sábado, 20 de março de 2021

Bahia domina o jogo e goleia o Sport em Pituaçu pela Copa do Nordeste


 O Bahia voltou a vencer e com autoridade na Copa do Nordeste. Com o domínio do jogo, o Tricolor goleou do Sport por 4 a 0, na tarde deste sábado (20), em Pituaçu, pela quarta rodada. Os gols da partida foram marcados por Patrick, Gabriel Novaes, duas vezes, e Rodriguinho para o time baiano.

 

Com o resultado, o time baiano chegou aos sete pontos e, neste momento, assumiu a liderança da tabela de classificação do Grupo A. Enquanto o Leão pernambucano segue na lanterna da chave B com apenas dois.

 

O Bahia volta ao gramado para encarar o CSA, na próxima terça-feira (23), às 21h30, no Rei Pelé, pela quinta rodada do Nordestão. Porém, neste domingo (20), às 16h, a equipe de transição do Tricolor enfrenta o Fluminense de Feira, no Joia da Princesa, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

 

O JOGO

Dono da casa, o Bahia começou o jogo trocando passes, com maior domínio da bola, enquanto o Sport, com o ferrolho montado apenas marcava e esperava o adversário. A primeira ação do Tricolor saiu pela esquerda com Matheus Bahia que cruzou rasteiro buscando Gilberto, mas Carlos Eduardo se antecipou, encaixou a bola, mas acabou sendo atingido e precisou de atendimento médico aos dois. O Esquadrão tentou novamente desta vez no contra-ataque de Gabriel Novaes que tentou a arrancada em bola esticada, mas o goleiro da equipe pernambucana saiu bem e agarrou a redonda. A resposta do Sport veio aos quatro. Em jogada pela direita, Ewerthon foi até a linha de fundo e cruzou. Douglas saiu bem e encaixou com segurança.

 

O Tricolor quase marcou o primeiro gol do clássico nordestino aos oito. Após bate-rebate na cobrança de escanteio, Juninho fura e a bola sobra com Gilberto que ajeita na medida para Rodriguinho. O meia bateu colocado e Carlos Eduardo fez uma grande defesa com uma mão e evitou que os donos da casa abrissem o placar em Pituaçu.

 

A resposta pernambucana veio aos 13 com Maidana assustando Douglas. Em jogada ensaiada, Betinho levantou e o zagueiro do Leão, no miolo da área, tocou de cabeça e a bola passou perto do poste direito da meta do Tricolor.

 

O Esquadrão chegou bem no ataque mais uma vez aos 15. Em boa jogada envolvente, Gilberto fez o pivô e Rodriguinho bateu de primeira da meia-lua, mas a bola subiu passando por cima da meta pernambucana.

 

Aos 21 Patrick carimbou a trave esquerda de Carlos Eduardo. O volante recebeu na intermediária e soltou a bomba. A pressão do Tricolor não parou por aí. Em seguida foi a vez de Daniel bater forte de fora da área obrigando o goleiro do Leão a fazer outra grande defesa para evitar o gol dos anfitriões. Depois, Patrick abriu com Matheus Bahia que fez o cruzamento. Maidana cortou, mas quase mandou contra o patrimônio. A bola passou perto da trave dos visitantes. O Sport respondeu aos 26. Ewerthon recebe em velocidade, invadiu a área e bateu por cima da meta de Douglas.

 

Patrick abre o placar com um golaço
O jovem Patrick abriu o placar para o Tricolor com um golaço aos 27 minutos. Rodriguinho recebeu e cortou o marcador na intermediária. Ele bateu e ela explodiu na defesa. Na sobra, Patrick recebeu soltou um balaço, a bola tocou no travessão antes de entrar no fundo do gol de Carlos Eduardo. Bahia 1x0 Sport

 

Douglas fez grande defesa aos 36. Bola levantada na área por Júnior Tavares achando Iago Maidana, que cabeceou pro chão. Ela quicou e o goleiro do Tricolor espalmou evitando o empate dos pernambucanos. A resposta do time baiano veio aos 39 com Gabriel Novaes, de cabeça, aproveitando a bola levantada por Rodriguinho e obrigou Carlos Eduardo a fazer nova defesa importante. Três minutos depois, quase o Bahia chegou ao segundo gol com Gilberto. O camisa 9 subiu mais do que o marcador e cabeceou para fora mandando perto da trave direita pernambucana.

