segunda-feira, 2 de agosto de 2021

MEC abre inscrições para Sisu nesta terça-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas a partir desta terça-feira (3) para estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que querem se candidatar a uma vaga em uma universidade pública.

 

O prazo de inscrições para o segundo processo seletivo de 2021 se encerra na próxima sexta-feira (6). Para participar da seleção, os interessados devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

 

Na página do sistema é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições.

 

Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. De 10 a 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/260866-mec-abre-inscricoes-para-sisu-nesta-terca-feira.html

Objetos misteriosos encontrados na Praia do Flamengo pertenciam a navio nazista

Os objetos misteriosos encontrados no último final de semana na Praia do Flamengo, em Salvador, se tratam de um material advindo da carga de um navio nazista afundado 4 de janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. As informações são do jornal O Globo.

 

Os oito fardos encontrados na praia, que pesam cerca de 200 kg, são "folhas" de látex dobradas diversas vezes. Segundo o oceanógrafo Carlos Peres Teixeira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), trata-se de matéria prima para borracha utilizada nos pneus e armas do exército alemão.

 

“Esse navio foi afundado por um Destroyer americano e está afundado a 1 mil quilômetros de Recife, em linha reta, a 5,6 mil metros de profundidade. Até o ano passado era o naufrágio mais profundo já alcançado por um robô. Para se ter uma ideia, o Titanic está a 2 mil metros de profundidade”, explicou.

 

A correlação entre os fardos e a marinha nazista foi identificada em 2018, quando os materiais começaram a ser encontrados no litoral da Bahia e do Maranhão.  Nos meses seguintes, chegaram até a Flórida, nos Estados Unidos.

 

A descoberta ocorreu a partir de uma inscrição que continha nos fardos, dizendo: “Made in Indochina”. Era nessa ex-colônia francesa - desmembrada nos países Laos, Camboja e Vietnã - que as forças nazistas recorriam às matérias-primas como a borracha. Nesse navio naufragado, também há carga de cobalto e estanho.

 

“Não acreditamos que essas caixas que estão aparecendo agora sejam novas. Pelo aspecto delas, acredito que sejam as mesmas. Elas chegam às praias quando a maré está mais alta, com ondas fortes”, disse Teixeira.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/260879-objetos-misteriosos-encontrados-na-praia-do-flamengo-pertenciam-a-navio-nazista.html

Contra privatização, trabalhadores dos Correios falam em greve

Trabalhadores dos Correios estão discutindo a possibilidade de fazer uma greve em reação às intenções do governo e do presidente da Câmara, Arthur Lira, de avançar com o projeto da privatização da empresa.
 

José Rivaldo da Silva, secretário-geral da Fentect (federação nacional que reúne as entidades da categoria), diz que a questão da privatização dos Correios se sobrepôs aos debates da campanha salarial. "Não adianta ter um reajuste de salário, mas, amanhã, a empresa ser privatizada e a gente perder o emprego", afirma Silva, que se queixa da falta de diálogo com o governo.
 

Para José Aparecido Gandara, presidente da Findect (federação interestadual que reúne sindicatos da categoria), há uma avaliação de que o governo pressiona os trabalhadores para ver a greve acontecer, elevando o desgaste.
 

"Não vamos aceitar uma barbaridade dessas de braços cruzados. Vamos mobilizar os trabalhadores e a sociedade para que o governo não faça isso. A forma e o momento de fazer vai depender de como o governo vai atacar. Não vamos simplesmente aceitar. Não somos a favor de ficar fazendo greve. O problema é que o governo promove a greve para ter o desgaste", afirma Gandara.
 

Com o retorno do recesso parlamentar, o assunto da privatização volta à tona. A equipe do ministro Paulo Guedes diz que quer publicar o editar até o fim do ano e Lira promete colocar o texto para ser votado em breve.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/127603-contra-privatizacao-trabalhadores-dos-correios-falam-em-greve.html