sábado, 15 de novembro de 2014

Morre aos 85 anos o ex-ministro Adib Jatene

Adib Jatene foi o primeiro médico a realizar cirurgia de ponte de safena no país
Adib Jatene foi o primeiro médico a realizar cirurgia de ponte de safena no país
 
Médico estava internado no Hospital do Coração há quase dois meses devido a um ataque cardíaco
 
O cardiologista e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, um dos maiores nomes da medicina no Brasil, morreu na noite desta sexta-feira, aos 85 anos. O médico estava internado desde o dia 22 de setembro no Hospital do Coração (HCor), do qual era diretor-geral, após sofrer um infarto. O corpo de Jatene está sendo velado no segundo andar do hospital. O sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério do Araçá, na zona oeste da capital paulista.
Jatene foi o primeiro médico a realizar a cirurgia de ponte de safena no país e desenvolveu o primeiro coração-pulmão artificial do mundo, no Hospital das Clínicas, em 1958. O cardiologista também criou uma técnica para corrigir artérias de bebês, que ficou conhecida como Cirurgia de Jatene.
Ocupou três cargos públicos: foi ministro da Saúde dos governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso e secretário da Saúde de São Paulo na gestão de Paulo Maluf. Durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, o cardiologista foi responsável por implementar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), para aumentar a arrecadação na saúde pública.
Jatene deixa sua mulher, Aurice, quatro filhos — os médicos Ieda, Marcelo e Fabio e a arquiteta Iara — e dez netos.
Acriano de Xapuri, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país.
Foi membro da Academia Nacional de Medicina e autor e co-autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.
A presidente Dilma Rousseff, que participa na Austrália do encontro dos países do G20 lamentou, em nota, a morte de Jatene. “O Brasil perdeu nessa sexta-feira um dos seus filhos queridos. A morte do médico Adib Jatene deixa nossa nação triste. Ele foi um dos mais importantes cardiologistas do Brasil e um dos artífices da criação da CPMF, que permitiu destinar mais recursos para a saúde publica. Expresso meus sentimentos à viúva, dona Aurice, e aos filhos do casal: Ieda, Marcelo, Fábio e Iara”, diz nota da presidente.
O Ministério da Saúde também soltou uma nota de pesar, lamentando a morte do ex-ministro da Saúde. “O Ministério da Saúde recebeu com tristeza o anúncio do falecimento do médico, professor e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Desde a sua oficina no fundo de sua casa, esse engenheiro do coração, trouxe importantes inovações para as cirurgias cardíacas. Na prática médica, suas técnicas são reconhecidas internacionalmente. Como ministro da Saúde e militante da saúde pública, deixou sua marca pela inabalável busca pela melhoria da atenção à saúde da população e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, diz a nota.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/11/15/morre-aos-85-anos-o-ex-ministro-adib-jatene/

Domingo é dia da Lavagem da Igreja em Inhambupe

igreja de inhambupe
Tudo pronto para a tradicional Lavagem da Igreja 2014 em Inhambupe, que promete reunir milhares de foliões que vão prestigiar e animar o cortejo das baianas e a festa de desfile dos blocos na cidade, nesse domingo (dia 16). O cortejo das baianas terá início às 8h, saindo do Colégio Kennedy.
Já o desfile dos blocos seguirá a seguinte programação: o Super Amigos sairá às 8h do Bar de Ivan, sendo animado pela banda Diskitá; em seguida, às 9h, sairão os blocos Os Zangados, com a Banda Esquema (Bar de Cocota), Os Conspirões (Bar de Sérgio de Zozoi), Massa Bruta, animado pela Turma da Água e Som (Colégio Kennedy), De Galinhota (Bar de Pinto Barroquinha), Vai que Cola, com a Banda Negada (J. Maia) e Deixa Molhar (Bar de Babal); finalizando o desfile pela parte da manhã, sairá, às 10h, do bar de Eliseu Linha Verde o bloco Deixa Molhar.
À tarde, o desfile começa às 16h30, com o bloco Exquenta, animado pela banda La Furia; em seguida, às 18h, desfilará o bloco Os Normais, acompanhado pela banda Duas Medidas; e finalmente, às 20h, encerrando o desfile, será a vez do bloco Inhambupirô, trazendo como atração a banda Jos.
De acordo com o coordenador de Eventos de Inhambupe, Cleber Santana, ficou determinado pela Polícia Militar que a festa será encerrada às 23 horas e que todas as normas de segurança deverão ser rigorosamente obedecidas pelos blocos participantes. Cleber frisou a necessidade da integração de todos para que se possa concretizar uma maior eficácia no sistema de percurso da festa durante a lavagem e destacou o empenho da Coordenação de Eventos em garantir a total integridade física e segurança dos foliões durante a festa, alertando ainda que serão adotadas medidas preventivas caso haja necessidade.

