segunda-feira, 3 de agosto de 2015

"Ser Gay nunca impediu meu lado ARTISTA" falou Jhunner Luz ao blog Edu Castro



Qual seu nome verdadeiro? Como surgiu Jhunner Luz?

Meu nome é Edvaldo Júnior, O Jhunner Luz surgiu em um bate papo e junção com duas pessoas que tenho muito admiração ate hoje, Walter Leal & Maria Leal. Eu precisava realmente de um nome ARTÍSTICO um nome que fosse ÚNICO que não tivesse espalhado vários nomes iguais. Então em uma roda de conversa de Júnior Oliveira passou a ser chamado de Jhunner Luz. Lembro como se fosse hoje agente vindo na ILHA DE ITAPARICA para SALVADOR quando de repente surgiu o nome Jhunner, e em seguinda precisava de um sobrenome como já tenho o LUZ no sobrenome acabou ficando oficialmente. Me senti feliz em receber um nome diferente e novo, era como se fosse um recomeço ARTÍSTICO e realmente foi um grande RECOMEÇO da minha história ARTÍSTICA. 


Como foi criado o EXD?

E.X.D – EXPLOSION DANCE é uma equipe de dança que nasceu em  15 de julho de 2012. Através de jovens das comunidades de Novo Inhambupe, Urbis e Amarela na Cidade de Inhambupe Bahia. Começamos como uma equipe de 45 componentes onde tivemos que fazer uma seleção resultando em 26 componentes, a seleção foi na porta da minha casa, chegava tanta gente querendo participar que quase não acreditava que iria dar certo. Apesar de naquele tempo ser uma grande novidade, uma equipe de DANÇA e MODERNA também era um grande objetivo como erguer a equipe principalmente de JOVENS de Comunidades. Primeiro porque não MORO dentro de COMUNIDADE, segundo não tinha influência com JOVENS das COMUNIDADES e terceiro foi onde procurei ter CORAGEM para convidar JOVENS dessas três COMUNIDADES para iniciar essa equipe.  O inicio foi realmente difícil, nosso ensaios eram feitos nas ruas e até em PRAÇA Pública quando não tinha jeito fazia ensaios na casa de um dos componentes ou então no frente da minha casa onde tinha acontecido a seleção.  Realmente não tínhamos estrutura para realizar algo, e pode se dizer que 2012 foi uma criação de equipe muito difícil. Os problemas era constante, cheguei até dizer “Vamos ficar apenas 2 meses, depois disso não vai mais existir grupo de DANÇA”. Mas a frase realmente não aconteceu, Eles eram dedicados, pessoas esforçadas. Lembro que nosso figurino era comprado em feira livre, todos com blusa preta, as meninas short curto jeans e meia calça e aba reta, meninos short  Jeans ou calça Jeans e aba reta também.  Dai que fizemos nosso primeira farda PRETA com o tema “A RUA NA ARTE E ARTE NA RUA.” Onde atuávamos muito a influência do RAP com o PAGODE da nossa Bahia. Desde a Criação nunca tivemos componentes fixo, sempre deixava algum componente e entrava outro no lugar. Desde o período de criação a trupe tem sido assim. Talvez por desistir da arte ou até entanto por compromissos pessoais. Mas mesmo assim sempre tinha a continuação da equipe. Mas o que mais orgulho em saber é que essa movimento deu inicio em 2012 com uma JUNÇÃO de transformar A DANÇA e seus ASPECTOS.


Como foi assumi ser homosexual?

