terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pesquisa aponta diferença de 16 pontos entre Dilma e Serra


A pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta desta terça-feira (17) pela TV Bandeirantes apontou uma diferença de 16 pontos percentuais entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Segundo o levantamento, a ex-ministra da Casa Civil lidera a preferência do eleitorado com 45%, enquanto o ex-governador de São Paulo aparece na segunda colocação com 29% das intenções de voto.

Marina Silva permanece em terceiro, com 8%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto, 5% declararam voto branco ou nulo e outros 12% se disseram indecisos. A pesquisa aponta vitória de Dilma ainda em primeiro turno.

Na última pesquisa Vox Populi, publicada em 22 de julho, a candidata petista tinha 41%, contra 33% de Serra e 8% de Marina. Outros 4% declararam votar em branco ou anular e 13% estavam indecisos. Confira o resultados das últimas pesquisas nacionais e nos Estados.

O instituto entrevistou três mil pessoas em 219 municípios brasileiros. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Desempenho
O melhor desempenho da petista é na região Nordeste e o pior é na região Sudeste. Em Pernambuco, a ex-ministra teria 66% dos votos, contra apenas 19% de Serra. Já o tucano consegue superar Dilma na região Sul e algumas localidades do Sudeste. Em São Paulo, estado que governou até abril, Serra teria 40% dos votos, contra 33% da petista.


Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=56445

Grande Inhambupe


Livro "Os sertões" de Euclides da Cunha, alguns trechos falando de Inhambupe, leia abaixo, sendo que foi tirado do livro na página 73, o livro fala de Inhambupe por quatro vezes e essa é a segunda vez que coloco trechos do livro.

“A extraordinária empresa apenas se retrata, hoje, em raros documentos, escassos demais para traçarem a sua continuidade. Os que existem, porém, são eloqüentes para o caso especial que consideramos. Dizem de modo iniludível, que, enquanto o negro se agitava na azáfama do litoral, o indígena se fixava em aldeamentos que se tornariam cidades. A solicitude calculada do jesuíta e a rara abnegação dos capuchinhos e franciscanos incorporavam as tribos à nossa vida nacional e quando no alvorecer do século 18 os paulistas irromperam em Pambu e na Jacobina, deram de vistas, surpresos, nas paróquias que, ali, já centralizavam cabildas. O primeiro daqueles lugares, 22 léguas a montante de Paulo Afonso, desde 1682 se incorporara à administração da metrópole. Um capuchinho dominava-o, desfazendo as dissenções tribais e imperando, humílimo, sobre os morubixabas mansos. No segundo preponderava, igualmente exclusivo, o elemento indígena da velhíssima missão do Saí. Jeremoabo aparece, já em 1698, como julgado, o que permite admitir-se-lhe origem muito mais remota. Aí o elemento indígena se mesclava ligeiramente com o africano, o canhembora ao quilombola . Incomparavelmente mais animado do que hoje, o humilde lugarejo desviava para si, não raro, a atenção de João de Lancastro, governador geral do Brasil, principalmente quando se exacerbavam as rivalidades dos chefes índios, munidos com as patentes, perfeitamente legais, de capitães. Em 1702 a primeira missão dos franciscanos disciplinou aqueles lugares, tornando-se mais eficaz que as ameaças do governo. Harmonizaram-se as cabildas; e o afluxo de silvícolas captados pela Igreja foi tal que em um só dia o vigário de Itapicuru batizou 3.700 catecúmenos. Perto se erigia, também vetusta, a missão de Maçacará, onde, em 1687, tinha o opulento Garcia d’Ávila uma companhia de seu regimento. Mais para o sul avultavam outras: Natuba, também bastante antiga aldeia, ereta pelos jesuítas; Inhambupe, que no elevar-se a paróquia originou larga controvérsia entre os padres e o rico sesmeiro precitado; Itapicuru (1639), fundada pelos franciscanos”.

Fonte: Os Sertões de Euclides da Cunha


O que torna uma pessoa canhota?


De acordo com o médico neurologista Rogério Tuma, não se sabe ao certo o que faz uma pessoa ser canhota. Ele afirma conta que, entre os canhotos, o hemisfério direito domina as funções motoras, ao contrário do que acontece com os destros.

Fonte: Guia de curiosos da internet