terça-feira, 24 de março de 2015

Veja como foi a Sessão da Câmara nessa terça dia 24-03-2015
















A Câmara de Vereadores de Inhambupe começou hoje por volta das 18 horas e 5 minutos, no horário, onde teve o comparecimento de todos os vereadores, alguns chegaram atrasados como Eliezer e Izabel, nas indicações teve o pedido de Jeovan para ter uma revisão do poço artesiano do Povoado de Boca aberto, o vereador Uelson pediu que a Gestão melhore as estradas da região da Terra Vermelha e Monte Alegre, o Vereador Dr. Miguel uma melhora na Praça do Matadouro, nas ruas em sua volta tem muitos buracos.
Chegou também o Projeto para a Aprovação das Contas da Gestão Municipal no ano de 2013.
O Vereador Eliezer falou da licitação de transporte que há alguns dias foi feita e não se sabe o nome da empresa que continua em alta no valor.
O Vereador Marcos falou do ofício da Secretária de Educação e do não comparecimento, parabenizou o vereador Fabrício Mateus pelos os 3 requerimentos para que a Secretária de Educação preste mais informações, e falou que vai levar ao conhecimento do Promotor para que ele se sensibilize com as crianças do município, que se torna responsabilidade do Ministério Público, falou também que os Postos de saúde não tem medicamentos, falou que a Ação Social tem cerca 81 funcionários, sendo que tem 57 funcionário temporário e os outros 24 efetivos, e que a Secretaria de Educação tem cerca de 903 funcionários, sendo que 9 são de cargos comissionados e os demais são efetivos.
O Vereador Zé de Dite falou que nas falas parece apito que só faz barulho, falou que a Educação a cada dia vem piorando, citou a escola do Mucambo que não tem registro de água, liquidificador quebrado e que não tem gás no botijão, falou que o Vereador Eliezer falou na semana passada e hoje está calmo, disse que a questão é a Educação e não quer fazer politicagem, falou também que falta o transporte para levar as crianças da Pestalozzi em Alagoinhas, e terminou dizendo que as manifestações é contra a política brasileira e não contra Dilma.
O Vereador Dr. Miguel começou falando que Inhambupe tinha TOPA, Alfabetização e SENAI que esses programas estão paralisados e não funciona, disse que o IDEB era de 3.8 e a Secretaria reduziu para 3.5, disse que o futuro da cidade são essas crianças, falou do concurso que passa de outras cidades e menos de Inhambupe, falou de R$ 480 mil que a empresa de lixo levava e mesmo assim a cidade era suja, hoje a Prefeitura tem os próprios funcionários e cidade está mas limpa, falou que tem poucos policias na cidade e que a violência preocupa a todos, falou que a Escola do Novo Inhambupe era de tempo integral e hoje só funciona até as 10 horas da manhã por falta de merenda e a tarde não tem monitor.
O Vereador Jeovan falou do evento que aconteceu na inauguração da Assembleia de Deus que foi muito positivo, falou que a pequena cidade de Inhambupe deixou de ser pacata, por causa da violência e hoje tem poucos policias no município mesmo que um grande extensão territorial, e falou que é necessário que se faça uma Seleção Pública para agentes de endemias que atualmente são 38 contratados. 

Secretaria de Saúde promove caminhada de prevenção à dengue e chikungunya em Inhambupe

Na próxima quarta-feira (dia 25), a secretaria de Saúde de Inhambupe vai promover uma caminhada pelo centro da cidade com o objetivo de conscientizar a população para a necessidade de se promover ações de prevenção e combate contra a dengue e a febre chikungunya.
DSC_0203
A iniciativa contempla a divulgação de orientações por intermédio de distribuição de panfletos sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor transmissor das doenças, além de alertas sobre a gravidade das enfermidades. Também serão recolhidos lixo e pneus velhos das ruas.
DSC_0222
Esta é a segunda mobilização de combate às doenças realizada no município, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ana Maria Souza Silva. Ela lembra que para evitar uma epidemia de dengue na cidade é preciso reforçar o combate ao mosquito transmissor e pede que a população colabore adotando os hábitos preventivos. “Todos os objetos que acumulam água e podem tornar-se criadouros, devem ser eliminados, pois a única maneira eficaz de evitar a doença é o combate ao mosquito transmissor”, ensina.

Secretária Municipal de Saúde Wilma Vergasta(acima)

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ana Maria Souza Silva.(foto ao lado)
Segundo a secretária Wilma Vergasta, o município está fora do mapa da dengue no estado devido a ações preventivas desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Inhambupe que adotou o Plano de Contingência de combate às doenças, que implementou as ações, rotinas e protocolos para o atendimento dos casos suspeitos de dengue e febre chikungunya no município.
Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/03/23/secretaria-de-saude-promove-caminhada-de-prevencao-a-dengue-e-chikungunya-em-inhambupe/

REPRESENTANTES DO GOVERNO MUNICIPAL BUSCAM RECURSOS PARA O ESPORTE E SÃO JOÃO

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Inhambupe, Pedro Silva, e o coordenador de Eventos do município, Cleber Santana, estiveram reunidos nessa quarta-feira (dia 18), em Salvador, com a deputada Fátima Nunes. O objetivo da reunião foi o de buscar recursos para o esporte e os festejos juninos.
Na pauta, foi discutida a implantação da quadra coberta do distrito de Baixa Grande e as reformas das quadras do município. De acordo com o secretário Pedro Silva, foi abordada ainda a participação do município no Projeto Caravana do Lazer, da Sudesb, a distribuição de materiais esportivos e a implantação da Escolinha de Esportes da Sudesb.
De acordo com dados da Sudesb, a Caravana do Lazer – Em execução desde 2008 – tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em municípios com menor IDH. A Caravana já percorreu 59 municípios baianos e mais de 3 mil pessoas foram capacitadas para atuar como Agentes Comunitários de Lazer.
O diretor de Eventos Cleber Santana informou que a deputada Fátima Nunes agendou uma reunião com o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, para a próxima semana. “Na oportunidade, tentaremos angariar recursos para o maior São João da região, o Arraiá da Lua Cheia”, argumentou.
Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/03/20/representantes-do-governo-municipal-buscam-recursos-para-o-esporte-e-sao-joao/

Oficina vai capacitar agentes de saúde e endemias para elaboração do plano de saneamento básico

Com o objetivo de reunir subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, cerca de 120 agentes de saúde e endemias de Inhambupe participam de uma capacitação, na próxima quinta-feira (dia 26), no Centro de Convenções do município. A iniciativa é fruto de uma ação conjunta das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Saúde.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Nélio Costa, quatro eixos do saneamento básico serão abordados: drenagem das águas pluviais, sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos. Com a elaboração do Plano, o município estará habilitado para obter o acesso a recursos orçamentários da União ou a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal.
Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/03/23/oficina-vai-capacitar-agentes-de-saude-e-endemias-para-elaboracao-do-plano-de-saneamento-basico/