sábado, 31 de maio de 2014

Prefeito de Inhambupe atrasa informações e é punido pelo TCM

O prefeito de Inhambupe, Benoni Eduard Leys (PT), foi multado pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta terça-feira (27), devido ao atraso no envio das informações ao Sistema Integrado de Gestão e Auditoria do TCM (Siga), no ano de 2013.

A 8ª Inspetoria Regional de Controle Externo identificou que a administração entre os meses de maio, junho e julho não encaminhou ao sistema os dados das áreas da Educação, Saúde e despesas com o Legislativo.

O gestor, em sua defesa, argumentou que falhas técnicas impossibilitaram a geração das informações dentro do prazo legal.

O conselheiro substituto, Cláudio Ventin, em função das explicações do prefeito, acolheu em parte os argumentos, todavia, aplicou multa de R$ 2 mil devido ao atraso das informações.

Fonte: http://www.bocaonews.com.br/noticias/politica/politica/87747,prefeito-de-inhambupe-atrasa-informacoes-e-e-punido-pelo-tcm.html

Cremeb-BA diz que há falhas em planejamento de saúde para Copa

A 13 dias do início da Copa do Mundo, o Plano de Contingenciamento da Saúde na capital baiana preocupa o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). De acordo com o presidente do conselho, Abelardo Meneses, dois pontos do plano (atendimento pré-hospitalar e retaguarda hospitalar) devem ser revistos. O médico lista problemas de superlotação da rede pública estadual, ausência de treinamento do pessoal envolvido e dificuldades com a regulação de pacientes. Reportagem de A Tarde ainda informa que o presidente do Cremeb enviou um ofício à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e 20 outros órgãos de em que são relatadas as deficiências do conjunto de ações previstas durante o campeonato internacional. Por sua vez, a Sesab disse que o conselho de medicina deveria ter solicitado um apresentação formal do plano antes de fazer as denúncias. Ainda segundo Meneses, a estrutura dos postos médicos da Arena Fonte Nova ainda não foi finalizada. O Cremeb só deve fazer a vistoria nas unidades do entorno do estádio, de responsabilidade da prefeitura, dois dias antes do início do torneio, no dia 10 de junho. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/11802-cremeb-ba-diz-que-ha-falhas-em-planejamento-de-saude-para-copa.html

Brasil cresce 1,9% e fica abaixo de países afetados por crise

A economia brasileira registrou no primeiro trimestre do ano crescimento de 1,9% na comparação com o mesmo período de 2013. O índice fica abaixo do alcançado por países que também tiveram impactos da crise econômica, como os Estados Unidos que obtiveram 2,3%. Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do país foi maior do que a de nações que ainda se recuperam dos efeitos de turbulências globais, como Espanha, 0,6%; Portugal, 1,2%; e Itália, -0,5%. O resultado também foi superior ao da Rússia, 0,9%, que passa por uma crise com a Ucrânia, e próximo ao do México, 1,8%; que atravessa um momento de readequação. Em relação ao grupo de cooperação Brics, o país ficou atrás da China, 7,4%; e Índia, 4,6%; mas superou a África do Sul, 1,6%; e a Rússia, 0,9%. O levantamento foi elaborado pela Austin Rating, com base em dados do IBGE, em pareceria com os bancos centrais dos países pesquisados, com a Eurostat [agência estatística da União Europeia], com a Organização para Desenvolvimento Econômico (OECD) e com o Banco Mundial. Informações do Estadão.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/155183-brasil-cresce-1-9-e-fica-abaixo-de-paises-afetados-por-crise.html