sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Bahia assina protocolo que visa desenvolvimento da vacina chinesa



O governo da Bahia assinou nesta sexta-feira (14) um memorando de entendimento com o Grupo Nacional Biotecnológico da China - CNBG, responsável pela produção de duas vacinas contra o novo coronavírus, com o objetivo de inserir a Bahia e a região Nordeste nos estudos clínicos de fase III que estão por ser conduzidos internacionalmente. 

Confirmando os resultados positivos, um acordo comercial será estabelecido entre o governo, através da Bahiafarma, e o CNBG para distribuição da vacina no país. 


CNBG é uma das primeiras empresas chineses a iniciar testes de  vacinas contra a Covid-19 no exterior. A empresa é subsidiária do Grupo Farmacêutico Nacional Chinês ("SINOPHARM"), com negócios principais de fabricação, fornecimento, distribuição, pesquisa científica e desenvolvimento de produtos biológicos, incluindo vacinas, hemoderivados e outros produtos biológicos para prevenção, controle e tratamento de doenças na República Popular da China.


A vacina chinesa segue o modelo de emprego de vírus inteiro inativado. Os resultados preliminares dos estudos de fase I e II foram publicados na quinta-feira (13) em uma das mais importantes revistas médicas do mundo, a JAMA.  De acordo com os estudos, essa vacina COVID-19 inativada teve uma baixa taxa de reações adversas e demonstrou ser capaz de gerar imunogenicidade.


A expectativa para o projeto a ser desenvolvido no Brasil é de incluir 9 mil participantes na pesquisa, distribuídos nos estados do nordeste, sendo 3 mil para a vacina A, 3 mil para a vacina B e 3 mil no grupo placebo. A previsão é que se tenha uma vacina pronta para o público ainda em 2020.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251738-bahia-assina-protocolo-que-visa-desenvolvimento-da-vacina-chinesa.html

Inhambupe Bahia já tem 195 casos confirmados, 65 ativos, 09 óbitos e 121 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 195º caso, nessa sexta-feira, dia 14 de agosto de 2020, sendo que 65 ativos, 121 recuperados, 09 óbitos, 109 monitoramentos ativos, 996 monitoramentos concluídos, 57 casos descartados e ainda tem 15 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 104 casos e mais 91 na Zona Rural; sendo que 05 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande, 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 03 Colônia (Roberto Santos), 02 Km 29, 11 na Lagoa, 05 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 03 em Baixa da Areia, 03 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 09 no Saquinho, 01 em Boa Vista, 03 no Mandacaru, 04 na Lagoa Branca, 02 no Beré, 01 no Tanquinho, 01 no Camamu, 02 na Lagoa Seca, 01 Km 08, 01 Rocinha, 01 Ladeiro do Tabuleiro, 01 no Formoso e 02 Tapera.

Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta sexta-feira (14) totaliza 195 casos confirmados, sendo 65 ativos, 121 recuperados e 09 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Nordeste deve assinar protocolo de intenções para teste de 2 vacinas contra Covid-19

O governador Rui Costa (PT) afirmou que o Consórcio Nordeste deve assinar, ainda nesta quinta-feira (13), um protocolo de intenções com um conglomerado chinês que está produzindo duas vacinas contra a Covid-19. A informação foi divulgada pelo petista m entrevista à CNN Brasil.

“Fizemos uma reunião com um conglomerado chinês que tem duas empresas em sua holding, que estão produzindo dois tipos de vacina. Devemos estar assinando hoje um protocolo de intenção com essa empresa chinesa para fazer o teste dessas vacinas nos estados do Nordeste, não só na Bahia. Portanto, devemos ainda este mês, até o final desse mês, iniciando o teste dessas duas vacinas”, disse.

O estado já está recebendo testes de imunizantes. Teve início na última quarta-feira (12) a testagem da vacina produzida pela norte-americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech. O processo está sendo feito pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24687-nordeste-deve-assinar-protocolo-de-intencoes-para-teste-de-2-vacinas-contra-covid-19.html

TSE aprova resoluções com novas datas para o processo eleitoral



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (13), os ajustes em suas resoluções com as novas datas dos eventos eleitorais e votações das eleições municipais deste ano. Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional adiando o pleito para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. Originalmente, as eleições acontecem no mês de outubro.

O plenário do TSE aprovou ainda quatro resoluções, que tratam, respectivamente, das regras gerais de caráter temporário; de uma alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma do cadastro eleitoral; de mudança na resolução dos atos gerais do processo eleitoral e do novo calendário eleitoral de 2020, que teve 297 marcos temporais definidos, segundo a Agência Brasil. 

Além da data das votações, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro. Os partidos terão até as 19h do dia 26 para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até as 8h.

A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura. Já a diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse, 1º de janeiro de 2021, não sofreu alteração.

O TSE também poderá solicitar ao Congresso Nacional a marcação de novas datas de eleições em estados ou municípios em que a situação sanitária coloque em risco os eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o prazo final para que essas votações ocorram vai até 27 de dezembro.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251690-tse-aprova-resolucoes-com-novas-datas-para-o-processo-eleitoral.html