sábado, 20 de janeiro de 2018

Exame de sangue diagnostica câncer

Novo método é capaz de apontar oito tipos de tumores 

Miami, EUA. Um novo exame de sangue para o câncer se mostrou promissor para detectar oito tipos diferentes de tumores antes de que eles se espalhem para outras partes do corpo, oferecendo esperança de detecção precoce. No entanto, mais estudos são necessários antes que o teste, chamado CancerSEEK, possa se tornar amplamente disponível, por um custo projetado de cerca de US$ 500, aponta o estudo, publicado na revista científica americana “Science”.
A análise, liderada por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, envolveu 1.005 pacientes cujos cânceres – já pré-diagnosticados com base em seus sintomas – foram detectados com uma taxa de precisão de cerca de 70% no total. Os cânceres foram detectados nos ovários, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, cólon ou reto, pulmão e mama.
Para cinco desses tipos de câncer – ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago – não há exames de rastreio disponíveis para pessoas de risco médio. O exame foi capaz de detectar esses cinco tipos com uma faixa de sensibilidade de 69% a 98%. Em 83% dos casos, o exame foi capaz de delimitar onde, anatomicamente, o câncer estava. O teste é não invasivo e baseado na análise combinada de mutações de DNA em 16 genes de câncer, bem como dos níveis de dez biomarcadores de proteínas circulantes. “O objetivo é detectar o câncer antes que a doença seja sintomática”.
Ressalvas. Especialistas de fora do estudo alertam que mais pesquisas são necessárias. “Parece promissor, mas com várias ressalvas. Uma quantidade significativa de pesquisa adicional se faz necessária”, ressalta Mangesh Thorat, vice-diretor da Unidade de Ensaios Clínicos Barts da Universidade Queen Mary, de Londres.
“A sensibilidade do teste no câncer de estágio 1 é bastante baixa, cerca de 40%, e mesmo nos estágios 1 e 2 combinados parece ser em torno de 60%. Portanto, o exame ainda vai deixar escapar uma grande proporção de cânceres no estágio em que queremos diagnosticá-los”, explica Thorat.
Nicholas Turner, professor de oncologia molecular no Institute of Cancer Research, em Londres, por sua vez, lembra que a taxa de falso positivo de 1% do teste pode parecer baixa, mas “pode ser uma preocupação significativa para o rastreamento da população”. “Algumas pessoas podem ser avisadas que têm câncer, mas talvez não tenham a doença”.

 

Especialistas recomendam cautela, mas validam mérito

Miami. Apesar da ressalva, Nicholas Turner reconhece que o artigo pode ser interpretado como um “passo ao longo do caminho para um possível exame de sangue para detectar câncer”. “E os dados apresentados são convincentes a partir de uma perspectiva técnica sobre o exame de sangue”, complementa.

Professor de epidemiologia do câncer na Universidade de Cambridge, Paul Pharoah é mais incisivo. “Não acho que esse novo teste realmente tenha movido o campo da detecção precoce muito para frente. Continua sendo uma tecnologia promissora, mas que ainda deve ser comprovada”. Vale lembrar que outras pesquisas estão em curso para desenvolver exames de sangue que possam detectar o câncer. 

Fonte: http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/exame-de-sangue-diagnostica-c%C3%A2ncer-1.1564794

Esquenta "BBB 18"! Veja as curiosidades desta edição

O

A 18ª edição do reality estreia na próxima segunda-feira (22) e o nome dos participantes foram anunciados ao longo da tarde da última quinta-feira (18)

