quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Proposta em trâmite no Senado discute fim do ‘ç’, ‘ch’ e ‘ss’ na língua portuguesa

Proposta em trâmite no Senado discute fim do ‘ç’, ‘ch’ e ‘ss’ na língua portuguesa
 
A língua portuguesa falada no Brasil passou por uma grande reforma há pouco tempo. Mas especialistas, ainda insatisfeitos, pretendem mudar ainda mais o nosso idioma. Um Grupo de Trabalho (GT) dentro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), busca formas para facilitar o aprendizado da ortografia nos países lusófonos e propõe outra reforma ortográfica. A proposta, criada pelo professor Ernani Pimentel, é acabar com o uso da letra "h" antes das palavras e do "ç", do "ss", "sc" e "xc" (que seriam substituídos pelo "s" simples), além de extinguir o hífen e o dígrafo "ch" (que seria substituído pelo "x"). De acordo com o Uol, palavras também passariam e ser escritas como o fonema aponta como o "x" e o "s" com som de "z". A letra "u" após o "g" e "q" e antes de "e" e "i" também seria suprimido.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159088-proposta-em-tramite-no-senado-discute-fim-do-c-ch-e-ss-na-lingua-portuguesa.html

De volta à TV, Rachel Sheherazade entrevista Dilma Rousseff e demais candidatos a presidente

De volta à TV, Rachel Sheherazade entrevista Dilma Rousseff e demais candidatos a presidente
 
Após longo período de afastamento da telinha, a jornalista Rachel Sheherazade tem data marcada para voltar a aparecer no SBT. Ela vai comandar, de 15 a 19 de setembro, as entrevistas com os candidatos a presidente no “SBT Brasil”. Crítica ferrenha do governo do PT no plano federal, Sheherazade ficará pela primeira vez frente a frente com a presidente Dilma Rousseff (PT). Nas redes sociais, Rachel não poupa críticas à presidente e costuma divulgar links de notícias que mostram o atual cenário econômico do Brasil, além de denúncias de corrupção. O clima não vai ser nada amistoso, já que Dilma é a representante maior do governo, que foi acusado de ameaçar cortar verbas e publicidade do SBT caso a comunicadora não deixasse de emitir suas opiniões na bancada do telejornal. Além das entrevistas, o SBT também realizará debates entre os candidatos à Presidência da República nos dias 1° de setembro e 22 de outubro. Ambos serão mediados pelo jornalista Carlos Nascimento, informa o Ig.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159089-de-volta-a-tv-rachel-sheherazade-entrevista-dilma-rousseff-e-demais-candidatos-a-presidente.html

Chapa Marina-Albuquerque é aprovada por unanimidade pela direção do PSB


Chapa Marina-Albuquerque é aprovada por unanimidade pela direção do PSB
 
Foto: Agência Brasil
 
O novo candidato a vice-presidente pelo PSB, Beto Albuquerque (RS), disse nesta quarta-feira (20) que a nova composição da chapa socialista, que tem a ex-ministra Marina Silva na disputa pelo Palácio do Planalto, foi aprovada por unanimidade pela executiva nacional do partido. Os dirigentes socialistas estiveram reunidos durante a maior parte da tarde de hoje para sacramentar a chapa Marina Silva-Beto Albuquerque. Marina Silva era candidata a vice na chapa encabeçada pelo então candidato a presidência Eduardo Campos, morto na semana passada em um acidente aéreo. Ao entrar no auditório da sede nacional do PSB, em Brasília, a candidata do PSB à Presidência foi recebida aos gritos de "Eduardo para frente, Marina presidente". No início de seu discurso, Beto ressaltou que o prefeito de Pernambuco, Geraldo Júlio, representava na reunião a palavra da família de Campos, que teve voz decisiva na construção da nova chapa. Beto Albuquerque disse que o programa de governo construído pela aliança de Eduardo Campos com Marina Silva será a "carta-compromisso" da coligação. "O programa teve o comando de Campos e de Marina", disse. Ele defendeu o fim da dicotomia entre os dois partidos que dominaram nos últimos anos a disputa presidencial, o PT e o PSDB. Disse ainda que a candidatura do PSB tem condições de "aposentar" a velha política e comparou o que chamou de políticos tradicionais a "raposas", assim como costumava fazer Campos. "A Marina e o Eduardo espelhavam a expectativa da nova política", declarou. "Vamos mandar para a aposentadoria as velhas raposas da política brasileira". Ele também usou outro argumento bastante usado por Campos e que é utilizado por Marina: de que a candidatura do PSB saberá preservar as coisas boas conquistadas nos últimos governos e "corrigir os equívocos". Referindo-se ao acidente que vitimou Campos, Beto Albuquerque disse que o legado do ex-governador não será deixado pela metade. "Vamos dar a volta por cima", disse. Ele afirmou também que Marina era uma mulher "incomum" e que agora a coligação tem "46 dias para trabalhar". 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/49170-chapa-marina-albuquerque-e-aprovada-por-unanimidade-pela-direcao-do-psb.html

