quarta-feira, 10 de junho de 2020

Ônibus vindo de São Paulo entra na Bahia com 10 pessoas infectadas com o vírus

Um ônibus que fazia uma viagem clandestina para nove cidades do interior da Bahia registrou, pelo menos, 10 passageiros contaminados com a Covid-19. O veículo teria saído da rodoviária de Socorro, na capital de São Paulo, com 32 passageiros.
Entre os infectados, nove tinham destino a cidade de Nova Soure, no nordeste baiano. O município tinha 15 casos confirmados da doença, mas com a chegada dessas pessoas, a cidade agora possui 25 casos confirmados.
Dos 32 passageiros que viajaram, 14 desembarcaram em Nova Soure, e as outras 18 pessoas desembarcaram em mais oito cidades da Bahia: um homem em Santo Estevão, um homem em Feira de Santana, um homem em Alagoinhas, um homem em Sátiro Dias, quatro mulheres e três homens em Inhambupe, duas mulheres em Cipó, uma mulher e um homem em Crisópolis, e três homens em Olindina.
De acordo com a empresa Moacir Tur, as prefeituras sabiam que esse ônibus estava a caminho das respectivas cidades. “Os passageiros estão em isolamento com o apoio da prefeitura e da empresa”, afirmou uma funcionária ao jornal Correio*. Contudo, a empresa não está cadastrada na lista da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que autoriza a realização transporte regular de passageiros em viagens interestaduais.
Fonte: https://bahia.ba/covid19/onibus-vindo-de-sao-paulo-entra-na-bahia-com-10-pessoas-infectadas-com-o-virus/

Portando faca, homem invade sede da Globo no RJ e mantém repórter refém

Armado com uma faca e segurando uma bíblia, um homem invadiu, na tarde desta quarta-feira (10), a sede da Rede Globo, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro e manteve a repórter Marina Araújo como refém.

Segundo informações do portal Metrópoles, para acessar a emissora, o homem pulou as catracas de acesso. Policiais e o diretor de Jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, foram até o local e entraram em negociação com o suspeito. Os demais funcionários da emissora ficaram presos e isolados no andar onde funciona o canal por assinatura GloboNews.

Enquanto dominava a refém, o homem apontava a faca no pescoço e beijava a cabeça da repórter. Aos presentes, o suspeito informou que estava procurando a apresentadora do “Jornal Nacional” Renata Vasconcellos. Ele exigia falar com a jornalista, que faz aniversário nesta quarta-feira (10).

Uma fonte informou que a situação foi controlada assim que a própria Renata Vasconcellos apareceu no local, fazendo com que o homem soltasse a faca e fosse preso logo em seguida. Presentes informaram que o suspeito agia como um “psicopata”.  
Confira o vídeo:   

PGR entende que horário obrigatório de transmissão da Voz do Brasil é constitucional



O procurador-geral da República, Augusto Aras, deu o parecer de que a imposição de horário determinado para a transmissão do programa A Voz do Brasil pelas emissoras de rádio é constitucional e atende as obrigações decorrentes da exploração de serviço público e aos princípios da publicidade e impessoalidade.

Aras emitiu o seu entendimento em parecer no Recurso Extraordinário 1.026.923 encaminhado ao ministor do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello. No documento, o procurador-geral propõe ainda a fixação da tese de que é constitucional a obrigatoriedade de retransmissão do programa de divulgação de atos e informações de interesse público em horário impositivo.

A controvérsia teve início quando uma rádio de São Paulo alegou na Justiça a inexistência de obrigatoriedade da retransmissão do programa em horário impositivo. Após ter o pedido negado na primeira instância, o grupo conseguiu no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) uma autorização para escolher um horário alternativo.

Historicamente, A Voz do Brasil era transmitido para todo o Brasil entre 19h e 20h. Recentemente, uma lei flexibilizou o horário de retranmissão entre 19h e 22h, mas mantendo a imposição da retransmissão.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249648-pgr-entende-que-horario-obrigatorio-de-transmissao-da-voz-do-brasil-e-constitucional.html

EUA registram novo pico de infecções da Covid-19 e casos diários chegam a 20 mil

Os Estados Unidos têm apresentado, em algumas regiões que não tinham sido tão afetadas pela pandemia de coronavírus, um novo pico de infecções pela Covid-19. De acordo com uma reportagem feita pelo jornal "The Washington Post", nesta quarta-feira (10), o país está registrando cerca de 20 mil casos diários. As informações são da coluna Bem Estar, do G1.