Acho que a minha vida  já era vista com olhos na sociedade de “viado” as pessoas até hoje tem a expressão da palavra “o viado do Juninho ou Viado do Jhunner”.  Um colega meu estava um dia em um evento aqui na Cidade onde teve um individuo que perguntou assim, a esse meu colega: Você vai viajar mais “O viado do Jhunner?”  Meu colega apenas olhou fixamente e disse: “Sim é o viado do Jhunner Luz que vai viajar e que faz a diferença nesse município, alguma coisa contra?” Em seguida a pessoa não respondeu mais nada. E meu colega respondeu na mesmo questão para que ele se tocasse qual palavra ele mencionou a quem mencionou. Então Eduardo, na Cidade onde vivo ainda tem esse rotulo de que HOMOXESSUAIS assumidos não tem sua valorização por assumir apenas uma opção Sexual, isso é realmente verídico acho tão pesado a palavra VIADO que me notifico porque nesse Século ainda existe PESSOAS que pensa dessa maneira, onde temos INTERNET, TV, RÁDIO, CELULAR, para conhecermos e estudar tudo que não sabemos de fato o que se trata. O fato de mostrar a SOCIEDADE que sou GAY não significa que iria me esconder à vida inteira dentro de um armário ou então trancar esse meu lado em sete chaves. Não fiz isso, fiz e faço diferente. Precisei me assumir mesmo para encarar a realidade do cotidiano, para encarar todo preconceito que não só eu mais diversos assumidos enfrenta durante o dia a dia. Para encarar aquela porta fechada ou até para pisar os pés em lugares que era tratado como “um nada” e que hoje posso dizer que CONSEGUIR. E sabe por que CONSEGUIR Eduardo? Porque as pessoas não tem que se incomodar com a palavra “EU SOU ASSUMIDO” As pessoas tem que se incomodar se caso fosse mais um marginal na Sociedade se eu saísse por ai roubado o que é dos outros ou até se tirasse a vida do próximo. Se por aí provocasse a violência ou se então desejasse o mal ao próximo. Por isso que me refiro que CONSEGUIR  pois não foi e nunca vai ser opção sexual que VAI RETIRAR meu CARATÉR, RESPEITO E DECÊNCIA perante a SOCIEDADE INHAMBUPENSE. Eu desejo para que pessoas que  é homossexual mas que nunca chegou de peito aberto e disse que é, que realmente conduza sua verdade, hoje em dia não vai ferir ou machucar sua moral mostrar o que realmente é.  Ao contrário vai sim provocar muita discursão daqueles que dizem ser contra um HOMOXESSUAL . Ser Gay nunca impediu meu lado ARTISTA e sei muito bem que ARTE é um contexto muito diferente do meu  lado pessoal, sei dividir e me comportar perante uma SOCIEDADE sei que isso eu tenho ganhado bastante admiração e respeito ate com simpatizantes, colegas, pessoas próximas e pessoas que venho criando um elo de contato muito forte.


O que você fala do crescimento do EXD?

O Crescimento EXD tem sido a maior questão no Município de Inhambupe, a trupe no Período de 2013, 2014 e 2015 já tivemos de agora nesse exato momento 33 viagens registradas. 5 Certificados de eventos participativo, 3 Certificados para componentes comprovados. Além de uma matéria do Jornal Brazilian Times – Nova York em Dezembro de 2014. A equipe tem sido convidada para grandes AMOSTRAS, INTERAÇÕES, LUGARES no termo Dança por toda BAHIA. Estamos crescendo na área da Construção do contexto em DANÇA e suas CARACTÉRISTICAS, modulando e reformando a questão de uma DANÇA mais SOCIAL , DINAMICA E INTERATIVA e caracterizando também através da REDE SOCIAL Web Clipes de sucesso como o exemplo do Web Clipe “MAIS AMOR POR FAVOR” que teve diversos compartilhamentos, gerou diversos comentários e visualizações. Nosso e-mail não para de chegar diversos eventos e amostras de DANÇA, onde estamos com uma TOUR pela Bahia que é no período de 2015 chamada de “FLUXO DANÇANTE”  Através disso tudo tivemos ou não crescimento ? Sim tivemos, atualmente são 14 componentes oficiais e 2 na produção onde inteiramente se dedica para que o continuo e crescimento da equipe continue. 


Como você resume os 3 anos de Grupo?

Superação, Conquista, Reconhecimento e Dedicação. Não são 3 dias, nem 3 semanas e sim  3 anos.


Quais os objetivos do Grupo?

Existes diversos objetivos ,um deles é ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE como APOIO FINANCEIRO para reforma de figurino, construção de cenários, viagens e também para representar a Cidade até em outro ESTADO ou então fora do Brasil. Projeto e registro temos, o que realmente precisamos é de EMPRESARIOS ou Setor CULTURAL que invista nessa EQUIPE.

Outro grande objetivo de equipe é que fossemos uma ONG onde poderia através da nossa ARTE influenciar mais JOVENS a fazerem o que fundamos em 2012. Mas são objetivos grande e sei que sei que um dia pode ser tornar realidade, quem sabe! O tempo é quem diz o que realmente é para ser acontecer.
 

Considerações finais:

Não vou citar nomes, mais peço para que você que está lendo essa entrevista que de uma passadinha em nossa rede social pelo link: Fb.com/E.X.DExplosionDance nossa Página Oficial é um livro aberto para você conhecer incentivadores e apoiadores do movimento EXD.

Desde a fundação da equipe eu tenho sido muito grato a diversos incentivos que conseguimos durante 3 anos. Então o melhor é que possa conhecer mais ainda O IMPÉRIO DA DANÇA MODERNA.

Desde já quero muito agradecer ao seu Blog Eduardo Castro que tem sido um grande vinculo de Comunicação para que Brasil e mundo a fora possa está vendo noticias não só do nosso município mais também geral. Quero muito agradecer a grande parceria formada com a trupe durante o continuo da equipe. Carimba que esse blog é sucesso!