 

Aos 44 minutos, Douglas fez outra grande defesa. Bola cruzada por Gustavo pela esquerda, Mikael cabeceou à queima-roupa e o goleiro tricolor, bem posicionado, defendeu de manchete para depois encaixar. O Tricolor quase ampliou aos 46. Nino disparou e recebeu lançamento. O lateral dominou e bateu por cima.

 

Gabriel Novaes amplia
O Bahia ampliou a vantagem com Gabriel Novaes aos 48 minutos. Nino foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Rodriguinho bateu e a bola explodiu em Adryelson, mas sobrou para o camisa 39 empurrar para o fundo do gol. Bahia 2x0 Sport

 

Segundo tempo

O Bahia voltou dos vestiários com a mesma formação que começou o jogo. Do outro lado, em desvantagem no placar, o Sport veio com uma alteração. Ricardinho deu lugar ao estreante atacante Jonas Toró.

 

O Tricolor tentou duas vezes em chance criada aos 12 minutos. Na primeira, Marcão bloqueou o chute de Rodriguinho. Na segunda, Patrick chutou por cima do gol.

 

Aos 13, o técnico Jair Ventura foi obrigado a fazer mais uma substituição no Leão pernambucano. Gustavo deixou o gramado de maca após se machucar e Neílton entrou na partida. Ao recomeçar, o Tricolor carimbou a trave dos visitantes mais uma vez aos 15. Matheus Bahia levantou no segundo pau e Lucas Fonseca subiu e cabeceou mandando no poste de Carlos Eduardo.

 

Rodriguinho faz o terceiro
O Bahia chegou ao terceiro gol com Rodriguinho aos 17 minutos. Juninho e Daniel tocaram a bola na defesa e Gilberto recebeu. O camisa 9 enfiou para o meia, que saiu na cara de Carlos Eduardo e bateu forte estufando as redes. Bahia 3x0 Sport

 

Carlos Eduardo fez boa defesa aos 21 em chute de Gilberto. Rodriguinho dominou e tocou para o camisa 9 bater para o gol. O goleiro se esticou e conseguiu espalmar evitando o quarto.

 

Gabriel Novaes anota o quarto
O quarto gol do Bahia foi marcado por Gabriel Novaes aos 33 minutos. Jogada pela esquerda, Gilberto bateu para o gol aproveitando o cruzamento, mas ficou na marcação. O camisa 39 pegou a sobra e chutou forte no ângulo anotando o segundo tento na partida transformando o triunfo em goleada. Bahia 4x0 Sport

 

O Tricolor ainda queria o quinto. Aos 41 minutos, Ramon dominou, limpou e bateu para o gol, mas Carlos Eduardo fez a defesa em dois tempos.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 4x0 Sport
Copa do Nordeste - 4ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 20/03/2021 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite e Eleutério Felipe Marques Junior (ambos do CE)

Cartões amarelos: Lucas Fonseca, Matheus Bahia (Bahia) / Dalberto, Betinho, Ítalo, Paulinho (Sport)

Gols: Patrick, Gabriel Novaes, duas vezes, Rodriguinho (Bahia)

 


Bahia: Douglas; Nino Paraíba (João Pedro), Lucas Fonseca, Juninho (Ignácio) e Matheus Bahia; Patrick, Edson (Raniele) e Daniel (Ramon); Rodriguinho, Gabriel Novaes e Gilberto (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti.

 


Sport: Carlos Eduardo; Ewerthon, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Ricardinho (Toró) e Betinho (Ítalo); Dalberto, Gustavo (Neílton) e Mikael (Paulinho). Técnico: Jair Ventura.



Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/25357-bahia-domina-o-jogo-e-goleia-o-sport-em-pituacu-pela-copa-do-nordeste.html

Em Portugal, quem recusar vacina da AstraZeneca vai para o fim da fila

Prestes a retomar o uso da vacina da AstraZeneca, após uma interrupção preventiva seguida por vários países europeus, Portugal vai mandar para o fim da lista aqueles que se recusarem a receber o imunizante da farmacêutica.

Ao invés de receber uma dose produzida por outro fabricante (Pfizer ou Moderna, que também são usadas no país), quem não quiser a vacina da AstraZenenca perderá o lugar na fila de vacinação e terá de esperar por uma nova oportunidade.

De acordo com profissionais de saúde, a rejeição às doses da AstraZeneca aumentou nas últimas semanas, após a polêmica investigação de possíveis efeitos colaterais após a aplicação.

“Já houve rejeições [à vacina da AstraZeneca] antes e agora deverá haver mais. Mas recusar é impossível à partida. A orientação é: o paciente não escolhe a vacina. Não podemos eliminar a pessoa da lista, o que dizemos é que vai ter que esperar, correndo o risco de não ser vacinada”, diz o presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, Diogo Urjais, citado pelo jornal Público.

O coordenador da força-tarefa de vacinação em Portugal, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, também ressaltou a impossibilidade de escolha da “marca” da vacina.

“O princípio no processo de vacinação é a não escolha da vacina, porque as vacinas aprovadas são igualmente boas e seguras”, afirmou.

Após o anúncio de que a vacina da AstraZeneca foi considerada segura e eficaz pela EMA (Agência Europeia do Medicamento), o governo português realizou, na quinta-feira (19), uma entrevista coletiva conjunta entre várias esferas de cuidados de saúde para anunciar a volta do imunizante ao plano de vacinação nacional.

O primeiro-ministro, António Costa, já havia saído publicamente em defesa da vacina, ao anunciar que, ele próprio já havia recebido a primeira dose da AstraZeneca.

“Toda a evidência científica demonstra que vacina é segura e efetiva. Digo isto com a tranquilidade de eu próprio estar a ser vacinado e já ter tomado a primeira dose da AstraZeneca”, afirmou.

“Aguardo, aliás, com ansiedade a minha segunda dose em maio”, completou o premiê.

Até quinta-feira (18), Portugal , que tem cerca de 10 milhões de habitantes, já aplicou s 1.235.136 doses de vacinas contra a Covid-19. Cerca de 8,6% dos portugueses já receberam a primeira dose, e 3,6% já completaram o esquema de vacinação.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/111009-em-portugal-quem-recusar-vacina-da-astrazeneca-vai-para-o-fim-da-fila.html 

Ao menos 76 municípios do Brasil preveem crise de oxigênio; 10 estão na Bahia

Levantamento de Frente Nacional de Prefeitos (FNP) indica que o oxigênio para pacientes de Covid está prestes a acabar em pelo menos 76 municípios de 15 estados, incluindo 10 municípios baianos. A entidade enviou questionários a 2,5 mil das 5.570 prefeituras. Destas, 574 responderam nestas quinta (18) e sexta-feira (19).

 

De acordo com o G1, na Bahia os 10 municípios que alertaram para a falta de oxigêncio foram: Amélia Rodrigues, Taperoa, Jeremoabo, Conceição de Feira, Cachoeira, Entre Rios, Milagres, Itagimirim, Barra e Uauá.

 

As 76 prefeituras responderam "sim" à pergunta "Seu município tem previsão de desabastecimento de oxigênio que poderá comprometer os serviços de saúde?" — e depois relataram as situações específicas.

 

Questionado, o Ministério da Saúde informou que realiza "monitoramento constante sobre a demanda de oxigênio medicinal nos estados e municípios brasileiros". De acordo com a pasta, Ministério da Saúde, Casa Civil e Ministério da Economia estão estimulando o aumento da produção nacional e a importação de cilindros para uso hospitalar. "Lotes iniciais de cilindros que foram obtidos por requisição, junto à indústria, serão repassados, já na próxima semana, a diversos estados e municípios", informou o ministério.

