terça-feira, 5 de maio de 2020

Moradores de Inhambupe Bahia formam filas para receber vale-alimentação de alunos da rede estadual em frente ao Colégio Estadual Professora Simone Nery


Pais e alunos do Colégio Estadual Professora Simone Nery fizeram uma grande fila na tarde dessa terça-feira(05) para pegar o cartão referente ao Vale de Alimentação estudantil - PVAE do Governo do Estado da Bahia.

Lembramos ainda que o Colégio tem alunos na cidade e em três localidades da Zona Rual: Volta de Cima, Saquinho e Colônia, e os alunos devem buscar o seu cartão na cidade de Inhambupe.

A direção da escola lembrou que só serão atendidas pessoas usando máscara de proteção, como publicado no Diário Oficial do Estado 77/2020, e assim serão adotadas outras medidas de proteção no Combate ao Covid-19, sendo que cada pessoa leve a sua própria caneta.

Foto: Ronaldo Leite

Cientistas identificam anticorpo que neutraliza novo coronavírus



Um anticopo capaz de neutralizar o novo coronavírus foi descoberto por cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (04), em artigo publicado na revista "Nature Communications". As informações são da coluna Bem Estar, do G1.

Os pesquisadores fizeram a descoberta com base em estudos no vírus que causa o Sars, responsável por uma epidemia na China em 2002, que é da mesma família que a Covid-19.

A pesquisadora Ana Maria Moro, do Instituto Butantan, falou sobre o estudo. ""É um trabalho muito preliminar. Mas é o primeiro publicado, eu sei que tem outros que estão até mais adiantados. Eles [pesquisadores] já trabalhavam com anticorpos, e tinham esse que era metade humano e metade rato. Eles imunizaram os ratos, e tinham esse painel de anticorpos. Adaptaram em uma versão para os humanos", conta.

Vale lembrar que o estudo foi realizado com células in vitro, ou seja, ainda é preciso testar em humanos em condições diversificadas. "Eles identificaram uma sequência. Não quer dizer que eles tenham um produto pronto para usar. Precisa fazer estudo em macacos, precisa fazer as linhagens", disse Ana Maria.

Ainda assim, o líder da pesquisa na Universidade de Utrecht, Berend-Jan Bosch, afirma que o anticorpo utilizado neste trabalho é "totalmente humano, permite que continue mais rapidamente o desenvolvimente e reduz potenciais efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico". 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24101-cientistas-identificam-anticorpo-que-neutraliza-novo-coronavirus.html

Nº de indígenas mortos por Covid-19 pode ser 4 quatro vezes maior que divulgado



A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) declarou que 27 indígenas já morreram por Covid-19 no país. O governo brasileiro só confirma sete dessas mortes, o que tem gerado críticas pela suposta subnotificação. 

De acordo com o jornal O Globo, a Apib criou um comitê nacional de monitoramento do coronavírus para sistematizar os números de casos suspeitos, de pessoas diagnosticadas e de óbitos entre indígenas. 

A coordenadora executiva da Apib, Sonia Guajajara, explica que muitos indígenas vivendo em áreas urbanas são contabilizados erroneamente como pardos: “Nossas estatísticas vêm direto da fonte primária, as famílias. O que para o governo é um número, para nós é um parente, uma pessoa com história de vida. Não é porque o jovem foi para a cidade cursar faculdade, por exemplo, que deixou de ser indígena”.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247893-n-de-indigenas-mortos-por-covid-19-pode-ser-4-quatro-vezes-maior-que-divulgado.html

Padre de Maiquinique anuncia afastamento da igreja para ser pré-candidato à prefeitura



Responsável pela paróquia Sagrado Coração de Jesus de Maiquinique por mais de 7 anos, o padre Reinaldo Tarso teve o afastamento do ministério sacerdotal acolhido pelo Bispo Dom Josafá para ser pré-candidato à prefeitura do município. 

Na condição de pré-candidato pelo Podemos, Reinaldo terá  Valéria Silveira (Pode) como pré-candidata a vice-prefeita. Está é a primeira vez que Maiquinique terá um padre concorrendo ao cargo de prefeito. 

