quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Turquia anuncia eficácia de 91,25% do imunizante Coronavac contra a Covid-19

A Turquia anunciou hoje (24) o resultado de 91,25% de eficácia da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, contra o coronavírus. A informação foi revelada pela agência de notícias Reuters.

O mesmo imunizante está sendo desenvolvido e testado pelo Instituto Butantan no Brasil. O governo de São Paulo pretendia divulgar os resultados da eficácia ontem (23), mas a Sinovac pediu que o anúncio fosse postergado.

Segundo a Reuters, os especialistas turcos afirmam que a taxa anunciada ainda pode aumentar de acordo com novas informações de testes em estágio avançado. Uma pessoa teve reação alérgica, mas nenhum outro sintoma relevante foi observado durante a pesquisa no país.

Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/mundo/101387,turquia-anuncia-eficacia-de-9125-do-imunizante-coronavac-contra-a-covid-19


 

Apesar de riscos, rinoplastia ainda é uma das cirurgias mais procuradas entre brasileiras

O Brasil lidera o ranking do país com maior quantidade de adolescentes e jovens fazendo cirurgia plástica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica houve um aumento de 141% na procura nos últimos dez anos. Segundo dados do Google, as buscas aumentaram em 4.800% durante a pandemia. Mas nem sempre o resultado é positivo e, sem os cuidados necessários, uma mudança em busca de mais autoestima pode ter o efeito reverso.


Em caso recente, a influencer Sthefane Mattos, de 22 anos, relatou em seu canal no Youtube o drama que viveu após uma complicação com a sua segunda rinoplastia. A jovem precisou fazer uma cirurgia de emergência após a cartilagem abrir. 


Porém, apesar das complicações, a rinoplastia ainda é uma das cirurgias mais buscadas no consultório médico. Para entender mais sobre o procedimento, o Bahia Notícias entrou em contato com o cirurgião plástico Geza Laszlo Urmenyi. 


Quando questionado sobre o principal motivo da procura nos consultórios, o profissional explica: “A maioria das queixas dos pacientes acontece em relação à ponta do nariz. A ponta caída, globosa, sem definição, uma asa quando sorri ou um dorso elevado são as principais reclamações.”


Já entre os pacientes que procuram essa mudança estética, o cirurgião afirma que a maior porcentagem ainda é feminina. “Cerca de 80% ou 90% dos meus pacientes que procuram uma melhora estética ainda são mulheres”, relata. 


Ele defende que atualmente a rinoplastia é uma cirurgia bastante segura, e que complicações mais sérias não tão tão comuns e o pós operatório não é doloroso. Porém, é possível observar edemas embaixo dos olhos ou algum sangramento, que é facilmente solucionado. 


Por isso, ele aponta que riscos como o de necrose do tecido do nariz são algo raro. “Tem que ter uma falta de treinamento adequado do cirurgião. Esse tipo de complicação é muito mais ligada aos preenchimentos, já que o profissional não está vendo onde o a substância está sendo injetada. Porém é uma situação trágica e muito rara em cirurgia.”


De acordo com o médico, o principal erro na cirurgia é tentar colocar um nariz que não combina com o rosto. “Se uma cirurgia de nariz não for bem realizada é possível notar que algo não está balanceado naquele rosto. O principal erro é tentar colocar o nariz de uma pessoa em outra, ele não vai se encaixar. Aqui na Bahia somos bem miscigenados, tem pacientes com características de duas etnias, por exemplo, e por isso é importante se atentar para dar ao paciente um nariz que combina com aquele rosto. “

 

Em relação a contra indicações da cirurgia ele é categórico: “Não se deve tentar transformar um nariz negroide em um nariz caucasiano, por exemplo. Não é estético e as etnias devem ser respeitadas ao fazer a rinoplastia."

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/59821-apesar-de-riscos-rinoplastia-ainda-e-uma-das-cirurgias-mais-procuradas-entre-brasileiras.html