quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mapa dos ataques no Rio




Infográfico mostra locais de arrastões, veículos queimados e outras ações.
Onda de violência começou no domingo, 21.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/mapa-dos-ataques-no-rio.html

DJ Dedy


Dia Internacional da Luta pela Não Violência Contra a Mulher



No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Não Violência Contra a Mulher. Este ano, Salvador será palco da programação nacional, realizada pelo governo federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI). A programação em celebração à data terá início às 16h, no Hotel Fiesta (Itaigara), quando os governos federal e estadual reafirmarão o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, pautado pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), que definiu o Estado como o principal responsável no enfrentamento daquele tipo de violência.

Durante a solenidade, a ministra da SPM, Nilcéa Freire, apresentará um balanço sobre os avanços promovidos pelo governo federal, em parceria com os governos estaduais, até o momento. Vinte e quatro estados brasileiros já aderiram ao Pacto, exceto os do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “A violência contra as mulheres não é apenas uma questão das mulheres, mas sim de toda a sociedade. Com o Pacto, os governos federal, estaduais e municipais têm responsabilidade pública no enfrentamento a essa violência”, disse Nilcéa Freire.

Na ocasião, serão entregues, pelo governador Jaques Wagner, 22 carros para prefeituras de municípios baianos para auxiliar no combate à violência de gênero. Estarão presentes autoridades locais e nacionais.

Rede de Atendimento - Dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres revelam que o número de serviços especializados aumentou em 161% no período entre 2003 e 2010. Atualmente, existem 889 serviços especializados - 464 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, 165 Centros de Referência de Atendimento à Mulher, 72 Casas-Abrigo, 58 Defensorias Especializadas, 21 Promotorias Especializadas, e 12 serviços de responsabilização e educação do agressor. No que se refere à Justiça, foram criados - após a promulgação da Lei Maria da Penha - 89 juizados especializados/varas adaptadas de violência doméstica e familiar. É importante notar que, além da criação, muitos recursos têm sido investidos para o/a reaparelhamento/reforma das Delegacias Especializadas, de Centros de Referência de Atendimento à Mulher e de Casas-Abrigo.

"Por Uma Vida Sem Violência"- Como a música é uma poderosa força de engajamento, a celebração da data se encerra com o show "Por Uma Vida Sem Violência II", protagonizado pela cantora Margareth Menezes, na Concha Acústica do TCA, a partir das 18h30. A ideia é celebrar as conquistas e reafirmar a necessidade de uma evolução sociopolítica e cultural de valorização da mulher.

A abertura do evento fica por conta do grupo “A Mulherada”, “Samba de Moça” e de Tonho Matéria. Em seguida, será a vez da cantora Margareth Menezes abraçar esta causa. "Acho extremamente importante termos um dia mundial de não-violência contra a mulher porque isso é algo que precisa ser definitivamente extinto da sociedade. Qualquer tipo de violência é um absurdo.", afirma Maga, a diva do afropop. "É uma data que precisa mesmo ser lembrada. Eu, como artista, como mulher, me sinto muito honrada em ter sido convidada para me apresentar num evento dessa importância".

A primeira edição do ato show “Por Uma Vida Sem Violência” foi comemorada no dia 25 de novembro de 2007, no Canecão (RJ), em alusão a um ano da Lei Maria da Penha. As músicas tinham a mulher como tema. As estrelas da noite foram Alcione, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Lenine, Vander Lee, Tony Platão, André Ramiro e Fred Milianti, Rosemary, dos grupos Moinho e As Chicas.

Fonte:http://www.bahiaemfoco.com/noticia/17931/Dia-Internacional-da-Luta-pela-Nao-Violencia-Contra-a-Mulher

Rua Batista Xavier


Aqui nessa foto tem um pedaço da Praça da Matriz e a rua abaixo é a Batista Xavier.

Dia Nacional do Doador de Sangue


Qual a importância da doação de sangue e quais os requisitos


Todo mundo sabe da importância que é doar sangue, porém somente 1,5% da população brasileira doam sangue. Nos Estados Unidos a uma renumeração para as pessoas que doam sangue, afinal lá eles não estão nem ai mesmo para hora do Brasil e a única maneira que o governo encontrou para haver mais bolsas de doação de sangue foi esta, já no Brasil não há nenhuma renumeração e isso é completamente certo, pois é dever de todo o cidadão doar sangue e ajudar a salvar vidas.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, mas o número de doações não chega nem na metade. Caso tenha medo de dar sangue há várias maneiras de ajudar os necessitados e uma delas é doando uma quantia em dinheiro para ajudar essas instituições. Os principais requisitos para a doação de sangue é: ser maior de 18 anos e menor de 60 anos; pesar mais de 50 KG; se for mulher doar o sangue de quatro em quatro meses, não estar grávida, não está amamentando; se for homem doar de três em três meses; não ter tido


Hepatite até os dez anos de idade; não ter tido contado com o inseto barbeiro; não ter tido a doença malaria ou ter visitado a região que possui essa doença nos últimos seis meses; não ter tido epilepsia; não ser diabético; não ter tido sífilis (doença sexualmente transmissível); não ter feito tatuagens a menos de um ano; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos dez anos; não ter se alimentado em menos de duas horas; dormir pelo menos seis horas de antecedência da doação; não ter tido relações sexuais sem preservativo, com mais de um parceiro e ter usado drogas injetáveis; não ter ingerido bebida alcoólica vinte e quatro horas antes da doação.


Os principais Hemocentros na região sudeste são para realizar a doação de sangue é: Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO, Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo – HEMOES, Hemorrede de São Paulo entre outros. Faça a sua parte!

Fonte:http://www.dicasgratisbrasil.com/qual-a-importancia-da-doacao-de-sangue-e-quais-os-requisitos/