quinta-feira, 1 de maio de 2014

Curiosidades sobre Ayrton Senna

sennnnnnaSaiba algumas curiosidades sobre o tricampeão de Fórmula 1 e um dos maiores nomes do esporte brasileiro.
O apelido de Ayrton Senna na infância era Béco.
Ayrton começou a usar as cores do Brasil no seu capacete em 1978, quando foi disputar o Campeonato Mundial de Kart, na Europa. As regras da competição exigiam que os capacetes tivessem as cores do país de origem do participante.

Em 1983, Senna correu uma prova inteira de Fórmula 3 na Inglaterra com o carro sem freios. Os mecânicos, a princípio, não acreditaram, mas ao verificar as pastilhas viram que elas estavam geladas.
Na sua estreia na Fórmula 1, no ano de 1984, pilotando a Toleman, Senna ficou em segundo lugar no GP de Mônaco, atrás do francês Alain Prost, da McLaren. Chegou a ultrapassar Prost, mas o diretor da prova Jacky Ickx  alegou que a havia interrompido antes por causa das fortes chuvas.
Um susto em 5 de novembro de 1984, Senna, recém-contratado pela Lotus, acordou com o lado direito do rosto totalmente paralisado. Estava na Inglaterra. A primeira sensação foi a de um derrame. Mas tudo não passou de uma paralisia facial. Senna fez massagens e usou uma medicação à base de cortisona. Teve uma recaída ao dormir num hotel carioca com o ar condicionado ligado. O piloto só se recuperou totalmente em fevereiro de 1985.
Senna estava na pole-position e precisava do primeiro lugar no GP do Japão para conquistar o título de 1988. Mas, logo na largada, ele confundiu as marchas e caiu para 16º lugar. Começou, então, a maior atuação do piloto na F1. Debaixo de chuva e num ritmo alucinante, Senna foi ultrapassando seus adversários. Até deixar o principal concorrente, Alain Prost, para trás. Era a vitória, o título e a consagração de um novo mito.

Senna quase correu na Fórmula Indy. No final de 1992, sem renovar com a McLaren e sem acertar com a Williams, o piloto viajou em Emerson Fittipaldi até Phoenix, no Arizona. Andou num circuito misto, com um Penske. Depois, no entanto, assinou com a McLaren e continuou na Fórmula 1.

Ayrton Senna dizia que falava com Deus quando fazia a curva Eau Rouge, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Em março de 1995, o capacete que Ayrton Senna usou ao conquistar seu primeiro título de Fórmula 1 (1988) foi a leilão. O lance vencedor foi de 45 mil dólares e o capacete tinha os autógrafos de Senna e Xuxa.
 No momento de choque durante o acidente que tirou a vida de Senna, os comissários de prova do circuito de Ímola descobriram uma bandeira da Áustria no interior do carro destruído do piloto brasileiro. Era uma homenagem a Roland Ratzenberger, que morreu um dia antes, nos treinos para o GP de San Marino.
Com problemas de câmbio e só com a sexta marcha nas últimas sete voltas, Ayrton Senna conseguiu sua primeira vitória em um GP do Brasil em Interlagos em 1991. Após a chegada, o choro do tricampeão era um misto de alegria e muita dor, pelo esforço de guiar o carro com apenas uma marcha.

 Fonte: http://www.vocesabia.net/curiosidades/curiosidades-sobre-ayrton-senna/

Inhambupe no dia do Trabalhador pela manhã











Número de fumantes cai 28% em 8 anos, diz pesquisa

O Brasil conseguiu diminuir nos últimos oito anos o número de fumantes em 28%, segundo estudo Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde. Em 2006, 15,7% da população era fumante, em 2013, o porcentual caiu para 11,3%.

No último ano, a queda foi de 0,8 pontos percentuais. A parcela da população que fumava em 2012 era de 12,1% passando para 11,3% em 2013. Os homens ainda fumam mais que as mulheres. Enquanto 14,4% deles são fumantes, o porcentual entre elas alcança 8,6%.

A quantidade de pessoas que consomem mais de 20 cigarros por dia também caiu, mas em menor ritmo. Entre os fumantes, 4,6% consumiam 20 ou mais cigarros por dia, em 2013, o índice passou para 3,4%.

Número de pessoas acima do peso para de crescer no País, aponta pesquisa do Ministério da Saúde

O número de fumantes passivos se manteve estável em 10,2% de 2012 para 2013, com aumento entre homens e diminuição entre mulheres.