 

No último dia 15, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em entrevista em Brasília: "O que o Ministério da Saúde tem a ver com produção, transporte e logística de oxigênio?” Quando da crise de abastecimento de oxigênio no Amazonas, em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro disse que não era atribuição do governo federal enviar o insumo para o estado.

 

Na capital do Acre, Rio Branco, a prefeitura apontou dificuldade para conseguir oxigênio desde o final de fevereiro e argumenta que os valores para a compra são "exorbitantes".

 

Ibiapina, no Ceará, e Delfim Moreira, em Minas Gerais, informaram que já estão sem oxigênio e recorrendo a cidades vizinhas para reposição.

 

De acordo com a Prefeitura de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, o estoque de oxigênio da cidade é suficiente para, no máximo, cinco dias. As prefeituras de Guaraciaba do Norte e Granja, ambas no Ceará, relataram que o oxigênio acabaria em 48 horas.

 

Diversas prefeituras apontaram previsões para fim do estoque em duas semanas ou até um mês, com a ressalva de que um aumento de casos de Covid comprometeria ainda mais a disponibilidade do insumo. Em janeiro, Manaus enfrentou um colapso da rede de saúde em razão da escassez de oxigênio.

 

Documentos apontaram que mais de 30 pessoas morreram nos dois dias de pico do esvaziamento do gás. Pacientes passaram a ser transferidos para outros estados a fim de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde local.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/257561-ao-menos-76-municipios-do-brasil-preveem-crise-de-oxigenio-10-estao-na-bahia.html

Vacinas contra Covid-19 da Covax Facility chegam ao Brasil no domingo

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility chegará ao Brasil neste domingo (21). Segundo a Agência Brasil, está prevista a entrega de 1.022.400 doses, às 18h.

 

A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Galiano, que enviou hoje uma carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

 

“É com satisfação que informamos que o primeiro embarque, referente a 1.022.400 doses da vacina contra COVID-19, adquiridas através do mecanismo COVAX, chegará ao Brasil no dia 21 de março de 2021”, disse Galiano na carta.

 

A representante da Opas/OMS no Brasil afirmou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio de 2021 e os outros 10% em 30 de abril de 2021.

 

A Covax Facility é uma aliança internacional da OMS que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Um consórcio internacional com intuito de garantir acesso igualitário à imunização.

 

O consórcio é colaborativo, subsidiado pelos países-membros, que também visa possibilitar a negociação de preços dos imunizantes. De acordo com o comunicado do consórcio, a projeção é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/26165-vacinas-contra-covid-19-da-covax-facility-chegam-ao-brasil-no-domingo.html 

Morre o vereador de Salvador Irmão Lázaro, vítima da Covid-19

Vereador de Salvador, o cantor e compositor Irmão Lázaro (PL) morreu na noite desta sexta-feira (18), aos 54 anos, no Hospital São Matheus, em Feira de Santana, em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus. O parlamentar enfrentava a doença há mais de um mês.

 

Antônio Lázaro da Silva foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de fevereiro e estava cumprindo tratamento na sua residência, em Feira de Santana. Entretanto, no dia 22, ele teve febre e foi internado. O quadro evoluiu no dia 25 e o vereador da capital precisou ser transferido para uma UTI, onde foi intubado. Nesta sexta, não resistiu e acabou falecendo.

 

O artista ficou famoso como vocalista da banda de samba-reggae Olodum, especialmente sendo a voz do sucesso de sua autoria “I Miss Her”. Após enfrentar problemas com drogas, ele se tornou evangélico e passou a se dedicar à música gospel, gênero em que teve muito destaque.

 

Em 2014, Irmão Lázaro se candidatou pela primeira vez à Câmara dos Deputados, sendo eleito deputado federal com 161.438 votos. Quatro anos depois, tentou eleição ao Senado, mas não obteve sucesso. Ficou em terceiro lugar, com 1.830.581 votos.

 

No ano passado, Lázaro se candidatou à Câmara Municipal de Salvador e foi eleito com 4.273 votos. No seu lugar, assume o suplente Leandro Guerrilha (PL).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/257563-morre-o-vereador-de-salvador-irmao-lazaro-vitima-da-covid-19.html