quarta-feira, 8 de julho de 2020

Avião de pequeno porte cai em São Paulo

Um avião de pequeno porte caiu na região do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no final da tarde de hoje (8).
Um motorista que passava próximo ao acidente presenciou a explosão. O avião caiu na Avenida Braz Leme e, segundo informações iniciais, o piloto morreu.
No momento do acidente, muitas pessoas caminhavam e pedalavam no canteiro central da avenida. Após a queda o avião pegou fogo. Segundo equipe do Corpo de Bombeiros, o piloto tentou um pouso de emergência por causa de pane no motor e o avião, de modelo BE58, caiu pouco antes da pista do aeroporto.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/94430,aviao-de-pequeno-porte-cai-em-sao-paulo

Bahia repete recorde de 61 mortes registradas nas últimas 24 horas nesta quarta



A Secretaria da Saúde da Bahia registrou novos 3.582 diagnósticos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O estado chegou a 95.536 casos confirmados desde o início da pandemia nesta quarta-feira (8), dia em que o recorde de óbitos se repetiu com o registro de novos 61 mortes por causa da doença. O mesmo número foi notificado na segunda-feira (6). Com isso, a Bahia chegou a 2.277 óbitos pelo novo coronavírus. 

No dia anterior, terça-feira (7), o estado tinha 91.954 casos confirmados e 2.216 mortes registradas.

O número de casos considerados recuperados da doença na Bahia é de 66.550, de acordo com o boletim da Sesab. A pasta ainda informa 26.609 pacientes seguem monitorados e são considerados casos ativos.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24456-bahia-repete-recorde-de-61-mortes-registradas-nas-ultimas-24-horas-nesta-quarta.html

Brasil registra mais de 44 mil novos casos e 1.223 mortes por Covid-19 em 24h



De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra, até a noite desta quarta-feira (8), 1.713.160 casos confirmados da Covid-19 e um total de 67.964 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24h, baseado em dados disponibilizados pelas secretarias estaduais de Saúde, a pasta contabilizou o equivalente a 44.571 novos casos e 1.223 novas mortes. 

O mesmo boletim epidemiológicos apontam que 1.020.901 pessoas já foram consideradas curadas da doença. Outras 624.295 permanecem em acompanhamento e são considerados casos ativos. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250556-brasil-registra-mais-de-44-mil-novos-casos-e-1223-mortes-por-covid-19-em-24h.html

Lençóis e mais 5 cidades entram em lista de transporte suspenso devido à pandemia



Os municípios de Boa Nova, Caetanos, Guareju, no sudoeste; Lajedinho, no Piemonte do Paraguaçu; Lençóis, na Chapada Diamantina e Várzea da Roça, na Bacia do Jacuípe, entram na lista de cidades com transporte intermunicipal suspenso. Com inclusão das seis cidades, o número de municípios sem o serviço chega a 371, ou 89,4% dos 417 do estado. Entre os municípios afetados, Lençóis tem atividades turísticas suspensas desde 21 de março.

A medida visa conter a escalada do novo coronavírus. Pelo decreto, os veículos só podem sair até a 1h desta quinta-feira (9) e chegar às 9h do mesmo dia. Transporte intermunicipal é qualquer coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 
 

RETORNO
Pelo mesmo decreto, o governador Rui Costa autorizou o retorno do transporte intermunicipal  em Mundo Novo, município do Piemonte do Paraguaçu. A liberação do transporte nos municípios ocorre quando nesses locais não surgiram novos casos de Covid-19 há pelo menos 14 dias. O tempo é considerado para a recuperação do paciente e, por sua vez, pela não transmissão do coronavírus. O último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta terça-feira (7) apontava 91.954 casos confirmados de Covid-19 com 2.216 mortes pela doença.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/21691-lencois-e-mais-5-cidades-entram-em-lista-de-transporte-suspenso-devido-a-pandemia.html

Tele Coronavírus já realizou mais de 100 mil atendimentos na Bahia



Implantado no fim de março, o Tele Coronavírus já realizou mais 100 mil atendimentos na Bahia prestados por voluntários da área de Saúde para a população, por meio do número 155.