Na passagem pela paróquia, Reinaldo ficou conhecido pela construção da capela do bairro Morumbi, além de ter projetado o primeiro elevador em uma casa da cidade. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20568-padre-de-maiquinique-anuncia-afastamento-da-igreja-para-ser-pre-candidato-a-prefeitura.html

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

O Brasil tem, até o momento, 107.780 casos confirmados de coronavírus, com 7.321 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 3.975 pessoas até o momento. Destas, 144 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 150 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,4%). Ao todo, 835 pessoas estão recuperadas na Bahia.

Na Bahia, dos 742 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 382 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 51%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 313 leitos exclusivos para o coronavírus, 182 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 58%.

O gráfico abaixo mostra o avanço diário dos casos registrados no país e no estado:
Veja abaixo o gráfico com o avanço diário do número de mortes confirmadas no Brasil e na Bahia:
Veja abaixo o mapa da Bahia com as cidades que possuem casos confirmados da Covid-19:
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/246870-veja-o-numero-de-casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-e-na-bahia.html

Live do BN: Paulo Carneiro diz que Vitória estuda volta dia 18; pandemia prejudicou clube

O presidente do E.C. Vitória, Paulo Carneiro, foi convidado da live no Bahia Notícias nesta terça-feira (5). Na entrevista, o dirigente falou sobre as melhorias do clube desde que assumiu o mandato em 2019, o retorno das atividades do clube e abordou outros assuntos sobre o Rubro-negro. 

“Até agora não tive um dia que a gente possa dizer assim: terminamos o dia relaxados”, declarou o presidente sobre o trabalho constante em busca de melhorias. “Ano passado tivemos problemas. Elenco sem estrutura, sem qualificação. E agora, que estávamos, e estamos prontos para avançar para o nosso principal objetivo, que é a série A, (...) a gente foi muito prejudicado”, completou Paulo Carneiro sobre o impacto da pandemia nas atividades.  

“Se a situação do Vitória antes da pandemia já era difícil, ainda mais agora depois da pandemia”. Sobre os ajustes que foram feitos em consequência da crise no futebol, o presidente falou sobre minimização dos gastos. “Reduzimos mais de R$ 15 milhões da despesa orçamentária do Vitória, mas ainda é pouco”, contou o dirigente sobre o último ano liderando o Leão. 

“Nós já resolvemos com os funcionários, já reduzimos contratos com pessoas jurídicas (...) e estamos concluindo a negociação com os atletas”, completou, explicando sobre medidas adotadas desde a suspensão das atividades. Questionado sobre redução do próprio salario, Paulo Carneiro disse: “Eu não sou jogador”.

O presidente do Vitória ainda ressaltou que a equipe tem previsão de retornar aos treinos ainda este mês. “A ideia é começar as atividades dia 18, até lá devemos ter atividades virtuais, teremos controle de testes. Também estamos discutindo se vamos fazer os testes ou só medir a temperatura, e fazer os testes só para quem tiver variação na temperatura”, explicou o dirigente. “A CBF também falou em ajudar nessa aquisição dos testes, mas ainda não há esclarecimentos”, completou. 

Paulo Carneiro agradeceu a participação dos torcedores na inscrição como sócios-torcedores, que dobrou no último ano. “O torcedor tem dado uma demonstração de compromisso muito grande”, pontuou o dirigente. Ele reforça ainda que informar o andamento da volta do futebol é importante para manter a torcida por perto. 

O presidente ainda falou sobre as obras na Toca do Leão, sobre a falta de expectativas para o retorno dos jogos nacionais e estaduais e respondeu perguntas do público sobre projetos para o clube. Confira a entrevista na integra através do Instagram do Bahia Notícias.
Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/22488-live-do-bn-paulo-carneiro-diz-que-vitoria-estuda-volta-dia-18-pandemia-prejudicou-clube.html

Barra do Choça: Homens atiram contra barreira sanitária e ferem duas servidoras municipais



Homens, a bordo de dois carros, atiraram contra a equipe de uma barreira sanitária de combate ao novo coronavírus, no município de Barra do Choça, sudoeste baiano, na tarde desta segunda-feira (4). Uma integrante da guarda municipal e uma agente de saúde foram atingidas pelos disparos.