O pico gerado pela pandemia foi de 30 mil infecções por dia, em média. Ainda assim, a situação é preocupante. O jornal aponta que 14 estados e Puerto Rico, território dos EUA, tiveram na semana passada a maior alta de novos casos da Covid-19. Entre os estados, estão Califórnia, Flórida e Texas, por exemplo, que têm um alto indíce populacional.

Para os especialistas, o principal problema é o surto em cidades pequenas, pois elas podem não ter recursos suficientes para lidar com uma grande quantidade de pessoas infectadas.

Até o momento os EUA possuem 2 milhões de casos da Covid-19, que resultaram em cerca de 110 mil mortes. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249651-eua-registram-novo-pico-de-infeccoes-da-covid-19-e-casos-diarios-chegam-a-20-mil.html

Boletim da Sesab informa novos 2.204 casos e 38 óbitos por Covid na Bahia nesta quarta



O boletim atualizado da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informa que a Bahia registra um total de 32.685 casos confirmados e 975 mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (10). Em comparação com o último boletim, da terça-feira (9), foram somados novos 2.204 diagnósticos positivos da doença e 38 óbitos, já que no dia anterior os números divulgados pela pasta davam conta de 30.481 casos confirmados e 937 óbitos.

Os casos confirmados ocorreram em 346 municípios do estado, com maior proporção na capital baiana Salvador (57,19%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por um milhão de habitantes foram Ipiaú (8.523,53), Itajuípe (8.296,33), Uruçuca (7.407,77), Urandi (6.423,34) e Salvador (6.319,22).

A secretaria informa que 17.482 indivíduos estão monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24298-boletim-da-sesab-informa-novos-2204-casos-e-38-obitos-por-covid-na-bahia-nesta-quarta.html

A Prefeitura Municipal de Inhambupe divulga a primeira paciente recuperada e que testou positivo para Covid-19

A Prefeitura Municipal de Inhambupe divulgou ontem, dia 09 de junho de 2020, a primeira paciente recuperada e que testou positivo para Covid-19, no qual foi avaliada e liberada pelo médico.

A Secretaria de Saúde informou também que continua monitorando as pessoas que chegam de cidades ou estados com casos confirmados ou suspeitos, e recomenda que a população siga as determinações das autoridades em saúde pública do município, assim como as orientações da Organização Mundial da Saúde em relação ao isolamento social e ao uso obrigatório de máscaras. 
Informação da Prefeitura Municipal de Inhambupe Bahia

Novo surto global do coronavírus pode derrubar PIB do Brasil em até 9,1%, diz OCDE



O mundo pode sofrer uma segunda onda de disseminação do coronavírus no último trimestre deste ano, o que ampliaria a contração da economia brasileira em 2020 de 7,4% para 9,1%, segundo estimativas divulgadas nesta quarta-feira (10) pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

De acordo com a organização, há 50% de chances de que vários países sejam obrigados a retomar, nos últimos três meses do ano, as medidas de isolamento que começaram a ser flexibilizadas nas últimas semanas.

Se esse cenário mais pessimista se confirmar, o impacto sobre a atividade deverá ser menor, metade da contração registrada por causa da primeira onda de contaminação. Ainda assim, adiará a recuperação da economia mundial.

A retração global é projetada pela OCDE em 6% no cenário mais otimista, no qual a reabertura segue gradualmente, voltando ao nível pré-crise em 2021. A queda estimada no cenário mais pessimista é de 7,6%.

Segundo a instituição, enquanto nenhuma vacina ou tratamento estiver amplamente disponível, os formuladores de políticas ao redor do mundo continuarão a "andar na corda bamba", e os principais instrumentos para combater a propagação do vírus serão distanciamento social, testagem, rastreamento e isolamento. Essas medidas, no entanto, podem não ser suficientes para impedir um segundo surto do vírus.