O Tele Coronavírus foi idealizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Fiocruz Bahia e tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan) de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb) e de Infraestrutura (Seinfra). Quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a Unime, a UFRB e a Fesftech também aderiram a ação. A última é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma alimentada pelos voluntários. 

“Iniciamos as tratativas com a Fiocruz antes mesmo da pandemia chegar ao Brasil, para esta iniciativa que tem mostrado resultados significativos não só no serviço prestado diretamente à população, orientando as pessoas, como também no mapeamento dos dados que estamos utilizando para a elaboração das políticas públicas de combate à pandemia”, disse o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas são as cidades que lideram o quantitativo de pessoas atendidas pelo Tele Coronavírus.  “Esta enorme adesão, com mais de 100 mil atendimentos, demonstra a confiança da população neste serviço. Vale destacar que, diferente dos aplicativos, este serviço tem um atendimento personalizado realizado por especialistas qualificados, o que aumenta a confiança da população na recomendação que é dada”, afirmou Manoel Barral, pesquisador titular da Fiocruz.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24450-tele-coronavirus-ja-realizou-mais-de-100-mil-atendimentos-na-bahia.html

Atendimento presencial em agências do INSS é adiado para 3 de agosto



O atendimento presencial para os segurados do Instituto Nacional de Seguro Nacional (INSS), que estava prevista para começar de forma gradual a partir de 13 de julho, foi adiada para 3 de agosto.

Em portaria publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), o governo federal decidiu prorrogar o atendimento remoto até 31 de julho, uma sexta-feira.

Por meio de nota, o INSS justificou o adiamento. "Foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista. Essa decisão mostra que os gestores da Previdência Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança sanitária da população e dos servidores com a garantia da proteção social dos segurados e beneficiários".

O atendimento presencial foi suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus.

Após a reabertura, o atendimento presencial será retomado de forma gradual. Primeiramente, apenas para os segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250525-atendimento-presencial-em-agencias-do-inss-e-adiado-para-3-de-agosto.html

Programas de TV contribuem para sensação de insegurança na Bahia, aponta Barbosa



O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, atribuiu a sensação de insegurança na população baiana a programas de televisão que se dedicam a cobertura policial. Segundo o secretário, a cobertura contrasta com a redução de estatísticas de crimes como homicídios e roubos a banco. 

“Ainda paira a sensação de insegurança na população. Isso é mostrado em programas que se especializaram em reportar a violência e o trabalho da polícia. De certa forma ajuda a dar publicidade ao trabalho da polícia, mas leva a uma maior sensação de insegurança quando se expõe atividades criminosas todos os dias”, comentou Barbosa em entrevista ao Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias, desta quarta-feira (8). 

“A sensação de segurança é algo completamente desatrelado a estatísticas. A gente apresentou redução no número de homicídios ao longo dos três últimos anos e redução expressiva de 85% dos roubos a instituições financeiras nos últimos cinco anos”, completou o secretário. 

BALANÇO 
O último balanço divulgado da SSP apontou que a Bahia registrou queda de 26% no número de roubos a banco em 2019. 


De acordo com o órgão, em 2019, teve 17 casos a menos do que no ano anterior, quando aconteceram 48 ocorrências. Ainda segundo a SSP, no interior baiano, houve uma queda de 42%, já na capital foi de 14%. Segundo a instituição, é o quinto ano consecutivo de redução. A média do crime caiu de 23 ataques por mês para quatro. 

Na Região Metropolitana de Salvador, no entanto, o crime cresceu 300%. Foram registrados, no ano passado, oito contra dois em 2018.

A secretaria informou ainda que houve uma queda de 8,6% nos crimes contra o patrimônio. Já os roubos a ônibus foram 73 casos no ano passado, uma redução de 3,6%, conforme sempre a SSP-BA. As ofensivas contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%, sendo registrados menos de 655 ocorrências, de acordo com o órgão.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250529-programas-de-tv-contribuem-para-sensacao-de-inseguranca-na-bahia-aponta-barbosa.html

CBF consegue liberação e Feira de Santana também abrigará jogos da Copa do Nordeste



Feira de Santana também será palco de jogos da Copa do Nordeste. A Princesinha do Sertão sediará junto com Salvador algumas partidas do certame regional. O Bahia Notícias apurou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu um documento do prefeito Colbert Martins (MDB), na qual autoriza a realização dos duelos com portões fechados.