“Apesar de atentados como esse, continuaremos trabalhando para proteger a população baiana na guerra contra a pandemia do novo coronavírus. Os resultados das barreiras sanitárias por toda a Bahia estão sendo muito positivos. E vai continuar!”, declarou o Vilas-Boas, através de publicação no Twitter.

Conforme informações da Folha de S. Paulo, as duas vítimas do atentado foram encaminhadas para um hospital local e possuem quadro de saúde estável. Os autores dos disparos ainda não foram identificados pela Polícia Civil, que investiga o caso.

Nesta terça (5), a prefeitura de Barra do Choça confirmou o terceiro caso de Covid-19 no município. Trata-se de um bebê, de um ano e dois meses, que adquiriu o vírus em contato com familiares contaminados. Ele se encontra em isolamento domiciliar, juntamente à sua família. Dos três infectados na cidade, um já está curado.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/20569-barra-do-choca-homens-atiram-contra-barreira-sanitaria-e-ferem-duas-servidoras-municipais.html

Uso de máscara em mercados e estabelecimentos na Bahia será obrigatório



Passa a vigorar na próxima quinta-feira (7) a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção nas dependências de mercados e estabelecimentos comerciais em funcionamento no estado. 

A secretaria estadual de Saúde da Bahia confirmou que o equipamento será de uso obrigatório nas dependências do Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e Mercados do Estado – Rio Vermelho, Paripe, Ogunjá e 7 Portas. A medida, assim como as anteriores, tem o intuito de conter a disseminação da Covid-19.

De acordo com o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a partir do dia 7, durante 8 dias, a fiscalização será no sentido de orientar. “Depois deste prazo será proibido a entrada sem máscara. A regra é válida sem exceções para clientes, permissionários, funcionários e fornecedores”, afirma.

A regra vale para todas as pessoas em circulação externa, inclusive em deslocamento nos veículos. Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços foram orientados a atender somente ao cliente que esteja devidamente protegido com o uso de máscara.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247896-uso-de-mascara-em-mercados-e-estabelecimentos-na-bahia-sera-obrigatorio.html

Faturamento no Dia das Mães deve cair em 59,2%; Bahia terá queda de 66,2%



O faturamento total de vendas no varejo no dia das mães deve cair em 59,2%, em relação ao ano passado, devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Essa é a estimativa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), segundo a Agência Brasil. A data é considerada a segunda mais importante no calendário varejista brasileiro. Na Bahia, a queda deve ser de 66,2%, a terceira pior marca.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a projeção de queda para o Dia das Mães por causa da pandemia ficou acima das perdas estimadas para a Páscoa (-31,6%). "O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário, lojas de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de covid-19", disse, em nota.

De acordo com a CNC, o ramo de vestuário e calçados é o que apresenta a maior expectativa de encolhimento durante o Dia das Mães, com queda de 74,6%, seguido pelas lojas especializadas na venda de móveis e eletrodomésticos, com perda de 66,8%, e pelo segmento de artigos de informática e comunicação, com retração de 62,5%.

Segundo o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o comércio deverá registrar retração em todos os estados durante a data. "São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, unidades da Federação que respondem por mais da metade das vendas voltadas para o Dia das Mães, tendem a registrar perdas de 58,7%, 47,4% e 46,6%, respectivamente", afirmou. Além da Bahia, outros dois estados do Nordeste figuram no topo da lista de perdas: Ceará (-74,2%), Pernambuco (-73,5%).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247904-faturamento-no-dia-das-maes-deve-cair-em-592-bahia-tera-queda-de-662.html

Moradores do Alto do Nascimento, Distrito de Aporá pede socorro para a EMBASA

Falta de água na Morada da Montanha - Prefeitura Municipal de Alto ...
Moradores do Alto do Nascimento, Distrito de Aporá pede socorro para a EMBASA e mas responsabilidade na distribuição de água naquela comunidade.