No caso brasileiro, a OCDE estima uma queda no PIB (Produto Interno Bruto) de 7,4% em um cenário em que seja possível seguir com a flexibilização. Uma segunda onda ampliaria a queda na atividade para 9,1% em 2020, atingindo tanto o consumo privado como os investimentos no final do ano.

Esse segundo evento também adiaria a recuperação da economia, reduzindo o crescimento projetado do PIB em 2021 de 4,2% para 2,4%. A taxa de desemprego deve passar dos atuais 12,6% para 15,4% ao longo do próximo ano no pior cenário.

As estimativas da OCDE sugerem uma diminuição de aproximadamente 20% na atividade em períodos em que o isolamento é adotado no Brasil. A instituição afirma que não fez os cálculos, mas que a não adoção dessas medidas por estados e prefeituras poderia ter custado mais em termos de vida e em impacto econômico.

De acordo com a instituição, as turbulências nos mercados internacionais afetaram o Brasil antes que a atividade econômica começasse a desacelerar por aqui, já que investidores internacionais buscaram ativos mais seguros, com saída de recursos do país e pressão sobre taxa de câmbio, juros e preços de ações.

As ações do governo federal em termos de gastos para minimizar o impacto da pandemia sobre a atividade foram classificadas como "ousadas e consideráveis". O impacto no consumo privado poderia ter sido de dois a três pontos percentuais a mais na ausência de medidas de apoio à renda das famílias, segundo a organização.

Com uma dívida bruta que deve terminar o ano próxima de 90% do PIB, a OCDE diz que o país pode se antecipar em sinalizar que retomará uma agenda de equilíbrio fiscal após a crise atual.

"Isso pode ser alcançado por meio de medidas legislativas, como uma reforma da administração pública que revise a remuneração de servidores públicos ou uma redução ambiciosa de subsídios ineficazes e isenções fiscais, a serem implementadas apenas a partir de 2021", diz a organização.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/81978-novo-surto-global-do-coronavirus-pode-derrubar-pib-do-brasil-em-ate-91-diz-ocde.html

Brasil tem deflação de 0,38% em maio, diz IBGE



Com menor pressão dos preços dos alimentos e forte recuo nos combustíveis, o Brasil teve deflação de 0,38% em maio, o resultado mais baixo para o mês desde que a inflação começou a ser calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1980.

No ano, o país tem deflação de 0,16%. No acumulado de 12 meses, o índice é de 1,88%, bem abaixo do piso da meta estabelecida pelo governo para 2020, de 4%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Em abril, o índice já havia apresentado forte deflação, de 0,31%, nível só visto em 1998. Naquele mês, porém, os preços dos alimentos ainda pressionavam a inflação, diante da maior demanda de produtos após o início da pandemia.

Com as restrições à circulação de pessoas para frear a contaminação pelo novo coronavírus, a inflação dos alimentos para consumo em domicílio disparou em março e abril, quando bateu 2,24%. Em maio, a variação desses produtos caiu para 0,33%.

Os preços de itens como cenoura (-14,95%) e as frutas (-2,1%), que haviam subido em abril, recuaram em maio. A inflação do grupo Alimentação e Bebidas, que havia avançado 1,79% em abril, recuou para 0,24% em maio.

"É normal que os alimentos tenham uma alta no início do ano, especialmente nos primeiros três meses, por conta das questões climáticas que prejudicam as lavouras", diz o gerente da pesquisa do IBGE, Pedro Kislanov.

A principal influência sobre o IPCA do mês, porém, continuou sendo o preço dos combustíveis, também impactado pela pandemia, que derrubou as cotações internacionais do petróleo. Em maio, segundo o IBGE, a gasolina ficou 4,53% mais barata, o diesel caiu 6,44% e o etanol recuou 5,96%.

O cenário deve ser diferente em junho, quando os postos começam a repassar ao consumidor reajustes promovidos pela Petrobras nos preços da gasolina e do diesel - foram cinco aumentos no primeiro e dois no segundo desde o início de maio.

Já com possíveis impactos da desvalorização cambial, o Artigos de residência apresentou a maior variação positiva do mês, com alta de 0,58%. Nesse grupo, aumentaram de preços os artigos de TV, som e informática (4,57%) e eletrodomésticos e equipamentos (1,98%).