Abdelmassih é transferido para penitenciária no interior de SP

Roger Abdelmassih é fotografado pela Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Foto: Ho Senad/AFP) Condenado a 278 anos por estupros foi preso na terça no Paraguai.
Ele segue para o presídio de Tremembé, no interior do estado.

O ex-médico Roger Abdelmassih deixou por volta das 16h40 desta quarta-feira (20) o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, e segue em comboio policial para o presídio de Tremembé, no interior do estado.

Mais cedo, ele foi recebido com gritos de revolta por vítimas de abuso sexual ao desembarcar em São Paulo. Abdelmassih foi vaiado por mulheres que o aguardavam no saguão.

Com um colete à prova de balas e escoltado por policiais, ele chegou com um sorriso no rosto. Uma mulher tentou furar o cerco policial para agredi-lo. Ele também foi hostilizado na saída, após ter feito exames de corpo de delito.
Em Congonhas, o ex-médico também passou pelos trâmites burocráticos que oficializaram sua prisão. Durante a conversa com os policiais, o ex-médico chorou ao ser perguntado pela polícia se tem filhos, segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves.
'Bem-vindo ao inferno'
Além de anônimos, cinco representantes da associação de vítimas aguardavam desde o começo da tarde a chegada do prisioneiro. "Vim dar boas vindas ao inferno. Ele disse uma vez que ele era o Deus aqui na terra. E agora para onde ele vai é o inferno. Ele não é Deus lá não", disse Vanuzia Leite Lopes, criadora do grupo.

As vítimas e curiosos aguardaram perto da delegacia da Polícia Civil em Congonhas. Um cordão de isolamento foi montado para deixar um corredor livre para a passagem do preso. Algumas subiram em cadeiras para ver a passagem do ex-médico e acompanhar a movimentação policial.

Abdelmassih chegou a São Paulo escoltado pela Polícia Federal desde Foz do Iguaçu, no Paraná. Ainda por volta das 16h30, ele passava por exame de corpo de delito por peritos do Instituto Médico Legal (IML) no próprio aeroporto. Depois, seguirá para o presídio de Tremembé, no interior do estado.

O ex-médico Roger Abdelmassih (centro), de 70 anos, que foi recapturado na cidade de Assunção, no Paraguai, chega ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo) 
Algemado, ex-médico chega a SP (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
 
Condenado em 2010 a 278 anos de prisão por 48 ataques a 37 mulheres entre 1995 e 2008, o ex-médico foi preso na terça (19) no Paraguai, por agentes ligados à Secretaria Nacional de Antidrogas do governo paraguaio com apoio da Polícia Federal brasileira.
O ex-médico era considerado um dos principais especialista em reprodução humana no Brasil. Após sua condenação e fuga, passou a ser um dos criminosos mais procurados pela Polícia Civil do estado de São Paulo. Ele ficou três anos foragido. A recompensa por informações sobre seu paradeiro era de R$ 10 mil.
A Polícia Civil de São Paulo pretende interroga-lo sobre mais 26 ex-pacientes que o acusam de estupro. Além disso, a 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na capital paulista, quer ouvi-lo sobre crimes envolvendo manipulação genética irregular que ele teria cometido. Quatro pacientes relatam ter tido problemas na gestação ou má-formação dos filhos após se submeterem a tratamento na clínica que ele mantinha.
Vítimas aguardam chegada do ex-médico no aeroporto de Congonhas (Foto: Lívia Machado/G1) 
Vítimas aguardam chegada do ex-médico no aeroporto de Congonhas (Foto: Lívia Machado/G1)
 
“Com a vinda dele [Roger] ao estado de São Paulo, agora irei pedir a Justiça para ouvi-lo no inquérito no qual é investigado por suspeita de mais 26 estupros consumados ou não”, disse a delegada  Celi Paulino Carlota, titular da 1 DDM.

