quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Clubes oficializam pedido à CBF para adiar 21ª rodada do Brasileirão

Insatisfeitos com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de manter o Flamengo com público nos estádios, 17 clubes da Série A do Brasileirão oficializaram, nesta quarta-feira (15), o pedido de adiamento da 21ª rodada. 

 

A carta foi enviada para o departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De qualquer forma, as agremiações ainda aguardam a resolução do novo recurso apresentado ao STJD. 

 

Apenas Atlético-MG, Cuiabá e o próprio Flamengo não participam da ação. O recurso voluntário deve ser julgado nesta quinta-feira (16). A CBF ainda não se manifestou oficialmente. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/59604-clubes-oficializam-pedido-a-cbf-para-adiar-21-rodada-do-brasileirao.html

Maior hidrelétrica de SP secou e já opera no volume morto

O nível do reservatório de Ilha Solteira, a maior usina hidrelétrica de São Paulo, tem atualmente apenas -1,45% de água, segundo dados oficiais do ONS. O fato significa que já opera no chamado "volume morto” e a água está sendo captada num local que se situa abaixo dos canos por meio de um bombeamento especial.

 

De acordo com o Globo, a Ilha Solteira é uma usina com alto desempenho operacional e de fundamental importância para o controle da tensão e frequência do Sistema Interligado Nacional, de acordo com especialistas. Sem Ilha Solteira em funcionamento, aumenta ainda mais os riscos de apagões.

 

Para funcionar adequadamente, as hidrelétricas precisam ter um mínimo de 10% de água em seus reservatórios. Abaixo deste percentual a operação das turbinas fica comprometida: o risco de turbinar lama é real e o equipamento pode quebrar. Há quase duas semanas, Ilha Solteira vem funcionando abaixo dos 10% desejados.

 

Ilha Solteira não é um caso isolado em São Paulo. A Usina de Três Irmãos segue o mesmo caminho. Registra hoje apenas 1,98% de água em seu reservatório. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/262020-maior-hidreletrica-de-sp-secou-e-ja-opera-no-volume-morto.html