Economistas ouvidos pelo Banco Central para a elaboração do Boletim Focus reduziram na semana passada suas projeções para a inflação de 2020, de 1,55% para 1,53%. Para 2021, a expectativa é que o indicador feche o ano em 3,1%.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/81986-brasil-tem-deflacao-de-038-em-maio-diz-ibge.html

Uziel Bueno se recupera da Covid-19 e planeja reassumir Brasil Urgente nesta quarta



O apresentador Uziel Bueno está recuperado da Covid19. O comunicador da Band Bahia, que revelou o diagnóstico na última semana, pegou o resultado do novo exame no início da tarde desta quarta-feira (10). "Fiz um novo exame hoje, o mais completo, e, graças a Deus, que deu não reagente. Estou curado e imunizado", celebrou em entrevista ao Bahia Notícias.  
  
"É uma doença que abala muito o psicológico. Independentemente se tem ou não, fique acompanhando as pessoas que você ama, pois é a solidão é a pior parte. Não tive nenhum sintoma e ninguém espera ter, né?", detalhou. 
  
O comandante do Brasil Urgente disse que pretende voltar aos estúdios ainda neste dia. "Estou fazendo de casa e acho que hoje volto para a empresa. Boa parte da minha equipe pegou e já está recuperada. O lance dessa doença é viver o dia após dia. O medo era de ter o sintoma em algum momento. É complicado". Além dele, o repórter Leo Bala também está recuperado da doença.   

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/58272-uzielbueno-se-recupera-da-covid-19-e-planeja-reassumir-brasil-urgente-nesta-quarta.html

Canudos: Agentes funerários fazem enterro de vítima de Covid-19 após recusa de coveiro



Agentes funerários tiveram que fazer o enterro de uma vítima de Covid-19 porque coveiro e moradores se negaram a realizar o procedimento. O caso ocorreu no distrito de Rosário em Canudos, no Sertão do São Francisco. Segundo o G1, a vítima, uma idosa de 81 anos, veio a óbito em Salvador no último sábado (5). O corpo foi transportado da capital baiana ainda na manhã do mesmo dia. Uma filha da idosa, que também foi infectada pela Covid-19, não pode viajar devido às normas sanitárias em vigor na pandemia.

Conforme relato do proprietário da funerária Pax Monte Sinai, José Silva, ao chegar com o corpo no distrito ouviu do representante que os moradores não queriam se envolver com o enterro. Um coveiro também recusou fazer o procedimento com receio. Com isso, José Silva e o colega de trabalho decidiram fazer o enterro em um local com baixa iluminação.

PREFEITURA
Por meio de nota, a prefeitura de Canudos disse que não administra o cemitério do Rosário, onde ocorreu o sepultamento, e que não mantém coveiro na comunidade. A gestão ainda declarou que a idosa declarava residência em Euclides da Cunha, o que constaria no atestado de óbito.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21254-canudos-agentes-funerarios-fazem-enterro-de-vitima-de-covid-19-apos-recusa-de-coveiro.html

Soldado da PM é preso por suspeita de roubo em Igaporã



Um soldado da Polícia Militar, suspeito de participação em um roubo no município de Igaporã, no sudoeste da Bahia, foi preso em flagrante na última terça-feira (9).

A prisão foi realizada pela Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, que combate crimes cometidos por integrantes de forças policiais.

De acordo com as vítimas, três homens vestindo fardas semelhantes da PM, invadiram o imóvel alegando cumprimento de mandado de busca e apreensão. No local o trio roubou 5 mil reais em espécie, uma espingarda, joias, um celular e chaves de três veículos.

Quando o bando saiu da casa, um dos homens deixou cair uma pistola e não percebeu. O armamento está registrado em nome do soldado, lotado em um batalhão da Região Metropolitana de Salvador. O PM foi apresentado na 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi), onde foi autuado.

Um processo administrativo disciplinar foi instaurado na Corregedoria da PM.  

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21250-soldado-da-pm-e-preso-por-suspeita-de-roubo-em-igapora.html

Novo pedido de vista adia decisão do TSE sobre cassação da chapa Bolsonaro-Mourão



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou nesta terça-feira (9) o julgamento de duas ações que pedem a cassação dos mandatos do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão. A decisão, contudo, foi adiada porque o ministro Alexandre de Moraes pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso.