Em Feira de Santana, haverá jogos no Joia da Princesa, de propriedade da prefeitura e na Arena Cajueiro, que pertence ao Bahia de Feira. 

Salvador ficará com a maioria das partidas. Já Feira de Santana poderá abrigar um confronto das quartas de final. 

A Copa do Nordeste está agendada para iniciar no dia 21 julho e a final acontecerá em 4 de agosto.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55175-cbf-consegue-liberacao-e-feira-de-santana-tambem-abrigara-jogos-da-copa-do-nordeste.html

Secretaria informa que 108 servidores da Presidência testaram positivo para a Covid-19



Até o último dia 3 de junho, 108 servidores da Presidência da República foram diagnosticados com o novo coronavírus. A informação foi passada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, nesta terça-feira (7), mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonar anunciou que testou positivo para a doença.

De acordo com o G1, a Secretaria aponta que 77 já estão recuperados, e 31 estão em acompanhamento. Não houve mortes. Em nota, o órgão afirma que ""mais de 90% dos casos foram assintomáticos ou apresentaram apenas sintomas leves". Ao todo, a Presidência possui 3,4 mil servidores.

"As orientações médicas relacionadas ao combate ao novo coronavírus têm sido amplamente divulgadas aos servidores da Presidência da República, por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis. Dentre essas orientações, ressaltamos as relacionadas à higienização das mãos, uso correto de máscaras, distanciamento social, implementação do trabalho remoto (em especial, para os servidores considerados em grupo de risco) e do rodízio de funcionários, intensificação da limpeza de instalações e equipamentos", dizia ainda a nota.

Após Bolsonaro anunciar em entrevista coletiva que estava infectado, o Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF) pediu às empresas jornalísticas que suspendam a cobertura presencial no Palácio do Planalto. A avaliação do sindicato é de que o presidente, ao fazer o anúncio em entrevista, colocou em risco os jornalistas e as equipes.

Na noite desta terça, fotos foram divulgadas pela Secretaria-Geral da presidência para mostrar que o Palácio do Planalto tinha passado por limpeza. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250536-secretaria-informa-que-108-servidores-da-presidencia-testaram-positivo-para-a-covid-19.html

OMS admite possibilidade de transmissão aérea do novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que surgiram "evidências" sobre a possibilidade de transmissão do novo coronavírus pelo ar. A informação veio à tona nesta terça-feira (7). A OMS explicou que tem trabalhado desde abril com vários cientistas que assinaram uma carta aberta para alertar sobre esse modo de disseminação da Covid-19.

A doença já afetou 11,6 milhões de pessoas e causou a morte de 539,9 mil em todo o mundo desde o início da pandemia. 

Benedetta Allegranzi, que lidera o setor de  controle de infecções na OMS, afirmou que o órgão busca "compilar e interpretar" mais provas para emitir diretrizes atualizadas sobre o assunto.

"Temos que ser abertos a essa evidência e entender, ao mesmo tempo, suas implicações nas formas de transmissão e nas precauções que devem ser adotadas. Estão surgindo evidências, mas elas não são definitivas. A possibilidade de transmissão aérea em espaços públicos, principalmente em ambientes com ventilação inadequada e grandes aglomerações, não pode ser descartada", admitiu Allegranzi.

Até então o que se sabia era que o contágio pelo novo coronavírus de dava por gotículas, emitidas através da fala, tosse, espirro, ou compartilhamento de objetos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24445-oms-admite-possibilidade-de-transmissao-aerea-do-novo-coronavirus.html

Governador se reúne com 90 prefeitos baianos após aumento de casos da Covid-19



Até a próxima sexta-feira (10), o governador Rui Costa (PT) irá se reunir com 90 prefeitos baianos para discutir as medidas de combate ao coronavírus. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (7), durante o programa online Papo Correria. 

Durante o bate papo, o governador ressaltou sua preocupação com o crescimento de casos ativos após o período de São João. "Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida”. 


As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados.