Os Moradores do Alto do Nascimento pede água, por que eles pagam um absurdo de conta e não tem esse liquido, relatam moradores da região, que agonizam pela a carência desse bem precioso.

Confira na integra a mensagem:

"ATENÇÃO RESPONSÁVEIS PELA EMBASA DE APORÁ, NÓS MORADORES DA COMUNIDADE ALTO DO NASCIMENTO JÁ NÃO AGUENTAMOS MAUS COM O DESCASO DE VCS PARA COM NOSSOS IRMÃOS, A MAIS DE MESES QUI A NOSSA ÁGUA CHEGA 2:00HS DA MANHÃ E ÀS 5:00 VAI EMBORA, TODOS OS DIAS DESSA FORMA, NÓS PAGAMOS NOSSAS CONTAS, E NÃO TEMOS A ÁGUA EM SITUAÇÃO DE CUIDARMOS DE NOSSAS COISAS, NÃO TEMOS RESERVATÓRIOS EM NOSSAS CASAS, DAÍ NÃO TEMOS ÁGUA PARA LAVAR, ROUPAS, PRATOS, PARA COZINHAR E IMAGINE VCS PARA TOMAR BANHO, ATENÇÃO EMBASA IREMOS PROCURAR NOSSAS PROVIDÊNCIAS PERANTE A JUSTIÇA, PQ ATÉ OS NOSSOS REPRESENTANTES POLÍTICOS NÃO SE PREOCUPAM COM A NOSSA SITUAÇÃO, MAS NÓS ESTAMOS PROVIDENCIANDO RESOLVER JUNTO A JUSTIÇA. QUANDO ATRASARMOS OS PAGAMENTOS ELES MANDAM A CARTINHA OU CORTAM NOSSA ÁGUA, VIVEMOS NUMA TERRA AONDE ESTAMOS FALTANDO QUASE TDO E NÃO TEMOS QUEM POSSA NOS AJUDAR, ATENÇÃO RESPONSÁVEIS PELA EMBASA VAMOS TOMAR PROVIDÊNCIAS, PRECISAMOS DE NOSSA ÁGUA".

A embasa pode enviar um email informando a falta de água na região: eduedebora10@gmail.com

Colaboração da matéria: Laudemir 


AS MAIORES EPIDEMIAS DA HISTÓRIA



AIDS tem sido um dos grandes flagelos dos últimos tempos e, levando-se em conta a quantidade de infectados e mortos, pode-se considerar uma pandemia. Outras quatro pandemias acometeram parcelas expressivas de seres humanos: a Malária, a Peste Negra, a Varíola e a Gripe Espanhola. A seguir uma breve síntese histórica sobre a todas elas.

MALÁRIA

Há mais de 4 mil anos atrás apareceram os primeiros registros desta doença feitos pelos gregos. Uma doença transmitida por mosquitos também apareceu em textos médicos no sul e no leste do continente asiático. Os cientistas associam esta doença às águas paradas onde os mosquitos proliferavam. Na corrente sanguínea, eles crescem dentro dos glóbulos vermelhos, destruindo-os. 

A malária , também denominada de paludismo é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero "Plasmodium" e a transmissão se dá pelo mosquito "Anopheles fêmea".

Não se sabe ao certo a quantidade de mortes causadas pela malária, contudo os relatórios de órgãos multilaterais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde ONU, sustentam que  a malária é a principal parasitose tropical. Somente no continente africano uma criança morre vítima da malária a cada 30 segundos ou cerca de 500 mil ao longo de um ano. 


Como não há vacina para a malária, existe a necessidade de um diagnóstico rápido para que o paciente, que frequentemente habita regiões remotas, receba tratamento contínuo. Quando o tratamento é feito rapidamente, e de forma correta, a malária tem cura.



PESTE NEGRA

Por volta de 1348, cerca de um terço da população europeia foi dizimado em decorrência da "peste negra". Estudos indicam que a pandemia acometeu algumas comunidades na Índia e na China. Como as condições de higiene na época eram as mais precárias, ratos eram atraídos e, com eles, suas pulgas, que transmitiam a doença pela picada. Os sintomas principais eram o inchaço das glândulas linfáticas, febre, respiração ofegante, muco com sangue e muita tosse.