As ações começaram a ser julgadas em 2019, mas a decisão foi adiada na ocasião por um pedido de vista apresentado pelo ministro Edson Fachin, de acordo com o G1.

O TSE analisa se houve benefício à chapa vencedora das eleições de 2018 em razão de um ataque a um grupo de mulheres contrárias a Bolsonaro, criado em uma rede social.

Outras seis ações tramitam no tribunal. Destas, quatro apuram supostas irregularidades na contratação do serviço de disparos em massa de mensagens pelo aplicativo WhatsApp durante a campanha eleitoral, por exemplo.

Ainda não há previsão para outros julgamentos ocorrerem. O TSE ainda discute um pedido para que provas do inquérito das fake news sejam compartilhadas com os processos eleitorais.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249618-novo-pedido-de-vista-adia-decisao-do-tse-sobre-cassacao-da-chapa-bolsonaro-mourao.html

Câmara já pagou R$ 69 mil em combustível a deputados baianos durante a pandemia



Os meses de abril e maio no Brasil foram integralmente marcados pelas medidas de isolamento e restrição de funcionamento de atividades não essenciais, assim como a adoção de atividades remotas na Câmara dos Deputados. No entanto, no mesmo período, os 39 deputados federais baianos solicitaram juntos um reembolso de R$ 69.079,92, relacionado a custos com combustível. Os dados são do portal da Transparência da Câmara dos Deputados. 

As despesas de “combustíveis e lubrificantes” são alguns dos insumos que podem ser custeados por meio da cota parlamentar. O reembolso mensal é de, no máximo, R$ 6 mil. Os deputados têm até 90 dias para apresentar a documentação comprobatória do gasto.  O saldo não utilizado acumula-se ao longo do exercício financeiro, vedada a acumulação de um exercício financeiro para o seguinte. 

Dentre os baianos, Cláudio Cajado (PP) acumulou o máximo de R$ 12 mil reais no período. O valor reembolsado ao parlamentar, inclusive, ocupa a faixa máxima desde o mês de janeiro deste ano. Logo, em 2020, Cajado já obteve reembolso de R$ 30 mil. 

Considerando apenas o mês de abril, também recebeu reembolso máximo de R$ 6 mil reais o deputado João Carlos Bacelar (PL). Ao Bahia Notícias, Bacelar afirmou que, apesar da pandemia, “tem trabalhado como nunca”. “Nessa pandemia eu tenho viajado mais do que nunca. Só em Brasília eu vim seis vezes, sem voo. Final de semana comecei a rodar para o interior e agora com mais ênfase. Não estou parado, não. Sou o deputado da Bahia que mais ando, para Brasília e para os meus municípios”, informou. 

No mês de maio, o reembolso pedido pelo parlamentar sofreu uma redução em relação a abril, finalizando em R$ 2.950. 

A lista de deputados com reembolso mensal acima de R$ 4 mil reais inclui ainda Pastor Sargento Isidório (Avante); Jorge Solla (PT); Raimundo Costa (PL) e Waldenor Pereira (PT). 

Pré-candidato a prefeito de Salvador, o deputado federal Pastor Sargento Isidório disse que “o coronavírus ampliou seu trabalho”. Segundo ele, tem circulado bairros da capital baiana e da região metropolitana fazendo o trabalho de “educação” com a população. 

“Eu continuo atendendo pessoas aqui [Fundação Dr. Jesus] o tempo todo. Carro meu vira aqui é ambulância. Eu não parei hora nenhuma. Eu estou andando Salvador, região metropolitana... Eu, minha assessoria, a gente não para. Distribuindo máscaras, orientado as pessoas. Eu brinco que se pudesse gastar R$ 50 mil eu gastava. Gastei os R$ 5 mil, mas não parei em um só minuto”.  Já no mês de maio, a solicitação de reembolso do deputado até o momento foi de apenas R$ 50. 

O deputado Waldenor Pereira justificou que o total de R$4.835,07 foi o acumulado do consumo de combustível do mês anterior, resultado das viagens dele e dos assessores em serviço no mandato. 

"A nossa atuação parlamentar se concentra em mais de 60 municípios baianos das regiões Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim, portanto, uma extensa área do estado. Todos os nossos gastos estão e sempre estiveram perfeitamente em concordância com as nossas atividades e devidamente contabilizados”, disse Waldenor por meio de nota.