Porto Alegre é a capital com maior número de fumantes, 16,5% dos gaúchos são fumantes, seguida de São Paulo (14,9%). Já Palmas é a cidade com menor índice de fumantes, na capital do Tocantins, o porcentual é de 5,7%.

Cardiologista alerta que cigarro eletrônico mantém o vício e não trata o tabagismo

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressalta que a mudança no hábito de fumar tem reflexos importantes na qualidade de vida.

— A carga de doenças que o cigarro traz é muito bem estudada, a diminuição consistente que estamos observando em todo País é fundamental para diminuição de patologias como câncer e doenças cardiovasculares.

Pressão arterial

A pressão arterial tem se mantido estável na população. Segundo o Vigitel 2013, 24,1% dos brasileiros têm hipertensão, com maior prevalência entre as mulheres (26,3%) do que entre os homens (21,5%). O diabetes também é mais comum em mulheres (7,2%) do que em homens (6,5%).

Fonte: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=196440

Quase 26,9 milhões de contribuintes enviam declarações do IR à Receita


N/A
No ano passado foram entregues 26,1 mi de documentos
Um total de 26.883.633 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física este ano. O número ficou levemente abaixo da estimativa da Receita Federal, que esperava receber 27 milhões de formulários. No ano passado, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento. O prazo de entrega terminou às 23h59min59s dessa quarta-feira, horário de Brasília. O número de declarações enviadas nas cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira ainda não foi divulgado pela Receita.

No último dia de entrega, o Fisco recebeu uma média de 300 mil declarações por hora. Neste ano, 27.508 contribuintes optaram por preencher e transmitir o formulário por meio de tablets esmartphones. Apesar de ser três vezes superior ao registrado em 2013, o número ficou abaixo das expectativas da Receita.

Além disso, 120 mil pessoas físicas com certificação digital baixaram o programa que permite o acesso à declaração preenchida com antecedência, bastando ao contribuinte apenas confirmar os dados. Ao todo, 1 milhão de contribuintes tinham direito a receber a declaração pré-preenchida neste ano.

Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, até atingir o valor máximo de 20% do imposto devido.
“A obrigatoriedade do contribuinte continua mesmo após o prazo. Se ele está no rol de quem tem de enviar a declaração, terá de fazer mesmo após o prazo”, explica o representante do Sindicato dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Sebastião Gonçalves dos Santos.

A diferença, segundo ele, é que, após o envio do formulário, o contribuinte recebe o boleto da multa para ser paga em até 30 dias. “Ele não cumpriu com sua obrigações. Por isso, será penalizado. E a multa não é barata, não”.

A multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% do tributo.

Quem mandou a declaração incompleta está livre da multa. Mas também precisa terminar de preencher o formulário.

O pagamento das restituições começará em junho e será feito em sete lotes mensais. No primeiro lote, que será liberado em 16 de junho, terão prioridade idosos de mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 15 de dezembro. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita ainda não tem previsão de quanto vai pagar em restituições neste ano.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/cidades/quase-26-9-milh%C3%B5es-de-contribuintes-enviam-declara%C3%A7%C3%B5es-do-ir-%C3%A0-receita-1.378362

Google lança apps dedicados a planilhas e documentos do Drive

Docs e Planilhas permitem edição offline (Foto: Reprodução/Google)O Google anunciou, nesta quarta (30/04), o lançamento de dois aplicativos de produtividade para iOS e Android. O Google Docs e o Planilhas Google funcionam de forma autônoma e com isso, para começar a editar textos e tabelas é só abrir um dos apps, sem precisar passar pelo Drive.
Docs e Planilhas permitem edição offline (Foto: Reprodução/Google)

Na prática, os aplicativos são os mesmos velhos conhecidos, disponíveis há algum tempo no Google Drive. Eles também vêm com suporte a edição offline, ou seja, será possível fazer documentos sem estar conectado à internet.  De acordo com o The Verge, a empresa deve lançar em breve uma ferramenta para edição de slides.
Com as novidades, a Google pretende bater de frente com o iWork, da Apple, e o Office 365, da Microsoft, que teve bastante repercussão e figurou por algum tempo na lista de mais baixados da App Store.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/05/google-lanca-apps-dedicados-a-planilhas-e-documentos-do-drive.html

Setor de bebidas frias estima aumento de até 10% sobre preços com reajuste de tributos