A doença avança pelo sistema linfático podendo atingir, também as vias aéreas atacando diretamente o sistema respiratório. Essa segunda versão da doença, conhecida como peste pneumônica, tem um efeito ainda mais devastador e encurta a vida do doente em um ou dois dias. Em outros casos, a peste negra também pode atingir o sistema sanguíneo.

As embarcações vindas do Oriente que ancoravam nos portos europeus, entre os anos de 1346 e 1352, traziam milhares de ratos em seus porões. Rapidamente os ratos se espalhavam pelas cidades europeias que, a época, apresentavam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Estes ratos e suas crias estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis encontrada nas pulgas. As pulgas destes animais transmitiam a bactéria aos homens através da picada. Morriam, inclemente, ratos e homens. 


VARÍOLA

Os conquistadores oriundos da Europa Ocidental, desembarcaram na América no final do século XV e início do século XVI, e mal sabiam que estavam num espaço muito maior do que a Europa e habitado por 100 milhões de nativos. Com a colonização ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, este número de nativos foi reduzido para 10 milhões. Quando os colonizadores chegaram aqui, trouxeram com eles uma série de doenças, entre elas, a varíola cuja imunidade os povos coloniais não tinham. A varíola constituiu-se no principal meio de dizimação dos povos nativos nas áreas colonizadas pelos espanhóis, franceses e portugueses.



A varíola é uma doença infecto-contagiosa, isto é transmitida pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos. No corpo, o patógeno se dissemina pela corrente sanguínea e se instala, principalmente, na região cutânea, provocando febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gástricos. Logo depois destas manifestações surgem, em todo o corpo, numerosas protuberâncias cheias de pus, que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes.

A vacina foi criada no final do século XVIII por Edward Jenner. Em 1967, a Organização Mundial da Saúde deflagrou um programa de vacinação em massa, extinguindo  a doença, que atualmente só existe em laboratório. O último caso havia sido registrado em 1977 na Somália. Somente em 1980, a OMS anunciou a erradicação completa da doença no mundo. 

Apesar de controlada, algumas amostras do vírus permanecem, oficialmente, abrigadas no Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta (Estados Unidos) e no Centro Estatal de Pesquisas de Virologia e Biotecnologia em Koltsovo (Rússia). Existe um grande temor quanto a possibilidade de utilização destes vírus (Orthopoxvirus variolae) como armas biológicas pelos governos russo e estadunidense. Por mais que a doença tenha sido erradicada, é ainda possível encontrar muitos jovens e crianças que não tiveram acesso à vacinação. O uso desta "arma" poderia causar um efeito destruidor inimaginável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pleiteia que os últimos vírus sejam destruídos até 2014. Não creio que russos e os americanos atenderão a este pleito.


GRIPE ESPANHOLA

A "Grande Guerra", encerrada no início do inverno de 1918já tinha contabilizado milhões de mortos entre combatentes e civis. Embora aliviada pelo fim da carnificina nos "fronts" de batalhas, os europeus se viram diante de uma pandemia com elevado índice de letalidade avassalando a região desde os primeiros meses daquele ano, era a "gripe espanhola". Em questão de meses (o pico se estendeu até o inverno de 1919), esta pandemia teria custado as vidas de 50 milhões de pessoas espalhadas no mundo, algo em torno de 15 % dos infectados pelo Vírus Influenza. O organismo das pessoas no mundo inteiro estava despreparado para a doença, que provavelmente ganhou força graças ao transporte de tropas e as linhas de abastecimento no fim da Primeira Guerra Mundial, espalhando o vírus para vários continentes e países.
A gripe espanhola apareceu em duas ondas diferentes em 1918. Na primeira onda, em fevereiro, mesmo que muito contagiosa, era uma doença branda não causando mais que três dias de febre e mal-estar. Já na segunda, em agosto, tornou-se mortal. Esta primeira onda de gripe atingiu especialmente os Estados Unidos e a Europa, a segunda devastou o mundo inteiro: muitos casos foram registrados na Índia, no leste asiático e na América Latina.

