf-conclui-que-boato-sobre-fim-do-bolsa-familia-foi-espontaneo-9016598

Autoridades federais fizeram 1,6 mil solicitações de aeronave à FAB em 2013

Somente no primeiro semestre deste ano, autoridades federais fizeram mais de 1,6 mil solicitações de uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo dados fornecidos pela entidade ao Estadão. Em média, nove autoridades decolaram por dia em jatinhos oficiais de janeiro a junho, estimativa superior ao mesmo período de 2011, que registrou 1,2 mil voos – 6,6 por dia, e de 2012, com mais de 1,4 mil voos – cerca de 8 por dia. Em seis meses, os aviões levaram chefes de 42 órgãos públicos federais e seu staff, além de possíveis caronas. Os dados da FAB terão de ser enviados em 30 dias ao Senado, que aprovou pedido de explicações sobre o uso da esquadrilha a partir de 2010. A Aeronáutica já adiantou que a relação de caronas em cada viagem não será revelada, ao alegar que a lista de passageiros é descartada após a chegada do avião ao destino. O pedido de informações sobre os voos foi feito pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ao ministro da Defesa, Celso Amorim, e aprovado pela Mesa Diretora do Senado depois do vazamento de informações sobre o uso particular de aeronaves da FAB pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e os presidentes da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)
Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/

1ª vacina de origem vegetal no mundo combate vírus da dengue


Pesquisadores da UECE desenvolvem a primeira vacina oriunda de vegetal. O processo é pioneirotambém no combate à Dengue.
A primeira vacina de origem vegetal no mundo é produzida por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Segundo a professora Isabel Guedes, bioquímica responsável pela pesquisa, o processo é totalmente pioneiro: “até o momento nenhuma vacina no mundo tinha sido produzida à base de planta”, ressalta.
Mosquito Aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue
Aliado a esse pioneirismo, a vacina busca atender uma necessidade cada vez maior da sociedade, que é o combate à dengue. Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável, segundo Organização Mundial de Saúde por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. Neste caso, a nova tecnologia, a primeira de origem vegetal, deverá combater os quatro tipos de manifestação do vírus, incluindo o hemorrágico.
O feijão de corda (Vigna unguiculata) foi o vegetal utilizado no procedimento para produção de antígenos para combater o vírus da dengue.  No processo, os cientistas injetaram genes do vírus na planta, a qual desenvolveu as proteínas anticorpos capazes de gerar as defesas do organismo. A partir daí, os antígenos foram isolados, podendo então ser aplicados em forma de vacina. De acordo com os pesquisadores, uma única planta pode gerar até 50 doses de vacina.
Vigna unguiculataconhecida populrmente como feijão-de-corda, foi o vegetal modelo para o estudo
As vantagens da vacina desenvolvida pelos pesquisadores da UECE são inúmeras, dentre elas, o seu método inovador de produção, baixo custo e redução de reações alérgicas, comuns nas vacinas desenvolvidas em métodos tradicionais, que utilizam organismos vivos e vírus atenuados.
Os resultados obtidos através de testes em camundongos foram positivos; os animais passaram a produzir anticorpos protetores contra a dengue. O próximo passo é iniciar testes clínicos em seres humanos.
Para Isabel Guedes, “é necessário desenvolver drogas eficientes no combate à dengue. Essa é uma preocupação mundial. Além disso, o custo de prevenção pode ser menor do que os tratamentos convencionais de pacientes infectados”, destaca.
O vírus da dengue, integrante da família dos flavivírus, é classificado como um arbovírus. É dividido em quatro tipos sorológicos (Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4), que provocam doenças de quadro clínico variável, podendo a doença se manifestar como uma simples virose até a forma hemorrágica
A UECE protegeu a pesquisa por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), através de depósito de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Neste momento, o NIT e a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) estão trabalhando na transferência desta tecnologia para o mercado, a fim de que a vacina possa ser produzida em escala industrial e beneficiar, assim, a população.
Fonte: Site da Universidade Estadual do Ceará, disponível aqui.