quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1938 - Festa de Santa Teresa


A Importância do Voto


Há, em nossa vida, certas atividades que praticamos para o bom desenvolvimento da vida em sociedade. São atividades baseadas em regras de conduta e que se constituem ao mesmo tempo, em dever e direito.

Assim, é o direito e o dever de votar, uma regra de boa conduta, estabelecida para os homens que vivem em nosso país, em uma democracia.
O alistamento eleitoral, é um contrato cívico, em virtude do qual o indivíduo é aceito e reconhecido como cidadão, adquirindo direitos e obrigando-se a deveres.

O voto é, pois, direito e obrigação cívica. O direito do sufrágio (voto) faculta ao indivíduo a oportunidade de opinar, para eleger os homens que reputar mais dignos para os cargos e funções públicas.
Aquele que não se alista, é como o que fica fora dos limites da cidade, e assim não tem o direito de opinar e nem o de exigir a sua proteção.

Uma vez incluído entre eleitores, o cidadão terá o dever de comparecer às urnas, sendo punido, caso não compareça sem motivos que o escusem.
O voto é um dever cívico; é a garantia de inúmeros direitos. Com o voto, o cidadão mantém o prestígio da lei e da ordem. Não basta votar. É mister votar bem.

Desviar o voto de sua verdadeira finalidade seria transformar o mais importante dos deveres cívicos em negócio de economia pessoal.
O voto é pessoal, livre e secreto.

Um bom voto pressupõe: discernimento mental, para distinguir o bom e o mau, a verdade e a mentira; compreensão dos problemas sociais e predominância do interesse geral sobre o indivíduo.


Fonte: http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/voto.htm