O “BBB 18” está chegando! A partir da próxima segunda-feira (22), os telespectadores voltarão a acompanhar a casa mais vigiada do Brasil. Durante toda a tarde da última quinta-feira (18), a Globo anunciou os participantes que estarão na casa do próximo “Big Brother Brasil” e a ansiedade já começou a tomar conta dos fãs do reality.
Mas enquanto o “BBB 18” não começa, que tal fazermos um esquenta com algumas das curiosidades dessa edição do reality show? Veja:
- Cadê os cariocas? Nesta edição do "BBB" não teremos nenhum participante da cidade maravilhosa, que aliás, é o local onde fica a casa mais vigiada do Brasil. 
- Se no ano passado as gêmeas Mayla e Emilly e os gêmeios Antonio e Manoel disputaram cada dupla uma vaga na casa, nesta edição uma família toda ficará confinada dentro do "Big Brother Brasil", mas o que vai acontecer com eles ainda é um mistério.
- Dessa vez, para poder votar nos paredões, o público terá que fazer um cadastro no site oficial do reality show, dando alguns dados seus. Depois disso, a pessoa poderá votar quantas vezes quiser.
- Com 22 anos, Gleici é a participante mais nova do "Big Brother Brasil 18".
- Já Mara de 53 anos, é a confinada mais vela.
- Gleici, a participante mais nova do "BBB 18", é a primeira acreana a participar do "Big Brother Brasil". 


Reprodução/Instagram
Kaysar,participante do "BBB 18"


- O participante Kaysar, de 28 anos, é Sírio e viu a guerra da Síria com os próprios olhos. Ele precisou dar adeus à sua família, sua casa em Alepo e tudo o que sabia do mundo até então.
- Assim como em todo ano, a casa foi reformada e transformada em um resort 5 estrelas. Assim, os participantes terão um ambiente praiano.
- O famoso e cobiçado quarto do líder, se transformou no “Bangalô do Líder”.
- O que também foi totalmente reformulada para essa edição é a piscina.
- Eu ouvi festa? Sim, é isso mesmo! Cada festinha do "BBB"  irá homenagear um ritmo musical diferente, do Brasil e do mundo, a cada semana.
- Pela primeira vez, os fãs do reality poderão ter acesso às informações e indicações dadas pela famosa “Voz” do programa, que serão transmitidas pelo pay-per-view e, eventualmente, nas edições da Globo.
 - Pela primeira vez na história do programa, uma câmera dará ao público acesso 24 horas por dia à câmera do confessionário, salvo durante alguns atendimentos médicos 
- Assim como já aconteceu em outras edições, um participante surtou e desistiu de entrar na casa dias antes, quando já estava confinado em um hotel.
- Esse ano teremos uma participante bruxa na casa do "BBB": Ana Paula, que até faz poções.
- O marido da tia de Mara é primo de segundo grau de Bruna Marquezine e como marido de tia é tio, a sister é prima da atriz de "Deus Salve o Rei".
- Nessa edição, muitos participantes vão deixar os filhos assistindo de casa. Ao todo, seis deles tem filhos, com idades entre quatro e 22 anos.
- Pegação costuma ser uma constante no reality, mas esse ano alguns candidatos vão entrar 100% comprometidos: Daniel e Lucas são noivos, enquanto Viegas está em um relacionamento sério.
- Essa edição tem muitos participantes viajados. Além de Kaisar, que é da Síria e foi embora por conta da guerra, Mahmoud é de família libanesa e já morou lá por alguns anos. Mara morou na Espanha e Lucas na China, na época em que era modelo.


Reprodução/Instagram
Jéssica, participante do "BBB 18"

- Sem Miss! O BBB costuma incluir alguma Miss em suas edições, sendo a mais famosa Grazi Massafera. Mas, surpreendentemente, em 2018 nenhuma vencedora do título vai disputar o prêmio. Jaqueline até participou de alguns concursos na juventude mas parou depois do nascimento da filha.
- Outra constante nas edições são os estudantes de jornalismo. Quase todo ano temos um na casa e esse ano não será diferente: Ana Paula os representará. Mas, além, dela, Nayara também segue a profissão, porém já é formada.
- Quedinha por jogadores? Paula já namorou o jogador do Corinthians Rodriguinho, mas outras integrantes da casa já chegaram a curtir noitadas com outros atletas: Jaqueline participou de uma festa na casa de neymar e Jéssica já curtiu um camarote ao lado de Ronaldinho Gaúcho.
- Os participantes do "BBB" costumam passar bastante tempo na academia. E esse ano eles não devem decepcionar, já que muitos têm um histórico esportivo. Paula chegou a ser jogadora de vôlei e Jéssica é personal trainer e já foi ginasta. Outros Brothers também adoram praticar esportes, mas por lazer: Caruso pratica Muay Thai e futebol americano, Wagner canoagem e trilhas.