O BN tentou fazer contato com o deputado Cláudio Cajado por telefone, mas não obteve êxito.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249608-camara-ja-pagou-r-69-mil-em-combustivel-a-deputados-baianos-durante-a-pandemia.html

Regina Duarte é exonerada da Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro


Agora é oficial. A atriz Regina Duarte não é mais secretaria especial de Cultura. O capítulo final desta história aconteceu nesta quarta-feira (10) após a publicação da sua exoneração no Diário Oficial da União.

A passagem da atriz no cargo foi curta. Ela assumiu o posto em março, mas pouco mais de mais de dois meses depois, em 20 de maio, teve a sua saída anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

No anúncio de sua saída, Bolsonaro prometeu transferir Regina Duarte para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com o objetivo dela “ficar mais perto da família”. A nomeação ainda não efetivada.

Regina assumiu oficialmente a pasta no dia 4 de março para ser protagonista no setor cultural e unir a classe artística. Porém, o objetivo foi longe de ser cumprido. Em um enredo típico de dramalhão mexicano, a atriz não passou de coadjuvante, colecionou trapalhadas, ganhou muitos desafetos e promoveu chiliques. Saiu de cena sem deixar saudades para a categoria.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249620-regina-duarte-e-exonerada-da-secretaria-de-cultura-do-governo-bolsonaro.html

Devido à Covid-19, Bahia já tem 308 cidades com transporte intermunicipal suspenso



Os municípios de Dom Macedo Costa, no Recôncavo; Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá; Jussipae, na Chapada Diamantina e Tanhaçu, no sudoeste; terão também o transporte intermunicipal suspenso. A medida – que visa conter a Covid-19 no estado – vale a partir desta quinta-feira (11).

Enquanto a saída dessas cidades é permitida até a 1h, a chegada só pode ser feita até as 9h. Com a inclusão das cidades, a Bahia já tem 308 com a interrupção do serviço. Conforme o decreto, transporte intermunicipal é entendido como todo veículo coletivo público ou privado, rodoviário ou hidroviário, feito nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e com vans. 

RETORNO
No mesmo decreto, o governador Rui Costa autorizou a volta do serviço nas cidades de: Baianópolis, no extremo oeste; Bonito e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina; Quijingue, na região sisaleira; Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá e Uibaí, no centro norte baiano. A justificativa para o retorno é que nessas cidades não houve casos de novo coronavírus nos últimos 14 dias. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21247-devido-a-covid-19-bahia-ja-tem-308-cidades-com-transporte-intermunicipal-suspenso.html

Patroa indiciada pela morte do menino Miguel está cadastrada no auxílio emergencial



O nome de Sarí Corte Real, patroa indiciada pela morte do menino Miguel, em Recife, consta na lista de solicitantes do auxílio emergencial no valor de R$ 600 destinado a  a trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores individuais. Ela é primeira-dama do município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco.

Até a última terça-feira (9), o nome de Sarí Gaspar Corte Real consta como "em análise" na lista de solicitações do auxílio emergencial. De acordo com O Estado de S. Paulo, a informação foi confirmada pela Diretoria de Comunicação Social do Ministério da Cidadania.

De acordo com o advogado de Sarí, Pedro Avelino, eles tomaram conhecimento do pedido através da imprensa e destacou que ela não tem interesse em receber o valor.

“Alguém se utilizou dos dados dela para tentar o auxílio, até porque ela não preenche nenhum tipo de requisito. Estamos estudando o que vamos fazer porque, na verdade, não seria só um simples boletim de ocorrência, que se faz na Secretaria de Defesa Social. Em tese, isso é de competência da União. Nesta semana, vamos registrar essa ocorrência na Polícia Federal ou diretamente na Caixa Econômica”, afirmou Avelino, que indicou que ela não deve falar com a imprensa sobre o caso de Miguel e nem sobre o auxílio.

“Em caso dela querer falar com a imprensa, isso só vai poder acontecer depois dela falar com o delegado e ainda não tem data para isso”, explicou. 