Além disso, o ex-médico é investigado por crimes previstos na Lei 11.105 de 2005 de Biosegurança. “Quatro dessas mulheres, ex-pacientes, relataram problemas. Uma teve um filho com síndrome de Edwards [que causa má-formação no coração, cabeça e pés], outra com síndrome de Down, e duas contaram sobre abortos”, afirmou Celi. “Coisas graves como abortos em série e feto que morreu e a mulher viveu meses com ele na barriga sem que o então médico quisesse retirar”, conta a delegada.

Esse é o segundo inquérito por estupro que Roger responde na DDM em São Paulo. O primeiro, que apurava também atos libidinosos, resultou na condenação dele na Justiça em 2010 a uma pena de 278 anos de prisão por 48 ataques a 37 mulheres entre 1995 e 2008. Todos os inquéritos estão sob segredo judicial para preservar a identidade das vítimas.

Médico alegava inocência
O ex-médico sempre alegou inocência. Chegou a dizer que só ‘beijava’ o rosto das pacientes e vinha sendo atacado por um "movimento de ressentimentos vingativos". Mas, em geral, as mulheres o acusaram de tentar beijá-las na boca ou acariciá-las quando estavam sozinhas - sem o marido ou a enfermeira presente.

Algumas disseram ter sido molestadas após a sedação. De acordo com a acusação, parte dos 8 mil bebês concebidos na clínica de fertilização também não seriam filhos biológicos de quem fez o tratamento.
Em nota, os advogados Márcio Thomaz Bastos e José Luis Oliveira Lima afirmaram que a defesa "aguarda o julgamento da apelação interposta perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo" contra a decisão que o condenou.
A defesa alega que, por isso, a sentença não transitou em julgado. "No tocante a sua prisão, a defesa não irá se manifestar", informaram em nota.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/08/abdelmassih-e-transferido-para-penitenciaria-no-interior-de-sp.html

Governo anuncia duplicação de rodovias federais na Bahia

Governo anuncia duplicação de rodovias federais na Bahia
 
Foto: Reprodução/Rota Notícias
 
Duas rodovias federais serão duplicadas na região da Bahia, o que totaliza um trecho de 200 km. Ambas as obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com investimento de R$ 900 milhões. Serão contempladas as vias BR 101 – entrocamento da rodovia com a BR-324, em Feira de Santana, até divisa com Sergipe – e BR 116 – entre Santanópolis e acesso ao anel de Contorno de Feira. O ato que oficializa a assinatura da ordem de serviço, que contará com as presenças do governador Jaques Wagner e do mais recente ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, acontece nesta sexta-feira (22) às 10h, em Feira de Santana.  
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159056-governo-anuncia-duplicacao-de-rodovias-federais-na-bahia.html

Eleições Bahia: Veja agenda de candidatos ao governo para esta quarta


Eleições Bahia: Veja agenda de candidatos ao governo para esta quarta
 
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
 
Os candidatos ao governo da Bahia continuam com seus compromissos de campanha nesta quarta-feira (20) – com exceção de Lídice da Mata (PSB), que continua com a agenda suspensa até esta quinta (21), após o anúncio oficial do partido sobre os novos candidatos a presidente e vice-presidente. 
Renata Mallet (PSTU) começa logo cedo, às 6h30, com a realização de panfletagem na sede da Petrobras, na Pituba. Às 13h, ela também entrega panfletos antes de sua participação da Assembleia Geral dos Trabalhadores do Judiciário Federal, no Comércio, e às 18h concede entrevista para uma emissora de rádio.
 Rui Costa (PT) também fala para rádios, mas pela manhã. À tarde, faz caminhada pelo Bairro da Paz antes da estreia do programa eleitoral “Rui Responde”. 
Paulo Souto (DEM) tem a agenda voltada para o Subúrbio Ferroviário da capital. Às 9h, toma café na Casa Paroquial de Paripe, depois caminha até o centro comercial e à feira do bairro e almoça com candidatos da região. Pela tarde, segue em carreata por Bariri, Plataforma e Congo, antes de se reunir com evangélicos. 
ogério Tadeu Da Luz (PRTB) recebe candidatos a deputados estadual e federal da legenda e do PEN e, depois, concede entrevista à Rádio Sociedade. 
Marcos Mendes (PSOL), por sua vez, fala ao Varela Notícias às 10h e, depois, grava programa eleitoral de rádio.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159042-eleicoes-bahia-veja-agenda-de-candidatos-ao-governo-para-esta-quarta.html