O número de infectados e por conseguinte o número de mortos teriam sido menores se os governos das principais nações não estivessem em guerra, mais recursos financeiros poderiam ter sido usados, melhores condições de isolamento dos infectados teriam sido engendradas, enfim teria havido um empenho mais producente dos governos no enfrentamento desta pandemia. A guerra, grosso modo, constituiu-se desta maneira numa espécie de catapulta para a "gripe espanhola. 

No Brasil, a epidemia chegou ao final de setembro de 1918: marinheiros que prestaram serviço militar em Dakar, na África, desembarcaram doentes no porto de Recife. Em pouco mais de duas semanas, surgiram casos de gripe em outras cidades do Nordeste, em São Paulo e no Rio de Janeiro.


AIDS 

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), apareceu no início da década de 1980, já são 25 milhões o número de vítimas da AIDS em todo o mundo. De acordo com estatísticas recentes, outras 33 milhões de pessoas são soropositivas. A AIDS é transmitida pelo vírus HIV, que se transmite pelo sangue, sêmen, líquidos vaginais e outros.

 
Acredita-se que o HIV tenha sido transmitido para os humanos pelos macacos. O compartilhamento de seringas para uso de drogas, prostituição, guerras, pobreza, sexo sem camisinha e outros fatores contribuíram e contribuem para a propagação da AIDS. A cura ainda não é possível, embora os estudos, os testes e os medicamentos atuais estejam caminhando muito rapidamente nesta direção.

Fonte: http://www.escritaglobal.com.br/2014/04/as-maiores-epidemias-da-historia.html

Alunos do Colégio Simone Neri já podem retirar o cartão vale-alimentação

O diretor do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri divulgou em sua página pessoal que começa a partir desta terça-feira (5), a entrega do vale-alimentação para os estudantes da rede estadual matriculados na unidade de ensino.

Ainda segundo a nota, a distribuição será a parir das 14h e só serão atendidas pessoas usando máscara como determina o Decreto Municipal nº 77/2020 de 09 de abril de 2020.

Veja íntegra da nota:

A Direção do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri - Inhambupe/BA, comunica a seus alunos devidamente matriculados, que a partir de hoje (05/05/2020 – terça-feira) às 14:00h os cartões referente ao Programa de Vale-alimentação Estudantil – PVAE do Governo do Estado da Bahia, começarão a ser entregues no próprio colégio.

Na oportunidade lembramos que só serão atendidas pessoas usando máscara de proteção,  como publicado no decreto municipal publicado em Diário Oficial  na data de 09 de abril de 2020, decreto nº 77/2020.

Assim como serão adotados outras medidas de proteção no combate ao COVID-19,  sendo solicitamos que  cada pessoa deverá trazer sua própria caneta.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, para a retirada do vale-alimentação, é preciso levar o CPF cadastrado e um documento de identificação com foto do estudante. Se o vale for ser retirado por outra pessoa, é preciso levar os documentos do estudante e apresentar a documentação da pessoa, que pode ser qualquer documento de identidade com foto e, se tiver, também o CPF.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/05/alunos-do-colegio-simone-neri-ja-podem.html

Para manter formato de disputa, presidente do Bahia cogita término do Brasileiro em 2021



O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, disse que não tem pressa para o retorno dos jogos, apesar da aproximação da volta aos treinos dos clubes. O dirigente faz parte da Comissão Nacional de Clubes (CNC) que discute com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a retomada das competições estaduais e nacionais suspensas devido a pandemia do coronavírus.