Segundo o Ministério da Cidadania, as pessoas que tentarem burlar a legislação que rege o auxílio emergencial podem ser penalizadas, de acordo com o artigo 4º, da Portaria nº 351, de 7 de abril de 2020, que rege o benefício: "Sem prejuízo das sanções civis e penais cabíveis, o trabalhador que prestar declarações falsas ou utilizar qualquer outro meio ilícito para indevidamente ingressar ou se manter como beneficiário do auxílio emergencial, será obrigado a ressarcir os valores recebidos de forma indevida".

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249627-patroa-indiciada-pela-morte-do-menino-miguel-esta-cadastrada-no-auxilio-emergencial.html

Movimentos anti-Bolsonaro preparam Virada Cultural com 24h de shows



Com o avanço da rejeição do presidente, os movimentos da sociedade pró-democracia e contrários a Jair Bolsonaro articulam ações para dar visibilidade às suas bandeiras. De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, uma delas é a realização de uma Virada Cultural com duração de 24h e declarações virtuais contra o autoritarismo. Ainda segundo a publicação, a iniciativa prevê também projeções de frases em defesa da democracia em prédios e monumentos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/37919-movimentos-anti-bolsonaro-preparam-virada-cultural-com-24h-de-shows.html

Mega-Sena sorteia R$ 7 milhões nesta quarta

A Mega-Sena pode pagar hoje (10) um prêmio de R$ 7 milhões a quem acertar as seis dezenas. O concurso 2.269 será realizado às 20h, em São Paulo (SP). 
Os interessados em concorrer ao valor milionário podem apostar por meio do site Loterias Caixa, até as 19h. É necessário fazer um cadastro, ser maior de 18 anos e comprar a cartela por meio de cartão de crédito. A aposta mínima para participar custa R$ 4,50.

Secretarias estaduais de Saúde apontam 38.543 mortes por coronavírus; casos chegam a 743.050

Um levantamento feito por um consórcio de veículos da imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, aponta que, até as 8h de hoje (10), o Brasil registrava 38.543 mortes por coronavírus. 
Além disso, os casos da Covid-19 chegam a 743.050 em todo o país. Os números do Ministério da Saúde, divulgados na noite de ontem (9), apontavam 37.134 óbitos e 707.412 registros da doença, sendo 1.272 e 32.091, respectivamente, contabilizados nas últimas 24 horas. 
Após o balanço do órgão, pelo menos quatro estados atualizaram as informações (MT, GO, RR e SE) e foram incluídos neste novo boletim. 

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/93175,secretarias-estaduais-de-saude-apontam-38543-mortes-por-coronavirus-casos-chegam-a-743050

Operação da PF desarticula quadrilha de tráfico internacional de drogas em Salvador

A Polícia Federal cumpre, na manhã de hoje (10), sete mandados de prisão, sendo seis preventivas e uma temporária, e sete mandados de busca e apreensão. Uma das ordens é cumprida no Estado de Goiás, enquanto as outras 13 são cumpridas em Salvador.
A ação faz parte da Operação Ikaro, que busca desarticular uma organização criminosa estabelecida na Bahia especializada no tráfico internacional de drogas. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador.
De acordo com a PF, a quadrilha especializada em tráfico tem como principal modus operandi a cooptação de “mulas” para realizar o transporte da droga em voos comerciais para a Europa, sendo a substância, geralmente, escondida na bagagem.
O líder da quadrilha, um baiano de 34 anos, já responde a processos por tráfico e homicídio. Os investigados serão indiciados pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas.
Ainda segundo a PF, a operação foi deflagrada após a corporação identificar semelhanças nas circunstâncias de sete prisões em flagrante nos Aeroportos Internacionais Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Antônio Carlos Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Na maioria dos casos, tratava-se de casais tentando transportar cocaína para Lisboa, Portugal, de forma oculta em suas malas. Com isso, a PF descobriu o envolvimento de uma mesma organização criminosa em todos os casos, cujos integrantes estão sendo alvo das medidas judiciais.
Durante as investigações apurou-se que cada “mula” que conseguia realizar a viagem recebia aproximadamente 15 mil reais, gerando um lucro superior a meio milhão de reais para a organização criminosa, dependendo da quantidade de droga transportada.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/cidade/93180,operacao-da-pf-desarticula-quadrilha-de-trafico-internacional-de-drogas-em-salvador