terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bancários entram em greve a partir desta quarta-feira (29)


Lívia Veiga

Após quatro rodadas de negociação, os bancários baianos decidiram na noite desta terça-feira (28), aderir ao movimento nacional e deflagraram greve por tempo indeterminado.

De acordo com Adelmo Andrade, diretor de imprensa e comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, a categoria reivindica reajuste de 11%, maior participação nos lucros, dentre outros benefícios.

A decisão foi tomada na noite de ontem, no ginásio do sindicato nos Aflitos, onde hoje também está marcada nova assembléia para avaliar o movimento.

“A greve foi decidida de forma unânime. Todos os sindicatos aprovaram e o movimento é nacional. Além do reajuste de 11%, reivindicamos maior participação dos lucros, já que os bancos brasileiros, no último semestre, tiveram lucro acima de R$ 24 bilhões”, afirmou Andrade.

Segundo ele, as negociações não tiveram avanço. “Os banqueiros ofereceram 4,29% de reajuste, o que não repõe nem a inflação. Além disso, não aumentariam a participação nos lucros. Foi a gota d’água. Quatro rodadas e nada avançou. Não existe aumento real. Decidimos parar”, completou.

Duas outras questões estão na pauta de reivindicação, como o fim das metas impostas pelos bancos e a isonomia, ou seja, direitos iguais em termos de recebimento de benefícios para concursados.

Mais de 20 mil bancários estão de braços cruzados a partir de hoje no estado, decisão em sintonia com a da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf), que contesta a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 4,29%.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes, disse que a oferta patrimonial foi muito abaixo do pedido. “Diversas categorias ganharam aumento real, já os bancos, organizações que mais lucram neste país querem apenas pagar é a reposição inflacionária”, concluiu.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=60626

Bahia: 21 candidatos ficha suja


Eles estão enquadrados nas regras definidas pela lei, mas tiveram suas candidaturas liberadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e dependem de um julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá seguir a decisão do STF.

A Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação desses 21 políticos e espera que o STF decida pela aplicação da Lei da Ficha Limpa para este ano, o que barraria a candidatura deles no TSE.

Houve outros oito pedidos de impugnação, mas que não se enquadram nas regras estabelecidas pela lei.


Confira os candidatos com ficha suja

Deputado Federal:


Antônio Calmon (PMDB) - rejeição de contas

Vasco Queiroz (PP) - rejeição de contas
Jânio Natal (PRP) - rejeição de contas

Saulo Pedrosa (PSDB) - rejeição de contas
Coriolano Souza Sales (PSDB) - renúncia para evitar cassação


Deputado Estadual:


Beto Lélis (PMDB) - compra de votos

Carlos Brasileiro (PT) - rejeição de contas

Raimundo Caires (PMDB) - rejeição de contas
José Raimundo (PT) - rejeição de contas
Astor Moura Araújo (PMDB) - rejeição de contas

Geraldo Simões (PT) - rejeição de contas

Dilson Santiago (PT) - rejeição de contas

Marco Antônio Ribeiro (PRP) - abuso de poder econômico

Misael Aguilar (DEM) - rejeição de contas

Sérgio Passos (PSDB) - rejeição de contas

Virgínia Hagge (PMDB) - rejeição de contas
Joseph Bandeira (PT) - rejeição de contas
Carlos Gaban (DEM) - captação ilítica de votos

Rui Macedo (PMDB) - rejeição de contas

Joélcio Martins (PMDB) - rejeição de contas

Maria Luiza Laudano (PTdoB) - abuso de poder econômico


*contribuiu Rita Conrado | A TARDE

Fonte: http://m.atarde.com.br/iphone/noticia/index.jsf?id=5625792&canalId=1104

Rua Professor Mesquita


A mulher sente mais frio que o homem?


Não. A sensação de calor é genética e depende da quantidade de receptores de calor sob a pele. E isso independe do sexo da pessoa.

Fonte: Guia de curiosos da internet