Rui voltou ainda a reforçar a orientação de antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250513-governador-se-reune-com-90-prefeitos-baianos-apos-aumento-de-casos-da-covid-19.html

Pesquisadores brasileiros desenvolvem medicamento com chance de eliminar HIV



Um medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) teve efeito de remissão do vírus HIV, causador da Aids. O paciente submetido ao estudo está tem de 34 anos, foi diagnosticado em 2012 com o vírus HIV, mas não apresenta carga viral há mais de dois anos, conforme os resultados apresentados nesta terça-feira (7). 


De acordo com reportagem no portal Bem Estar, o paciente foi submetido a um novo tipo de coquetel contra a doença. Ele foi tratado com uma base de terapia antirretroviral reforçada com outras substâncias, com a adição de um medicamento chamado nicotinamida, uma forma de vitamina B3.

O paciente foi submetido ao novo tratamento por 48 semanas (13 meses), e depois a medicação foi interrompida. A reportagem traz que depois de mais 57 semanas (11 meses) sem o coquetel, o DNA de HIV nas células do paciente e o exame de anticorpos continuavam negativos. 

Os resultados da pesquisa brasileira foram divulgados durante uma conferência sobre a Aids em San Francisco, nos Estados Unidos.

"Este caso é extremamente interessante, e realmente espero que possa impulsionar pesquisas adicionais para uma cura do HIV", disse Andrea Savarino, médico do Instituto de Saúde da Itália que coliderou o teste, em uma entrevista à NAM Aidsmap.

Savarino alertou, porém, que quatro outros pacientes soropositivos foram tratados com o mesmo coquetel, mas não viram os mesmos efeitos positivos.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24442-pesquisadores-brasileiros-desenvolvem-medicamento-com-chance-de-eliminar-hiv.html

Gêmeos siameses mais velhos do mundo morrem aos 68 nos Estados Unidos



Ronnie e Donnie Galyon, os gêmeos siameses mais velhos do mundo, morreram no último sábado (4), aos 68 anos, em um centro de cuidados paliativos na cidade de Dayton, nos Estados Unidos. A família informou que a morte foi por causas naturais.

Os gêmeos Galyon nasceram unidos pelo abdomen, no ano de 1958, na cidade de Beavercreek, no estado de Ohio, nos EUA.

Reportagem do G1 destaca que em 2014 Ronnie e Donnie foram considerados os siameses mais velhos do mundo. Eles trabalharam em circos e paradas de rua como atrações, e desta forma sustentaram a família. Os irmãos se aposentaram em 1991.

Os siameses foram tema de um documentário exibido na TV norte-americana em 2010.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24443-gemeos-siameses-mais-velhos-do-mundo-morrem-aos-68-nos-estados-unidos.html

Planos de saúde perdem 283 mil clientes em 2 meses em meio à pandemia

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgados nesta terça-feira (7) indicam que os planos de saúde no Brasil perderam 283 mil clientes em dois meses. Enquanto no final de março o número de beneficiários era de 47,113 milhões, no mês de maio caiu para 46,829 milhões de pessoas.

A redução do número de clientes ocorre em meio à pandemia da Covid-19, a doença já afetou 11,6 milhões de pessoas e causou a morte de 539,9 mil em todo o mundo. Além dos reflexos na saúde, o novo coronavírus também reverberou pela economia, desde o início da pandemia houve aumento do desemprego no Brasil.

Reportagem do G1 destaca também os números de maio do ano passado do setor de saúde suplementar. Na época o número de clientes dos planos estava em 46,956 milhões.

A quantidade de clientes dos planos de saúde vem caindo desde 2015. Somente em 2018, houve uma estabilidade nos números, ressalta ainda a reportagem do G1. Em 2019, houve uma perda de 60,4 mil clientes. Em dezembro de 2014, o setor chegou a reunir 50,49 milhões de clientes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24446-planos-de-saude-perdem-283-mil-clientes-em-2-meses-em-meio-a-pandemia.html