Fonte: http://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2014/11/14/domingo-e-dia-da-lavagem-da-igreja-em-inhambupe/

Presos na Operação Lava Jato estão na sede da PF em Curitiba

 O ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, foi preso em sua residência, no RioO ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, foi preso em sua residência, no Rio

Os presos na 7ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, já estão na sede da PF em Curitiba. O avião da Polícia Federal que levou os 16 detidos deixou o Rio de Janeiro na madrugada deste sábado (15) e pousou no aeroporto de Curitiba, no Paraná, às 4h20.
Ao todo, até o início da manhã deste sábado, são 20 presos na nova etapa da operação – quatro se apresentaram à PF do Paraná. A polícia ainda busca foragidos.
No final da tarde desta sexta, a Polícia Federal apresentou o balanço desta fase da Operação Lava Jato, deflagrada em cinco estados e no Distrito Federal. Segundo a PF, foram cumpridos todos os 49 mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça do Paraná (dois no Recife; um em Jundiaí-SP; um em Santos-SP; dois em Curitiba; um no Distrito Federal; 11 no Rio de Janeiro; 29 em São Paulo; dois em Belo Horizonte).
Também foram expedidos nove mandados de condução coercitiva, mas apenas sete foram cumpridos: dois em São Paulo/capital; dois no Rio de Janeiro; dois em Belo Horizonte; e um no Recife.
A Polícia Federal informou também que foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, todos na capital paulista. Foram cumpridos ainda 14 mandados de prisão temporária: seis em São Paulo/capital; um em Osasco/SP; um em Santos/SP; cinco no Rio de Janeiro/RJ; um em Salvador (este mandado estava previsto para ser cumprido em São Paulo/capital).
Entre os presos pela PF, está o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e três presidentes de empreiteiras: José Aldemário Pinheiro Filho (OAS); Ildefonso Collares Filho (Queiroz Galvão); Ricardo Ribeiro Pessoa (UTC).
Além de Renato Duque e Jayme Oliveira Filho, que seria ligado ao doleiro Alberto Youssef, os demais 16 presos, todos vinculados a empreiteiras, são os seguintes:
OAS - José Aldemário Pinheiro Filho, presidente; Mateus Coutinho de Sá Oliveira, vice-presidente do conselho; Alexandre Portela Barbosa; Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor; José Ricardo Nogueira.
Engevix - Gerson de Mello Almada, vice-presidente; Carlos Eduardo Strauch Albero, diretor; Newton Prado Júnior, diretor;
Queiroz Galvão - Ildefonso Collares Filho, diretor-presidente; Othon Zanoide de Moraes Filho, diretor
UTC - Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente; Ednaldo Alves da Silva; Walmir Pinheiro Santana; Carlos Alberto Costa Silva
IESA - Otto Sparenberg, diretor
Galvão Engenharia - Erton Medeiros Fonseca.
Cristiano Kok, presidente da Engevix, foi levado em condução coercitiva, mas foi liberado. Eduardo Leite, vice-presidente da Camargo Côrrea, segundo a PF, já é considerado foragido. 
Foram feitas operações de buscas no escritório da Odebrecht. Empresários estranham o fato de nenhum integrante da direção dessa construtora ter tido a prisão preventiva ou temporária decretada pela Justiça.
De acordo com a Polícia Federal um dos mandados de prisão temporária expedidos foi contra o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. Segundo a PF, o lobista não foi encontrado pelos policiais que atuam na operação e já é considerado foragido. De acordo com  depoimento do doleiro Alberto Youssef feito em outubro, Fernando Baiano operava a cota do PMDB no esquema de corrupção ligado à Petrobras.
De acordo com a PF, quem ainda não foi localizado está automaticamente impedido de deixar o país. Será feita uma operação especial de controle de passaporte em aeroportos com o objetivo de localizar executivos de empreiteiras ligadas ao esquema de fraudes e também pessoas que estariam envolvidas em transporte de dinheiro para doleiros.
Nesta nova fase da Operação Lava Jato, o foco são as empresas que pagaram propina. Foi decretado bloqueio de aproximadamente R$ 720 milhões em bens pertencentes a 36 investigados. A PF fez buscas em todos os escritórios das grandes empreiteiras citadas no caso.
Foi decretado também o bloqueio de valores de três empresas referentes a um dos operadores do esquema criminoso. Os envolvidos respondem por formação de cartel, corrupção, fraude à Lei de Licitações e lavagem de dinheiro, além de formação de quadrilha. 
À Justiça, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que as empresas Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Iesa, Engevix, Mendes Júnior, UTC Engenharia, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia participavam do esquema de superfaturamento de contratos firmados com a Petrobras e repasse de propina aos partidos. 