Um mês depois de anunciar reajuste da tributação sobre cervejas, isotônicos, refrescos e energéticos, a Receita Federal anunciou novo reajuste sobre o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e PIS/Cofins sobre bebidas frias, o que inclui também refrigerantes e águas. A nova tabela de tributação será publicada nesta quinta-feira (1º) e a Receita Federal estima um impacto de 1,3% sobre o preço dos produtos. Em nota, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) se manifestou surpresa em relação à medida, por ter sido determinada sem discussão com o setor.  No comunicado, a CervBrasil ainda criticou o momento em que o reajuste foi feito, às vésperas da Copa do Mundo. Executivos do setor prevêem um repasse desse custo em 5% a 10% sobre os valores de varejo, apesar da promessa de não incrementar os valores para o Mundial. Com informações do jornal O Globo e revista Veja. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153875-setor-de-bebidas-frias-estima-aumento-de-ate-10-sobre-precos-com-reajuste-de-tributos.html

Lula defende a Copa e diz que não tem medo de protesto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (30), em um discurso feito em Santo André (SP), a realização da Copa do Mundo no Brasil. Em sua fala de cerca de uma hora de duração, Lula falou sobre o retorno que pode trazer um Mundial para o País, mas opinou que não é o dinheiro o mais importante. "Se eu ficar dizendo que não pode ter (Copa) porque tem criança na rua ou porque não tem escola pra todo mundo, nós não vamos fazer nada. (...) O que nós temos que compreender é que uma Copa do Mundo não se trata de dinheiro, quanto vai entrar. Eu vejo as pessoas tentando justificar dizendo que vai entrar R$ 2 bilhões, 3 bilhões, 4 bilhões. Não importa quanto vai entrar. 

A Copa do Mundo é um estado, um momento de encontro de civilizações em que o Brasil precisa mostrar a sua cara". Depois de falar sobre movimentos contrários à realização da Copa do Mundo, o presidente lembrou da história de lutas dele e da presidente Dilma Rousseff e disse que nenhum dos dois tem "medo de protesto". "Gente, vocês imaginam se nessa altura do campeonato, com 68 anos dos quais 38 fazendo protesto, eu vou ter medo de protesto? A Dilma com 20 anos, a bichinha estava presa, foi torturada, tomou choque pra tudo quanto é lado por protestar, ela agora vai ter medo de protesto? 

Quem quiser protestar que proteste. O que nós temos que garantir é a realização da Copa do mundo e torcer para que o Brasil não dê o vexame de 1950. Aí vai ter protesto", disse Lula, finalizando em tom de brincadeira. Lula esteve em Santo André para receber, em cerimônia no Teatro Municipal da cidade, o título de cidadão honorário. O ex-presidente nasceu em Pernambuco, mas mora na cidade vizinha de São Bernardo do Campo. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/34359-lula-defende-a-copa-e-diz-que-nao-tem-medo-de-protesto.html

Vírus, ‘primo da dengue’, pode se alastrar durante Copa do Mundo

Uma espécie de vírus considerado “primo distante da dengue” pode chegar ao Brasil na mala de milhares de turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O alerta sobre as consequências do chikungunya, que ainda só tem três casos registrados em território nacional, foi feito a partir de um estudo do Journal of Virology e reproduzido na imprensa internacional de forma até exagerada com previsões de “epidemia catastrófica” – como o jornal canadense Global News e o britânico International Business Times. 

O estudo que apontou a possibilidade de o vírus, que apresenta sintomas parecidos com a dengue, se espalhar com o evento foi conduzido por Ricardo Lourenço, infectologista do Instituto Oswaldo Cruz. De acordo com o pesquisador, assim como a dengue, o vírus chikungunya tem como um dos vetores o mosquito Aedes aegypti. O fato se torna preocupante (causa até temor) porque os mosquitos nacionais são capazes de carregar o vírus chikungunya e de transmitir a doença até cinco vezes mais rapidamente do que a dengue. Consultados pela reportagem do Terra, tanto o Ministério da Saúde como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) demonstraram confiança na prevenção de um possível epidemia.

A Anvisa, que acompanhará o desembarque das seleções, disse que está “atenta e capacitada” para qualquer eventualidade e afirmou que existem “planos de contingência prontos para serem acionados para qualquer evento de saúde pública”. Já o ministério informou que está preparado “para fazer bloqueios, procurar o caso suspeito e bloquear a transmissão”.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/11554-virus-primo-da-dengue-pode-se-alastrar-durante-copa-do-mundo.html