Brasil recebe carregamento recorde de 11,8 milhões de máscaras

Uma aeronave da companhia aérea Latam chegou hoje (7) a São Paulo transportando mais 11,8 milhões de máscaras cirúrgicas de procedência chinesa. O voo trouxe a maior quantidade de insumos para combate à pandemia transportado de uma única vez no Brasil.
A carga faz parte da encomenda de equipamentos de proteção individual (EPIs) feita pelo Ministério da Saúde, com a coordenação operacional viabilizada pelo Ministério da Infraestrutura. Segundo os registros dos ministérios, essa é a 35ª remessa de mais de 40 previstas. 
“No início da crise, assumimos um desafio logístico imenso para ajudar o Ministério da Saúde com o abastecimento de EPIs para todas as regiões do Brasil. Uma verdadeira operação de guerra foi montada e, de modo contínuo, estamos transportando 960 toneladas de equipamentos no total. É uma vitória silenciosa do governo federal que está ajudando a garantir as condições necessárias para o enfrentamento da pandemia”, informou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Segundo nota divulgada pelo ministério, 220 milhões de 240 milhões das máscaras compradas foram recebidas, sendo uma parte do equipamento do tipo N95 – a mais eficaz máscara médica descartável disponível no mercado.
O voo anterior da Latam que transportou insumos vindos da China para o Brasil chegou no dia 2 de junho e trouxe cerca de 9,2 milhões de máscaras para serem distribuídas entre estados e municípios.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-07/brasil-recebe-carregamento-recorde-de-118-milhoes-de-mascaras

Série D pode começar a partir do dia 6 de setembro



Enquanto as Séries A, B e C do Brasileiro já tem datas para serem iniciadas (leia aqui e aqui), as conversas para o começo da Série D ainda estão ao pleno vapor. Segundo a apuração do Bahia Notícias, a expectativa é que a bola role para a quarta divisão do futebol brasileiro a partir do dia 6 de setembro.

O empecilho encontrado pela CBF para chegar a uma definição com os clubes se deve ao fato da Série D contar com participantes dos 26 estados e mais o Distrito Federal. Isso torna mais complexa a questão logística, pois a malha aérea do Brasil ainda não foi normalizada em virtude da pandemia do coronavírus. Além disso, ainda tem a questão da liberação da prática esportiva e a realização de eventos dessa área nos munícipios. Este cenário é visto numa menor escala na Série A que possui clubes de nove estados diferentes. Na Série B, esse número chega a 11, enquanto na Série C atinge 14. 

Originalmente, a Série D deveria ter começado desde os dias 23 e 24 de maio, mas com a chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil, a CBF anunciou o adiamento do início da disputa em meados de março.

A competição envolve a participação de 68 equipes e a Bahia será representada pelo Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Vitória da Conquista.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/55163-serie-d-pode-comecar-a-partir-do-dia-6-de-setembro.html

Professores fazem carreata contra volta às aulas no estado de SP

Professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo fizeram ontem(7) manifestações em diversas cidades contra a volta às aulas, agendada pelo governo paulista para ocorrer em 8 de setembro. Os atos, programados em ao menos 29 municípios do estado, ocorreram em forma de carreatas, buzinaços e exposição de faixas em pontos centrais das cidades.
Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o retorno das atividades presenciais nas escolas do estado só deveria ocorrer com a garantia sanitária da comunidade escolar, e com uma redução drástica da pandemia de covid-19.
“O primeiro local que teve de ser fechado foi a escola, e o último a voltar deverá ser a escola. Qual é a base sanitária para o retorno em 8 de setembro? Qual é a base científica?”, questionou a presidente da Apeoesp, a professora Bebel Azevedo Noronha.
O governador de São Paulo, João Doria, disse no último dia 24 que as aulas presenciais na rede de ensino do estado voltarão a partir de 8 de setembro, em sistema de rodízio. A medida irá afetar 13,3 milhões de alunos tanto da rede pública quanto da rede privada, e abrangerá todas as etapas de ensino, do infantil ao universitário de São Paulo. 
Segundo o governo, os alunos voltarão às aulas de forma gradual. Na primeira etapa, prevista para ser iniciada no dia 8 de setembro, até 35% dos alunos poderão voltar às aulas presenciais, respeitando o distanciamento de 1,5 metro. Isso deverá ser feito em forma de rodízio e, com o restante dos alunos seguindo em aulas remotas e online.
“Será que simplesmente mudar, colocar menos alunos nas salas de aula, mudar o dia de ir para aula, a quantidade de horas, só isso dá conta? O projeto arquitetônico das escolas não dá conta de tratar dessa questão porque tem salas que são improvisadas. Nós sabemos disso”, disse Bebel.
As aulas presenciais na rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle da propagação do novo coronavírus. Atualmente, as aulas das escolas estaduais ocorrem de forma remota e online, sendo transmitidas por meio do aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP), plataforma criada pela Secretaria de Educação durante a pandemia do novo coronavírus. Ela também é transmitida por meio dos canais digitais na TV 2.2 - TV Univesp e 2.3 - TV Educação.
A Secretaria de Educação do estado foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre os atos de hoje.
Edição: Aline Leal
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-07/professores-fazem-carreata-contra-volta-aulas-no-estado-de-sp

