terça-feira, 15 de novembro de 2016

Prefeito eleito de Inhambupe Fortunato Silva participou em Brasília do Seminário Novos Gestores

Prefeitos eleitos e reeleitos, liderados pela União dos Municípios da Bahia (UPB) participaram, desde a última quarta-feira (9/11), do Seminário Novos Gestores do Nordeste, que foi realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, até sexta-feira, dia 11. O evento teve como objetivo orientar e auxiliar os gestores no planejamento da próxima gestão, alertando sobre a atual conjuntura do Municipalismo Brasileiro.

Presente no seminário com outros cerca de 160 prefeitos da Bahia, a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, relatou a situação dos municípios baianos e destacou a importância da UPB no apoio ao movimento municipalista. “O diálogo com outras associações de municípios e o breve convívio com os prefeitos da região Nordeste é oportuno. Sabemos dos problemas relacionados à crise que afeta os municípios, mas a Bahia conclama a todos para um olhar prospectivo com o estímulo à união de forças para enfrentar tantos desafios”, enfatizou.

O prefeito eleito do município de Inhambupe, Fortunato Silva (PPS), esteve presente no evento. Segundo informações Silva já está em atividade para melhor desenvolver suas ações a partir de janeiro. Na foto acima, o prefeito está ao lado de políticos, entre eles do Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira (PMDB). O blog tentou mais não conseguiu contatar Silva para entrevistá-lo a respeito do encontro! 

Os desafios que aguardam os novos prefeitos nordestinos também foram abordados pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. O líder municipalista apresentou a Realidade dos Municípios Brasileiros e mostrou as dificuldades que serão enfrentadas, por conta do cenário econômico atual, e apontou caminhos que ajudam no desenvolvimento de uma gestão austera e eficiente.

No alerta feito aos gestores participantes do seminário, o presidente da CNM deixou claro que objetivo não é a intenção assustar ou amedrontar o prefeito, mas mostrar a verdade dos números e das leis, com lealdade.

Na ocasião, a prefeita Maria Quitéria aproveitou ainda para parabenizar a CNM pela realização do evento e afirmou: “Estamos preparando na Bahia um grande encontro para a acolhida dos Prefeitos Eleitos em dezembro, com vasto material de orientação para o mandato de 2017/2020”, antecipou.| Com informações da upb/Blog Ronaldo Leite.
Fonte:  http://davidgouveiablogshow.blogspot.com.br/2016/11/inhambupe-prefeito-eleito-fortunato.html#more

Super Lua na noite dessa segunda-feira(14) em Inhambupe


Temperatura mundial deve crescer 1,2°C e bater novo recorde em 2016

Temperatura mundial deve crescer 1,2°C e bater novo recorde em 2016
Foto: André Tambucci / Fotos Púbilicas
 
A temperatura mundial deverá bater novo recorde, com uma média de 1,2°C a mais em 2016. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), durante conferência da ONU sobre o clima (COP22) em Marrakech. "Se isso for confirmado, o século 21 terá registrado 16 dos 17 anos mais quentes desde que tiveram início os registros de temperatura no mundo", informou a entidade subordinada à ONU. De acordo com o G1, a tendência de aquecimento cresceu entre 2015 e 2016 por causa do El Niño, ue envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do oceano Pacífico e provoca o aumento da tempratura a cada cinco anos. 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/198903-temperatura-mundial-deve-crescer-12c-e-bater-novo-recorde-em-2016.html

Audiência pública discute nesta sexta combate ao trabalho escravo na Bahia

Audiência pública discute nesta sexta combate ao trabalho escravo na Bahia
Ação de combate realizada em junho no sudoeste baiano | Foto: MPT-BA
 
As ações de combate ao trabalho análogo à escravidão serão discutidas em audiência pública pelo Ministério Público do Estado (MPT-BA) e outras entidades. O encontro será realizado na próxima sexta-feira (18), às 14h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizado na Rua Caetano Moura, 121, Federação. O evento, organizado pelo Grupo de Articulação Interinstitucional de Enfrentamento ao Trabalho Análogo ao de Escravo da Bahia (Gaete-BA), é aberto ao público. O principal tema a ser debatido é o projeto de lei 432/2013, que determina a expropriação das propriedades rurais e urbanas onde se localize ocorra a exploração de trabalho. A pauta também inclui ações e estratégias do Gaete para coibir a prática no estado, além a da participação de entidades da sociedade civil e do governo no trabalho de combate ao trabalho escravo. O Gaete é composto pelo MPT e representantes das seguintes entidades: Comissão Pastoral da Terra (CPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Defensoria Pública da União (DPU), Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia (Amatra5), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Federação dos Trabalhadores na Agricultura na Bahia (Fetag) e Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho na Bahia (Sinait). 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/198913-audiencia-publica-discute-nesta-sexta-combate-ao-trabalho-escravo-na-bahia.html