Veja os mandados decretados pela Justiça Federal:
Prisão preventiva:
Eduardo Hermelino Leite, da Construtora Camargo Correa
José Ricardo Nogueira Breghirolli, da OAS
Agenor Franklin Magalhães Medeiros, da OAS
Sergio Cunha Mendes, da Mendes Júnior
Gerson de Mello Almada, da Engevix
Erton Medeiros Fonseca, da Galvão Engenharia

Prisão temporária
Dalton dos Santos Avancini, presidente da Construtora Camargo Correa
João Ricardo Auler, da Construtora Camargo Correa
Mateus Coutinho de Sá Oliveira, da OAS
Alexandre Portela Barbosa, da OAS
José Aldemário Pinheiro Filho, presidente da OAS
Ednaldo Alves da Silva, da UTC
Carlos Eduardo Strauch Albero, da Engevix
Newton Prado Júnior, da Engevix
Otto Garrido Sparenberg, da IESA
Valdir Lima Carreiro, da IESA
Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC
Walmir Pinheiro Santana, da UTC
Othon Zanoide de Moraes Filho, da Queiroz Galvão
Ildefonso Colares Filho, da Queiroz Galvão
Jayme Alves de Oliveira Filho, subordinado de Alberto Youssef
Adarico Negromonte Filho, subordinado de Alberto Youssef
Carlos Alberto da Costa Siva, emissário das empreiteiras
Renato de Souza Duque, ex-diretor da Petrobras
Fernando Antonio Falcão Soares, lobista

Investigados que sofreram bloqueios bancários:
Eduardo Hermelino Leite
Dalton dos Santos Avancini
João Ricardo Auler
José Ricardo Nogueira Breghirolli
José Aldemário Pinheiro Filho
Agenor Franklin Magalhaes Medeiros
Ricardo Ribeiro Pessoa
Walmir Pinheiro Santana
Sérgio Cunha Mendes
Gerson de Mello Almada
Othon Zanoide de Moraes Filho
Ildefonso Colares Filho
Valdir Lima Carreiro
Erton Medeiros Fonseca
Fernando Antonio Falcão Soares
Renato de Souza Duque

Condução coercitiva:
Edmundo Trujillo, engenheiro, diretor do Consórcio Nacional Camargo Correa
Pedro Morollo Junior, engenheiro civil, OAS
Fernando Augusto Stremel Andrade, engenheiro civil, OAS
Angelo Alves Mendes, engenheiro civil, diretor vice-presidente da Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A
Rogério Cunha de Olliveira, engenheiro eletricista, diretor da Área de Óleo e Gás -(ANOG) da Mendes Júnior Trading e Engenharia
Flávio Motta Pinheiro, economista, diretor Administrativo e Financeiro da MENDESPREV – Sociedade Previdenciária
Cristiano Kok, presidente da Engevix Engenharia S/A.
Marice Correa de Lima, cunhada do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto
Luiz Roberto Pereira.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/11/15/presos-na-operacao-lava-jato-estao-na-sede-da-pf-em-curitiba/

Novo aplicativo do SineBahia vai permitir consulta a vagas de emprego

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançará nesta sexta-feira (14) um aplicativo com informações sobre vagas de emprego. O app foi apresentado na 93ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), no Lounge Premium da Arena Fonte Nova.

No novo aplicativo do SineBahia, os usuários encontrão no menu principal seções de unidades do Sinebahia e empresas, além do usúario poder se candidatar à vagas . O app estará disponível para os celulares de plataformas Android e iOs. Nas versões para Android, parte do conteúdo não vai preicar da conexão com a internet para ser acessado.

O download do app é gratuito, e pode ser realizado na Play Store do Google (Android) ou pelo link no site da unidade (iOS).

Fonte: http://altapressaoonline.com/portal/noticia.php?id=11902