Salvador ganha espaço em Fórum Internacional de transporte e mobilidade



O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e as iniciativas implementadas pelo programa da prefeitura de incentivo ao uso da bicicleta na cidade serão abordadas em conferência internacional que acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 17h. 

O Fórum da Energia e Clima, organizador do evento que terá como temática “Transportes e Mobilidade” é formado por mais de 900 membros da sociedade civil pertencentes à Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) e vem realizando uma série de conferências digitais que têm como objetivo promover a informação, educação e investigação relacionada a energia e clima.

O coordenador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, participa como único brasileiro convidado do evento. “Vamos ter a oportunidade de apresentar todo processo de transformação da cidade e os avanços em relação ao o uso da bicicleta desde 2013, quando iniciamos”, explica o gestor. 

Além de Isaac Edington participam da conferência o presidente do Fórum da Energia e Clima, o português Ricardo Campos, a engenheira especialista em transportes, a angolana Noélia Costa, o professor doutorado em Engineering Management e PCA da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento da cidade de Maputo, o moçambicano João Ruas, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, o português Miguel Pinto Luz, entre outros.  A conferência pode ser assistida através da página do facebook do Fórum da Energia e Clima.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250487-salvador-ganha-espaco-em-forum-internacional-de-transporte-e-mobilidade.html

EUA iniciam retirada formal da OMS, diz Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (7), ao Congresso do país e às Organizações das Nações Unidas (ONU), o início do processo de retirada formal norte-americana da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o G1, esta saída terá efeito a partir de 6 de julho de 2021.

De acordo com o Departamento de Estado americano, "o aviso de retirada dos Estados Unidos, em 6 de julho de 2021, foi submetido ao Secretário-Geral da ONU, que é o depositário da OMS".

No dia 29 de maio, Trump já havia indicado a que os EUA iriam encerrar as relações com a OMS, e que iria realocar os investimentos na instituição para outros órgãos. 

À época, ele acusou a China de estar à frente das decisões da OMS mesmo, apesar de o país asiático financiar menos que os EUA a organização.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250502-eua-iniciam-retirada-formal-da-oms-diz-donald-trump.html

Presidente esteve com ao menos 48 políticos e empresários na última semana, diz jornal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que confirmou nesta terça-feira (7) a infecção pelo coronavírus, esteve com pelo menos 48 políticos e empresários na última semana. De acordo com o Estado de S. Paulo, a lista integra ministros, deputados, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, empresários e presidentes de times de futebol. Em alguns desses encontros, Bolsonaro não fez uso de máscara, uma das principais barreiras mecânicas utilizadas nas normas de combate à proliferação. 

Além de não usar a máscara, o presidente costuma manter cumprimentos formais como apertos de mão e abraços, além de não respeitar o distanciamento de segurança. 


A lista tem nomes como Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, Francisco Gomes, da Embraer, Rubens Ometto, da Cosan, e Lorival Nogueira, da BRF, além do próprio filho, Eduardo Bolsonaro, e os ministros Jorge Oliveira e Luiz Eduardo Ramos. Seguem ainda Paulo Guedes, Augusto Heleno, Levi Mello e o secretário especial da Cultura, Mário Frias. 


A incubação do vírus no corpo varia entre 2 e 14 dias, porém é frequente a manifestação entre o quinto e o sétimo dia após a infecção, dizem estudos recentes.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250500-presidente-esteve-com-ao-menos-48-politicos-e-empresarios-na-ultima-semana-diz-jornal.html