sexta-feira, 28 de maio de 2021

Prefeitura de Inhambupe prorroga Toque de Recolher e Lockdown

 


Para combater a proliferação da pandemia, estão prorrogadas as medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19 em Inhambupe. A informação consta em publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (28), pelo nº 349/2021 - página 58.

Fica prorrogado o fechamento total dos estabelecimentos comercias e prestadores de serviços, ate às 05h do dia 03 de junho de 2021, com objetivo de conter o avanço da pandemia do COVID-19.


Não se aplica a regra do caput do presente artigo, tão somente, aos seguintes estabelecimentos listados abaixo, que poderão funcionar na forma presencial:


I - farmácias;

II - postos de combustíveis (exclusivamente para fins de abastecimentos);

III - funerárias;

IV - concessionárias de serviços públicos essenciais (tais como, energia elétrica e água);

V - clínicas médicas (apenas consultas de emergência);

VI - laboratórios de análises-clínicas;

VII - clínicas odontológicas, veterinárias e petshops (apenas urgências e emergências);

VIII - provedores de internet, exclusivamente;

IX - oficinas mecânicas e borracharias (apenas urgências e emergências).

 

O Toque de Recolher foi prorrogado e segue das 19h às 5h até dia 07 de junho com restrições de locomoção noturna. Salvo algumas exceções. 


Durante o Lockdown, estão autorizados apenas o funcionamento de serviços essenciais.


Permanece suspenso, até o dia 06 de junho de 2021 , o atendimento ao público nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, com exceção dos serviços essenciais de saúde, assistência social e infraestrutura.


Permanece proibida a comercialização de bebidas alcóolicas em quaisquer estabelecimentos comerciais: supermercados, mercadinhos, atacadões, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniências, padarias, delicatessen, bares, restaurantes, congêneres e similares, inclusive pelo sistema de delivery, até às 05h do dia 03 de junho de 2021


Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2021/05/prefeitura-de-inhambupe-prorroga-toque.html

Anvisa amplia tempo que vacina da Pfizer poder ficar em geladeira comum para 31 dias


 A Anvisa autorizou que a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer seja armazenada em temperaturas mais altas. A conservação e armazenamento do imunizante poderá ser feita em temperatura controlada entre 2 a 8 graus Celsius por até 31 dias. A temperatura é a mesma submetida outras vacinas do Plano Nacional de Imunização e as outras duas contra Covid-19 que estão sendo utilizadas no Brasil, a CoronaVac e a de Oxford/Astrazeneca.

 

A decisão da Anvisa segue o entendimento da própria fabricante, que solicitou a nova autorização. A agência recebeu o pedido de alteração na última sexta-feira (21) e a análise foi realizada durante esta semana. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (28). 

 

Há algumas semanas a agência sanitária da Europa aprovou a possibilidade de armazenagem do imunizante a temperatura de geladeira, por um período de 30 dias, desde que o frasco não tenha sido aberto ainda.

 

No Brasil, a Anvisa já havia autorizado que a vacina poderia ser mantida entre 2ºC e 8ºC por no máximo cinco dias.

 

Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração.



Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/26750-anvisa-amplia-tempo-que-vacina-da-pfizer-poder-ficar-em-geladeira-comum-para-31-dias.html