"A gente está procurando estabelecer na Comissão Nacional de Clubes prioridades. Num momento como esse a gente não vai ter uma solução perfeita que seria a manutenção do mesmo modelo de calendário de todas as competições e todas encerrando em 2020. Dificilmente vamos ter essas circunstâncias. Mas temos procurado prezar pela manutenção dos formatos originais das competições, porque tem muito contrato vinculado a esse modelo, pro exemplo o de TV que é um dos mais importantes de sustentação econômica dos clubes do Brasil. Se agora começarmos a falar em mudança do formato do Campeonato Brasileiro, vamos afetar economicamente ainda mais os clubes que já estão à beira do abismo ou até aqueles que já caíram no abismo. Então, vamos até o fim com a defesa do campeonato com 38 rodadas no mesmo formato que estava, mesmo que tenha que ceder do outro lado, que seria acabar o campeonato no começo de 2021. Não vejo nenhum prejuízo significativo. Isso vai acontecer com as escolas, com diversos outros contratos. As férias de verão certamente não vão acontecer em grande parte das empresas, em grande parte do país. Isso é natural num momento de ajustes", afirmou em entrevista ao programa Expediente Futebol, do canal fechado Fox Sports.

Alguns clubes brasileiros estão trabalhando para retornar aos treinos. Apesar de ver com bons olhos, Bellintani prega cautela em relação a volta dos jogos. "Apesar de defendermos a hipótese de retorno aos treinos com muito protocolo, sendo autorizado pelas autoridades competentes, cumprindo um ritual de fases desse treino, sem pressa também. A gente acha que treino é treino e jogo é jogo, são duas coisas muito diferentes. No treino a gente tem uma capacidade de controle muito maior de quem está ali, de quem está se reunindo e não ter contato direto. O jogo é outra história, sem pressa para discutir esse tema", pontuou.

Com a paralisação dos campeonatos, os clubes perderam receitas importantes como a suspensão dos contratos de TV, a venda de ingressos e, consequentemente, o crescimento da inadimplência do plano de sócios. Bellintani mostrou-se preocupado com a situação financeira.

"Está muito próximo de um colapso financeiro dos clubes de futebol brasileiros, incluindo o Bahia. Nós somos ainda um clube muito endividado, fruto de gestões anteriores muito irresponsáveis, gastamos demais, estamos num processo, novo, de cinco, seis anos, de retomada da responsabilidade financeira. Temos um endividamento muito alto, somos muito criteriosos no pagamento desse endividamento. O ano de 2020 tende a criar novas fissuras nos processos econômicos dos clubes do Brasil, inclusive no Bahia", disse.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/23829-para-manter-formato-de-disputa-presidente-do-bahia-cogita-termino-do-brasileiro-em-2021.html

Bolsonaro incentiva apoiador em críticas a Rui Costa e ACM Neto: 'Querem destruir o Brasil'

Um apoiador do presidente Jair Bolsonaro fez queixa para ele, na manhã desta terça-feira (05), na porta do Palácio da Alvorada, do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM), que têm adotado medidas de isolamento social para combater o avanço do coronavírus na Bahia e em Salvador.

O apoiador se disse “microempresário de Salvador” e afirmou ter perdido oito funcionários por causa da crise do Covid-19.

“O PT está arrasando a Bahia. E ACM Neto também está na mesma onda. Neto ontem declarou mais 15 dias de quarentena. A quarentena em Salvador não existe de verdade. Os comércios estão fechados sim, mas os bairros estão lotados de gente. Eu posso provar isso, porque fiz várias gravações”, falou o rapaz.

De acordo com ele, tanto Rui como Neto “querem colocar nas costas” do presidente o “declínio” econômico provocado pelo isolamento. “Eu dirigi 22 horas pra estar aqui e denunciar Rui Costa e ACM Neto que querem destruir o Brasil”, acrescentou.

Bolsonaro ouviu atentamente o depoimento e, demonstrando apoio ao rapaz, pediu que ele chegasse próximo à imprensa e continuasse falando. O suposto microempresário baiano, então, atacou a imprensa e falou que o Brasil precisa impedir a chegada do “comunismo e socialismo”.

O ato de Bolsonaro diante de ataques a Rui Costa e ACM Neto acontece pouco mais de dez dias depois do presidente se encontrar com o prefeito de Salvador, que é presidente nacional do Democratas. Segundo o próprio Neto, a conversa se deu em “bom tom”.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/247891-bolsonaro-incentiva-apoiador-em-criticas-a-rui-costa-e-acm-neto-querem-destruir-o-brasil.html